Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 16 de Setembro

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 25 - TERAPIA PRÂNICA - 3

NO PROGRAMA VIVER NATURAL CONTINUAREMOS A NOSSA CONVERSA COM O MESTRE EM TERAPIA PRÂNICA, DOUTOR GLENN MENDOZA, QUE TAMBÉM É MÉDICO DO HOSPITAL GOOD SAMARITAN, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NO PROGRAMA ANTERIOR, FALAMOS SOBRE A TERAPIA PRÂNICA E SUA CORRESPONDÊNCIA COM O QUINTO NÍVEL DE CURA E TRATAMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CHI-KUNG MÉDICO. DE ACORDO COM O GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI, A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É DIVIDIDA EM CINCO NÍVEIS. O PRIMEIRO É A MASSAGEM. O SEGUNDO É A MASSAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE ERVAS E CHÁS MEDICINAIS. O TERCEIRO É A ACUPUNTURA. O QUARTO É A ACUPUNTURA COM PROJEÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DAS AGULHAS. E O QUINTO NÍVEL É O CHI KUNG MÉDICO. O CHI KUNG MÉDICO É DIVIDIDO EM INTERNO E EXTERNO. NO CHI KUNG MÉDICO INTERNO, O TERAPEUTA UTILIZA A PRÓPRIA ENERGIA PARA CURAR O PACIENTE. UM BOM MESTRE EM CHI KUNG MÉDICO INTERNO CONSEGUE TRATAR NO MÁXIMO DOIS OU TRÊS PACIENTES POR DIA, SEM FICAR COMPLETAMENTE EXAUSTO APÓS O TRATAMENTO. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, TAMBÉM CONHECIDO COMO TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA UTILIZA A ENERGIA DO SOL, DO AR E DO SOLO PARA CURAR O PACIENTE. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, OU TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA PODE FAZER VÁRIOS TRATAMENTOS DURANTE O DIA, SEM EXAURIR SUA ENERGIA, MAS SE SENTINDO AINDA MAIS ENERGIZADO. COMO FOI MENCIONADO NO PROGRAMA ANTERIOR PELO DOUTOR GLENN MENDOZA, EXISTEM VÁRIOS NÍVEIS DENTRO DA TERAPIA PRÂNICA. NO PRIMEIRO NÍVEL, O BÁSICO, O TERAPEUTA APRENDE A ANATOMIA ENERGÉTICA DO CORPO HUMANO, APRENDE A SENTIR A ENERGIA, E, EM ALGUNS CASOS, APRENDE A VER A ENERGIA DE UMA PESSOA. NO SEGUNDO NÍVEL, O AVANÇADO, O TERAPEUTA UTILIZA PRANAS COLORIDOS PARA O TRATAMENTO DE CASOS MAIS GRAVES E NUM PERÍODO MENOR DE TEMPO. NO TERCEIRO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA APRENDE A TRATAR PROBLEMAS EMOCIONAIS TAIS COMO DEPRESSÃO, VÍCIOS, FOBIAS, TRAUMAS, E ASSIM POR DIANTE. O DOUTOR GLENN MENDOZA VAI NOS EXPLICAR O QUARTO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, TAMBÉM CHAMADO DE TERAPIA PRÂNICA COM CRISTAIS. É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE, APESAR DE HAVER CENTENAS DE MILHARES DE TERAPEUTAS PRÂNICOS FORMADOS NO MUNDO INTEIRO, HÁ APENAS 8 MESTRES E UM GRÃO MESTRE, O CRIADOR DA TÉCNICA, GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI. PARA SE TORNAR UM MESTRE NA TERAPIA PRÂNICA, É NECESSÁRIO SE DEDICAR INTEGRALMENTE AO ESTUDO E PRÁTICA DA TÉCNICA, ALÉM DE FORMAR MILHARES DE ALUNOS DE TERAPIA PRÂNICA E CURAR MILHARES DE CASOS UTILIZANDO AS TÉCNICAS DA TERAPIA PRÂNICA. NA ÚLTIMA PARTE, VAMOS MOSTRAR UMA RÁPIDA ENTREVISTA COM O DOUTOR EUGENIUS ANG, PHD PELA PRESTIGIADA UNIVERSIDADE DE YALE, NOS ESTADOS UNIDOS. O DOUTOR EUGENIUS, TAMBÉM CONHECIDO COMO DOUTOR GEAN ANG, VAI NOS EXPLICAR COMO A MEDICINA TRADICIONAL E A CIÊNCIA ESTÃO ACEITANDO E VENDO AS TERAPIAS COM ENERGIA.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 807

Durante 80 anos pacientes com hanseníase, doença conhecida como lepra, sofreram com a política de segregação no Brasil. Eles eram isolados da sociedade. No Rio de Janeiro, uma menina foi separada dos pais durante 10 anos porque eles tinham a doença. Agora, adulta, ela processou o Estado e a União e a Justiça Federal determinou o pagamento de uma indenização. A medida que a idade aumenta, a fertilidade diminui. Para tentar ter um filho aos 43 anos, uma mulher de São Paulo pediu uma doação de óvulo da irmã, mas foi impedida pelo Conselho Federal de Medicina. Uma norma do CFM estabelece o anonimato da doadora de óvulos. Mas ela não aceitou essa condição, recorreu à Justiça Federal e conseguiu o direito de receber o óvulo da irmã. Familiares de detentos em regime fechado ou semiaberto, que são segurados do INSS, têm direito a receber um benefício chamado auxílio-reclusão. Mas e se o pai for preso quando a mãe estiver grávida? Este bebê tem direito a receber o dinheiro? Essa dúvida levou uma grávida de Pernambuco a procurar os tribunais. A Justiça Federal entendeu que o bebê, ainda no ventre, já era dependente do trabalhador preso e determinou o pagamento. Trabalhadores que são obrigados a ficar em áreas de muito barulho para exercer a profissão têm direito a aposentadoria especial. Mas nem sempre o INSS concede o benefício. Em Santa Catarina, um homem conseguiu comprovar na Justiça Federal que passou anos trabalhando em um local frio e com ruídos e que tem direito à aposentadoria especial. Leite de vaca. Há quem diga que ele é um alimento completo para o ser humano. Mas, também há quem acredite que o produto está cheio de antibióticos e hormônios aplicados nas vacas e que seu consumo faz mal à saúde. Fora ainda, os casos de adulteração. Donos de uma fábrica que vendiam leite em pó, fora das especificações do rótulo, foram condenados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região pelo crime contra as relações de consumo. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 01

A nova temporada do ES Rural te leva para um passeio por Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. As cidades estão entre os destinos brasileiros mais procurados pelos turistas. Você vai conhecer os principais pontos turísticos da região, entre eles: um jardim de lavanda, um museu de chocolate, um passeio pelo circuito do agroturismo e também vamos andar de bondinho no Parque do Caracol!
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 02

Nesse primeiro bloco fomos conhecer o trabalho de Marcos Perassolo, um restaurador, talvez mais que isso, um artista. Marcos já perdeu as contas de quantas bicicletas voltaram ao original nestes 30 anos de ofício. Nada coo escutar boas histórias. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre luzes para sua bike. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco conversamos com a Duda, Eduarda Penso voltou da China com uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Da brincadeira de infância à paixão pela modalidade, Eduarda, conhecida hoje como Duda BMX, está na elite do esporte. Fomos conhecer essa história. Fomos conhecer como se fabrica alforjes para bike com a Priscila Moreno da Alforjaria. No último bloco vamos conversar com Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, que pedala para manter a forma e se divertir.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

FIBROSE CÍSTICA 2018

A Fibrose Cística, também conhecida como “mucoviscidose” é uma doença genética, não contagiosa. Na Fibrose Cística todas as secreções do organismo são alteradas. Por uma mutação genética, há um defeito, ou seja, um mau funcionamento das glândulas de secreção e as sudoríparas. Nos últimos anos, os avanços na Medicina e a precocidade do diagnóstico tem ajudado a aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos portadores desta doença. Neste educativo, conheça mais sobre a Fibrose Cística e os avanços em seu tratamento.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES ENCONTROS 02 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca os encontros de violeiros, cantores no programa.Participam do programa os seguintes artistas: Inezita Barroso e Papete, João Mulato e Itapuã, Pena Branca e Xavantinho, Adauto Santos, Renato Teixeira, Ronnie Von, Chico Teixeira, Gabriel Sater, Grupo Paranga, Cesar Menotti e Fabiano, Léo Canhoto e Robertinho, Djalma e Nilsinho, Vital e Biro-Biro, Fábio Lacerda, Sérgio Reis, Caçulinha.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 509

ROLANDO BOLDRIN RECEBE FRED MARTINS E SANTANA O CANTADOR
Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE PIXINGUINHA

Programa homenageia os 110 anos de nascimento do compositor carioca, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado. O programa é um documentário musical que conta a trajetória do compositor carioca, a partir de depoimentos de especialistas na obra do autor de “Carinhoso”, como Sérgio Cabral, biógrafo do artista, além de entrevistas com seus admiradores, amigos e parceiros recuperadas do arquivo da TV Cultura, como Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho. Outros números musicais, recuperados dos programas MPB Especial, Ensaio, Bem Brasil e outros especiais, também são destaque, com a presença de nomes como Paulo Moura, Joel Nascimento, conjunto Época de Ouro, Laércio de Freitas, Baden Powell, Beth Carvalho, Tom Zé, Sivuca, Pedro Amorim e Paquito D’Rivera. A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários “Pixinguinha”, de João Carlos Horta, “Saravah”, de Pierre Barrouh, “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e a animação “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo. Desta forma, unindo registros passados com gravações atuais, MOSAICOS – A ARTE DE PIXINGUINHA prova que a passagem do compositor carioca pela música brasileira é inesquecível e sua obra, atemporal.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 12ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

IVAN LINS + RAFAEL ALTERIO (PART. KLEBER ALBUQUERQUE)

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 1 - A GRANDE COLHEITA DE FRUTAS

O armazém da Laranjinha está transbordando com a nova linha de mini-frutas e mini-vegetais do Senhor Floriano. Confiante de que ela pode enfrentar qualquer desafio, Laranjinha tenta lidar com todos os problemas sozinha, mas as coisas ficam comicamente fora de controle.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 157 - A PRIMEIRA VEZ DE JÚLIO NA FAZENDA COCORICÓ (2006)

JÚLIO ESTÁ CHATEADO. A FAZENDA COCORICÓ RECEBERÁ GRUPOS DE CRIANÇAS DA CIDADE GRANDE E NEM SEUS AVÓS, OU OS AMIGOS ANIMAIS LHE DÃO ATENÇÃO. MIMOSA FAZ COM QUE ELE SE LEMBRE DE COMO SE SENTIU QUANDO VEIO PARA FAZENDA PELA PRIMEIRA VEZ. AOS POUCOS O MAL HUMOR VAI EMBORA, DANDO ESPAÇO A UMA GRANDE ADMIRAÇÃO PELO LUGAR.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

DO QUE VOCÊ ESTÁ BRINCANDO?

Cebolinha acredita que encontrou um tesouro perdido de um pirata e a Mônica fica tão feliz que decide ajudá-lo a resgatar esse tesouro. O que eles não percebem é que essas “coisinhas” que eles estão encontrando são muito modernas para serem da época dos piratas. Agora o verdadeiro mistério é: como essas coisas foram parar lá?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

FAÇA UM PEDIDO

É o aniversário do Cascão e ele está pronto para comemorar com uma festa de abalar, mas os seus amiguinhos não esperavam que ele fosse tão exigente assim. Ao perceberem que o aniversiarante ficou triste com a surpresa que eles haviam preparado, Mônica e Cebolinha resolveram improvisar e aí foi quando a bagunça começou de vez. Será que o Cascão teve a festa que ele tanto queria?
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

QUEBRA-NOZES E O REI DOS RATOS

É Natal e Maria e Fritz mal podem esperar por seus presentes. Além dos presentes de seus pais, eles estão ansiosos para os pacotes que seu tio deixou sob a árvore enfeitada. Este ano, é uma caixa de música, que tem a Fada do Açúcar. Ao fim da noite Maria descobre um quebra-nozes de madeira, que prende sua atenção. Naquela noite, ela é despertada pelos sons de ratos correndo. Na sala de estar ela encontra o assustador Rei dos Ratos e seu bando de roedores. Por magia o Quebra-Nozes ganha vida e tem que se defender dos ataques do Rei dos Ratos. Maria defende o rapaz com todas as suas forças. Mas ela não percebe este é apenas o começo de uma incrível aventura em um mundo mágico, que a leva para o reino da Fada do Açúcar ... Baseado na história por E.T.A. Hoffmann, este conto de magia e fantasia abre uma porta para um mundo encantado. Uma das mais belas adaptações de contos de fadas.
Conheça o Programa
10
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

O X NÃO MARCA O LUGAR

Otto e Lobi encontram um mapa do tesouro. Eles saem em busca do X, junto com Witchelly, o que eles não esperavam era que teriam que lutar com ratazanas
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

A ÚLTIMA FIGURINHA

Álbuns são incompletáveis, destroem amizades. As lendas estavam certas. A figurinha 4D. 4 dimensões, elas se encontram entre o álbum e o não álbum, além da compreensão da ciência ou então 4D porque medem 4 dedos, é outra hipótese. Há muitos anos, um fabricante de figurinhas leu que as crianças nunca conseguem completar os seus álbuns, então criou uma série de figurinhas especiais que completam qualquer álbum.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

PEQ. PRÍNCIPE

Um encontro inusitado no meio do espaço os leva para o famoso asteroide B612. Lá eles vão encontrar o único habitante desse planeta, o Pequeno príncipe, que já não é tão pequeno, virou um velho rabugento de tanto ficar sozinho após a rosa já ter ido dessa pra melhor. A dificuldade será conseguir com que o Pequeno príncipe, muito mau humorado e desconfiado, use seu conhecimento em botânica para ajudar a recompor a horta que é levada dentro da nave e utilizada para filtrar todo o ar dentro da nave.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 14 REI DOS JOGOS

COLETÂNEA :5 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 14 REI DOS JOGOS TAG (EP.36 TEMPORADA 3) As Larvas e seus amigos jogam tag com os olhos vendados.Isso parece que vai ficar bem divertido! GUERRA DE BOLA DE NEVE (EP.57 TEMPORADA 3) Amarelo constrói alegremente, um boneco de neve quando de repente uma bola de neve cai e destrói. O Amarelo está ansioso para se vingar e jogar bola de neve em quem o atacou. PILHA DE TORRE (EP.41 TEMPORADA 3) Em New York, Vermelho, Amarelo e Marrom jogam pilha de torres. Cansado de perder,Vermelho inventa de colocar um anel! Mas Amarelo e Marrom conseguem habilmente empilhar e equilibrar objetos impossíveis em cima do ringue. O que vai no topo da torre? COMPETIÇÃO DE OLHAR FIXO (EP.64 TEMPORADA 1) Amarelo e Vermelho estão jogando o jogo de olhos fixos.Estão encarando um ao outro para ver que ganha. Eles se divertem mas também brigam bastante. ROLETA (EP.25 TEMPORADA 2) Um jogo faz com que a Larva e seus amigos conheçam "Pula Pirata". Eles devem confiar no pirata espacial?
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 26 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Ciganos 2584E000093 “Gira, girou” (What's UP) Conselho Estudantil 2584E000066 aos 09'57 "Você viu? (Short News) Medita (2371E003281) “É nóis!” (Teen Report) Golf 2584E000094
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 03

Nesse primeiro bloco fomos viajar de bike, pela América do Sul, este é o Projeto Giramérica idealizado pela cicloturista Carol Emboava. Ela partiu de Curitiba (PR) em agosto de 2013, pedalou para o sul até a primeira fronteira, passou pelo Uruguai, entrou na Argentina e conheceu pessoas e lugares da Patagônia ao sul do país. Em seu roteiro ainda passou pelo Chile, Bolívia e Peru. Ela vai contar muitas histórias dessa aventura. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre capacete. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco fomos saber mais sobre o mercado de bike share e São Paulo. Conversamos com: Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, Eduardo Musa, CEO da Yellow e José Police Neto, vereador de São Paulo. No último bloco vamos conversar com Andy Singer, mais humor, menos motor. Com traços únicos e sarcasmo, o trabalho do cartunista Andy Singer questiona, a obra inspira os que querem enfrentar corporações, engarrafamentos e cidades voltadas inteiramente para carros. Um papo e tanto!
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1255

NO REPÓRTER ECO DE HOJE CONHEÇA OS ESTUDOS QUE COMPROVAM A GRANDE CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE APRENDIZADO DOS CÃES. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O TRABALHO DA COZINHEIRA QUE DIVULGA OS BENEFÍCIOS DA CULINÁRIA VIVA COM O CONSUMO DE ALIMENTO CRU E ORGÂNICO. E AINDA , PESQUISADOR BRASILEIRO ANALISA O RISCO DE EXTINÇÃO UMA DAS ESPÉCIES DE BANANA. A CAVENDISH, CONHECIDA COMO BANANA NANICA, CATURRA OU BANANA D'ÁGUA É A VARIEDADE DA FRUTA QUE PODE SOFRER UMA QUEDA DE CULTIVO POR CAUSA DE UM FUNGO QUE AINDA NÃO CHEGOU ÀS AMÉRICAS. CRIADORA DO FESTIVAL " DA TERRA AO PRATO", A COZINHEIRA LEILA D PROMOVE A GASTRONOMIA FUNCIONAL E A AGRICULTURA LIVRE DE AGROTÓXICOS. E CIENTISTAS REVELAM QUE O CONVÍVIO COM OS HUMANOS AMPLIOU A HABILIDADE DE SE COMUNICAR DOS CÃES.
Conheça o Programa
n
A VIDA NA TERRA EM 24 HORAS

A VIDA NA TERRA EM 24 HORAS - PARTE 2

A sobrevivência das espécies selvagens depende de muita habilidade. Nesta série veremos como se especializaram em cada minuto do dia e da noite. Neste episódio, a noite.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 280 - A LONGA JORNADA

AO LONGO DOS SÉCULOS, O HOMEM PERMITIU RAROS MOMENTOS DE PAZ ÀS BALEIAS. PRIMEIRO, ELAS ERAM CAÇADAS PARA SERVIR DE ALIMENTO, DEPOIS PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO, UTILIZADO NA ILUMINAÇÃO DAS RUAS. DE UNS TEMPOS PARA CÁ, PASSARAM A SER VÍTIMAS DAS REDES DE PESCA OU DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, QUE TIRAM DOS HABITATS OS PEIXES E MOLUSCOS QUE FAZEM PARTE DE SEU CARDÁPIO. QUANDO ESCAPAM DE UMA CAEM EM OUTRA. AS ORCAS, INJUSTAMENTE CHAMADAS DE BALEIAS ASSASSINAS, AINDA HOJE PASSAM POR EXAUSTIVOS TREINAMENTOS PARA SERVIR DE DIVERSÃO EM PARQUES AQUÁTICOS. JÁ OS TUBARÕES CONSEGUEM ESCAPAR DAS REDES, MAS SÃO CAÇADOS PARA EXTRAÇÃO DAS BARBATANAS. ELES SE DESTACAM EM MEIO À NATUREZA PORQUE DISPÕEM DE UMA VISÃO SUPER APURADA QUE LHES PERMITE ENXERGAR ATÉ NO ESCURO. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 331 - 16/09/2018

NO DOMINGO O METROPÓLIS VAI PARA ESTRADA NA TRILHA DA VIOLA DE MINAS, UM PATRIMONIO IMATERIAL BRASILEIRO. O ESCRITOR XICO SÁ REVELA AS INFLUÊNCIAS DA CULTURA JAPONESA NA SUA LITERATURA. OS PROJETOS DO ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA QUE NÃO SAÍRAM DO PAPEL. APRENDENDO COM ARTE. ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO VÃO VISITAR A BIENAL. UMA CONVERSA COM UM NOMES MAIS INFLUENTES DO FREE JAZZ, O SAXOFONISTA AMERICANO ARCHIE SHÉPP. E MAIS: O NOVO FILME DE DANIELA THOMAS,O BANQUETE; A TRANSFORMAÇÃO DAS BANCAS DE JORNAL E EXPOSIÇÕES PELO MUNDO.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 93

No Camarote.21 desta semana, você confere um programa especial sobre jovens mulheres cineastas que estão reinventando a indústria do cinema: - Iliana Sosa é uma diretora americana com raízes mexicanas. Seu foco é retratar histórias de imigrantes. - Muzna Almusafer vem de Omã e é uma das poucas cineastas mulheres do país árabe. A diretora e roterista retrata as diversas facetas de seu lugar de origem - sem clichês. - Caitlin Mae Burke, dos Estado Unidos, é uma produtora premiada de filmes independentes. Trabalha em projetos de animação insólitos, curtas sobre comediantes mulheres e documentários esportivos tocantes. - Elit Iscan é atriz e tem 24 anos. Nascida na Turquia, ela já atuou em filmes premiados. Quando tem a oportunidade de participar da criação de um papel, surgem personagens altamente complexos. - A belga Laura Vandewynckel transforma temas complexos em animação. Ignorância, brutalidade: ela traduz esses elementos em uma linguagem audiovisual supostamente ingênua. O que torna as histórias ainda mais reveladoras.
Conheça o Programa
12
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

ESPECIAL - RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL E JUSTIÇA SOCIAL

O escritor inglês Theodore Dalrymple, pseudônimo do médico psiquiatra Anthony Daniels é considerado um dos nomes mais importantes do pensamento atual. Como médico atuou por muito tempo em hospitais, prisões e periferias da Inglaterra, África, Leste Europeu e América Latina. De inclinação conservadora, ele faz duras críticas ao Estado de Bem-Estar que, segundo ele, alimenta a vitimização social; também questiona a relação entre desigualdade social e violência e defende o valor da responsabilidade individual entre outros temas. Neste encontro com o filósofo Eduardo Wolf, Theodore Darymple mostra porque seu pensamento não compartilha de consensos sobre questões relevantes do nosso tempo.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

FLÁVIO MIGLIACCIO

Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 03

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 108

Confira os destaques desta edição: - É possível proteger seus dados na internet? Ao navegar na rede somos observados por diversas empresas, saiba como isso acontece. - Realidade virtual no cinema, com cenas gravadas em 360 graus. Com essa tecnologia o espectador pode ver o filme de todas as perspectivas possíveis. - O transplante de útero já é feito na Alemanha para permitir que mulheres com problemas possam ter filhos. Especialistas discutem os limites éticos do procedimento. - Existe diferença entre o cérebro da mulher e do homem? Especialistas avaliaram as reações de homens, mulheres e transgêneros para verificar as funções estruturais e funcionais do cérebro.
Conheça o Programa
12
FIGURAS DA DANÇA 2015

NORA ESTEVES

Nora Esteves nasceu em Porto Alegre e começou a dançar aos oito anos, no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Na sequência, cursou a Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa. Aos 14, foi aprovada no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde, aos 17 anos, tornou-se primeira-bailarina. Ao longo de sua carreira, dançou em renomadas companhias como o Joffrey Ballet, em Nova York, Thêatre Populaire de Reims, Les Ballets de Marseille, Ballet Thêatre Contemporain e Ballet Thêatre Français, todos na França. Também trabalhou com diversos coreógrafos como Jérome Robbins, Gerald Arpino, Robert Joffrey, Willian Dollar, Oscar Arraiz, George Skibine e outros. Sua carreira é marcada pelo forte laço com o Brasil e com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde até hoje ministra aulas. Atualmente, também exerce função pedagógica no Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

KAMAU (2018)

Neste programa o Manos e Minas recebe Kamau, para celebrar os 10 anos do álbum Non Ducor Duco. Representando a cena dos slams, Aline Anaya. Matérias: No quadro "Erick Apresenta", vamos conhecer o ilustrador Wagner Loud e o youtuber Gil Load, criadores do projeto Rap em Quadrinhos. Nosso videorreporter Rodney Suguita foi ao lançamento do livro Cartas na Prisão, de Nelson Mandela.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 296 - MARÉ POPULISTA

DE NORTE A SUL , DE LESTE A OESTE, UMA ONDA POPULISTA VARRE O PLANETA. XENÓFOBOS DE TODOS OS MATIZES, NEONAZISTAS, POPULISTAS DE DIREITA E DE ESQUERDA. ALGUNS JÁ ESTÃO INSTALADOS NO PODER E OUTROS TENTAM CHEGAR LÁ.NA EUROPA, ANGELA MERKEL E EMMANUEL MACRON ESTÃO CADA VEZ MAIS ISOLADOS EM SUA TENTATIVA DE MANTER OS PILARES DA UNIÃO EUROPEIA, EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIVRE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E DE PESSOAS. A DEFESA DOS IMIGRANTES QUASE CUSTOU A CABEÇA DE MERKEL. NOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP ESTIMULA AS FORÇAS EXTREMISTAS E INVESTE CONTRA A IMPRENSA TRADICIONAL E AS MÍDIAS DIGITAIS. ENQUANTO O POPULISMO SE ESPALHA, A DEMOCRACIA SE ENCOLHE. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 44 - AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1255

NO REPÓRTER ECO DE HOJE CONHEÇA OS ESTUDOS QUE COMPROVAM A GRANDE CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE APRENDIZADO DOS CÃES. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O TRABALHO DA COZINHEIRA QUE DIVULGA OS BENEFÍCIOS DA CULINÁRIA VIVA COM O CONSUMO DE ALIMENTO CRU E ORGÂNICO. E AINDA , PESQUISADOR BRASILEIRO ANALISA O RISCO DE EXTINÇÃO UMA DAS ESPÉCIES DE BANANA. A CAVENDISH, CONHECIDA COMO BANANA NANICA, CATURRA OU BANANA D'ÁGUA É A VARIEDADE DA FRUTA QUE PODE SOFRER UMA QUEDA DE CULTIVO POR CAUSA DE UM FUNGO QUE AINDA NÃO CHEGOU ÀS AMÉRICAS. CRIADORA DO FESTIVAL " DA TERRA AO PRATO", A COZINHEIRA LEILA D PROMOVE A GASTRONOMIA FUNCIONAL E A AGRICULTURA LIVRE DE AGROTÓXICOS. E CIENTISTAS REVELAM QUE O CONVÍVIO COM OS HUMANOS AMPLIOU A HABILIDADE DE SE COMUNICAR DOS CÃES.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

MÁRIO GUSMÃO, O ANJO NEGRO DA BAHIA (BA)

O projeto visa enfocar a vida e obra de Mário Gusmão em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual, através de depoimentos com personagens reais de destaque no cenário baiano que conviveram com Mário Gusmão nas diversas etapas de sua vida. Dentre eles: Carlos Petrovich, Nilda Spencer, Oscar Santana, Orlando Senna, Deolindo Checcucci, Paloma Rocha, Carmen Paternostro, Vovô do Ilê, Jefferson Bacelar, Jackson Costa, Carlinhos Brown e Carlos Betão. Alguns depoimentos são ilustrados com fotos, textos, cartazes, programas, trechos de filmes e ingressos de espetáculos teatrais e de dança dos acervos da Escola de Teatro da UFBA, Teatro Vila Velha, Espaço Xisto Bahia, Teatro Castro Alves e do Centro de Estudos Mário Gusmão.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 14

Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?
Conheça o Programa
livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre