Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 19 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 7 - XUKURU DO ORORUBÁ

HOJE TIAGO NAGÔ SOBE A SERRA DO ORORUBÁ, LOCALIZADA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, PARA CONHECER A HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA DA ETNIA XUKURU DO ORORUBÁ.
livre
CONHECENDO MUSEUS II

FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

O programa CONHECENDO MUSEUS nos proporciona a rara oportunidade de conhecer a FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA que fica no bairro Água Branca, na capital do Estado de São Paulo em uma área de 84.000 m2. Conheceremos espaços belíssimos abrigados pela arquitetura de Oscar Niemeyer, com concepção de conteúdo do antropólogo Darcy Ribeiro, com a missão de estreitar laços entre o Brasil e os países latino-americanos por intermédio da arte. Percorrendo os espaços da Fundação poderemos observar: • Na entrada, a escultura “mão”, criada por Oscar Niemeyer para lembrar a violência da região; • O Pavilhão da Criatividade, de 1988, pensado por Darcy Ribeiro para expor obras dos povos da América Latina. Nele observaremos peças do México, Guatemala, Equador, Peru, Paraguai, Bolívia, Chile, Uruguai e, naturalmente, do Brasil. São mais de 4.000 peças; • O Salão de Atos do Memorial, grandioso e ornamentado com um enorme painel de Cândido Portinari, que representa o julgamento, execução e esquartejamento de Tiradentes , além de obras realizadas por Carybé em homenagem aos povos pré-colombianos que habitavam o continente antes da chegada do europeus, salão destinado a grandes solenidades; • Peças folclóricas e indumentárias dos países da América Latina; • A existência de um projeto paisagístico que prevê a plantação de árvores ornamentais e árvores frutíferas que possam atrair pássaros para o local; • A Galeria Marta Traba de Arte Latino-americana que tem por objetivo a montagem de exposições temporárias , o desenvolvimento do projeto “Grandes Mestres” com os seguintes eixos: Grandes Mestres, Cultura Contemporânea, Diálogos Latino-americanos e dedicar espaço para experiências dos artistas. Com certeza, vale a pena conferir tudo isso e acompanhar as explicações dos dirigentes e dos especialistas culturais: JOÃO BATISTA DE ANDRADE, DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA; MAUREEN BISILLIAT, CURADORA; DÉBORA SILVA, MEDIADORA; FELIPE MACEDO, DIRETOR DE ATIVIDADES CULTURAIS; JUÇARA CARBONARO, GERENTE DE PLANEJAMENTO; JOAQUIM BOAVENTURA, ENGENHEIRO; SÉRGIO JACOMINI, DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO ÂNAGELA BARBOUR, GERENTE DA GALERIA MARTA TRABA.
Conheça o Programa
livre
NOVA AMAZÔNIA

LIXO ELETRÔNICO

Em um mundo cada vez mais consumista e com tantas inovações tecnológicas, o lixo eletrônico se transformou em um grande problema ambiental. Por ser considerado tóxico, este tipo de lixo oferece vários riscos à saúde humana. O programa apresenta projetos que dão ao lixo eletrônico o seu devido descarte, são projetos que estão mudando a vida de dezenas de pessoas por meio da inclusão social e digital.
livre
AMAZÔNIA SAMBA

AMAZÔNIA SAMBA - 9

No nono episódio, Amazônia Samba, tem a honra de mostrar o "lado bamba" da Dona Onete (a rainha do carimbó chamegado e uma das artistas mais populares do Pará). Criada na Pedreira do samba e do amor, bairro tradicional da noite paraense. Ela mostra a proximidade do samba brasileiro com a música de raiz da Amazônia. Você vai se surpreender com as histórias que ela têm pra contar e cantar. Ela relembra o samba que fez em homenagem ao presidente Getúlio Vargas, em sua última visita a Belém. O samba fala sobre um comentário de Vargas sobre a Escola Maracatu do Subúrbio. Dona Onete dá conselhos a Espíndola para valorizar o samba da Amazônia e o apelida de “sabiá”, comparando-o ao pássaro que tem um canto próprio.
livre
UM LUGAR PARA CHAMAR DE CEU

UM LUGAR PARA CHAMAR DE CEU - 3

Série documental sobre a história e as experiências de 5 jovens, moradores da CEU (Casa do Estudante Universitário do Paraná). Cada estudante em um estágio diferente na universidade e na vida, todos de lugares diferentes do Brasil, mas com o mesmo objetivo: fazer uma faculdade e mudar suas histórias pessoais e familiares. Neste episódio vamos conhecer a história de Ana Paula Cecere Santana que é caloura de Enfermagem na Universidade Federal do Paraná. Foi admitida na última banca de seleção da CEU. Natural de Borrazópolis/PR.
livre
PAPO DE MÃE

PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados e especialistas sobre a Menarca Você já ouviu falar na Menarca? É a primeira menstruação das meninas, que ocorre em média por volta dos 12 anos. Contudo, é esperado e normal que a menarca ocorra entre os 9 e os 15 anos de idade. Mas o que muda na vida das nossas filhas com a chegada da primeira menstruação? Quais são as orientações que elas precisam receber nesta fase? Quando é hora de visitar o ginecologista pela primeira vez? Neste programa, vamos falar sobre a parte médica e também sobre a parte psicológica que envolve esta nova fase da vida. Convidados: Neide Ribeiro, recepcionista, 2 filhas; Rita de Cássia Gomes, dona-de-casa, 3 filhos; Maria Ana Gomes, faxineira, 1 filha. Especialistas: Dra. Albertina Duarte, ginecologista; Dra Márcia Cuminale, pediatra; e Dra Maria Cláudia Lordello, psicóloga e sexóloga. Na reportagem de Fernanda de Luca, segredos e dicas para quem está entrando na puberdade manter uma pele bonita e saudável. E Marcelo Zanini bate um papo com as pessoas pelas ruas de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 08 - E-ESPORTE

Conheça o Programa
livre
WORD ON THE STREET III

HOSPITAL

No episódio dessa semana, Stephen resolve andar de skate, mas, infelizmente, se enrosca com Poppy, cai e machuca sua perna. Por sorte, Ashlie está a postos para socorrê-lo, mas quando ele se machuca de novo, ela acha que Stephen precisa ser analisado por um médico e o leva a um hospital. A repórter Wendy acompanha o dia-a-dia de uma equipe de ambulância para vivenciar os desafios de lidar com emergências 24 horas por dia. O professor de inglês, Rob, mostra as maneiras de se pedir favores de formas mais e menos educadas. E com os cientistas descobrindo novas maneiras de combater doenças, perguntamos ao nosso convidado do ‘Seat on the Street’ sobre os desafios presentes na medicina atual.
Conheça o Programa
livre
CAMPUS EM AÇÃO

GUERREIROS DO ARCO-ÍRIS (PUC/ SP)

Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann apresentam o vídeo "Guerreiros do Arco-íris" produzido pelos alunos do curso de jornalismo da PUC / SP. Sobre o "Guerreiros do Arco-íris": Relato das experiências de pessoas que vivem ou viveram em comunidades alternativas no Brasil. Suas buscas, o dia a dia e as dificuldades de quem acreditou em um modelo diferente de vida.
Conheça o Programa
livre
JÚLIO VERNE - IRMÃOS GEMIAIS

JÚLIO VERNE 4 - A ILHA DA ARTE

Júlio e Verne ajudam uma amiguinha a perder o medo de se apresentar em público.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 17 - AJUDA: PARA CONSTRUIR UMA PIPA

HISTORIA CENTRAL: PEDIR EMPRESTADO DITO E FEITO: ARCO-IRIS BRINCADEIRA: MINHA TIA VENHO DE CARAGUATATUBA ADVINHA: FOTO
Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE A ÁGUIA REINA NOS CÉUS

Houve um momento em que Águia não reinava nos céus.Um dia as coisas começam a ficar ruim para os pássaros, pois haviam vários problemas acontecendo com o tchiluanda e com o colibri. Além disso, alguém havia roubado os ovos da galinha. A Águia conseguiu descobrir que foi o crocodilo o responsável pelo roubo dos ovos e também ajudou os outros pássaros. O leão então, conforme tinha prometido, deu metade de seu reino à águia.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS II

O BICHINHO DE ESTIMAÇÃO DE TIMMY

Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS II

CONTANDO COM TIMMY

Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS II

TIMMY MERGULHA

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - SÁBADO 19/08

Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS VIII

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 24 NÃO AJUDA EM NADA

Timothy trabalha com Bill e Ben no Poço de Argila de Sodor, mas eles sempre o provocam e encontram um jeito de fazê-lo realizar todo o trabalho. Timothy reclama com Marion que, às vezes, eles não ajudam em nada, mas Bill e Ben se sentem insultados. Então, quando Sir Topham Hatt precisa de uma locomotiva extra nas docas, eles sugerem que ele envie Timothy. Porter e Cranky ficam satisfeitos. Timothy é um trabalhador duro, mas sem a ajuda dele, os Poços de Argila logo ficam uma bagunça terrível, e Bill e Ben desejam que Timothy volte logo.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS VIII

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 25 ADEUS, SIR TOPHAM HATT

Um dia, Percy ouve alguns homens na Estação Knapford falando sobre Sir Topham Hatt ir embora. Ele corre para contar a Thomas o que ouviu e, logo, todas as locomotivas estão falando sobre Sir Topham Hatt deixar Sodor. Elas se perguntam se não seria culpa delas e decidem ser super úteis para não causar confusão ou atraso, na esperança de que ele mude de ideia e fique. Sir Topham Hatt fica surpreso e impressionado, mas quando Percy encontra os mesmos homens limpando o escritório dele, as locomotivas decidem tomar medidas mais drásticas.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - SÁBADO 19/08

Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES

BLAZE AND THE MONSTER MACHINES - 4

Gabby é a mecânica com a qual todas as Máquinas-Monstro contam para serem consertadas. Mas quando Crusher rouba todas suas ferramentas, Gabby precisa da ajuda de Blaze para conseguir as peças de volta!
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

O CARRO NOVO/ NEVE/ A FILMADORA DO PAPAI

O CARRO NOVO Peppa e sua família estão indo passear de carro. De repente seu carro quebra e tem que ir para a garagem do Vovô Cão para ser reparado. Enquanto seu carro é arrumado, eles pegam emprestado um carro novo do Vovô Cão. O novo carro tem muitos botões para apartar. Um botão faz com que o teto abaixe. Um botão faz com que as janelas subam. E um botão solta um esguicho de água direto no rosto do Papai Pig! NEVE Está nevando hoje. Peppa e George devem usar seus chapéus, cachecóis e luvas. Eles se divertem muito brincando na neve, fazendo pegadas e arremessando bolas de neve. Em seguida, eles montam um boneco de neve com seu próprio chapéu, cachecol e luvas . A FILMADORA DO PAPAI Papai Porco recebe uma nova câmera de vídeo. Primeiro, Peppa mostra-lhe como ligá-la, e , em seguida, ele grava Peppa. Todos riem quando vêem Peppa na TV. Peppa , George e Mamãe fazem um filme apenas para o papai. George faz um rugido de dinossauro muito alto e Peppa finge ser Papai Pig.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - SÁBADO 19/08

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 40

BLOCO 1 ABERTURA (É O BISCOITO) - 01:00:39:17 - 01:02:41:17 Bel quer mostrar as novas adivinhas que aprendeu para Come-come e diz que se ele acertar a resposta, dá um biscoito para ele. No final, ele dá um jeito de ganhar seu biscoito. CLIPE (NOVAS TECNOLOGIAS) - 01:02:41:20 - 01:04:17:11 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (BIRD GAMES) ¬ 01:04:17:14 - 01:09:19:26 Bernice e o Patinho de Borracha estão competindo nos Jogos de Pássaros e Ênio e Beto são os treinadores deles! Bernice precisa aprender a confiar em si mesma antes de realmente dar o seu melhor. HISTÓRIA CENTRAL (ADORO GANHAR) - 01:09:20:13 - 01:11:41:02 Grover está feliz, dançando e comemorando, dizendo que “adora ganhar”. Elmo chega e pergunta para Grover como foi o campeonato de futebol. Grover diz que perdeu todos os jogos. Elmo pergunta por que Grover está tão feliz. Grover diz que ganhou vários novos amigos. Alguns deles aparecem na vila, no final. CELEBRIDADE (FERNANDO – HORA DE BRINCAR) - 01:11:41:16 - 01:12:38:22 Fernando Fernandes e Elmo estão se divertindo com jogos. BLOCO 02 QUADRO EXTRA (UM DIA NA PRAIA – EP 2) - 01:12:58:02 - 01:15:28:10 Elmo e Lola estão preparando as bolsas para passar um dia na praia com Mae e Louie, mas eles querem levar muitos brinquedos. Louie diz que eles não podem levar tudo o que querem, primeiro devem escolher aquilo de que precisam. Eles participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, vencem o jogo e passam um divertido dia na praia. MUNDO DE ELMO (JOGOS) - 01:15:28:12 - 01:22:16:21 Elmo e seus amigos descobrem vários tipos de jogos. ENCERRAMENTO (MÍMICAS) - 01:22:17:10 - 01:25:04:19 Grover fala para as crianças de casa que está brincando de mímica com os seus amigos e convida todos para assistir. Eles estão tentando adivinhar qual mímica a criança está fazendo. Eles brincam um pouco, até que chega a vez de Grover fazer a mímica. Na hora de fazer a mímica, as crianças ficam tentando adivinhar um pouco até que Grover diz que não estava fazendo mímica, mas sim que na verdade está tendo um ataque de soluço.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 25 - TRABALHANDO EM EQUIPE

Limão e framboesa têm dificuldade para colaborar em um projeto de decoração, o que faz com que todos os tipos de problemas aconteçam, até que elas aprendem sobre o trabalho em equipe.
Conheça o Programa
livre
DORA E SEUS AMIGOS I

DORA E SEUS AMIGOS I - 5

Dora, Pablo e Kate vão a uma estação de trens mágica para encontrar Mono, bicho de pelúcia favorito de Miguel, antes da hora de dormir.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - AMAZÔNIA - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - DIÁRIO - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CONFIANÇA - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - NÚMEROS ROMANOS - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PÃO - PGM

Conheça o Programa
livre
OS ANJINHOS

BRANCA DE NEVE E A GALERINHA JÓIA DOS SETE MINIS

Os Anjinhos interpretam por um hilariante ponto de vista o conto de fadas "Branca de Neve e os Sete Anões". Branca de Neve (Susie Carmichael) pede a ajuda de seus amigos, os Sete Minis (interpretado por todos os "bebês") para se defender de uma rainha vaidosa,que quer roubar o título de "a mais bela de todas" de uma forma desonesta. E adivinhem quem é a rainha? - Angelica Pickles. Em vez de se casar com o príncipe, Branca de Neve quer provar que os amigos são muito mais importantes do que os objetos ... ou beleza.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO

TIMMY TRISTE / O DEVORADOR DE GRAMA

TIMMY TRISTE Quando o fazendeiro pega o boneco favorito de Timmy, o carneirinho não para de chorar. E Shaun convoca o rebanho para resgatá-lo de Pidsley, o gato da fazenda! O DEVORADOR DE GRAMA Um bode atrevido é amarrado dentro do campo dos carneiros e ameaça comer toda a grama. Ao se libertar, Shaun tem que dar uma volta de esqui por toda a fazenda.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO

VONTADE DE PIZZA / A TOPEIRA

VONTADE DE PIZZA Shaun, o Carneiro não consegue mesmo se adaptar à pacata rotina do rebanho e inventa cada dia uma nova maneira de passar o tempo. Inspirado pelo delicioso cheiro da casa do Fazendeiro, Shaun convence todos a irem a uma pizzaria provar a comida. Isso com certeza vai dar confusão! A TOPEIRA O rebanho está se divertindo em uma festa até que uma colininha recém-cavada interrompe a diversão deles. Shaun tem que usar das tentativas mais extremas para se ver livre da topeira intrusa.
Conheça o Programa
livre
OS CUPINS - 2ª TEMPORADA

O ACORDEON

Joca leva um acordeon para o estúdio e junto com Joca começa a dar aulas online de como tocar o instrumento. Os cupins inventam uma poção para deixar Joca bravo.
Conheça o Programa
livre
PASSADO DA HORA

E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, GENTE!

Neste programa, vamos conhecer o processo de Proclamação da República que aconteceu no Brasil. Sendo pressionado por outras repúblicas, como os Estados Unidos, finalmente temos nosso primeiro presidente. Marechal entrevista um ilustre cidadão comum desconhecido, que não sabia muito bem o que estava acontecendo naquela época. Vitor Vitrola nos apresenta os clássicos tocados na época.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - III

LEOCÁDIA SUPER STAR

Leocádia quer ser Lady Gaga e começa a treinar para ser uma super star. Faz um vídeo com ajuda de Severino e coloca na internet. Surge então um empresário querendo agenciá-la. Os meninos ficam boquiabertos, querendo se tornar famosos também. Mas os detetives logo descobrem que o empresário é um malandro que só quer dar um golpe em Leocádia.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER

O SOM DOS TAMBORES DO MEU CORAÇÃO

Lydia tem um plano: derrubar algumas pedras aqui e ali para distrair os guardas, chegar num ponto com um bom ângulo para ver dentro do túnel principal e liberar os sensores de movimento...Tarde demais, Fuji sai correndo e pega a joia das mãos de Shax.
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

O RETORNO DE OZZY

Zach descobre que Ozzy é pai do James e conta tudo sobre o Heitor. Ozzy captura Heitor e os Under-Undergrounds junto com Lester e Galileo precisarão bolar um plano para resgata-lo.
Conheça o Programa
livre
A PANTERA COR-DE-ROSA

A PANTERA COR-DE-ROSA - EPISÓDIO 69

A Pantera Cor-de-Rosa foi inicialmente um personagem criado para fazer apenas uma introdução ao filme Pantera Cor-de-Rosa, deBlake Edwards, com Peter Sellers. O sucesso foi tão grande com crítica e público que, de personagem coadjuvante, passou a principal. Começou a ter uma série animada própria no ano de 1964 e teve mais de 100 episódios no total, tornando-se um dos personagens mais queridos da televisão e quadrinhos. Henry Mancini deu um toque extra no sucesso da animação: Uma trilha sonora característica e inconfundível, the pink panther theme! Acompanhe as aventuras da Pantera cor-de-rosa.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

THAÍDE (2017)

Neste programa, o Manos e Minas recebe o rapper Thaíde , lançando o seu novo álbum "Vamo que vamo que o som não poder parar". Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Pam Araújo. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - Manos e Minas foi bater um papo com as meninas da Oshun, uma dupla de Nova York que esteve aqui no Brasil para uma série de shows. - um perfil do produtor Jeff Boto, especializado ele andou pela Jamaica gravando muita coisa por lá. - E no quadro Erick Apresenta, as novidades do rap nacional.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 251 - POEIRA DE ESTRELA

SERIAMOS NÓS, HUMANOS, PARTE ALIENÍGENAS, FORMADOS PELO QUE SOBROU DA POEIRA DE ESTRELAS E SUPERNOVAS, APÓS GIGANTESCAS EXPLOSÕES, QUE TIVERAM IMPACTO EM TODO O UNIVERSO? ESTA TEORIA JÁ APARECEU EM OUTRAS OCASIÕES. MAS, AGORA, CIENTISTAS LEVANTAM A HIPÓTESE DE QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE SE ACREDITAVA, AS EXPLOSÕES OCORRERAM EM PONTOS MAIS DISTANTES DO UNIVERSO, MUITO ALÉM DA VIA LÁCTEA. ACIMA DE TUDO, AS DUAS CORRENTES CONCORDAM: CADA SER HUMANO É FEITO DE MATERIAL RESTANTE DAS EXPLOSÕES OCORRIDAS HÁ BILHÕES DE ANOS. TEMA DESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 19/08/2017

Conheça o Programa
n
INSPIRA BB - III

INSPIRA BB - III - 06 - ISAAC DO VINE/ JEAN LICOVISKI

livre
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL 2017

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL/ BERLIOZ (A DANAÇÃO DE FAUSTO - ÓPERA EM CONCERTO)

Conheça o Programa
livre
RAREFEITO

RAREFEITO - PGM 03

Filha de Cristian acaba na delegacia. Cristian procura sua psicóloga.
Conheça o Programa
14
MÚSICA DA MINHA VIDA

MÚSICA DA MINHA VIDA 3 - O SHOW NÃO PODE PARAR

APÓS UM DOS CAPANGAS DE NAVALHADA AMEAÇAR O GRUPO, ELES CONSEGUEM OUTRO LUGAR PARA ENSAIAR COM A AJUDA DA AVÔ DE ZÉ.
Conheça o Programa
12
CIDADE INVISÍVEL

CIDADE INVISÍVEL - PGM 3 - IVONETE

O dia de Ivonete no bordel de Nova Esperança
Conheça o Programa
ad
O MILAGRE DE SANTA LUZIA

ELIAS FILHO

A série de TV O Milagre de Santa Luzia revela, por meio de um mergulho profundo no universo da sanfona, um Brasil diverso e riquíssimo culturalmente. São 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit, que também assinou a direção do longa-metragem homônimo que deu origem à série. A ideia do documentário, por sua vez, nasceu do projeto O Brasil da Sanfona, de Myriam Taubkin, cujo material, tanto de pesquisa como de imagens, foi amplamente usado nos programas. Além da direção e da linguagem documental, outra ‘herança’ do filme é a condução sensível e cativante do mestre Dominguinhos, o maior sanfoneiro do Brasil. Ele apresenta personagens e lugares inesquecíveis, do extremo sul ao nordeste, passando pelos centros urbanos, o interior paulista e o remoto sertão do centro-oeste, e traz ao conhecimento do espectador elementos raros da cultura de todo o país. A sanfona, por ser um Instrumento fundamental da música regional, mas por ser usada também em orquestras e na música popular das grandes capitais, aparece como elemento perfeito para contemplar essa diversidade e riqueza, e desvendar os tantos brasis que compõem o Brasil. Elias Filho Representante da autêntica música sertaneja goiana, Elias Filho, além de instrumentista, compõe letras e músicas no acordeom pianado. É dele, por exemplo, o clássico ‘Pinga Nimim’, eternizado na voz de Sérgio Reis. Conhecido como ‘Leão da Sanfona’, Elias é um dos maiores acordeonistas do centro-oeste, cuja riquíssima tradição musical traz influências de todas as regiões do Brasil e dos países vizinhos, principalmente do Paraguai.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

CONGADA

Congada Há 100 anos os grupos de congos vêm se apresentando na cidade de Poços de Caldas no mês de maio, durante a Festa de São Benedito. A essência na apresentação dos grupos é a mesma, louvar São Benedito, porém cada grupo louva e manifesta sua fé à sua maneira. Atualmente a cidade conta com a presença de cinco grupos de congos, no programa conversamos com Paulinho, capitão do Terno de Congo de Santa Ifigênia; Mestre Bucha, capitão do Terno de Congo de São Benedito e Mãe Orlanda, a única mulher capitã, do Terno de Congo de São Jeronimo e Santa Bárbara.
Conheça o Programa
livre
RODA VIVA

REFORMA POLÍTICA II (2017)

Conheça o Programa
livre
VOX POPULI

BEATRIZ SEGALL

PROGRAMA N.146 QUE TEM COMO CONVIDADA A ATRIZ CARIOCA DE TEATRO,CINEMA E TELEVISAO BEATRIZ SEGALL QUE RESPONDE DO PUBLICO SOBRE SEU INICIO DE CARREIRA;O ATOR ALAGOANO CABRAL FALA SOBRE A EPOCA EM QUE MINISTROU AULAS NO SERVICO NACIONAL DE TEATRO;BEATRIZ FALA TAMBEM SOBRE OS SEUS PROJETOS NO TEATRO SAO PEDRO E O PARENTESCO COM O PINTOR LASAR SEGALL;CONCILIAR A VIDA PROFISSIONAL E A PARTICULAR;A ESCRITORA TATIANA BELINKY FALA SOBRE SUA PASSAGEM PELA TV TUPI(NOS PROGRAMAS TEATRO DA JUVENTUDE E TRAPEZIO SEM REDE);2.PARTE DO PROGRAMA N.146 COM A ATRIZ BEATRIZ SEGAL QUE FALA SOBRE SUA CARREIRA NO TEATRO E NA TELEVISAO;CHICO FALA DAS DIFERENCAS DO PUBLICO DO RIO DE JANEIRO E DE SAO PAULO E DA VIDA CULTURAL NA CAPITAL PAULISTA E NA CAPITAL CARIOCA;CLODOVIL HERNANDEZ PERGUNTA SOBRE O TEATRO AMADOR;APRESENTACAO FRANCISCO FALCAO;3.PARTE DO PROGRAMA COM A ATRIZ BEATRIZ SEGALL QUE FALA SOBRE O SEU PERSONAGEM NA NOVELA AGUA VIVA;A ATRIZ TONIA CARRERO ELOGIA O ULTIMO TRABALHO DE BEATRIZ SEGALL;A INFLUENCIA DOS SEUS PERSONAGENS NA SUA VIDA PARTICULAR; BEATRIZ FALA SOBRE SER ESCRITORA;FALA SOBRE SUAS EMOCOES DURANTE O TRABALHO;REPERCUSSAO NEGATIVA DO SEU PERSONAGEM;SOBRE VAIDADE(ESCONDER A IDADE REAL);APRESENTACAO FRANCISCO FALCAO;4.PARTE DO PROGRAMA COM A ATRIZ BEATRIZ SEGALL QUE FALA SOBRE A PARTICIPACAO DAS MULHERES NA SOCIEDADE; CHICO SOBRE PERGUNTA SUA PARTICIPACAO NO TEATRO SAO PEDRO;BEATRIZ FALA SOBRE O CUSTO DE VIDA, VIOLENCIA,FALTA DE CONFIANCA;BEATRIZ FALA SOBRE O PERIODO POS CENSURA;O CUSTO DE UMA PECA DE TEATRO E A FUNCAO SOCIAL DO ARTISTA;BEATRIZ FALA SOBRE POLITICA(SECRETARIA DE CULTURA);BEATRIZ FALA SEUS PROXIMOS TRABALHOS NA TELEVISAO E NO TEATRO;SEGALL FALA SOBRE SUA ZACAO NA CARREIRA DE ATRIZ;O DIRETOR DE TEATRO HECTOR BABENCO PERGUNTA PARA BEATRIZ SOBRE A POSSIBILIDADE DE ELA TRABALHAR COM ELE; CHICO PERGUNTA QUAL SEGMENTO DA CULTURA DA MAIS LUCRO(TEATRO OU TELEVISAO);BEATRIZ FALA SOBRE INICIACAO NA CARREIRA ARTISTICA;BEATRIZ SEGALL RESPONDE A PERGUNTA DO ATOR CLAUDIO CAVALCANTI SOBRE O ULTIMO TRABALHO DE AMBOS;CHICO FAZ DUAS PERGUNTAS FINAIS A BEATRIZ SEGALL(SOBRE SER AUTENTICA E QUAL FOI A SENSACAO DE PARTICIPAR DO PROGRAMA)
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

LITERATURA ARABE ANTIGA - O MUNDO ARABE

NO PRIMEIRO EPISODIO DA SÉRIE, O PROF. MAMEDE ANALISA A DIFUSAO DA POESIA, PROFUNDAMENTE ENRAIZADA NA TRADIÇÃO ÁRABE, E O IMPACTO DO ISLÃ NA PRODUCAO LITERÁRIA ÁRABE E BERBERE A PARTIR DE 600 A.C. Entre os árabes, a arte da poesia sempre foi valorizada. Desde a infância, aprendia-se a refletir e a descrever o camelo, os cavalos, o vento, as montanhas, o céu, as estrelas, a noite do deserto. Graças a esse espírito contemplativo e observador, desenvolvido e propiciado pelo ambiente e pelo modo de vida nômade, tornaram-se célebres as feiras literárias anuais em que poemas,provérbios e peças sapienciais eram gravados em ouro, sobre folha de palmeira. Com o advento do Islã, a sacralidade da língua árabe como meio de propagação da Palavra do Profeta, deu-se inicialmente na escrita. O próprio Corão confere à escrita e à caligrafia (em árabe expressas significativamente pela mesma e única palavra khat) a máxima dimensão hierática. A Caligrafia é concebida como poesia para ser vista na medida em que é escrita para ser contemplada no silêncio da fé que leva ao Islã. Capaz de abarcar pelo conteúdo e pela forma uma unidade estética, ela é percebida como a mensagem enviada por Deus, e assim encontra, na mesquita, seu lugar natural.
livre