Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 18 de Março

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 79

Vivemos numa democracia. Nós escolhemos quem governa o país, quem vai nos representar e cuidar dos nossos interesses. Mas, você sabe quais são as atribuições dos políticos? O que cada cargo faz? Qual a diferença entre deputado estadual e federal? E qual a responsabilidade do presidente da República? Do senador? Nesta edição do #Confirma, a gente explica tudo. Você vai ficar sabendo cada detalhe sobre os cargos que vão ser disputados nas Eleições Gerais de 2018. A escolha que faremos é muito poderosa, pode mudar os rumos do país. Precisamos estar cientes das funções e propostas que os políticos vão mostrar. O programa ainda vai explicar o que é quociente eleitoral e a diferença das eleições majoritárias e proporcionais. E tudo o que você precisa saber sobre a responsabilidade dos representantes no Executivo e Legislativo, o programa #Confirma vai esclarecer. Não perca!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 781

Dor e doença não esperam. Mas em Pernambuco, as pessoas não têm alternativa. Elas chegam a esperar mais de 100 dias, quase 4 meses, para passar por uma perícia médica no INSS. Não é à toa que a gerência de Caruaru, no interior do Estado chegou ao primeiro lugar no ranking das mais lentas do Brasil. Mas, uma decisão da Justiça Federal deve fazer a população ser tratada com mais rapidez e respeito. A repórter Tallita Marques foi até a cidade e mostra como está a situação e detalhes da sentença que determinou a contratação de médicos peritos para diminuir a fila de espera. Pagar as dívidas da gente é uma obrigação. Mas ter que ratear o valor que outras pessoas estão devendo, é complicado. Aliás, para o Ministério Público é abusivo. No sul do país, a Caixa Econômica estava cobrando um índice de inadimplência de moradores de um programa habitacional. Mas a Justiça Federal acabou com essa cobrança. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região entendeu que o banco é responsável pela manutenção dos imóveis e não pode repassar o problema aos condôminos. A reportagem é de Marcelo Magalhães. Antes de comprar uma garrafa de vinho é comum as pessoas olharem o teor alcóolico, que varia de 8% a 14% nos mais finos. Mas pouca gente sabe o nível de cloreto de sódio, o sal, que tem na composição do vinho. E existe um nível máximo permitido pelo Ministério da Agricultura. Em Minas Gerais, um empresário que estourou em três vezes o limite de sódio foi proibido de vender a safra e questionou essa regra. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o produto estava em desacordo com as normas brasileiras e a proibição foi mantida. O Via Legal fala ainda sobre as alternativas de combustível para fugir dos preços altos da gasolina. E uma delas é o Gás Natural Veicular. O Brasil tem mais de 1500 postos que abastecem com GNV. Mas é preciso tomar cuidado com a falta de segurança. Em Campinas, no interior de São Paulo, um estabelecimento foi condenado porque colocava mais pressão do que é permitido. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A reportagem é de Letícia Lagoa.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 26 - MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES

NO PROGRAMA VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES. ESSA TÉCNICA É MUITO ANTIGA E FOI GUARDADA EM SEGREDO DURANTE MILÊNIOS. A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES É UMA DAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO MAIS PODEROSAS EXISTENTES HOJE EM DIA. O NOME DOIS CORAÇÕES VEM DA ATIVAÇÃO DE DOIS CENTROS DE ENERGIA NO CORPO, CHAMADOS CHAKRA DO CORAÇÃO E CHAKRA DA COROA. ESSES DOIS CENTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELO BEM-ESTAR FÍSICO, EMOCIONAL E MENTAL. A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES PODE SER PRATICADA POR QUALQUER PESSOA, DESDE AQUELA QUE NUNCA MEDITOU NA VIDA, ATÉ OS MAIS AVANÇADOS PRATICANTES DE YOGA. TAMBÉM CONHECIDA COMO MEDITAÇÃO PARA PAZ E ILUMINAÇÃO, ESSA TÉCNICA JÁ É UTILIZADA DENTRO DE PRISÕES AO REDOR DO MUNDO, COM A FINALIDADE DE ACALMAR E MELHORAR O ESTADO EMOCIONAL E MENTAL DOS PRESIDIÁRIOS. PARA FALAR MAIS SOBRE A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES, O VIVER NATURAL FOI AOS ESTADOS UNIDOS ENTREVISTAR O DOUTOR GLENN MENDOZA DO HOSPITAL GOOD SAMARITAN, DE NOVA YORK. O DOUTOR GLENN FEZ INÚMERAS PESQUISAS SOBRE A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES E SEUS EFEITOS NO CORPO FÍSICO.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 11

No primeiro bloco vamos bater um papo com o jornalista Marcelo Iha, que trocou o carro pela bike e hoje é o seu principal modal. Nosso mega especialista Mario Canna, vai nos ensinar hoje, como fazer a troca da corrente da bike. No segundo bloco, vamos conhecer um pouco da prova L' ÉTAPE, aqui no Brasil. Vamos conhecer o aplicativo BORA BIKE, é um aplicativo de incentivo ao uso da bicicleta. No último bloco, vamos bater um papo com o videomaker e ciclista, José Renato Bergo, que conseguiu reunir suas duas paixões: a bike e o audiovisual.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

VACINAÇÃO DO IDOSO

A população idosa é a que mais cresce no país, estamos vivendo mais e com mais qualidade de vida. O perfil do idoso mudou, são mais ativos, participativos e aproveitam mais seu tempo em diversas atividades. Na saúde um grande aliado do idoso é a prevenção de doenças pela imunização, através da vacinação, que desempenha um papel importante na saúde pública. Com o avançar da idade ocorre em nosso organismo a imunossenescência, que é o envelhecimento do sistema imune, e favorece a aquisição de doenças infecciosas. Daí a importância das vacinas e da imunização.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

DUO GLACIAL (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Duo Glacial em épocas diferentes.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 485

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

ESSE SAMBA TÁ DIFERENTE

Essa semana o samba na Gamboa traz uma dupla de cantores e compositores que passa longe da máxima “mais do mesmo”. Sambista de raiz, Ana Costa busca no pop-rock novos horizontes pro seu samba. E o multifacetado Moska vai do samba às experimentações do rock, sempre trazendo algo de novo pra sua música. No repertório, Ana Costa mostra a sua versão de samba para Olhos Felizes, de Marina Lima, e Moska interpreta Falsa Baiana e Maneiras. A dupla mostra ainda um lindo dueto na canção
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 59

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 01 - AGUA: DIFERENTES TIPOS

HISTORIA CENTRAL: AGUA DO RIO, AGUA DO MAR. PORCO ASTOLFO: CHUVA E ESPIRRO BRINCADEIRA: BOLICHE ADVINHA: TEMPO ANIMAIS: CAMELO
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG III

TEMA: A PEIXINHA GOLDIE/ ESCAVAÇÃO NA ESTRADA/ LAVANDO ROUPA

A Peixinha Goldie A PEIXINHA GOLDIE NÃO PARECE FELIZ E NÃO ESTÁ COMENDO, ENTÃO PEPPA, GEORGE E MAMÃE PIG A LEVAM EM UMA VIAGEM DE ÔNIBUS PARA VISITAR A DRA. HAMSTER, A VETERINÁRIA. Escavação na Estrada PEPPA E SUA FAMÍLIA ESTÃO TENTANDO CHEGAR AO PARQUINHO, MAS O SR. TOURO E SUA EQUIPE ESTÃO ESCAVANDO A ESTRADA. Lavando Roupa PAPAI PIG PENDURA SUA CAMISETA DE FUTEBOL LIMPA NO VARAL, MAS PEPPA, GEORGE E MAMÃE A SUJAM DE LAMA. ELES COLOCAM A ROUPA NA MÁQUINA DE LAVAR, MAS PEPPA COLOCA SEU VESTIDO VERMELHO TAMBÉM, O QUE FAZ A CAMISETA DO PAPAI FICAR ROSA.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

O ACAMPAMENTO

Ben e seus pais convidam a princesa Holly para um piquenique de Duendes. A mãe de Ben leva uma laranja enorme e explica que esta fruta espanta os gnomos. Quando está tudo arrumado no acampamento, aparece justamente um Gnomo e come toda a laranja alegando que está de dieta e precisa de uma dela sempre depois de comer muitas coisas. O Gnomo passa o dia com eles no acampamento e, quando vão dormir, o sr. Duende pede para que ele vá embora. Durante a noite aparece uma topeira que come todas as roupas e comida. Na manhã seguinte, a babá Plum aparece com a cesta mágica para o café da manhã e o Gnomo faz um pedido com muitas coisas gostosas para comer.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 4 - A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO

Quando Cerejinha planeja um recital para seus novos alunos de música, Ameixinha experimenta um estado de choque pela primeira vez, e tenta atrasar o evento.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

DO QUE VOCÊ ESTÁ BRINCANDO?

Cebolinha acredita que encontrou um tesouro perdido de um pirata e a Mônica fica tão feliz que decide ajudá-lo a resgatar esse tesouro. O que eles não percebem é que essas “coisinhas” que eles estão encontrando são muito modernas para serem da época dos piratas. Agora o verdadeiro mistério é: como essas coisas foram parar lá?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

FAÇA UM PEDIDO

É o aniversário do Cascão e ele está pronto para comemorar com uma festa de abalar, mas os seus amiguinhos não esperavam que ele fosse tão exigente assim. Ao perceberem que o aniversiarante ficou triste com a surpresa que eles haviam preparado, Mônica e Cebolinha resolveram improvisar e aí foi quando a bagunça começou de vez. Será que o Cascão teve a festa que ele tanto queria?
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

PICOLÉ DE PF

Oswaldo passa um dia de verão na praia com os amigos. Com o calor, o pinguim esfomeado, sonha em saborear um picolé diferente. O picolé de prato feito tem tudo. Um delicioso recheio de bife com frutas, envolvido por saboroso arroz branco soltinho, coberto por uma inigualável camada de feijão e salpicado com farofa de farofa. Harmoniza perfeitamente com Mari-Cola de 600g. Essa iguaria duvidosa unem Oswaldo e Medeiros a realizar uma “odisseia” em busca do delicioso picolé.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

CIRCO

Neste episódio nossos bravos viajantes decidem dar uma pausa e curtir uma atração única: o Circo Intergalático. Muito famoso por suas diversas atrações de planetas muito variados, esse circo é algo imperdível e eles sabem disso. Só não sabiam que teriam que fugir dele para não virarem atração permanente sob a lona radiante, sem comida, bebida ou qualquer outro conforto.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

A POÇÃO

Mila, com uma cartola, ensaia um truque de mágica com os adultos. Só que a mágica funciona e ela faz desaparecer um anel valiosíssimo de Leocádia. Furiosa, a bruxa decide radicalizar em uma receita que faz desaparecer criancinhas. Só que erra a mão nos ingredientes e as balas, que seriam de invisibilidade, assumem um efeito bem diferente...
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

A FADA ERNESTINA

Este conto de fadas é sobre a divertida e pequena Fada Ernestina, que rompe com elegância flutuante e suave charme todas as regras de comportamento - como se ela não fosse uma fada... Embora o Rei faça o seu melhor para manter em segredo a origem de Ernestina o amor da fada por um príncipe humano finalmente a leva para os braços de seus verdadeiros pais.
Conheça o Programa
livre
O COLORIDO MUNDO DE DALTON

O COLORIDO MUNDO - DALTON, O INVISÍVEL

DALTON SE SENTE EXCLUÍDO POIS TODOS ESTÃO DANDO ATENÇÃO PARA SUA IRMÃ QUE VAI COMPETIR NO CAMPEONATO DE SOLETRAÇÃO. QUANDO VOLTAM DO CAMPEONATO, SÃO SURPREENDIDOS.
Conheça o Programa
livre
O MUNDO DA GENTE

O MUNDO DA GENTE - A GALOPE

A série vai retratar o encontro e a interação de duas crianças de universos socioculturais e geográficos bastante distintos, mas que têm algo em comum; compartilham uma paixão, participam de alguma atividade similar ou portam características que as aproximam entre si e diferenciam das demais. Série que promove deslocamento de crianças de culturas distintas para se conhecerem. Em cada episódio uma criança se dirige ao universo de outra, totalmente diferente do seu. EP. 11 - "A GALOPE" Duas crianças, dois mundos diferentes. Mas será que são tão diferentes assim? Gustavo mora no interior de Minas Gerais, e Gabriela na cidade do Rio de Janeiro.Gustavo, que mora na roça, cuida de vários animais, gosta de pescar e andar a cavalo. Gabriela gosta de sapatear, cuidar dos seus cachorros e adora hipismo.Eles se comunicam por vídeos e mensagens, através do celular. Gustavo convida Gabriela para ir à fazenda onde mora. Eles se encontram e trocam várias experiências. Gustavo ensina Gabriela a tirar leite da vaca e mostra um pouco sobre sua rotina. Gabriela ensina a Gustavo como saltar com os cavalos. Eles compartilham muitas coisas legais.
Conheça o Programa
livre
BLOG DA MARI

BLOG DA MARI - 13 - CLIMA E TEMPO

Mari, Antonio Miguel, Mariana, Ana Luiza e João Pedro se encontram com a Meteorologista Betania Oliveira na Universidade do estado do Amazonas e vão saber mais sobre o tempo, e entender porque em alguns lugares chovem mais que em outros.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 12

No primeiro bloco teremos um papo com a esgrimista Taís Rochel, que aprendeu usar a bike como meio de transporte e aquecimento indispensável para os seus treinamentos. Neste segundo bloco, entenderemos a relação da DOC Barbearia com a bike. Conversaremos com Cauê Jannini, o desenvolvedor do aplicativo Pedala SP. E pra fechar, conheceremos Fernando Louro, uma lenda do ciclismo de pista brasileiro.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1231

O REPÓRTER ECO ESPECIAL DE HOJE APRESENTA OS PRINCIPAIS ASSUNTOS QUE SERÃO DISCUTIDOS NO OITAVO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA. O BRASIL VAI SEDIAR DE 18 A 23 DE MARÇO O MAIOR EVENTO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS DE 2018. PESQUISADORES , CHEFES DE ESTADO, ONGS E EMPRESÁRIOS DE 70 PAÍSES SE REÚNEM EM BRASÍLIA PARA DEBATER SOLUÇÕES PARA A CRISE HÍDRICA GLOBAL. VEJA OS DESTAQUES : QUASE DOIS BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL. AS NAÇÕES UNIDAS ENFRENTAM O DESAFIO DE GARANTIR O ABASTECIMENTO E RECUPERAR LAGOS E AQUÍFEROS CADA VEZ MAIS POLUÍDOS E DEGRADADOS. O TERRITÓRIO BRASILEIRO ABRIGA A MAIOR RESERVA DE ÁGUA DOCE DO MUNDO, MAS A DISTRIBUIÇÃO É DESIGUAL. E HÁ ESCASSEZ EM VÁRIAS REGIÕES. BOA PARTE DA ÁGUA ESTÁ COMPROMETIDA . PARA ENFRENTAR A CRISE HÍDRICA DA MAIOR CAPITAL BRASILEIRA, O GOVERNO PAULISTA INVESTIU EM OBRAS EMERGENCIAIS. O PAULISTANO APRENDEU A ECONOMIZAR ÁGUA. E, A REPÓRTER LAÍS DUARTE ESTÁ EM BRASÍLIA PARA ACOMPANHAR OS DEBATES DO GRANDE ENCONTRO INTERNACIONAL .
Conheça o Programa
n
A GRANDE BARREIRA DE CORAL

DO RECIFE ATÉ A FLORESTA TROPICAL

Na Austrália encontra-se a Grande Barreira de Coral, uma das maravilhas naturais do mundo e a maior estrutura viva em nosso planeta. Monty Halls explora seu comprimento total de 2.000 quilômetros, dos arrecifes externos selvagens do Mar de Coral ao manguezal emaranhado e à floresta vaporosa na costa; De grandes ilhas montanhosas a minúsculos cayos de coral pouco acima do nível do mar; Das profundezas escuras do abismo além do recife aos coloridos jardins de corais das águas rasas. Ao longo do caminho, ele explora o perigoso e intrigante recife, e visita áreas que raramente foram filmadas, do grande naufrágio da vida selvagem na terra até o misterioso fundo marinho da lagoa, onde animais estranhos espreitam sob as rochas. A Grande Barreira de Coral, como um todo, abrange uma área maior do que a Grã-Bretanha, mas surpreendentemente, apenas sete por cento são recifes de coral. O resto é uma variedade de habitats interconectados, incluindo a selva mais antiga do mundo, centenas de ilhas, manguezais, misteriosos jardins de águas profundas, vastos planos de areia e prados de grama marinha - todos cheios de vida selvagem incrível. Uma gigantesca lagoa de águas profundas conecta tudo isso, e muitas das criaturas que vivem nele são quase impossivelmente estranhas - desde tubarões gigantes até os "peixinhos estranhos” que vivem sua vida do raso até o fundo onde encontramos o pepino do mar. A vida marinha aqui também existe em profusão espetacular, como no naufrágio de 100 anos do SS Yongala, considerado o maior naufrágio da vida selvagem na Terra. As conexões entre todos esses ambientes significam que não só eles dependem um do outro, mas sem eles o próprio recife de coral não sobreviveria.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO?

TÁ CERTO? - 04

Warley recebe Geisinha, Dona Zilda e Dudu, que fazem muita trapalhada junto com Tosco e os Ursiversitários enquanto tentam acertar as respostas do game.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 305 - 18/03/2018

NO METRÓPOLIS TEM UMA GRANDE MOSTRA DO TRABALHO ESCULTOR SERGIPANO VEIO E A EXPOSIÇÃO SOBRE A VIDA E A OBRA DE TOM ZÉ. A ESTREIA DO NOVO ESPETÁCULO DO BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO , UMA HOMENAGEM A CAETANO VELOSO. A GENTE TE MOSTRA UM DOS MAIORES EVENTOS DE INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E CULTURA DO MUNDO REÚNE EM AUSTIN, NOS ESTADOS UNIDOS. E NO ESTÚDIO O MUSICAL QUE PASSEIA PELA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRAS DE ARY BARROSO A RACIONAIS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 89

Destaques desta edição: - Mulheres pioneiras: entrevista com a cineasta Dorota Kobiela, idealizadora do filme "Com amor, Van Gogh". Pela primeira vez, uma animação foi feita inteiramente a partir de pinturas a óleo. - Designer usa materiais e técnicas diferentes para criar objetos tridimensionais que já viraram capa de publicações renomadas. - RADAR: Obra "Moça com Brinco de Pérola", de Johann Vermeer, passa por raio-x para se obter mais informações sobre as camadas de tinta usadas pelo pintor holandês // Após sucesso no Youtube, Haiyti lança álbum na Alemanha // Filme “A Revolução silenciosa" conta a história de mulheres sauditas que contribuíram para mudança que está ocorrendo na Arábia Saudita. - "Lady Gaga do Design": a extravagância dos projetos do holandês Marcel Wanders é destaque na mídia especializada em design de interiores. - Desenvolvedores de games apostam em cenários reais para dar nova cara a jogos de computador. - Os destaques do famoso festival de flamenco de Jerez de La Frontera, na Espanha.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

INFÂNCIA E POLÍTICA

série: O tempo da infância e a infância de nossos tempos curadoria: Julieta Jerusalinsky É inegável a importância da infância no resto da nossa vida. Por isso seria de se esperar que uma cuidadosa atenção fosse dada às nossas crianças. Aos estímulos produzidos pela cultura de cada época, as crianças reagem; através de seu comportamento, fala, linguagem e sintomas. Escutar as respostas que as crianças têm dado diante dos ideais de nosso tempo é o que nos propõe esta série do Café Filosófico. Infância e política com Ilana Katz - psicanalista Contar aos nossos filhos ou netos as histórias de nossa infância, das brincadeiras que fazíamos na rua, no parque, no quintal... é uma forma de estimular a imaginação e fortalecer laços. Mas o espaço geográfico da infância mudou. E mudou também a forma como nos relacionamos, com o colega, com o vizinho… com o outro. E mesmo com os nossos filhos. De qualquer forma, seguimos transmitindo valores, modelos, atitudes... O espaço que reservamos as crianças, a maneira como tecemos nossos laços, o jeito com que lidamos com o outro, tudo isso afeta e constrói a infância de um determinado tempo. A nossa época vem se caracterizando por estabelecer um novo modo de estar com as pessoas, onde não necessariamente corpo e mente estão no mesmo lugar. Como o nosso modo de vida afeta as crianças em sua experiência de ser criança hoje?
Conheça o Programa
14
A CARA DO MUNDO

livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 04

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 88

Veja os destaques desta edição: - Como cidades estão ficando mais digitalizadas. O exemplo de Hamburgo. - Sistema inteligente otimiza coleta de lixo nas cidades - Sistema inteligente mostra quais contêineres de lixo da cidade estão cheios e podem ser coletados. A ideia é evitar que os caminhões de lixo parem em contêineres que não precisem ser coletados. - Transformando fezes em energia limpa - Cidade no Quênia produz carvão de biomassa sem odor ruim e seguro para o uso com alimentos. - Minas ameaçam sobrevivência de animal símbolo da Amazônia - Extração de ouro nos rios da Amazônia libera na água metais pesados como mercúrio, que acaba no organismo dos botos-rosa. - Orangotangos lutam para viver em liberdade na ilha de Sumatra - 80% da mata nativa da ilha tropical já foi devastada. Ativistas trabalham para proteger parques nacionais e animais selvagens.
Conheça o Programa
livre
O MURO

O MURO - EPISÓDIO 4

NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS DOIS PERSONAGENS QUE TÊM ETNIAS E COSTUMES DIFERENTES DAS VIVIDAS PELOS BRASILEIROS.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

MV BILL (2017)

Neste programa, o Manos e Minas recebe o rapper MV BILL. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Kimani. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - Manos e Minas esteve no Sesc Pompéia, onde rolou o festival Dub Sessions. Vários artistas do Reggae e do Dub colaram por lá - O nosso videorrepórter, Rodney Suguita, acompanhou o grupo de teatro Coletivo Negro que foi apresentar a peça “Farinha com açúcar ou sobre sustância de meninos homens” Na Fundação Casa. A peça que homenageia o grupo Racionais Mc´s foi apresentada para essa molecada em reclusão e teve a participação do dj Kl Jay.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 272 - DE VOLTA À VIDA

OS CIENTISTAS MAIS CORAJOSOS OUSAM FALAR EM RESSURREIÇÃO. OUTROS PREFEREM O TERMO EM INGLÊS DE-EXTINCTION. NA PRÁTICA, ELES SE REFEREM ÀS TENTATIVAS DE RESGATAR O GENOMA DE ESPÉCIES EXTINTAS HÁ MILHARES DE ANOS E TRAZE-LAS DE VOLTA À VIDA. SIM, SE VOCÊ SE LEMBROU DO LIVRO E DO FILME "PARQUE DOS DINOSSAUROS" É DISSO QUE SE TRATA. COM A DIFERENÇA DE QUE, LÁ, ERA FICÇÃO. AQUI, VAMOS TRATAR DE REALIDADE. AS EXPERIÊNCIAS MAIS RECENTES NO CAMPO DA GENÉTICA TAMBÉM ENVOLVEM OS HUMANOS. CIENTISTAS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS ESTÃO PRONTOS PARA APLICAR AS NOVAS DESCOBERTAS NO TRATAMENTO OU CURA DE VÁRIAS DOENÇAS. UMA DELAS SE REFERE A UMA DEFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE GLÓBULOS VERMELHOS E OUTRA À CEGUEIRA DE BEBÊS. OS AVANÇOS NESTA ÁREA PROMETEM LEVAR A UMA NOVA ERA NA MEDICINA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 38 - APLICATIVOS

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1231

O REPÓRTER ECO ESPECIAL DE HOJE APRESENTA OS PRINCIPAIS ASSUNTOS QUE SERÃO DISCUTIDOS NO OITAVO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA. O BRASIL VAI SEDIAR DE 18 A 23 DE MARÇO O MAIOR EVENTO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS DE 2018. PESQUISADORES , CHEFES DE ESTADO, ONGS E EMPRESÁRIOS DE 70 PAÍSES SE REÚNEM EM BRASÍLIA PARA DEBATER SOLUÇÕES PARA A CRISE HÍDRICA GLOBAL. VEJA OS DESTAQUES : QUASE DOIS BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL. AS NAÇÕES UNIDAS ENFRENTAM O DESAFIO DE GARANTIR O ABASTECIMENTO E RECUPERAR LAGOS E AQUÍFEROS CADA VEZ MAIS POLUÍDOS E DEGRADADOS. O TERRITÓRIO BRASILEIRO ABRIGA A MAIOR RESERVA DE ÁGUA DOCE DO MUNDO, MAS A DISTRIBUIÇÃO É DESIGUAL. E HÁ ESCASSEZ EM VÁRIAS REGIÕES. BOA PARTE DA ÁGUA ESTÁ COMPROMETIDA . PARA ENFRENTAR A CRISE HÍDRICA DA MAIOR CAPITAL BRASILEIRA, O GOVERNO PAULISTA INVESTIU EM OBRAS EMERGENCIAIS. O PAULISTANO APRENDEU A ECONOMIZAR ÁGUA. E, A REPÓRTER LAÍS DUARTE ESTÁ EM BRASÍLIA PARA ACOMPANHAR OS DEBATES DO GRANDE ENCONTRO INTERNACIONAL .
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

OS NEGATIVOS

Arlete Soares, editora da obra de Pierre Verger no Brasil, guarda as lembranças de sua vivência com o antropólogo num quarto escuro.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 19

Convidados: Marisa Lajolo e Marcia Camargos No ar: 11/06 Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Por que Lobato se tornou o maior escritor de literatura infanto-juvenil brasileiro? Qual a diferença entre a obra dele e de outros escritores do gênero no Brasil? • A preocupação que Lobato teve de aproximar a linguagem literária da fala coloquial e de criar personagens nacionais foi a grande marca da sua literatura? • Ele criou um estilo brasileiro de fazer ficção? • Que escritores marcaram a literatura de Lobato? • Pode-se dizer que, assim como Euclides da Cunha, ele olhou para um Brasil ignorado pela cultura dos centros urbanos? PERGUNTAS BLOCO 2 • Qual a relação de Monteiro Lobato com os modernistas? • Poderiam explicar o episódio da crítica à exposição de Anita Malfatti? Que peso isso teve na imagem do escritor? • PERGUNTA DO CRÍTICO DE ARTE TADEU CHIARELLI, UM JECA NOS VERNISSAGES • A questão da identidade nacional em geral é vista como uma virtude de modernistas como Mário e Oswald de Andrade, mas com Lobato parece ser o contrário. Ele ficou com imagem de provinciano. Por quê? PERGUNTAS BLOCO 3 • A visão de Lobato como autor infanto-juvenil obscureceu a obra dele como autor de ficção adulta? • Como avaliar a ficção adulta de Lobato? Quais os principais livros? • Como situar tais livros na vertente modernista? • Em quais gêneros literários Lobato escreveu? • Como foi a trajetória de Lobato como editor? Qual sua importância na indústria gráfica brasileira? • Marisa Lajolo: como essa atividade se reflete na produção da obra infantil analisada em Monteiro Lobato Livro a Livro? PERGUNTAS BLOCO 4 • Qual a posição política de Lobato? Por que ele foi preso pelo Estado Novo? • Agora que Barack Obama foi eleito nos Estados Unidos, como vocês avaliam seu único romance, O presidente negro? • O livro – que está longe de ser “politicamente correto” – teve repercussão internacional? • Qual a importância da questão racial em Lobato, lembrando que o título original de O presidente negro era O choque das raças? • Como avaliar as personagens de tia Nastácia e do Jeca Tatu frente aos estereótipos sociais brasileiros?
Conheça o Programa
livre