Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 20 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 08 - MEDICINA AYURVÉDICA

HOJE, VAMOS VOLTAR A FALAR SOBRE NATUROLOGIA, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE A MEDICINA AYURVÉDICA.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 790

Hoje a idade mínima para trabalhar no Brasil é de 16 anos, ou de 14 para menor aprendiz. Mas entre a população mais velha é comum achar brasileiros que começaram mais cedo. A novidade é que o INSS não pode mais fixar idade mínima para reconhecer tempo de serviço de contribuição, para efeito de aposentadoria. A decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Sul vale para todo o país. Mas ainda cabe recurso. Veja a que ponto chega a ousadia de pessoas, fora da lei, para manter o contrabando no Brasil. Um homem de Goiás foi flagrado na estrada usando um rádio amador no carro. Ele ouvia a frequência da Polícia Rodoviária Federal para tentar fugir da fiscalização. Só que desta vez não deu certo. Ele foi pego e condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A nova legislação, que entrou em vigor em abril, endureceu a pena para crimes de trânsito. O motorista que matar alguém, ou deixar alguém gravemente ferido quando estiver dirigindo alcoolizado poderá ser preso e cumprir pena maior. No interior de São Paulo, além de ser flagrado dirigindo bêbado, um motorista estava com carteira de habilitação falsa. Ele foi julgado e condenado pela Justiça Federal. O país tem mais de 5.500 municípios e a grande maioria sobrevive, basicamente, com recursos do FPM, que é o Fundo de Participação dos Municípios. O valor enviado pelo governo federal para cada cidade é calculado de acordo com o número de habitantes, definido pelo Censo do IBGE, realizado a cada dez anos. Em Pernambuco, a cidade de Cumaru recebeu menos verba porque a população teria diminuído, de acordo com o último Censo. A prefeitura entrou na Justiça para pedir a revisão dos números, mas não conseguiu. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região entendeu que as estatísticas do IBGE estavam corretas e por isso não deveriam ser refeitas. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 03

O Espírito Santo é um dos maiores produtores de pimenta do reino do Brasil. A produção está concentrada no norte do Estado, principalmente, no município de São Mateus. Por lá, o cultivo da pimenta é uma herança de família. O ES Rural também vai dar dicas para a recuperação de pasto degradado e vai te levar para um passeio por uma colônia de pescadores que resistiu ao tempo no meio da Grande Vitória.
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 03

AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

ARBOVIROSES

As arboviroses são doenças transmitidas por artrópodes e infelizmente estão fazendo parte do nosso dia a dia. As arboviroses acometem e vitimam milhões de pessoas em todo o mundo sendo consideradas um sério problema de saúde pública. Existem vários tipos de arboviroses, mas as mais incidentes em nosso meio são: • DENGUE • CHIKUNGUYA • ZIKA • FEBRE AMARELA O principal transmissor das arboviroses é o mosquito Aedes Aegypti. Um sintoma comum das arboviroses é a febre, mas com características diferentes, por isso, é importante o diagnóstico médico. O tratamento sempre deve ser recomendado e acompanhado pelo médico.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: DINO FRANCO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Dino Franco, com a participação da dupla Adel e Caim que fala da influência e da convivência com o músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Inezita Barroso,Adel e Caim, Dino Franco e Mouraí, Zico e Zeca, Dema e Vilino, Liu e Léu, Tião do carro, Sérgio Reis, Goiano e Paraense, Abel e Caim, As Galvão.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 492

Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE RAUL DE SOUZA

MOSAICOS – A ARTE DE RAUL DE SOUZA O programa homenageia a arte do trombonista Raul de Souza. Mesclando gravações inéditas com imagens do acervo da TV Cultura, MOSAICOS narra a trajetória artística de Raul de Souza, recuperando sua participação em diversos programas da emissora, a exemplo do “Ponto de Encontro” (1980), “Ensaio” (2004), “Chivas Jazz festival” (2004) e “Metrópolis”(1991) Além disso, o programa apresenta as participações de Hector Costita, Arismar do espírito Santo e François Lima, gravadas no Teta Jazz Bar, e Saxomania, Munícipe Section, Sérgio Coelho e Nadinho Gig, gravadas nos estúdios da Tv Cultura.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 68

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - III

MORANGUINHO III - 8 - A FRUTA-CAÇA AO TESOURO

Um problema no sistema de suco de Tutti-Brilho, que fornece energia para a cidade, deixa as garotas sem trabalhar. A situação se torna frustrante, principalmente para Cerejinha, que está se esforçando para compor uma música. Tentando animar o grupo, Moranguinho convida Cerejinha e as outras amigas para participarem de uma caça ao tesouro.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 54 - UM, DOIS, TRÊS E... JÁÁÁÁÁÁÁ´!

O tema é esportes sem bola. Júlio ensina algumas modalidades de esportes praticados sem bola. O último deles é uma corrida. Enquanto isso, Dito e Feito saem para procurar a bola que foi perdida por Júlio.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MINHOCA ENCANTADA

Mônica encontra uma minhoca falante que diz ser um príncipe encantado. Ele só voltará ao normal com um beijo beeem romântico! Claro que a Mônica quer muito virar princesa, mas... ai, que nojo!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A NOVA BABÁ

Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu – a irmã mais velha do Xaveco – vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se “apaixonam” por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha? Cascão ou Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

A FADA ERNESTINA

Este conto de fadas é sobre a divertida e pequena Fada Ernestina, que rompe com elegância flutuante e suave charme todas as regras de comportamento - como se ela não fosse uma fada... Embora o Rei faça o seu melhor para manter em segredo a origem de Ernestina o amor da fada por um príncipe humano finalmente a leva para os braços de seus verdadeiros pais.
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

OSWALDOBIAS

Feliz dia da família! Oswaldo e o pai são obrigados a passar o dia da família juntos. Fliperama, parque de diversões e comer hambúrguer até desmaiar são os itens da lista de coisas que eles não vão fazer de jeito nenhum. O pinguim levado tem a brilhante ideia de trocar de lugar com Tobias. Com a troca de corpos, Oswaldo fica se sentindo esquecido pela família e sem personalidade própria.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

NEVE

Neste episódio nossos heróis, chegam num mundo muito gelado, onde todo mundo passa muito frio por causa de uma neve constante, só que, segundo o roteiro da missão, esse seria um planeta quente onde eles usariam o calor para recarregar a bateria da nave. Então eles descobrem que o sol do planeta foi roubado e vão investigar o mistério desse sumiço enquanto tentam se proteger do frio.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 10

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - II

INVENÇÃO

Tom, Mila e Capim inventam uma máquina de ler pensamentos e querem testá-la com todos do prédio. Pensamentos constrangedores e divertidos se revelam, mas fica faltando uma pessoa: A síndica Leocádia. Os detetives invadem seu apartamento e descobrem o que passa pela mente da bruxa: um plano de expansão do prédio, que acabará com o pátio e tampará a entrada do clubinho para sempre. Os detetives se unem aos outros moradores para um plano arriscado. Ou ela desiste da ideia ou todos os moradores estão fora do prédio azul.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 27 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Taiko 2584E000095 “Gira, girou” (What's UP) Vacina contra Cólera 2584E000066 aos 14'19 (editar "este ano") "Você viu? (Short News) Visualização (2371E003447 + 2371E003466) “É nóis!” (Teen Report) Remo 2584E000096
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 04

Vamos conhecer uma das mais legais iniciativas do mundo da bike. A “Bike Anjo”, que ajuda as pessoas que não sabem e tem medo de pedalar. Mario Canna nos ensina os diferentes tipos de pneus para cada tipo de bike e cada tipo de atividade a ser realizado, passeio, mountain bike e estrada. No segundo bloco, Arnaldo Machado, arquiteto e professor Universitário, nos conta como conheceu o universo da bike e como transformou sua vida. Também veremos como se confeccionam as roupas exclusivas dos ciclistas. E no terceiro e ultimo bloco, vamos para mais um bate papo com o Educador Ambiental Lemuel Santos (Rex), que nos conta como a sua vida mudou após a compra da sua primeira bicicleta.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1239

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, UMA CONVERSA COM O ESCRITOR E BIÓLOGO MOÇAMBICANO MIA COUTO. NA VIDA DELE, NATUREZA E LITERATURA SE MISTURAM. CONHEÇA TAMBÉM AS IMAGENS DA FAUNA E FLORA DO INTERIOR PAULISTA. E AINDA , UM ESTUDO ANALISA A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO CERRADO EM ÁREAS DE PASTAGENS E PLANTAÇÕES. A PESQUISADORA GISELDA DURIGAN ALERTA QUE APESAR DO PODER DE RECUPERAÇÃO, PARTE DO BIOMA PODE SE PERDER PARA SEMPRE COM O AVANÇO DOS DESMATAMENTOS. O FOTÓGRAFO JÚNIOR ESTEVES FAZ UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS NA REGIÃO DE BAURU , NO ESTADO DE SÃO PAULO. E MIA COUTO LEMBRA QUE SOMOS PARTE DA TEIA DA VIDA E NÃO DONOS DO DESTINO DE ANIMAIS E PLANTAS DA TERRA.
Conheça o Programa
n
BRASIL SELVAGEM

UM MUNDO PERIGOSO

Três famílias carismáticas de animais, macacos, lontras gigantes e quatis, se esforçam para criar suas famílias em um pano de fundo de paisagens extraordinárias e extremos de clima - um mundo bonito e perigoso, cheio de onças e caimãs. Uma jornada íntima para o coração de um país espetacular, este primeiro capítulo da trilogia vê os bebês darem os primeiros passos durante uma breve pausa entre os extremos sazonais climáticos.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 281 - SEGREDOS DA FELICIDADE

AO LONGO DA HISTÓRIA, INÚMEROS PENSADORES TENTARAM DECIFRAR ESSE ENIGMA: EXISTE MESMO ALGO QUE SE POSSA CHAMAR DE FELICIDADE? TAMBÉM FORAM MUITAS AS TENTATIVAS DE EXPLICAÇÃO. DE TEMPOS EM TEMPOS, SURGE ALGUMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO. ATÉ ARISTÓTELES, MESTRE DOS MESTRES DO PENSAMENTO, TINHA A SUA. AGORA, UM PESQUISADOR NORTE-AMERICANO APARECE COM UMA NOVA TEORIA, QUE ELE RESUME NO LIVRO "THE HAPPINESS CURVE", A CURVA DA FELICIDADE. JÁ JÁ VAMOS ENTRAR NOS DETALHES, MAS DE FORMA BEM RESUMIDA ELE DEFENDE O PONTO DE VISTA DE QUE, LOGO APÓS A JUVENTUDE, AS PESSOAS TENDEM A SE SENTIR INFELIZES E SÓ O TEMPO E A MATURIDADE VÃO TRAZER DE VOLTA A FELICIDADE. SERÁ MESMO? NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 314 - 20/05/2018

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM LITERATURA. A ATRIZ E ESCRITORA MARIA RIBEIRO GARANTE QUE É MAIS FÁCIL ESCREVER DO QUE FALAR, ASSIM A CARA A CARA, O QUE PRECISA SER DITO. TEMOS PROGRAMAS INCRÍVEIS PARA CRIANÇAS. UMA OPERA E UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORANEA. PARA OS MAIS VELHOS, ARTES GRÁFICAS E MEMÓRIA NA MOSTRA QUE RESGATA RÓTULOS, CATÁLOGOS, CARTAZES E MANUAIS ANTIGOS MUSICAL: AMANDA COSTA VIVE E CANTA BIBI FERREIRA E MAIS - A BOSSA NOVA CONQUISTOU O AMERICANO ANDY TIMMONS, UM DOS MAIS VIRTUOSOS GUITARRISTAS DO ROCK.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 98

Destaques desta edição: - Conheça o "Ateliê das Luzes", novo centro cultural de Paris que une arte e tecnologia em uma viagem de descobrimento de grandes nomes da história da arte. - O holandês Maurits Cornelis Escher foi um grande mestre da ilusão de óptica. Ainda hoje, suas gravuras fascinam - e confundem - o espectador. Confira uma exposição sobre o artista na cidade de Leeuwarden, na Holanda. - Exposição "Black and White", em Düsseldorf, na Alemanha reúne obras dos últimos 700 anos feitas em preto e branco. - Mostra "Facing India": seis artistas indianas elaboram uma visão contemporânea do país, abordando das causas sociais a ecológicas. - RADAR: A luta tibetana chega aos cinemas alemães // Grande retrospectiva de Subodh Gupta em Paris. - Designer alemão Marco Mori cria animações excêntricas e faz sucesso nas redes sociais.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS

EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS – BRUNO TOVAR FALCIANO O mundo como nossos antepassados conheceram mudou muito e com uma velocidade espantosa. O que era previsível e controlável, com regras definidas, tornou-se o seu oposto, muito mais complexo e instável. Apesar de tantas transformações, o sistema educacional, aparentemente, ainda é muito semelhante ao de nossos pais e avós. Qual é o papel da educação frente às novas demandas sociais deste início de século? Que escolas queremos? Bruno Tovar, mestre em educação, traça um breve histórico da relação entre cuidar e educar e apresenta as principais expectativas modernas em relação à educação.
Conheça o Programa
14
IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937 - 45

IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937 - 45 - PARTE I

Cine-jornais, fotografias, cartas, trechos de diário, filmes de ficção e de família, canções populares etc. – através desses registros heterogêneos, Imagens do Estado Novo 1937 – 45 oferece uma visão da ditadura de Getúlio Vargas. Comentando esses documentos, produzidos com finalidades diversas – propaganda política, informação jornalística, anotação pessoal, celebração familiar etc. –, o documentário desvenda a trama política do regime do Estado Novo.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

BARBARA PAZ

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 96

Confira os destaques desta edição: - Por que as florestas são tão importantes? A floresta desempenha um papel central na conservação da biodiversidade. Mas não é só isso. Veja no vídeo as diversas funções da floresta. - Madeira como reservatório de CO2 - Na Suíça, usar madeira para a construção de casas ajuda a reduzir os níveis de dióxido de carbono na atmosfera. - Plataforma ajuda herbário em Berlim a catalogar plantas - Pela internet, pesquisadores auxiliam na identificação da origem das plantas decifrando as etiquetas antigas que constam no acervo do herbário. - A pesquisa para desenvolver um robô-besouro - O robô seria ideal para procurar sobreviventes após um terremoto ou remover pedras para ajudar na saída dos escombros. - Como a tecnologia pode contribuir para os direitos humanos - Uma plataforma digital está ajudando cidadãos mexicanos a desvendar um ataque que acabou com seis mortos e 43 pessoas sequestradas. - 5G: a próxima geração de internet móvel - Dez vezes mais rápida que a 4G, conexão 5G promete ser compatível com vários dispositivos ao mesmo tempo. Confira algumas projeções para o futuro com essa tecnologia.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2012

ISMAEL IVO

Criador, diretor, coreógrafo, curador. São muitas as facetas de Ismael Ivo. Nascido em São Paulo, foi para Nova York em 1983, ano em que foi convidado para integrar a companhia júnior do Alvin Ailey Dancer Center. Depois ganhou a Europa. Criou em 1984 o Impuls Tanz – Vienna Internacional Dance Festival e anos depois, tornou-se diretor do festival de dança da Bienal de Veneza. É um grande intérprete e entre seus trabalhos destacam-se obras como: Francis Bacon (1993) com direção de Johann Kresnik, que foi apresentado no Brasil este ano; Tristão e Isolda (1999), que dançou ao lado da brasileira Márcia Haydée, A Paixão Segundo Mateus (2007), Babel: Il Terzo Paradiso (2010), e outros. Radicado na Alemanha há mais de 20 anos, dirigiu a Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, em Weimar, de 1996 a 2000. Ivo é um dos grandes nomes da dança do Brasil.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

FILOSOFIA REGGAE

Neste programa o Manos e Minas recebe Filosofia Reggae.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 280 - A LONGA JORNADA

AO LONGO DOS SÉCULOS, O HOMEM PERMITIU RAROS MOMENTOS DE PAZ ÀS BALEIAS. PRIMEIRO, ELAS ERAM CAÇADAS PARA SERVIR DE ALIMENTO, DEPOIS PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO, UTILIZADO NA ILUMINAÇÃO DAS RUAS. DE UNS TEMPOS PARA CÁ, PASSARAM A SER VÍTIMAS DAS REDES DE PESCA OU DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, QUE TIRAM DOS HABITATS OS PEIXES E MOLUSCOS QUE FAZEM PARTE DE SEU CARDÁPIO. QUANDO ESCAPAM DE UMA CAEM EM OUTRA. AS ORCAS, INJUSTAMENTE CHAMADAS DE BALEIAS ASSASSINAS, AINDA HOJE PASSAM POR EXAUSTIVOS TREINAMENTOS PARA SERVIR DE DIVERSÃO EM PARQUES AQUÁTICOS. JÁ OS TUBARÕES CONSEGUEM ESCAPAR DAS REDES, MAS SÃO CAÇADOS PARA EXTRAÇÃO DAS BARBATANAS. ELES SE DESTACAM EM MEIO À NATUREZA PORQUE DISPÕEM DE UMA VISÃO SUPER APURADA QUE LHES PERMITE ENXERGAR ATÉ NO ESCURO. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 47 - ABOLIÇÃO INACABADA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1239

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, UMA CONVERSA COM O ESCRITOR E BIÓLOGO MOÇAMBICANO MIA COUTO. NA VIDA DELE, NATUREZA E LITERATURA SE MISTURAM. CONHEÇA TAMBÉM AS IMAGENS DA FAUNA E FLORA DO INTERIOR PAULISTA. E AINDA , UM ESTUDO ANALISA A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO CERRADO EM ÁREAS DE PASTAGENS E PLANTAÇÕES. A PESQUISADORA GISELDA DURIGAN ALERTA QUE APESAR DO PODER DE RECUPERAÇÃO, PARTE DO BIOMA PODE SE PERDER PARA SEMPRE COM O AVANÇO DOS DESMATAMENTOS. O FOTÓGRAFO JÚNIOR ESTEVES FAZ UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS NA REGIÃO DE BAURU , NO ESTADO DE SÃO PAULO. E MIA COUTO LEMBRA QUE SOMOS PARTE DA TEIA DA VIDA E NÃO DONOS DO DESTINO DE ANIMAIS E PLANTAS DA TERRA.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

A BENÇA

Mãe Enedina, 90. Mãe Maria, 74. Mãe Mimi, 75. A vida cotidiana de três senhoras do candomblé na Baixada Fluminense.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 29 - ESPECIAL FACULDADE SÃO FRANCISCO

Convidados: Décio Pignatari e Lygia Fagundes Telles •Lygia: Você é uma escritora em que o tema da memória é fundamental. Como a experiência de estudar aqui na São Francisco marcou suas memórias e sua ficção? •Décio: No livro Errâncias, você faz uma colagem de lugares e artistas que marcaram sua vida (como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Ezra Pound e os compositores Luigi Nono e Rogério Duprat). A São Francisco deixou algum traço no seu imaginário poético? O fato de ter vindo de um bairro operário, em Osasco, o tornava um peixe fora d’água? •Lygia: Foi nesse ambiente que conheceu Mário e Oswald de Andrade e Paulo Emílio Sales Gomes? Como foi sua participação na Academia de Letras da Faculdade e colaboração com os jornais Arcádia e A Balança? •Décio: Foi aqui que conheceu os irmãos Campos? Como surgiu a identificação entre vocês? •Lygia: Você começou a escrever no auge do regionalismo e foi (ao lado de Clarice Lipector) uma precursora da prosa urbana das décadas seguintes. Você pensava em produzir uma guinada na prosa brasileira? •Décio: A poesia concreta foi uma reação à geração de 45? Como foi sua participação no Clube Poesia (que reunia poetas dessa geração), pelo qual publicou seu livro de estreia, O Carrossel? •Lygia: Seus romances são mais realistas e seus contos muitas vezes derivam para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas). O tema determina a forma ou a forma define o modo de representar? Como é seu processo de criação? •Décio: Como se deu o “salto participante” da poesia concreta, baseado no dito do poeta russo Maiacóvski: “sem forma revolucionária não há arte revolucionária”? •Lygia: Você se considera uma escritora política? •Décio: Que diferença há entre a fase da revista Noigandres e da revista Invenção? Foi a passagem de uma fase mais experimental para outra mais militante? •Lygia: De que maneira o convívio com o grupo da revista Clima influenciou seu trabalho? •Décio: Falando dessa relação com grandes escritores do passado, vocês dois têm livros que partem da obra de Machado de Assis: o roteiro Capitu, da Lygia, e a peça Céu de Lona, do Décio. Por que esse retorno a Machado? •Lygia: pedir para falar sobre o roteiro Capitu. •Décio: Depois de Poesia Pois É Poesia você passou a escrever prosa e teatro. Como o poeta está presente nesses livros? Haverá continuação do projeto teatral iniciado por Céu de Lona? E como surgiu Bili com Limão Verde na Mão?
Conheça o Programa
livre