Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 19 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 62

O tema do #Confirma da semana é muito importante para todos nós: educação. Vamos mostrar para você que a Justiça Eleitoral está ligadíssima neste tema e que tem uma Escola Judiciária Eleitoral em todos os Tribunais Regionais. O próprio TSE, promove ações efetivas em escolas públicas e privadas, focadas na conscientização dos futuros eleitores, além de cuidar do conteúdo para capacitação de juízes eleitorais através de uma plataforma de educação a distância. Conheça projetos importantes do TSE como o Eleitor do Futuro e os museus que preservam e contam a história da Justiça Eleitoral. Tem também as campanhas que o Tribunal desenvolve para a TV, rádio e internet com o objetivo de conscientizar o eleitor sobre a importância de ir às urnas, e também combater as falsas notícias acerca do processo eleitoral que muitas vezes rolam por aí. Venha conferir o #Confirma e aprender que educação e informação são tudo! Não perca mais uma edição do programa da Justiça Eleitoral com a linguagem das redes sociais!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 764

O mapa da violência no Brasil mostra que um milhão de pessoas morreram no país, vítimas de arma de fogo, entre 1980 e 2014. De acordo com o levantamento do Ministério da Justiça, em 95% dos casos, os crimes foram intencionais. No sul do país, um advogado usou o argumento de que trabalha em uma profissão de risco e tentou tirar o porte de arma. Mas o entendimento da Justiça foi diferente e o pedido negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A reportagem é de Marcelo Magalhães. Há pelo menos 50 anos, se discute no Brasil, o que os planos de saúde têm ou não obrigação de cobrir. As regras específicas para o setor não evitam situações abusivas e as reclamações quase sempre terminam na Justiça. Em Goiás, uma empresa não quis pagar o tratamento e as despesas médico-hospitalares de um cliente, que teve 70 por cento do corpo queimados. Mas foi obrigada a recuar. A repórter, Roberta Nunes, mostra que uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a cobertura, já que a situação era emergencial e o paciente corria risco de morte e lesões irreparáveis. O Via Legal fala ainda sobre o direito à educação, mas para um público específico: pessoas com deficiência auditiva. Existem mais de 2 milhões surdos no Brasil e muitos deles se comunicam em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O problema é que, apesar de ser obrigatório, nem toda escola tem intérpretes ou professores. A repórter Letícia Lagoa mostra que, em São Paulo, duas alunas surdas reprovaram em uma universidade e denunciaram a falta de intérpretes em sala de aula. Durante a tramitação da ação, a instituição de ensino passou a cumprir a regra. Mesmo assim, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou a continuidade do programa de inclusão na universidade. Não basta prestar concurso e passar para se tornar um servidor público. Existem regras que podem impedir o candidato de assumir a vaga, mesmo que ele consiga boa colocação nas provas. O Exército, por exemplo, não aceitava candidatos que tenham trabalhado mais de 5 anos no serviço público. Uma candidata aprovada em concurso, questionou essa norma nos tribunais. A Justiça Federal entendeu que o concurso não pode impor condições restritivas ao militar, mesmo temporário ou voluntário nas Forças Armadas. A reportagem é de Alessandro Vieira. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 10 - TERAPIA PRÂNICA - 1

HOJE VAMOS FALAR SOBRE TERAPIA PRÂNICA, UMA CIÊNCIA E ARTE DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA QUE UTILIZA AS MÃOS SEM TOCAR NO CORPO FÍSICO DO PACIENTE.O TERAPEUTA PROJETA A ENERGIA EM ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DA ACUPUNTURA, ONDE ESTÃO OS NOSSOS CENTROS DE ENERGIA, OS CHAMADOS CHAKRAS, E TAMBÉM NOS PONTOS SEMI-PRINCIPAIS, CHAMADOS DE CHAKRAS MENORES.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 15

No primeiro bloco, vamos conhecer Jessica Moreira que se aderiu ao esporte handbike após sofrer um acidente de carro e ficar paralisada nas pernas, se tornando uma atleta no paraciclismo. Dicas de manutenção de bike com Mario Canna. No segundo bloco Elisa Pasculli nos contará sua incrível experiência em usar a bike para ir de sua residência até seu trabalho no Google. E também vamos saber como o José Wilton De Oliveira (Drac) montou sua loja especializada em bicicletas estilo BMX. No terceiro e último bloco, Roberta Faria, editora da Coleção "Eu amo bike" nos contará um pouco sobre a coleção de estórias de bike. Não perca!
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

CÂNCER COLORRETAL

Nos últimos anos, o câncer colorretal tem merecido atenção redobrada. Tanto para o diagnóstico precoce, quanto para o tratamento adequado. A boa notícia é que mesmo em casos mais avançados, com metástases, há chance inclusive de cura em determinados quadros, em função dos avanços na medicina. O câncer colorretal acomete homens e mulheres - cerca de 40 mil brasileiros devem ser afetados, no ano, pela doença. A tendência deste câncer, no país, é de crescimento, por isso, a importância de estarmos mais atentos aos sintomas, diagnóstico e tratamento.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

BELMONTE E AMARAÍ (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Belmonte e Amaraí em épocas diferentes.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 478

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

TEM CAVAQUINHO NA RODA

Em toda roda de samba que se preze, dois cavaquinhos são essenciais. Um é substantivo comum. O outro, figura ímpar da história da música brasileira. O Samba na Gamboa desta semana presta uma homenagem a Nelson Cavaquinho. O grupo Sururu na Roda mostra o samba que dá quando o som das quatro cordas encontra a inspiração do poeta. Para embalar o bate-papo com Diogo Nogueira, Folhas Secas, Se Você Me Ouvisse e Caminhando.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2017 - 2ª SEMIFINAL

Conheça o Programa
livre
DE MALA E CUIA

DE MALA E CUIA 04 - PARTIU, NOVA PÁDUA!

João Pedro vai conhecer Nova Pádua no Rio Grande do Sul , cidade do seu avô José Camilo, que conta histórias de sua infância.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS III

O BISCOITO DE TIMMY

Harriet mostra a classe como fazer biscoitos, e Timmy decide fazer um maior do que todos os outros biscoitos juntos. Ele, vai decora -lo como uma bola de futebol , e passa o dia tentando protegê o seu biscoito em forma de bola de futebol, comido ou quebrado.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

LIMPANDO O CARRO/O PAPAI PENDURA UMA FOTO/O RELÓGIO CUCO

LIMPANDO O CARRO Papai Pig está levando todos para passear, mas o carro está muito enlameado e Mamãe Pig insiste que eles devem limpar o carro antes de partir. Peppa e George ajudam a limpar o carro com esponjas, água e sabão. O PAPAI PENDURA UMA FOTO Mamãe Pig tem uma nova foto de Peppa e George. Papai Pig oferece para colocar a imagem enquanto Mamãe vai visitar a Vovó e Vovô Pig. Mas furar a parede não é tão simples como Papai Pig pensou e ele faz um grande buraco. Papai, Peppa e George tem que consertar a parede antes que Mamãe retorne. O RELÓGIO CUCO O velho relógio cuco De Peppa e George não funciona. Então, Papai Pig dá corda. O relógio bate as horas e um cuco de madeira sai batendo suas asas e cantando " Cuco !!" Peppa acha muito engraçado, mas George estava distraído e perdeu tudo. George não quer perder o cuco novamente, mas o cuco sai uma vez por hora ...
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 06/08

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 105 - JÁ FALEI MAIS DE MIL VEZES

Zazá, sempre mal-humorada, implica com todo mundo. Cada vez que alguém faz uma coisa errada, ela diz: "Já falei mais de mil vezes que não é para fazer isso!". Lilica brinca com isso e Zazá leva a sério.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 06/08

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - III

MORANGUINHO III - 12 - AMORAS AOS MONTES

Amora convida Mirtilo para o Baile de Máscaras em homenagem ao novo parque de cães da cidade. Porém, uma avalanche de problemas se desenrola quando Amora fica resfriada e não pode sair de casa. Limão decide se passar por ela no baile, sem saber que Framboesa está fazendo a mesma coisa! A confusão de Mirtilo sobre quem é a verdadeira Amora fica ainda pior quando a verdadeira chega ao baile, tendo melhorado do resfriado. Moranguinho então tem que distinguir a Amora verdadeira e resolver a confusão.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 2

Senninha está disputando uma corrida com uma grande atuação, mas tudo dá errado e ele teria que abandonar a corrida. Mas persevera, e termina a corrida de seu jeito, satisfeito, ainda mesmo com o último lugar.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 06/08

Conheça o Programa
livre
OSWALDO

A ÚLTIMA FIGURINHA

Álbuns são incompletáveis, destroem amizades. As lendas estavam certas. A figurinha 4D. 4 dimensões, elas se encontram entre o álbum e o não álbum, além da compreensão da ciência ou então 4D porque medem 4 dedos, é outra hipótese. Há muitos anos, um fabricante de figurinhas leu que as crianças nunca conseguem completar os seus álbuns, então criou uma série de figurinhas especiais que completam qualquer álbum.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

PEQ. PRÍNCIPE

Um encontro inusitado no meio do espaço os leva para o famoso asteroide B612. Lá eles vão encontrar o único habitante desse planeta, o Pequeno príncipe, que já não é tão pequeno, virou um velho rabugento de tanto ficar sozinho após a rosa já ter ido dessa pra melhor. A dificuldade será conseguir com que o Pequeno príncipe, muito mau humorado e desconfiado, use seu conhecimento em botânica para ajudar a recompor a horta que é levada dentro da nave e utilizada para filtrar todo o ar dentro da nave.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - IV

OS ARQUEÓLOGOS

Tom, Mila e Capim encontram um pedaço de osso imenso e precisam descobrir de que espécie é aquilo. Eles comparam o osso com várias espécies, de vários livros e suspeitam que seja um osso de pterossauro pré-histórico. Mas o caldeirão de Leocádia ferve com um cheirinho muito bom. Será que tem dedo de bruxa nessa história?
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN

A ESPERTA FILHA DO CAMPONÊS

O rei está entediado... em vez de governar, ele prefere criar um enigma! A inteligente filha do camponês é capaz de resolvê-lo, assim, o rei se apaixona e quer se casar com ela. Porém, o primo do rei – e principalmente sua esposa - querem tomar o trono a qualquer custo, e para isso, tramam um plano perverso. No final, é a inteligência da filha do fazendeiro que salva a vida do rei.
Conheça o Programa
10
O COLORIDO MUNDO DE DALTON

O COLORIDO MUNDO - O SEGUNDO AMOR

DEPOIS DE FRACASSAR EM SUA PRIMEIRA TENTATIVA DE PAQUERA, DALTON APRENDE MAIS SOBRE A LENDA DE IARA. TIA ESMERALDA ARMA MAIS UM PLANO.
Conheça o Programa
livre
O MUNDO DA GENTE

O MUNDO DA GENTE - ACROBATAS

A série vai retratar o encontro e a interação de duas crianças de universos socioculturais e geográficos bastante distintos, mas que têm algo em comum; compartilham uma paixão, participam de alguma atividade similar ou portam características que as aproximam entre si e diferenciam das demais. Série que promove deslocamento de crianças de culturas distintas para se conhecerem. Em cada episódio uma criança se dirige ao universo de outra, totalmente diferente do seu. EP. 08 - "ACROBATAS" Duas crianças, dois mundos diferentes. Mas será que são tão diferentes assim? Rocco, 11 anos, mora em Belo Horizonte e Ana Carolina, mora no Rio de Janeiro.Rocco faz aula de circo, gosta de nadar e jogar video game. Ana, gosta de andar de patins e faz ginástica rítmica. Eles se comunicam por vídeos e mensagens, através do celular. Rocco convida Ana para conhecer BH. Eles se encontram,Rocco ensina um pouco do circo para a nova amiga e ela ensina sobre a ginástica para ele. Eles se divertem e trocam muitas experiências.
Conheça o Programa
livre
BLOG DA MARI

BLOG DA MARI - 09 - HÁ MILHARES DE ANOS

Mari, Antonio Miguel, Mariana, Ana Clara e Pedro encontram com o Arqueólogo Amazonense Carlos Augusto, o Tijolo e o professor Elieu no museu Comunidade Rural do Rio Tarumã e aprendem sobre pedras e peças encontradas desde antes do descobrimento do Brasil
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 13

No programa de hoje a idealizadora do projeto, Gisele Gasparotte, nos conta, juntamente com Rosimara Martinelli (Coach da 5Ways), Maria Eugenia Cardoso (Ciclista e Empresaria) e Denise Duboc (Ciclista), como funciona o Lulu 5, club de ciclismo voltado para mulheres que além de ensinar técnicas de ciclismo, ajuda no empoderamento feminio. O técnico Mario Canna, da ciclo Urbano, nos ensina como regular o headset da bike. No segundo bloco, a Piloto de MTB Pro Rider, Aline Simões nos conta como subiu de nivel nas competições de motombike. Wagner Cardoso, cicloturista, nos mostra grandes e positivos motivos para fazermos o ciclo turismo. E aproveitando o último bloco , vamos conhecer um pouco da historia de vida do atleta olímpico de ciclismo de pista, Gideoni Monteiro.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1222

NO REPÓRTER ECO DE HOJE VOCÊ ACOMPANHA AS EXPEDIÇÕES DE CONHECIMENTO DO FOTÓGRAFO E DOCUMENTARISTA HAROLDO CASTRO. CONHEÇA TAMBÉM AS DICAS DE UM CHEF DE COZINHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE COMIDA. E AINDA , CONSUMIDORES SE MOBILIZAM CONTRA O ACÚMULO DE EMBALAGENS DESCARTADAS. ESTAS MORADORAS DE SÃO PAULO QUEREM QUE A INDÚSTRIA DE LEITE DÊ UM DESTINO ADEQUADO ÀS GARRAFAS DE PLÁSTICO USADAS , QUE SÃO JOGADAS FORA DIARIAMENTE. O CHEF LEE, QUE FICOU FAMOSO EM SHOW DE TALENTOS CULINÁRIOS NA TV, CRIOU UM LABORATÓRIO DE GASTRONOMIA PARA FAZER RECEITAS COM APROVEITAMENTO TOTAL DOS INGREDIENTES. VIAJAR PELO MUNDO PARA AMPLIAR O PROCESSO DE APRENDIZADO É UM DOS LEMAS DESTE APAIXONADO PELA NATUREZA E POR CULTURAS DIFERENTES.
Conheça o Programa
n
TERRAS DAS MONÇÕES

A SECA

Desde os desertos ventosos do norte da Índia, passando, ao sul, pelas florestas exuberantes de Borneo e chegando à região costeira no norte da Austrália, a natureza encontra um jeito de lidar com as secas. Essa é uma história extraordinária que revela a fragilidade da vida frente às mudanças catastróficas.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO?

TÁ CERTO? - 54

Warley recebe Heterônima, D. Zilda e Dudu que fazem muita trapalhada junto com Tosco, enquanto tentam acertar as respostas do game.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2017 - DOMINGO 288 - 19/11/2017

DOMINGO NO METRÓPOLIS ELAS VÃO FALAR: A ATRIZ E ESCRITORA FERNANDA TORRES FAZ SUAS CONEXÕES ENTRE ATUAR E ESCREVER. A FILÓSOFA E ESCRITORA DJAMILA RIBEIRO REFLETE SOBRE AS VOZES CALADAS E AS HISTÓRIAS APAGADAS PELO RACISMO. MAIS? OS DESAFIOS DOS TRADUTORES DA LITERTURA BRASILEIRA. O CINEASTA AMERICANO GUS VAN SANT REVÊ OS FILMES DA CARREIRA. E NO ESTÚDIO O ENCONTRO ENTRE UM BBOY E DANÇARINOS DO BALÉ DA CIDADE.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 77 - ESPECIAL ARTE EM PAPEL (PODE SER REPRISADO)

Programa especial sobre arte com papel: - Empresa alemã usa tecnologia de ponta para produzir convites artísticos de papel. - Artista de origami Sipho Mabona faz dobraduras de diversos tamanhos para museus, galerias e campanhas publicitárias. - Espanhola Malena Valcarcel usa páginas de livros antigos para criar esculturas que parecem cenários de contos de fadas. - Designer gráfico Peter Dahmen trabalha há mais de 25 anos com arte pop up e faz sucesso na internet com tutoriais sobre como criar objetos tridimensionais. - A artista alemã Annette Schröter usa técnica de recorte para fazer retratos e obras que lembram o grafite e a pop art. - Trio de designers "Wanda Barcelona" cria instalações com dobraduras de papel para grifes internacionais.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO FAMILIAR

Série: “Configurações familiares e seus desafios” Curadoria: Maria Aglae Tedesco Villardo Nas múltiplas configurações das famílias na contemporaneidade é relevante a consciência do papel e responsabilidades exercidos em relações permeadas por intenso desequilíbrio de gênero. Refletir sobre as Configurações familiares e seus desafios é o convite que esta série do Café Filosófico nos faz. A violência contra a mulher no âmbito familiar Com Adriana Mello, juíza A violência doméstica contra a mulher ganhou visibilidade, mas apesar de ser crime e grave violação de direitos humanos, segue vitimando milhares de brasileiras, pois 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente. Em um ranking de 83 países, o Brasil ocupa a quinta posição entre as nações com o maior índice de homicídios femininos. O direito a viver sem violência, seja ela qual for é um direito fundamental e que as mulheres do Brasil tiveram reconhecido apenas em 2006, com a criação da Lei Maria da Penha. A lei foi um grande passo, mas apesar dela, ainda existe um enorme desafio a vencer.
Conheça o Programa
14
DEFENSORES

DEFENSORES - 03 - SUOR

O programa mostra a luta de defensores públicos com a questão da escravidão moderna, onde pessoas têm os direitos trabalhistas ignorados.
Conheça o Programa
livre
FALA GALERA

FALA GALERA - 3

A SÉRIE ACOMPANHA A VIDA DE YOUTUBERS BRASILEIROS QUE CONSEGUIRAM VIRALIZAR SEUS VÍDEOS NA INTERNET. NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS GUSTAVO GN (18 ANOS), SHARON MORAIS (19 ANOS) E MIRAN MACRINA (26 ANOS).
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

BARBARA PAZ

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 75

Veja os destaques desta edição: - O negócio com os shows de golfinhos - Delfinário alemão investiu 30 milhões de euros em piscina externa para golfinhos. Será que é o suficiente para eles se sentirem bem? - Falta de comida prejudica população de abutres na Alemanha - Gypsi, um abutre-fouveiro encontrado após bater num aerogerador, pode ter se acidentado porque apresentava fraqueza por não se alimentar bem. - Por que os papagaios conseguem falar? - Simulador de navegação é usado para prevenir acidentes - Pilotos conseguem treinar manobras complicadas num cenário virtual, criado com base em dados de computador de áreas perigosas. - Realidade virtual permite test drive em carros de luxo - Na Alemanha, clientes já podem testar virtualmente vários modelos e itens opcionais com uso de tecnologia. - App mistura Ebay, Snapchat e YouTube para anunciar produtos - Os anúncios são feitos com elementos comuns das redes sociais para atrair o público jovem.
Conheça o Programa
livre
CANAL TELEVISÃO - UM MORRO DO BARULHO

CANAL TELEVISÃO - PILOTO

OS JOVENS DO MORRO TÊM DE LIDAR COM A MAIS NOVA LEI FEDERAL: A PROIBIÇÃO DO FUNK. ALÉM DISSO, O GOVERNO ESTÁ CORTANDO A VERBA DE INVESTIMENTO DAS ESCOLAS E SUAS ATIVIDADES APÓS AS AULAS SÃO AFETADAS.
12
ENCERRAMENTO DA EMISSORA

12