Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 15 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 16 - TUI-NÁ

Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 798

A regra para pegar empréstimo consignado é clara. As parcelas não podem ultrapassar 35% do salário ou do benefício do correntista. No Sul do país, uma senhora pediu tantos empréstimos que não tinha mais como pagar. O banco bloqueou o cartão de débito dela para garantir o pagamento, mas a Justiça Federal determinou o desbloqueio com base no princípio da dignidade da pessoa humana. A reportagem é de Marcelo Magalhães. De um lado, o Direito Constitucional que todo brasileiro tem à educação. De outro, escolas particulares que aplicavam “vestibulinho” para a seleção de crianças a vagas no ensino fundamental, na capital paulista. Apesar de a Justiça ter proibido esses exames desde 2005 e ter confirmado a sentença em 2012, outros recursos surgiram. Na queda de braço, agora, o teste perdeu mais uma vez. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a decisão que proibiu a aplicação da prova a três escolas de São Paulo. O proprietário de um imóvel tombado como patrimônio histórico tem que cuidar do bem mesmo que não tenha dinheiro. E, nesse caso, pode pedir ajuda ao município ou ao Estado. Em Minas Gerais, o dono de um prédio protegido que desmoronou foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região a reconstruir o imóvel tombado e pagar uma indenização. A costa brasileira tem 7.400 quilômetros de praias e belezas naturais. Mas algumas sofrem com ocupações irregulares, lixo e poluição da água. Em Pernambuco, a Justiça Federal deu prazo para que o município de Paulista, na região metropolitana do Recife, resolva o problema ambiental da praia de Maria Farinha. O local terá que ser recuperado até ficar próximo do que era antes da degradação, provocada por famílias que ocuparam a praia há quase 15 anos. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 11

As montanhas capixabas guardam um segredo: a arte de produzir cervejas artesanais. No ES Rural desta semana você conhecer um cervejaria com cenário de cartão postal. Também vamos te levar até a capital mineira do boi: Carlos Chagas. É neste fim de semana, no ES Rural.
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 11

No programa de hoje vamos saber quais são as novas tecnologias para a solução da mobilidade urbana através dos Secretários Municipal de inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg e Sérgio Avelleda e os CEO e Fundadores André Arcas e Luiz Renato M. de Mattos, da Mobilab, que ressalta a importância do uso da bicicleta na sociedade. Mario Canna, do Ciclo Urbano, nos ensina pra que serve um instrumento de manutenção conhecido como torquímetro. No segundo bloco vamos conhecer o Ciclista Edson Rodrigues do Santos, um atleta profissional de BMX, que mesmo com uma prótese mantem sua paixão pela bike viva e o Anderson Tuzino Nolé da Bionicenter conta como foi a adaptação do esporte ao ciclista. Vamos conhecer também um pouco do Woole, um aplicativo que usa um sistema de navegação para o ciclista, utilizando a topografia e a segurança para indicar o melhor caminho, lojas e bicicletarias e quem nos conta é o fundador André Arcas. E no último e terceiro bloco, vamos entrevistar o Co-Fundador e membro do conselho do Grupo Strava, Michael Horvath que nos consta quais são os projetos para o brasil e conta um pouco da sua experiência de vida com a bicicleta.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

LESÕES ESPORTIVAS

Cada dia é mais necessário praticar atividades físicas. Isso vale para todas as idades... da criança à pessoa idosa. Mas, também, é importante saber como fazê-lo! Para homens e mulheres que tem no esporte, uma profissão, o cuidado também é muito necessário. A depender do tipo e da extensão da lesão, pode causar limitações e até por em risco uma carreira. Diversas estruturas são utilizadas para que consigamos fazer os movimentos de forma adequada, daí a importância da orientação de um profissional da área! Veremos neste Educativo, que as lesões esportivas podem ocorrer na vida de um atleta ou no dia-a-dia de uma pessoa comum, desavisada. Portanto, não se esqueça que a prática de esportes é muito saudável, desde que os limites individuais sejam respeitados, afinal, nosso corpo é bastante complexo.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: PARAÍSO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Paraíso, com a participação da dupla Mococa e Paraíso para falar sobre suas composições. Participaram do programa os músicos: Zé do cedro e João do Pinho, João Mulato e Douradinho, Goiano e Paranaense, Craveiro e Cravinho, Pardinho, Liu e Léu, Otávio Augsto e Gabriel, Cezar e Paulinho, Lourenço e Lourival, Duo Glacial.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 500 - ESPECIAL 13 ANOS

Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE CHICO BUARQUE

MOSAICOS – A ARTE DE CHICO BUARQUE Documentário musical revê a trajetória do artista e traz participações de Elba Ramalho, Joyce, Diogo Nogueira, Banda Glória, Emilio Santiago, entre outros. O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mescla imagens de acervo com gravações inéditas e traz as participações especiais dos compositores. Do arquivo da TV Cultura, “Mosaicos – A Arte de Chico Buarque” recupera imagens do cantor em programas históricos da emissora, como "Vox Populi" (1979), "Ópera do Malandro" (1980), "Ensaio" (1994), "MPB Especial" (1972), etc.. Elba Ramalho interpreta "O Meu Amor", Joyce canta "Samba do Grande Amor", Diogo Nogueira canta "Feijoada Completa", entre outras, e Emilio Santiago interpreta "Retrato em Branco e Preto", entre outras.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 3ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

TÓ BRANDILEONE

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 10 - REGRAS SÃO REGRAS

Ameixinha ignora as regras de Moranguinho para se inscrever no uso do café, e é forçada a reprogramar um grande recital de dança. Ela mantém um rancor e começa a criar regras absurdas para provar que elas são tolas, até que uma regra que é muito importante é quebrada e finalmente ela vê o quão tola tem sido.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 102 - O MISTÉRIO DO CHAPÉU

Júlio está andando com Alípio, quando surge Caco. Eles apostam uma corrida. Na corrida Júlio perde seu chapéu. Astolfo está brincando de bola debaixo da árvore, ele acha um chapéu. Oriba chega ao Paiol, com um chapéu igual ao de Júlio. Eles brigam. Lola e Zazá, estão na copa da árvore, preparando uma surpresa para as crianças. Lilica chega ao Paiol, com um chapéu igual ao de Oriba e Júlio. Os três brigam. Algo está acontecendo. A surpresa que Lola e Zazá estão preparando está sumindo. Lola e Zazá terminam a surpresa. As crianças ficam sem graça por causa da surpresa que Lola e Zazá prepararam. Astolfo chega no final e o mistério é desvendado.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O CORPO FALA

Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O DIA EM QUE DERROTEI A MÔNICA

O Cebolinha estava em apuros fugindo da Monica quando entrou numa caverna escura para escapar. Mau sabia ele que encontraria algo que sempre sonhou: Um jeito para derrotar a Mônica de uma vez por todas. Será que desta vez o seu plano vai realmente ser infalível? Não perca pois desta vez a Mônica pode perder o trono.
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

MALVINA

Este conto mostra a mágica história de Malvina, uma fada desobediente, que é banida da comunidade da Rainha Harabundia, soberana das Damas de Branco da Bretanha. Um jovem tenente chamado Arthur encontra Malvina abandonada e os dois parecem ter bastante coisa em comum. Mas a mãe de Arthur se recusa a recebê-la em sua casa, então o tenente pede ajuda ao seu velho tio, o professor Christopher. Malvina continua a usar seus poderes mágicos, sempre que ela se sente injustiçada, quando deseja agradar ou ajudar seus novos amigos. Ela causa tanta confusão que as coisas ficam completamente fora de controle. Mas o amor é a magia mais forte de todas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

OTTOTUBER

Otto decide virar youtuber, depois da sugestão de seu computador, seus vídeos tornam-se um sucesso, mas seus vídeos são de seus amigos pagando algum mico, fazendo com que Lobi, Witchelly e seus demais amigos se afastem dele. Otto, ao ler os comentários dos vídeos, finalmente percebe que isso não é legal e decide apagar os vídeos, mas seu computador impede, pois está com um vírus e quer dominar o mundo da internet. Otto agora terá que achar uma maneira de impedir.
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

LIVRO-JOGO

Oswaldo não aceita que seu aniversario é em uma segunda feira e justo na semana de prova. Léia e Tobias organizam uma aventura para desbravarem territórios desconhecidos, enfrentar inimigos audazes, e criaturas místicas na Cidadela do Pavor, onde cada escolha certa o leva ao seu próximo desafio, mas nesta terra perigosa, basta uma escolha errada, o leva a sua morte. Mas no final disso um tesouro o espera. Sirs Oswald, Léia e Tobias saem em busca do tão almejados tesouros.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VENTUNO

O planeta visitado agora se chama Ventuno. O lugar onde o vento faz a curva. E o objetivo aqui é capturar um tipo de vento para refrigerar um equipamento da nave. Os habitantes desse planeta vivem andando com um fio amarrado, bem como as construções e outros elementos da cidade. Para completar a missão, eles dão um jeito de capturar o vento, levar até a nave, mas isso causa um grande transtorno para os habitantes, então eles têm que arrumar outro jeito de realizar a tarefa, de maneira que não prejudique toda a população.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 26

Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 35 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) “Gira, girou” (What's UP) "Você viu? (Short News) “É nóis!” (Teen Report)
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 12

Marcelo Quintella, Head Of Data Analytics, da Zwift, explica como funciona o simulador virtual para os ciclistas. Mario Canna, da Ciclo Urbano, fala sobre o ajuste de pneus e aros. E no segundo bloco, vamos conhecer o paratleta de triathlon, cross triathlon e MTB, Tiago Santos, que nos revela que o ciclismo foi de grande ajuda e importância para a sua recuperação física, depois de um acidente de moto, que ocasionou a perda do movimento do ombro e braço direito. E no ultimo bloco, o atleta profissional de MTB, Henrique Avancini nos contou como o ciclismo adentrou a sua vida pessoal e profissional.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1249

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM ATÉ A FLORESTA DE IPANEMA- UMA ÁREA PRESERVADA QUE ABRIGA TRECHOS DA MATA ATLÂNTICA, DO CERRADO E PRÉDIOS HISTÓRICOS CONHEÇA TAMBÉM A CAMPANHA INTERNACIONAL PELA CRIAÇÃO DA MAIOR ÁREA PROTEGIDA DA TERRA E AINDA, UM NOVO APLICATIVO FACILITA O ACESSO À RECICLAGEM A PROPOSTA DO CATAKI É APROXIMAR AS PESSOAS QUE TÊM RESÍDUOS RECICLÁVEIS DOS CATADORES DE SUCATA QUE RECOLHEM O MATERIAL A ONG GREENPEACE PROPÕE A DEFINIÇÃO DE UM SANTUÁRIO DA VIDA MARINHA AO REDOR DA ANTÁRTICA. E, UM PASSEIO DE LAZER E CONHECIMENTO POR IMPORTANTE REDUTO FLORESTAL
Conheça o Programa
n
PINGUINS - ESPIÕES NA COLÔNIA

A JORNADA

Pinguins-imperadores atravessam perigosos mares congelados para chegar ao local de acasalamento. Uma vez que o acasalamento é bem sucedido, as fêmeas precisam botar os ovos sem tocar ao chão, mas são os machos que enfrentam o maior desafio: passar todo o inverno em um dos locais mais gelados da Terra. Os pinguins-de-penacho-amarelo se aventuram nos mares mais agitados do planeta e escalam montanhas para botarem seus ovos. E mesmo depois disso tudo eles ainda sofrem um ataque aéreo das mais perigosas aves marinhas. Os pinguins-de-humboldt, que raramente são filmados, precisam passar por milhares de leões marinhos, morcegos vampiros, e aves de bico afiado, só para chegar aos seus ninhos desertos. Até que chega a hora em que as “câmeras espiãs” capturam o momento em que os pequenos filhotes saem de seus ovos.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 288 - VERÃO TOTAL

ONDA DE CALOR SE ESPALHA PELO HEMISFÉRIO NORTE, DOS ESTADOS UNIDOS À EUROPA E À ÁSIA. O INÍCIO DO SÉCULO 21 JÁ REGISTRA OS MAIORES RECORDES DE CALOR DOS ÚLTIMOS 150 ANOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE ÁGUA, EM TODO O MUNDO, CIENTISTAS ESTÃO PERTO DE DIVULGAR FÓRMULA MAIS BARATA PARA DESSALINIZAR A ÁGUA DO MAR. ONG ANUNCIA O MAIOR PROJETO DE MAPEAMENTO DOS RECIFES DE CORAIS NO PLANETA. DESCOBERTA ÁREA AINDA INTOCADA DE CORAIS NO LITORAL NORTE DA SICÍLIA, NA ITÁLIA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 322 - 15/07/2018

A SUPER BANDA BIXIGA 70 MOSTRA COM EXCLUSIVIDADE AS MÚSICAS DE QUEBRA-CABEÇA, O NOVO ÁLBUM. SONZEIRA!!! HITCHCOK INVADE O MIS. A EXPOSIÇÃO DO MESTRE DO SUSPENSE É UMA EXPERIENCIA SENSORIAL MAIS CINEMA! UMA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE O CENTENARIO DE IGMAR BERGMAN. FALANDO EM ICONES.... A GENTE DESTRINCHOU A GRAVAÇÃO INÉDITA E PERDIDA, QUER AGORA VIROU DISCO, DO SAXOFONISTA JONH COLTRANE E TEM ARTES VISUAS. FLÁVIO SHIRÓ CELEBRA SEUS NOVENTA ANOS COM UMA RETROSPECTIVA
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 97 - ESPECIAL BICENTENÁRIO DE KARL MARX (PODE SER REPRISADO ATÉ 31/12/2018)

Destaques desta edição: ESPECIAL BICENTENÁRIO DE KARL MARX - Biografia: Quem foi Karl Marx, esse homem ainda hoje tão discutido? - Se tem um lugar em que Marx está mais presente do que nunca é em Trier, na Alemanha, terra natal do filósofo. Diversas exposições celebram o filho mais famoso da cidade. - Karl Marx como ícone pop: seja como personagem de quadrinhos, sósia em programas de humor ou propagandas de produtos. A figura de Marx, ironicamente, virou "instrumento" do capital. - Como as teorias de Marx se aplicam nos dias atuais aos temas igualdade de gêneros, inteligência artificial e a situação globalizada de exploração da classe trabalhadora? - Documentário “Erro no sistema” questiona: por que somos tão obcecados por um crescimento econômico eterno?
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

AFETO, PSICANÁLISE E POLÍTICA

série: “O circuito dos afetos” Curadoria: Vladimir Safatle Uma forma de organização política econômica e social alimenta um certo ritmo de nossos desejos, das nossas formas de sofrer, onde um circuito de afetos se naturaliza. Mas presos aos mesmos afetos de sempre, não se é capaz de criar novas formas sociais. Como promover uma transformação? Esta série do café filosófico procura refletir sobre esse desafio a partir de uma articulação entre psicanálise, filosofia e teoria social. CF 7 - Afeto, psicanálise e política Com Maria Rita Kehl - psicanalista e Vladimir Safatle – filósofo Trata-se de discutir a mutação contemporânea dos afetos e seu impacto em nossa imaginação política, sendo esta o instrumento para mudar o mundo. Mas não parece sempre utopia acreditar que podemos mover as imensas estruturas de poder? Esta infinidade de interesses econômicos...? Talvez a primeira e possível mudança seja a dos afetos. A revolução da nossa economia psíquica, feita no cotidiano dos nossos relacionamentos. Mudar o mundo não é só mudar a forma de distribuir o poder e o dinheiro. A transformação do afeto em nós é também uma forma de transformação politica. Novos sujeitos e novos jeitos de estar no mundo produzem um novo mundo...
Conheça o Programa
14
ALIMENTAÇÃO PARA O FUTURO

livre
PERSONA EM FOCO

EDUARDO TOLENTINO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 101

Confira os destaques desta edição: - Como anda a pesquisa de malária no Brasil; - A médica que está revolucionando o tratamento de malária na Tanzânia; - App consegue detectar malária sem amostra de sangue; - Tecnologias contra a desigualdade social; - Emotional decoding: a tecnologia que lê as nossas emoções.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2010

ANGEL VIANNA

Angel Vianna, um dos nomes mais importantes na pesquisa do movimento no Brasil, comecou a dancar em Belo Horizonte, com Carlos Leite. O casamento com Klauss Vianna, em 1955, trouxe uma longa e rica parceria na vida e na danca. Fundaram a primeira escola juntos em Belo Horizonte onde já aplicavam a multidisciplinaridade e comecaram a pesquisar o movimento. Na década de 1960, mudam-se para o Rio de Janeiro onde se aproximam do teatro fazendo preparacão corporal para atores. Angel influenciou toda uma geracão com seu conhecimento sobre o corpo. Hoje, além de ministrar aulas e palestras, tem uma faculdade que leva seu nome, no Rio de Janeiro.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

DORY DE OLIVEIRA

Neste programa o Manos e Minas recebe Dory de Oliveira. Representando a cena dos slams, diretamente da Bahia, Kaya. Matérias: No quadro "Discoteca Básica" - Edgar mostar os seus 5 discos prediletos. Nosso videorreporter Rodney Suguita foi trocar uma ideia com uma dupla de educadores que usa uma Kombi para andar pelas periferias e contar histórias para as crianças. Manos e Minas foi conferir o projeto Navegando nas Artes.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 287 - ALIENIGENAS

UM EX-PESQUISADOR DA NASA AFIRMA QUE OS EXTRATERRESTRES ESTÃO POR AÍ E QUE É SÓ QUESTÃO DE TEMPO ATÉ SEREM DESCOBERTOS. UM BILIONÁRIO DA INDÚSTRIA AEROESPACIAL GARANTE QUE SEUS PARENTES TIVERAM UM ENCONTRO COM ALIENÍGENAS. E UMA ASTRONAUTA, QUE JÁ VIU A TERRA LÁ DO ALTO, LEMBRA QUE O UNIVERSO É MUITO GRANDE PARA ALGUÉM GARANTIR QUE NÃO EXISTE VIDA EM ALGUM LUGAR BEM DISTANTE. NÃO BASTASSEM ESSAS AFIRMAÇÕES, DOCUMENTOS ATÉ RECENTEMENTE SECRETOS REGISTRAM CONTATOS COM OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS, UM DELES NO BRASIL. DIANTE DE TODAS ESSAS EVIDÊNCIAS, COMO FICAM OS MAIS CÉTICOS? ESSE É UM DOS TEMAS QUE VAMOS TRATAR NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE VAI FALAR TAMBÉM SOBRE O ASTERÓIDE RECHEADO DE DIAMANTES, CAPTURADO POR UMA NAVE JAPONESA. E MAIS: SERÁ QUE O SISTEMA SOLAR TEM UM NOVO PLANETA ATÉ AGORA DESCONHECIDO.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 55 - SANEAMENTO BÁSICO

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1249

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM ATÉ A FLORESTA DE IPANEMA- UMA ÁREA PRESERVADA QUE ABRIGA TRECHOS DA MATA ATLÂNTICA, DO CERRADO E PRÉDIOS HISTÓRICOS CONHEÇA TAMBÉM A CAMPANHA INTERNACIONAL PELA CRIAÇÃO DA MAIOR ÁREA PROTEGIDA DA TERRA E AINDA, UM NOVO APLICATIVO FACILITA O ACESSO À RECICLAGEM A PROPOSTA DO CATAKI É APROXIMAR AS PESSOAS QUE TÊM RESÍDUOS RECICLÁVEIS DOS CATADORES DE SUCATA QUE RECOLHEM O MATERIAL A ONG GREENPEACE PROPÕE A DEFINIÇÃO DE UM SANTUÁRIO DA VIDA MARINHA AO REDOR DA ANTÁRTICA. E, UM PASSEIO DE LAZER E CONHECIMENTO POR IMPORTANTE REDUTO FLORESTAL
Conheça o Programa
n
DOC TV II

A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS (PA)

A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados é um documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia. O Tambor de Mina é um mundo onde cabem todos os mundos. Lá estão os voduns e orixás africanos, deuses indígenas, nobres encantados - como D. Sebastião e Marques de Pombal - junto com sultões e princesas do Oriente , cuja história remonta a época das Cruzadas.Nos aproximadamente 2.500 terreiros Mina existentes na Grande Belém as princesas turcas Mariana, Herondina e Jarina são as entidades mais cultuadas entre todas que fazem parte do Mundo da Encantaria. Esta devoção por divindades procedentes do Oriente pelo povo afro-caboclo-indígena da Amazônia é explicada pela saga metafísica do Povo da Turquia, contada/cantada pelos adeptos do Tambor de Mina nas suas festas e atos religiosos.
Conheça o Programa
n
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 5

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 0303, às 20h, temos como convidados os escritores Sérgio Sant'anna e Cristóvão Tezza.
Conheça o Programa
livre