Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 17 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 53

Eleições suplementares no Amazonas são destaque do #Confirma De repente, em um ano não eleitoral... Páh! Pinta uma eleição fora de época! E lá vai a Justiça Eleitoral correr para organizar tudo para a festa da democracia. Isso rolou lá no Amazonas – foi a primeira eleição suplementar para o cargo de governador da história! E claro, falou que é processo eleitoral o #Confirma sua participação! Então, nesta edição especialíssima sobre eleições suplementares você vai ficar por dentro de todos os detalhes dessa eleição no estado amazonense. Nossas equipes conversaram com os eleitores, fizeram a rota de montagem das seções eleitorais em regiões distantes como o município de São Sebastião, onde o acesso é feito apenas de barco pelo Rio Negro. Veja como Exército, Marinha e Aeronáutica se mobilizaram junto à Justiça Eleitoral para garantir total segurança e organização durante as eleições. Confira o passo a passo da auditoria das urnas eletrônicas por meio da votação paralela que mostra como a votação eletrônica é segura mesmo. O eleitor não tem do que desconfiar porque tudo é feito às claras... Todo mundo pode assistir e acompanhar a auditoria na sede do TRE quando acontece uma eleição. Conheça também o Centro de Divulgação de Resultados das Eleições no Amazonas. Uma estrutura montada especialmente para que a imprensa possa trabalhar e levar as informações quentinhas até o eleitor. Acompanhe como foi o processo de divulgação dos resultados e o balanço dessa eleição histórica. Não vai perder o #Confirma, hein!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 755

Quem está acostumado a rodar pelas estradas brasileiras, sabe bem: para garantir uma viagem segura é preciso precaução e experiência. Mas, até mesmo aqueles mais preparados e responsáveis pela fiscalização das estradas podem se envolver em acidentes. No sul do País, um homem morreu depois de bater o carro, de frente, em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, que estava na contramão. Na Justiça Federal, a União foi condenada a pagar indenização por danos morais à família da vítima e também uma pensão mensal à filha do homem morto. A reportagem é de Marcelo Magalhães. De Pernambuco, o repórter Alessandro Moura mostra como clientes de um suposto plano de saúde foram enganados. A empresa informava que oferecia os serviços de consultas médicas e exames, mas em vários casos, os procedimentos não eram autorizados. Isso porque, a empresa sequer tinha registro na Agência Nacional de Saúde. Diante das irregularidades, o suposto plano e o proprietário da empresa foram condenados a ressarcir os associados pelos prejuízos e, ainda, ao pagamento de indenização por danos morais. O brasileiro quer comodidade na hora de comprar. Prova disso é que as vendas pela internet cresceram. Mas, ainda falta melhorar a entrega dos produtos. Histórias de mercadoria extraviada ainda acontecem. Em um desses casos, uma joalheria que enviou relógios para conserto na fábrica, precisou entrar na Justiça para não ficar no prejuízo. Isso porque os relógios nunca chegaram ao destino. A repórter Roberta Nunes mostra qual o entendimento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao condenar os Correios. O turista brasileiro voltou a viajar e a gastar dinheiro no exterior. Quase US$ 9 milhões foram deixados em outros países no primeiro semestre de 2017, de acordo com o Banco Central. Só que para fazer viagem internacional é preciso estar com o passaporte em dia. Em São Paulo, um advogado esbarrou na burocracia e teve que recorrer à Justiça. A Polícia Federal não havia autorizado a emissão porque ele não tinha o título de eleitor. No entanto, a Justiça entendeu que a isenção de alistamento era o suficiente para a liberação do passaporte. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
10
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 02 - TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

Prof.Ricardo Cneio Alves e Dr. Roberto falam sobre as técnicas de meditação e seus benefícios, principalmente utilizadas em mulheres grávidas.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 04

Vamos conhecer uma das mais legais iniciativas do mundo da bike. A “Bike Anjo”, que ajuda as pessoas que não sabem e tem medo de pedalar. Mario Canna nos ensina os diferentes tipos de pneus para cada tipo de bike e cada tipo de atividade a ser realizado, passeio, mountain bike e estrada. No segundo bloco, Arnaldo Machado, arquiteto e professor Universitário, nos conta como conheceu o universo da bike e como transformou sua vida. Também veremos como se confeccionam as roupas exclusivas dos ciclistas. E no terceiro e ultimo bloco, vamos para mais um bate papo com o Educador Ambiental Lemuel Santos (Rex), que nos conta como a sua vida mudou após a compra da sua primeira bicicleta.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

DENGUE - 2010

A Dengue continua um sério problema de saúde pública. Não temos vacina ainda. Portanto devemos redobrar as medidas preventivas: não deixar acumular água parada que é o reservatório para o mosquito transmissor da doença. Também podemos passar repelente quando vamos para áreas de risco. E principalmente ter consciência de que é a atitude de cada um que pode ajudar a combater esta epidemia. Há quatro tipos de vírus. Já circularam no Brasil, os tipos um, dois e três. O vírus tipo 1 é o menos virulento. Porém é o mais explosivo. Causa grandes epidemias. E o tipo 3 é o menos virulento. A dengue pode se manifestar de quatro formas: clássica, clássica com complicações, hemorrágica e síndrome de choque da Dengue. Na hemorrágica há alterações da coagulação sanguínea. Em geral, quando ocorre, o paciente no terceiro ou quarto dia começa a mostrar uma evolução desfavorável, podendo ocorrer hemorragias no nariz, gengiva e em outras partes do corpo. E quando o quadro se agrava mais, assim que a febre acaba, a pressão arterial cai e pode gerar tontura, queda e choque. É uma emergência médica. Em geral, a pessoa só tem uma vez cada tipo de dengue. O problema é que num período que varia entre seis meses e três anos após a primeira ocorrência, a pessoa pode ser picada por um mosquito contaminado com outro tipo de vírus, e como o sistema imunológico fica confuso pode aumentar a lesão na parede dos vasos facilitando hemorragias. Então, quanto mais epidemias tivermos, maior é o risco de Dengue Hemorrágica. Por isso, vale reforçar a divulgação das medidas preventivas. O mosquito Aedes aegypti parece um pernilongo comum, só que é mais escuro e tem manchas brancas no corpo e nas pernas. Não faz zumbido. Costuma atacar durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde. Escolhe, preferencialmente, as pernas para picar. E, somente a fêmea, contaminada, transmite a doença. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. E se estiver infectada pode transmitir a doença para suas crias. Os ovos são resistentes. Podem permanecer no sol, a seco, por até um ano e meio. E depois em contato com a água (de preferência limpa), da chuva ou quando aguamos um vaso de planta, lavamos o quintal... ele completa ociclo e se transforma num vetor. Mais informações: Saúde Brasil (lina@saudebrasilnet.com.br) www.saudebrasilnet.com.br
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

DOMINGUINHOS (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações de Dominguinhos em épocas diferentes.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 469

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

SAMBA DE MADRINHA PARA AFILHADA (ESPECIAL - SAMBA NA GAROA)

A rica relação entre padrinhos e afilhados musicais rende pano pra manga no Samba na Gamboa dessa semana. As trocas entre artistas consagradas e representantes da nova geração promoveram encontros antológicos ao longo da história da música popular brasileira, como é o caso da parceria entre as convidadas da noite Lecy Brandão e Mariana Aydar. Entre os sucessos entoados nesta noite estão: “Zé do Caroço”, “Isso é fundo de quintal” e “Água de chuva no mar”.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2017 - 12ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
DE MALA E CUIA

DE MALA E CUIA 08 - PARTIU, SALVADOR!

Felipe vai conhecer Salvador na Bahia , cidade de seu avó Orlando, que conta histórias de sua infância.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS

TIMMY NÃO CONSEGUE DANÇAR

Dirigidos com Harriet e Osbourne, os alunos estão aprendendo vários estilos de dança, do hula-hula à quadrilha, mas Timmy não consegue pegar o ritmo! Logo ele descobre uma paixão pela música hip-hop e assombra seus amigos com seus novos passos.
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

MELHOR AMIGA/SE VESTINDO DE MAMÃE E PAPAI/FESTA DA ESCOLA

MELHOR AMIGA Peppa e sua melhor amiga Suzy Ovelha brincam em casa, mas Peppa não quer que George participe da brincadeira. Ela diz que os jogos são apenas para meninas grandes e George fica muito triste. Quando Peppa e Suzy resolvem brincar de médico e enfermeiro elas chamam George para ser seu paciente, o que o deixa muito feliz, especialmente quando a Mamãe Pig traz biscoitos para ele. SE VESTINDO DE MAMÃE E PAPAI Peppa e George adoram se vestir. Um dia eles entram no quarto da Mamãe e Papai e usam as roupas deles, tudo bem grande. Peppa finge trabalhar no computador da Mamãe e George mexe na horta do Papai. FESTA DA ESCOLA Peppa e sua família vão a uma festa da escola. Peppa, George e seus amigos têm seus rostos pintados como tigres. Todas as crianças recebem um balão e Papai Pig impressiona a todos quando ele faz um balão em forma de dinossauro para George. Mas a principal atração é o castelo inflável!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 48 - CADEIA ALIMENTAR

HISTORIA CENTRAL: CACO E LILICA BRINCAM DE SER PORQUINHOS E ALÍPIO O LOBO MAU DITO E FEITO: BRINCAM DE SER VÁRIOS ANIMAIS
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 8 - UM PARAÍSO TROPICAL

Quando a viagem à ilha tropical é cancelada por conta do mau tempo, Laranjinha decide construir uma réplica exata do resort em casa, mas ela fica preocupada demais em fazer isso exatamente igual. Finalmente as garotas decidem fazer um resort a moda Tutti-Frutti.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 6

Senninha e Neco devoram um bolo feito pela Gabi. Mas o bolo não era para eles. Gabi fica muito chateada e, para se desculparem com a amiga e se redimirem, fazem um outro bolo para ela. Muito maior e mais gostoso. Pelo menos na ideia deles...
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 04/06

Conheça o Programa
livre
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001)

OS CANGACEIROS 21

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - III

FEIRA DE CIÊNCIAS

Tom convida o amigo Arthurzinho para fazer com ele o dever da feira de ciências. Mas o garoto só pensa em jogar seu game o dia todo. Enquanto isso, Tom usa umas batatas caídas pelo chão como bateria de uma experiência. Ao ver suas batatas em uso, Leocádia confisca o game de Arthurzinho. Mal pode imaginar que o garoto é uma peste!
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN

JORINDA E JORINGEL

Jorinda e Joringel estão apaixonados e querem passar as suas vidas juntos, porém, o pai de Jorinda não aprova o casamento. Os jovens decidem então fugir para a floresta, mas Jorinda é sequestrada por uma bruxa, que a transforma em um rouxinol. Ninguém jamais escapou do domínio da bruxa, mas Joringel tem um plano...
Conheça o Programa
livre
CARRAPATOS E CATAPULTAS - SÉRIE II

OS SUPER HÍPER MEGA CANUDINHOS

O Carrapato megafone anuncia um novo produto à venda: “os super hiper mega canudinhos”. Bod e Bolão aparecem com a novidade. Mas ao invés de usarem os super hiper mega canudinhos para sugarem gororoba, todos começam a “lutar” usando os super hiper mega canudinhos como se fossem espadas de laser. Baixinho e Bum vão até o “Shopingue Center” comprar um super hiper mega canudinho, mas já acabaram. Bum, Bod e Bolão recebem um voador urgente do Chefe Bonaparte dizendo que eles tem uma missão importante. Baixinho fica com a babá. À noite Bum recebe telefonema de sua mãe lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas.
livre
A MANSÃO MALUCA DO PROFESSOR AMBRÓSIO - SÉRIE III

A PEDRA FILOSOFAL

O PROFESSOR RESOLVE TRABALHAR INCANSAVELMENTE COMO OS ALQUIMISTAS DO PASSADO PARA TENTAR DESCOBRIR OS SEGREDOS DA PEDRA FILOSOFAL. QUANDO ELE FINALMENTE CONSEGUE CRIÁ-LA, O PIRATA BILLY APARECE E A TOMA DAS MÃOS DO PROFESSOR. COM A AJUDA DE FLORIBELA O PROFESSOR TENTARÁ RESGATAR A PEDRA FILOSOFAL ANTES QUE BILLY DESAPAREÇA DA MANSÃO COM ELA.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO II

SEM CANIL

Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

CURUPIRA

Curupira Após ter seu esconderijo bagunçado pelos Bandeiras, que fazem fogueira, comem suas frutas e se apossam de sua rede, Curupira, o famoso protetor das matas e dos animais, se revolta contra a tropa e passa a aplicar um monte de pegadinhas no bando, botando uns contra os outros.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 05

No programa de hoje vamos bater papo com a instrutora de pilotagem Claudia Franco, que dá aulas de bike, inicialmente para mulheres que não sabiam pedalar e que foi gradualmente ensinando até crianças. Mario Canna nos ensina como armazenar nossas bikes por um longo período de tempo. No segundo bloco, vamos conhecer o jornalista Leandro Bittar, que nos conta com sua paixão tomou força pelo ciclismo. Vamos Pedalar mostra como uma agencia de turismo radical, a Ushuaia Extremo Travels, explora a pratica de ciclismo no gelo. E no ultimo bloco, vamos bater um papo com a jornalista Renata Falzoni, que conta como deixou a dependência de carros de lado e começou a usar a bike como meio de transporte. Ela conseguiu conciliar as suas paixões: fotografia, arquitetura, jornalismo, rádio, cinema com a bicicleta.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1214

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ VIAJA COM NOSSA EQUIPE ATÉ O INTERIOR DO MARANHÃO PARA REGISTRAR UM EXEMPLO DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO A PARTIR DO USO SUSTENTÁVEL DE UMA DAS PALMEIRAS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL. E AINDA, A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS LANÇA CAMPANHA PARA COMBATER UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL : A POLUIÇÃO DOS OCEANOS. A ONU QUER MOBILIZAR GOVERNOS, EMPRESAS E SOCIEDADE PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO QUE AMEAÇA A BIODIVERSIDADE MARINHA E COLOCA EM RISCO A SAÚDE HUMANA. NO POVOADO DE SÃO MANOEL, MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO, AS QUEBRADEIRAS DE COCO, FAMOSAS PELA CONQUISTA DA LEI DO "BABAÇU LIVRE" -TÊM ACESSO ÀS PLANTAÇÕES, ONDE EXTRAEM A CASTANHA DO BABAÇU QUE GERA RENDA PARA AS FAMÍLIAS. E , A COOPERATIVA DE TRABALHADORAS RURAIS GANHA O APOIO DE UMA GRANDE EMPRESA DE COSMÉTICOS QUE COMPRA E TRANSFORMA O ÓLEO DE BABAÇU EM PRODUTOS PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL.
Conheça o Programa
n
PINGUINS - ESPIÕES NA COLÔNIA

OS PRIMEIROS PASSOS

Depois que os filhotes nascem, os pinguins-imperadores machos fazem um desfile de identidade antes de devolverem os filhotes para suas mães, que são obrigadas a protegê-los da nevasca. As câmeras gravam o momento em que as mães ensinam os primeiros passos aos seus filhotes, enquanto as fêmeas que não tem ou perderam seus filhotes tentam sequestrar os das outras; e petréis gigantes forçam os filhotes a se abrigarem por proteção. Nas Ilhas Malvinas, os filhotes de penacho-amarelo conhecem seus desagradáveis vizinhos: os cormorões rei. Outras aves também são ameaças aos pequenos pinguins e uma delas captura uma das câmeras disfarçadas de ovo, gerando uma tomada de toda a colônia. Os adultos aproveitam um banho nas pedras de seus próprios “spas particulares”, enquanto os filhotes enfrentam mais predadores. No Peru, os pequenos humboldts surgem no deserto. Seus pais os deixam sozinhos em suas tocas cheias de lama, onde eles enfrentam ondas de focas, gaivotas e cormorões. Os pinguins começam a chegar à fase adulta.
Conheça o Programa
livre
MÁXIMO E CONFÚCIO

O GRANDE SHOW

Confúcio finalmente vai se lançar como cantor com a sua nova banda e Máximo, aparentemente, retomou sua prosperidade pagando os atrasados de seus funcionários. No entanto, o dinheiro de Máximo é fruto de negócios ilícitos e quando ele é descoberto, sua única chance de fuga está no show de seu filho.
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2017 - DOMINGO 279 - 17/09/2017

UMA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE OS QUARENTA ANOS DO PUNK ROCK. E PARA FICAR NO CLIMA TEM TAMBÉM A EXPOSIÇÃO COM RELÍQUIAS DE UMA BANDA QUE SE INSPIROU NO MOVIMENTO: O NIRVANA!!!! CONHEÇA O NOVO INSTITUTO MOREIRA SALLES NA AVENIDA PAULISTA ANTES DA ABERTURA. UM ESPAÇO PARA O CINEMA E FOTOGRAFIA EM SÃO PAULO. TEM A BANDA AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA NO ESTÚDIO PARA O LANÇAMENTO DO SEGUNDO DISCO: BIXA!!!! E ADAPTAÇÃO PARA O TEATRO DE "GRANDE SERTÃO: VEREDAS", DE GUIMARÃES ROSA. MONTAGEM GRANDIOSA ASSINADA PELA MULTI-ARTISTA BIA LESSA.
Conheça o Programa
livre
ROTA DA INOVAÇÃO

MATERIAL INÉDITO (VÁRIOS PAÍSES)

TEMA: MATÉRIAS INÉDITAS Na Jordânia iremos visitar a UNHCR, a Comissão de Refugiados, que usa a inovação e a criatividade na construção de campos de refugiados melhores, além da 3D Mena, uma empresa que cria próteses inovadoras para crianças. Na Dinamarca, veremos estudos da Universidade Syddansk, referentes ao comportamento de animais como golfinhos e morcegos, utilizando tais conhecimentos em aplicações diversas na medicina, comunicações e localização por gps. Em Hamburgo, na Alemanha, a Rota da Inovação visita o Instituto do Conhecimento Tecnológico da Universidade de Hamburgo, onde veremos o uso da neurociência na robótica, com robôs que “aprendem” quando são “ensinados”. É a inteligência artificial, com robôs entendendo, aprendendo e funcionando a partir de comandos motores de um ser humano.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

O POETA QUE VISITA HISTÓRIAS

CF 13 Mia Couto Um dos mais importantes autores da África contemporânea, o moçambicano Mia Couto é o convidado deste Café Filosófico Especial. Em uma conversa com a jornalista Fernanda Mena, o escritor revela um pouco mais sobre sua vida e sua visão de mundo. Como um “poeta que visita histórias”, ele compartilha lembranças da infância transcorrida entre a prosa das mulheres da família na cozinha, fala sobre seus ideais e lutas numa terra colonizada, reprimida pela ditadura e devastada pela guerra. Suas armas: a biologia, o sonho e a poesia.
Conheça o Programa
14
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 68

Destaques desta edição: - Projeto "Terra em movimento": paisagem próxima a trajeto de trem se transforma em palco para teatro e performances ao ar livre para os viajantes. - Top 5: os instrumentos musicais mais malucos e inusitados. - Festival de Circo de Berlim aposta em reinventar e modernizar a arte circense. - Bloco especial: Camarote.21 entrevista Marcos Valle e Moreno Veloso durante o Festival Wassermusik em Berlim.
Conheça o Programa
livre
RAÍZES

livre
PERSONA EM FOCO

REGINA BRAGA

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 67

Temas desta edição: - Estudo indica que filhos podem herdar características adquiridas pelos pais. Cientistas chegaram à conclusão fazendo um experimento com ratos. - Terapia virtual ajuda a vencer medo de altura. Pacientes usam óculos de realidade aumentada para confrontar fobias. - Cientistas identificam problemas na qualidade das águas do Pacífico, no Peru. As correntes estão mais quentes e os movimentos oceânicos estão mudando. - Noruega constrói túnel gigantesco para navios. A ideia é desviar navios de uma região perigosa onde acontecem muitos acidentes.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

LARISSA LUZ (2017)

Neste programa, o Manos e Minas recebe Larissa Luz, diretamente da Bahia ela vem o trazer o seu segundo álbum solo "Território Conquistado". Durante a entrevista, Larissa conta como foi trabalhar com uma antropóloga para auxiliar o processo de criação das letras. Fala também da experiência de ter sido indicada ao Grammy latino. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Renato Kolla. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - no quadro "Discoteca Básica", Ney, dono da Gringo Records, um dos caras que mais abastece os Dj´s de São Paulo, escolhe os seus 5 discos prediletos. - nosso vídeorreporter Rodney Suguita traça um perfil do cineasta Valtingo Rege, que começou a estudar cinema nas escolas públicas e acaba de lançar o filme "Preto no Branco", que retrará o racismo no Brasil. - fomos conhecer o time de rugby de uma das maiores favelas de São Paulo "Leõs de Paraisópolis" , que desde 2004 vem formando jogadores e usando o esporte para formar jovens da periferia.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 253 - A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA

PRIMEIRO ATO: O GOVERNO DECIDE EXTINGUIR POR DECRETO UMA ÁREA DE RESERVA SITUADA NA AMAZÔNIA, QUE SERIA LIBERADA PARA MINERAÇÃO. SEGUNDO ATO: O GOVERNO DECIDE EDITAR UM NOVO DECRETO, COM ALTERAÇÕES, MAS MANTENDO A DECISÃO DE EXTINGUIR A RESERVA. TERCEIRO ATO: FICAM REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES ANTERIORES E O ASSUNTO SERÁ LEVADO À DISCUSSÃO COM A SOCIEDADE. ENTENDEU? SE NÃO CONSEGUIU ENTENDER, NÃO SE PREOCUPE. ATÉ MESMO O GOVERNO SE ATRAPALHOU COM ESSA QUESTÃO. A HISTÓRIA DA RESERVA NACIONAL DO COBRE E ASSOCIADOS-RENCA, JÁ COMEÇA A SE COMPLICAR PELO NOME, QUE FALA EM COBRE. ACONTECE QUE AS EMPRESAS INTERESSADAS EM EXPLORAR A RESERVA ESTÃO DE OLHO MESMO É NO OURO, NÍQUEL, MANGANÊS, TÂNTALO E OUTROS MINERAIS NOBRES. PRA SE TER UMA IDEIA, JÁ EXISTEM MAIS DE 600 PROJETOS DE EXPLORAÇÃO NA ÁREA. DAÍ A PRESSÃO SOBRE O GOVERNO PARA LIBERAÇÃO. ACONTECE QUE A RESERVA ABRIGA NOVE ÁREAS DE CONSERVAÇÃO, SENDO SETE DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DUAS INDÍGENAS, O QUE PREOCUPA OS AMBIENTALISTAS. É O TEMA DO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 12 - DELAÇÃO PREMIADA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1214

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ VIAJA COM NOSSA EQUIPE ATÉ O INTERIOR DO MARANHÃO PARA REGISTRAR UM EXEMPLO DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO A PARTIR DO USO SUSTENTÁVEL DE UMA DAS PALMEIRAS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL. E AINDA, A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS LANÇA CAMPANHA PARA COMBATER UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL : A POLUIÇÃO DOS OCEANOS. A ONU QUER MOBILIZAR GOVERNOS, EMPRESAS E SOCIEDADE PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO QUE AMEAÇA A BIODIVERSIDADE MARINHA E COLOCA EM RISCO A SAÚDE HUMANA. NO POVOADO DE SÃO MANOEL, MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO, AS QUEBRADEIRAS DE COCO, FAMOSAS PELA CONQUISTA DA LEI DO "BABAÇU LIVRE" -TÊM ACESSO ÀS PLANTAÇÕES, ONDE EXTRAEM A CASTANHA DO BABAÇU QUE GERA RENDA PARA AS FAMÍLIAS. E , A COOPERATIVA DE TRABALHADORAS RURAIS GANHA O APOIO DE UMA GRANDE EMPRESA DE COSMÉTICOS QUE COMPRA E TRANSFORMA O ÓLEO DE BABAÇU EM PRODUTOS PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

ALÔ, ALÔ AMAZÔNIA

A vida da população ribeirinha na Amazônia tendo como guia o programa de Rádio "Alô Alô Amazônia".
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 30

Convidados: Frederico Barbosa e Silviano Santiago •Silviano Santiago: Você é considerado o introdutor do romance pós-moderno no Brasil, com Stella Manhattan e em Em liberdade. Você concorda? E o que são afinal moderno e pós-moderno? •Frederico Barbosa: Você normalmente é associado ao concretismo, considerado o último momento do modernismo brasileiro – mas que ao mesmo tempo deságua na Tropicália. Existe na poesia brasileira essa tensão entre moderno e pós-moderno? (Lembrar do livro Poesia Concreta Brasileira, de Gonzalo Aguilar) •Silviano Santiago: Em Liberdade e Viagem ao México partem de autores reais (Graciliano e Artaud); esses romances são um exercício de estilo ou uma forma de ler esses autores a contrapelo, contra a tradição moderna? •Frederico Barbosa: Falando no Chico Buarque, ainda se coloca a discussão sobre o caráter literário da MPB? •Para ambos: Voltando à pergunta do Rodrigo Lacerda, a discussão sobre identidade nacional ainda tem validade? •emendar na pergunta do Rodrigo: Escolhas diferentes (de pai e filho) dos momentos da poesia de João Cabral. •Silviano Santiago: A crítica é um gênero literário? Você se coloca na contramão da crítica hegemônica no Brasil (formalista de um lado, sociológica de outro)? •Frederico Barbosa: Existe gesto crítico na poesia para além da própria poesia, uma crítica voltada para a sociedade, a história etc.? •Silviano Santiago: No prefácio de Nas malhas da letra, você afirma que seus ensaios são “de maneira sutil – e talvez por isso mesmo envergonhada – comentários” aos seus livros de criação. O que a crítica não enxergou em seus livros? •Silviano Santiago: Embora você se debruce mais sobre a prosa, no ensaio O assassinato de Mallarmé (de Uma literatura nos trópicos), você faz uma crítica severa a poetas dos anos 70 (geração mimeógrafo) dizendo que “o ovo de Colombo dos jovens é que o livro pode ainda ser um objeto mercadoria”. A atual explosão de blogs e revistas independentes reedita essa poesia midiática? •Frederico Barbosa: Como diretor da Casa as Rosas, como você vê essa onda de festas literárias, eventos e ações da internet? •Silviano Santiago: Como a globalização altera a perspectiva latino-americana de representar a realidade e de se apropriar da tradição literária?
Conheça o Programa
livre