Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 16 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 12 - TAI CHI CHUAN

O PROGRAMA FALA SOBRE TAI CHI. TAI CHI SIGNIFICA ENERGIA SUPREMA, É A FUSÃO DO YIN E YANG; E CHUAN SIGNIFICA AGILIDADE, FLEXIBILIDADE E PUNHO. YIN É A ENERGIA PASSIVA, POPULARMENTE CHAMADA DE FEMININA, E YANG É A ENERGIA ATIVA, TAMBÉM CONHECIDA COMO MASCULINA. O BALANÇO ENTRE O YIN E O YANG TRAZ O EQUILÍBRIO.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 820

O Via Legal desta semana fala sobre a perda dos juros da caderneta de poupança das décadas de 80 e 90. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de suspender até 2020 os processos, não impede acordos entre clientes e bancos. Centenas de brasileiros aproveitaram uma semana de conciliação, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, para fechar um acordo e finalmente, receber o dinheiro. Imagine fazer a prova do Enem com o ronco de motores de Fórmula 1 ao seu lado? A Justiça Federal determinou a suspensão do evento durante as provas deste ano, no Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pelo Enem, para evitar que o barulho atrapalhasse a concentração dos estudantes. Por decisão da Justiça, os organizadores do evento e a Prefeitura do Rio de Janeiro tiveram que interromper os ruídos durante a realização do exame. É comum ouvir falar em erro médico, mas existe também o erro de diagnóstico. Um paciente recebeu dois resultados de HIV positivo, meses depois ele descobriu que os exames estavam errados. O homem processou o laboratório, que fica na Bahia. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, não há dúvida que o falso diagnóstico provocou abalo psicológico no paciente. A decisão determinou o aumento no valor da indenização. Programas sociais são criados para ajudar brasileiros necessitados, mas aproveitadores que tentaram faturar em cima do projeto "Minha Casa Melhor" se deram mal no interior de Pernambuco. Dois lojistas foram investigados e condenados. Eles emitiam notas fiscais de produtos que não vendiam e conseguiam a liberação do crédito da Caixa Econômica. Alívio no sul do país. Um mutirão de conciliação está ajudando centenas de famílias. Elas foram afetadas pela desapropriação de terras para a construção da nova ponte sobre o lago Guaíba, em Porto Alegre. Na Justiça Federal, o DNIT e as famílias puderam negociar os valores das indenizações. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 13

AGUARDANDO O RECEBIMENTO DA SINOPSE POR PARTE DA PRODUTORA.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

PAF - PARAMILOIDOSE FAMILIAR

A PAF (Paramiloidose Familiar) é uma doença neurodegenerativa, rara, hereditária, progressiva e crônica que pode ser fatal. Ela também é conhecida por "doença dos pezinhos", pois inicialmente suas manifestações sensitivas acontecem primeiramente nos membros inferiores (pés). A PAF afeta homens e mulheres proporcionalmente e é mais incidente em descendentes de portugueses. Os principais órgãos acometidos pela doença são os nervos periféricos, o coração, o rim.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

TRIOS (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que relembra grandes participações de trios no programa. Participaram desse programa: Zé Fortuna. Pitangueira, Zé do Fole Luizinho, Limeira, Zezinha, Trio Primavera, Trio Ariran, Trio Esperança, Carlito, Baduy, Nhozinho, Trio Parada Dura, Trio Andorinha, Pedro Bento, Zé Estrada, Celinho, Trio Urapuru, Dorinho, Iara, Pontelli, Irene, Taquinho, Mogiano e Mogianinho.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 522

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 07 - CAVAQUINHO

Com o tema Cavaquinho, este programa presta uma homenagem a Waldir Azevedo, Luciana Rabello e Jonas Pereira de Almeida, entre outros compositores.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - FINAL

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

FEDERICO PUPPI (PARTICIPAÇÃO MARIA GADÚ)

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!Neste episódio, Federicco Puppi se apresenta com participação especial de Maria Gadú.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

TURMA DA MÔNICA CONTRA O CAPITÃO FEIO

Montanhas de lixo sujam no bairro! O vilão mais encardido de todos os tempos tem um novo e misterioso poder. Ele pretende poluir ainda mais o mundo. A turminha precisa acabar com esse plano sujo. Sujo mesmo!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

UM DIA MUITO ESPECIAL

Cebolinha e cascão estão jogando bolinha de gude, quando a Mônica aparece e pede para eles descobrirem que dia é hoje, eles falam várias alternativas, mas nenhuma é a correta. Ela diz ser o dia da poesia, e pede para eles fazerem uma comemoração. Eles preparam uma festa com bexigas e bolo. A Mônica aparece e briga com eles, porque não era esse tipo de comemoração que ela falou, mas sim declamar uma poesia cada um. Eles declamam e depois brigam. Franjinha aparece e diz que a data está errada. Cebolinha e Cascão vão embora bravos. A Mônica fica com cara de tacho e bate no Franjinha e vai embora. Franjinha fica todo arrebentado e ai aparece os convidados para a festa do cebolinha.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

PIOLHOS NÃO VEEM, CORAÇÃO NÃO SENTE

Otto pega piolho e sua mãe, Dona Carmila, ameaça raspar seu cabelo. Os piolhos então sugerem ajudar Otto em suas tarefas como: arrumar o quarto e estudar para a prova de matemática e em troca de mante-los em sua cabeça. Só que eles estão apenas enganando e planejam sugar todo o sangue da mãe de otto.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VERÃO ETERNO

Dois sóis e um verão interminável. É isso que compõe o clima deste planeta chamado Duplossole. Nossos protagonistas vão ter que recolher energia solar, ininterruptamente, por 30 horas para poder assar um pernil ao molho de laranjas no mega forno da espaçonave. O problema é que um eclipse duplo está para acontecer, coisa rara, mas que pode acabar com os planos dos nossos amigos de continuar a missão, e acabar com boa parte da vida no planeta, pois seus habitantes tem uma resistência muito pequena ao frio e não possuem casacos.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 09 LARVA ENERGÉTICA

COLETÂNEA :4 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 9 LARVA ENERGÉTICA BASQUETE (EP.11 TEMPORADA 3) Vermelho e Amarelo mostram suas habilidades de drible!Eles se divertem ao jogar basquete...que venham então vem seus adversários! PING-PONG (EP.2 TEMPORADA 2) A Gangue Insetos tem um amigável torneio de ping-pong que literalmente sai do controle. SALTO DE ESQUI (EP.12 TEMPORADA 2) A Gangue Insetos tem um amigável torneio de ping-pong que literalmente sai do controle. BOBSLEIGH (EP.100 TEMPORADA 3) Uma corrida de bobsleigh ocorre no beco congelado de Nova York! O habilidoso time das Larva vs. o Poderoso Rato ... Quem será o glorioso vencedor?
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 21 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) MATÉRIA VIDA SAUDÁVEL SÃO PAULO - 2584E000082 “Gira, girou” (What's UP) DOAÇÕES SURINAME 2584E000066 aos 00:01 "Você viu? (Short News) Sesc Verão - 17/01/17 - 2371E003175 “É nóis!” (Teen Report) MATÉRIA ESPOLETA BLUES BELÉM - 2584E000083
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 03

Nesse primeiro bloco fomos viajar de bike, pela América do Sul, este é o Projeto Giramérica idealizado pela cicloturista Carol Emboava. Ela partiu de Curitiba (PR) em agosto de 2013, pedalou para o sul até a primeira fronteira, passou pelo Uruguai, entrou na Argentina e conheceu pessoas e lugares da Patagônia ao sul do país. Em seu roteiro ainda passou pelo Chile, Bolívia e Peru. Ela vai contar muitas histórias dessa aventura. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre capacete. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco fomos saber mais sobre o mercado de bike share e São Paulo. Conversamos com: Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, Eduardo Musa, CEO da Yellow e José Police Neto, vereador de São Paulo. No último bloco vamos conversar com Andy Singer, mais humor, menos motor. Com traços únicos e sarcasmo, o trabalho do cartunista Andy Singer questiona, a obra inspira os que querem enfrentar corporações, engarrafamentos e cidades voltadas inteiramente para carros. Um papo e tanto!
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 04

Neste episódio, veremos o crescimento extraordinário que ocorre nos primeiros meses de vida de um filhote. Conheceremos Simba, Ruby e Boomer. Testemunharemos o desenvolvimento de seus corpos e personalidades à medida que cada filhote segue um caminho individual nesta incrível jornada.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1268

Conheça o Programa
n
GRANDES MIGRAÇÕES DA NATUREZA

CARIBU

Após 4 dias de viagem, Liz Bonnin e sua equipe finalmente chegam ao Parque Nacional Ivvavik, no oeste do Ártico, no Canadá, uma região tão remota que tem menos visitantes a cada ano do que o topo do Everest. Seu acampamento base é uma antiga mina de ouro abandonada chamada Sheep Creek. A partir daqui, uma equipe de cinegrafistas escolhidos a dedo e cientistas se juntam a especialistas locais para acompanhar e estudar a mais longa migração de mamíferos terrestres do mundo.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 306 - BEM ESTAR E FELICIDADE

A PERGUNTA COMEÇOU A SER FEITA NA ANTIGUIDADE E O FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES FOI UM DOS PRIMEIROS A SE DEBRUÇAR SOBRE A QUESTÃO: O QUE TRAZ FELICIDADE ÀS PESSOAS? MAIS TARDE, AO LONGO DOS SÉCULOS, PENSADORES FRANCESES, ALEMÃES E OUTROS TAMBÉM TRATARAM DO ASSUNTO, COMO DESCARTES E KANT. NO MUNDO ATUAL, COM OS DADOS DAS PESQUISAS, PSICÓLOGOS E FILÓSOFOS DISPÕEM DE MAIS RECURSOS PARA SABER O QUE SE PASSA NA CABEÇA DAS PESSOAS E O QUE AS FAZ MAIS FELIZES. ALGUNS ACREDITAM QUE A FÓRMULA MÁGICA ESTÁ EM TRÊS FATORES: DINHEIRO, AFETO E SAÚDE. PARA OUTROS, O IMPORTANTE É A RELIGIÃO E AS AMIZADES. AO LONGO DESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VAMOS TRATAR DE TODOS ESSES PONTOS DE VISTA E ESPERAMOS APRESENTAR ALGUMAS CONCLUSÕES.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 344 - 16/12/2018

NO METRÓPOLIS DE HOJE, A ESTREIA DE MOGLI, NOVO FILME DE ANDY SERKIS, NA NETFLIX. MAIS UM HERÓIS DOS QUADRINHOS CHEGA AOS CINEMAS: AQUAMAN. E TAMBÉM UMA ENTREVISTA COM O DIRETOR M.NIGHT SHAYAMALAN. TEM LITERATURA, COM O FENÔMENO DA AUTOPUBLICAÇÃO. TEATRO, COM A NOVA MONTAGEM DE RODA VIVA, DO GRUPO OFICINA. E A EXPOSIÇÃO DE ROSANA PAULINO NA PINACOTECA. PRA COMPLETAR, MÚSICA AO VIVO NO ESTÚDIO COM TOM ZÉ E BANDA, COMEMORANDO 50 ANOS DO ÁLBUM "GRANDE LIQUIDAÇÃO".
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 106 **PGM COM TEOR POLÍTICO, NÃO EXIBIR EM PERÍODO ELEITORAL**

Especial Cannes Lions A equipe do Camarote.21 foi a Cannes, na Riviera francesa, acompanhar o CANNES LIONS, o festival internacional da criatividade. O Cannes Lions surgiu em 1953 como um festival de filmes publicitários, e é hoje um hub midiático que reúne todas as plataformas de comunicação, e que vão da publicidade tradicional a ferramentas de transformação social. Mais de 1.000 leões foram entregues na edição de 2018, sendo que o Brasil levou 101 deles. A criatividade brasileira ficou em 3º lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Entre os destaques brasileiros, está o case "Detector de Corrupção", que ganhou o Grand Prix da categoria Mobile. Veja ainda uma entrevista com Tarana Burke, fundadora do movimento #metoo. Em 2017, a hashtag viralizou ao ser usada por Alyssa Milano no contexto de denúncias contra o produtor hollywoodiano Harvey Weinstein. Mas o movimento já existia há mais de uma década. Em 2006, Tarana Burke usou as palavras #metoo para dizer o que, até então, milhões de mulheres calavam.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

A NEUROLITERATURA

Série Emblemas literários do presente CF 29: A Neuroliteratura O crítico literário Paulo Werneck nos mostra como na produção literária contemporânea os temas da medicina capturaram os romances, produzindo escritores que se apropriam dos saberes médicos, como também relatos médicos passaram a ser romanceados. Esta tendência o crítico norte-americano Marco Roth denominou de neuroliteratura ou neuroromance, que trazem narrativas de personagens com algum distúrbio neuropsiquiátrico, patologias da mente precisamente descritas. Mas se a literatura expressa tensões e crises de cada tempo, o que este casamento entre a ciência médica e a literatura nos revela de nossos dias?
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

MELHORES MOMENTOS 1 (2018)

Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM09 - TEMPORADA 2 - STACEY KENT & JIM TOMLINSON

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 121

Destaques desta edição: A ciência tem avançado no estudo do uso de órgãos virtuais em testes de medicamentos. É uma forma de substituir os animais na hora de verificar a eficácia de algum princípio ativo que será usado na fabricação de remédios. Os detalhes dessa história você acompanha no Futurando desta semana. Afinal, a gordura faz mesmo tão mal à saúde? Por décadas campanhas mostraram que comer alimentos gordurosos são prejudiciais. Mas especialistas concordam que o problema não está no consumo da gordura e sim no tipo dela. As de origem vegetal, por exemplo, em determinados casos até ajudam a baixar o colesterol; as de origem animal, pelo contrário, são ruins. Você já se perguntou por que humanos não podem receber sangue de outros vertebrados? Por que, mesmo com falta de sangue para transfusões, não podemos solucionar o problema com ajuda de outros animais? Na verdade, já foram feitos testes e deram errado. No programa vamos explicar o porquê. O Futurando vai mostrar ainda os benefícios de uma caminhada em meio à natureza. Andar observando o verde ao redor faz bem a nossa saúde. Conversamos com o autor de livros que reúnem diversas pesquisas sobre o tema. Fato é que o ar de uma floresta contém 90% menos partículas de poluição que o da cidade. Mas esse não é o único benefício. Desembarcamos na Suíça para registrar como o país se prepara para os estragos que as mudanças climáticas podem provocar. As florestas estão sendo adaptadas para suportar a ocorrência de secas e tempestades. O detalhe é que isso está sendo feito também com ajuda de espécies estrangeiras, o que deixa a dúvida sobre os impactos da medida na biodiversidade local. Para terminar, a resposta para a pergunta: as árvores também dormem? Diversas pesquisas tentaram chegar a uma conclusão. No programa desta semana vamos contar se é mito ou verdade e se as plantas, afinal, têm um relógio biológico parecido ao nosso.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2016

JOSÉ POSSI NETO - ESPECIAL

Diretor de teatro, iluminador, cenógrafo e figurinista, José Possi Neto tem seu trabalho marcado pelo trânsito entre as artes e pela presença do artista em cena, sempre enfatizando a linguagem corporal. Um exemplo disso é o espetáculo Master Class, texto de Terrence MacNally, onde dirigiu a atriz Christiane Torloni que interpretava a cantora lírica Maria Callas. Respeitado no meio artístico, é um dos profissionais mais requisitados da área. Dirige importantes espetáculos de dança, shows, peças de teatro e musicais. Paulistano, concluiu sua formação em dramaturgia e crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP, em 1970. Foi diretor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde dirigiu montagens experimentais. Iniciou seu trabalho na dança em 1980, dirigindo Marilena Ansaldi num espetáculo inspirado na personagem Geni, da música de Chico Buarque. A partir daí, dedicou-se a espetáculos de dança-teatro em realizações inquietantes como Um Sopro de Vida, de 1979, e Picasso e Eu, em 1982, também com Marilena Ansaldi; Tratar com Murdock, coreografia de Victor Navarro, em 1981; e A Dama das Camélias, com o Balé da Cidade de São Paulo – grupo que dirigiu em 1983, entre outros. Ganhou o prêmio APCA de Melhor Diretor de Dança por Um Sopro de Vida (1979). Atualmente dirige diversos espetáculos da Studio 3 Cia. de Dança, entre eles Paixão e Fúria – Callas o Mito, que rendeu à Marilena Ansaldi o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura em 2014, Orpheus (2015) e Martha Graham Memórias (2010), entre outros.
Conheça o Programa
14
MANOS E MINAS III

CLUBE DO BALANÇO (2018)

Neste programa o Manos e Minas recebe Clube do Balanço. Representando a cena dos slams, Marcio Ricardo. Matérias: - Fomos conhecer o projeto que já tem seis anos compartilhando ideias e combate ao racismo. TERÇA AFRO. - No quadro 'Discoteca Básica', o rapper, sambista e ex apresentador do Manos e Minas, MAX B.O, conta quais são os seus 5 discos prediletos.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 305 - CLIMA 2018

ONDAS DE CALOR BATEM RECORDES NA EUROPA E OS ÚLTIMOS QUATRO ANOS FORAM OS MAIS QUENTES DA HISTÓRIA. DA ESPANHA E PORTUGAL ATÉ A ESCANDINÁVIA, OS TERMÔMETROS SE TRANSFORMAM EM SINAIS DE ALERTA. A CALIFÓRNIA ENFRENTA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS. EM TODOS OS CONTINENTES, TEMPESTADES E INUNDAÇÕES DEIXAM VÍTIMAS E PREJUÍZOS. NO ÁRTICO, A CAMADA DE GELO É A MENOR EM 50 ANOS. DIANTE DE TODAS ESSAS EVIDÊNCIAS, AINDA HÁ QUEM COLOQUE EM DÚVIDA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PROVOCADAS PELO AQUECIMENTO DO PLANETA. ALARMADOS COM A INDIFERENÇA DE ALGUNS PAÍSES, DIANTE DO PROBLEMA, COMO OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL, CIENTISTAS ALERTAM QUE É CHEGADA A HORA LIMITE PARA SALVAR O PLANETA. OU SE FAZ ISSO AGORA OU, EM BREVE, SERÁ TARDE DEMAIS, ADVERTEM OS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE O CLIMA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1268

Conheça o Programa
n
DOC TV II

MESTRE LEOPOLDINA, A FINA FLOR DA MALANDRAGEM (RJ)

O Documentário MESTRE LEOPOLDINA – a fina flor da malandragem será narrado através da lendária figura viva de Mestre Leopoldina, sua vida, suas histórias e sua importância para o universo da Capoeira. Seu arquivo pessoal de fotos, jornais e vídeos que ilustram momentos de sua trajetória profissional como exímio capoeirista, músico, compositor , cantor de músicas de capoeira , showman, participando ainda de espetáculos de teatro, documentários para tv e de escolas de samba no Brasil no mundo. Mestre Leo narra sua história na primeira pessoa, de modo a trazer para o espectador a emoção e a reflexão de sua filosofia de vida. Através de seu relato, o documentário nos revela que a Capoeira, prática pertinente à identidade cultural dos afro-descendentes e brasileiros em geral, tem uma filosofia própria e vem ganhando um significado e uma importância que ainda não foram devidamente valorizados, apesar de sua crescente popularidade, especialmente entre os jovens – calcula-se 500 mil praticantes de capoeira espalhados hoje por todo o Brasil e mais 50 mil pelo mundo, principalmente Europa e EUA.
Conheça o Programa
n
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 25

• Gloria: como a gente acabou de ver, você se tornou reconhecida por livros sobre etiqueta, moda e comportamento: por que hoje esses temas fazem parte da pauta não apenas de pessoas ligadas à alta sociedade e ao circuito da moda, mas de pessoas voltadas à discussão da cultura?• Olgaria: isso faz parte do projeto da modernidade, de fazer também da vida pessoal uma performance estética, uma obra de arte? (lembrar Benjamin e Michel Onfray, A escultura de si)• Gloria: quem dita a etiqueta e o bom gosto? é sempre a classe dominante? • Olgaria: como você vê a apropriação dos valores estéticos dos “excluídos” pela indústria cultural (relação entre o rock e cultura operária – como no caso dos punks – ou a influência dos rappers sobre a classe média)? Pergunta Jaime Pinsky para Olgária (intelectual público e circulação do saber)• Gloria: Por que no seu livro Chic[érrimo] você criou seções especialmente voltadas à etiqueta das celebridades?• Olgaria: o que seria uma etiqueta de “esquerda”?• Gloria: o fato de termos um presidente de origem operária alterou os parâmetros estéticos, tornou-os mais democráticos ou tolerantes? Pergunta Jaime Pinsky para Gloria (cultura intensifica elegância?) • Olgária: o conhecimento dos códigos culturais pode ser um instrumento de exclusão, como a etiqueta foi nas origens, no Antigo Regime? • Gloria: como você vê matérias que saem em revistas semanais dando dicas para se ter um verniz cultural em reuniões sociais, com dicas de autores/livros que é chic conhecer e citar? • Pergunta da plateia para Olgaria: No capítulo "O teatro do mundo: heróis míticos, revoluções históricas" do livro Adivinhas do tempo, citando Horkheimer, escreve em seu texto que as revoluções até hoje foram traídas porque não levaram em consideração a felicidade pessoal dos indivíduos. Pode-se dizer que o eterno equívoco dos movimentos revolucionários seria sempre ignorar a natureza desejante individual do homem em detrimento de um bem coletivo idealizado e utópico? Rogério Silva de Magalhães • Gloria: existe utopia no mundo da moda? • Olgaria: nós vivemos numa cultura do gozo. Em que medida esse imperativo do prazer é repressivo, normatizador?• Gloria: você tem um twitter seguido por mais de 10 mil pessoas. O que há de saudável ou de patológico, invasivo, nesses fenômenos de exposição da vida privada?• Olgaria: o filósofo Michel Foucault disse num ensaio que hoje a permissividade em relação à exposição do corpo, apesar de aparentemente libertária, exige que só se exponham corpos belos. Existe uma ditadura do belo?
Conheça o Programa
livre