Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 15 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 79

Vivemos numa democracia. Nós escolhemos quem governa o país, quem vai nos representar e cuidar dos nossos interesses. Mas, você sabe quais são as atribuições dos políticos? O que cada cargo faz? Qual a diferença entre deputado estadual e federal? E qual a responsabilidade do presidente da República? Do senador? Nesta edição do #Confirma, a gente explica tudo. Você vai ficar sabendo cada detalhe sobre os cargos que vão ser disputados nas Eleições Gerais de 2018. A escolha que faremos é muito poderosa, pode mudar os rumos do país. Precisamos estar cientes das funções e propostas que os políticos vão mostrar. O programa ainda vai explicar o que é quociente eleitoral e a diferença das eleições majoritárias e proporcionais. E tudo o que você precisa saber sobre a responsabilidade dos representantes no Executivo e Legislativo, o programa #Confirma vai esclarecer. Não perca!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 785

Quase 29 milhões de brasileiros devem entregar a declaração do Imposto de Renda até o final do mês, de acordo com a Receita Federal. Porém, os portadores de algumas doenças graves têm direito à isenção, benefício previsto em lei. Em São Paulo, uma aposentada, portadora de câncer, não quis esperar a decisão da Receita sobre seu caso, entrou com uma ação na Justiça e conseguiu reaver os valores retidos da aposentadoria nos últimos cinco anos. A reportagem é de Letícia Lagoa. Mais da metade das famílias brasileiras entraram em 2018 com contas atrasadas e o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC. No Maranhão, mesmo sem dívidas, um homem foi surpreendido com o nome negativado. Ele descobriu que teve os documentos clonados. Na Justiça, ele conseguiu provar que não tinha feito o financiamento e foi indenizado em R$ 10 mil. A decisão foi do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Do Sul do país, o repórter Marcelo Magalhães conta a história de uma criança que tem diabetes e precisa, diariamente, de insulina e cuidados alimentares. Farinha e açúcar foram banidos da alimentação dela. Para garantir a segurança física da menina, a família procurou um colégio capaz de acompanhar e de atender as necessidades da criança, mas não havia vaga. O episódio só teve fim com a ajuda de uma decisão judicial. A construção de um shopping center em uma área de preservação, às margens de um rio, na Paraíba, provocou uma polêmica por quase 30 anos e foi parar nos tribunais. Obras de expansão que desrespeitaram o meio ambiente foram questionadas na Justiça por vários órgãos de proteção, como o IBAMA. O Tribunal Regional Federal da 5ª região condenou o shopping a pagar indenização e a recuperar a área degradada. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 03 - FITOTERAPIA

HOJE, NOSSO ASSUNTO É FITOTERAPIA. FITOTERAPIA É A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS EM PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS QUE AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E NA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E NO PROGRAMA SÃO ESCLARECIDAS AS UTILIZAÇÕES E CUIDADOS NESTE TRATAMENTO.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 15

No primeiro bloco, vamos conhecer Jessica Moreira que se aderiu ao esporte handbike após sofrer um acidente de carro e ficar paralisada nas pernas, se tornando uma atleta no paraciclismo. Dicas de manutenção de bike com Mario Canna. No segundo bloco Elisa Pasculli nos contará sua incrível experiência em usar a bike para ir de sua residência até seu trabalho no Google. E também vamos saber como o José Wilton De Oliveira (Drac) montou sua loja especializada em bicicletas estilo BMX. No terceiro e último bloco, Roberta Faria, editora da Coleção "Eu amo bike" nos contará um pouco sobre a coleção de estórias de bike. Não perca!
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

DESCARTE DE EMBALAGENS - SAÚDE NO CAMPO

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola do mundo. Além de produzir diversos produtos, cada vez mais o agronegócio brasileiro se preocupa com a sustentabilidade no campo. Para se chegar a agricultura sustentável, todos os envolvidos na produção no campo devem estar conscientes de sua importância e, seu papel na preservação do meio ambiente e no descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

INEZITA INSTRUMENTISTA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o lado instrumentista da apresentadora Inezita Barroso.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 406

Rolando Boldrin declama: "ODE Á TERRA" Rolando Boldrin “ MINHA TERRA” Waldemar Henrique BLOCO 02___________________________ PAPETE (Bacabal - MA) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) Milton Mori (bandolim / cavaquinho) “CATIRINA” (Josias Sobrinho) BLOCO 03___________________________ PAPETE (Bacabal - MA) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) Milton Mori (bandolim / cavaquinho) “BELA MOCIDADE” (Donato Alves / Francisco Naiva) BLOCO 04___________________________ PAPETE (Bacabal - MA) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) Milton Mori (bandolim / cavaquinho) “BELEZA DE GADO” (Aurélio de Guimarães) BLOCO 05___________________________ GAVETA HISTÓRICA DO SR.BRASIL - 2006 Reapresentação da participação de Saulo Laranjeira no 1º Programa de Aniversário do Sr.Brasil.
Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

MUSICAIS - VINÍCIUS DE MORAES E BADEN POWELL

MOSAICOS MUSICAIS: Vinicius de Moraes e Baden Powell O programa mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Para homenagear Vinicius de Moraes, o programa revela apresentações exclusivas de Margareth Menezes, Carlos Lyra, Toquinho, Paula Mihran, Anna Luisa, etc. Homenageando Baden Powell, este musical apresenta Toquinho (novamente), Paulo César Pinheiro, Ana Paula Lopes, Mariana Leporace, Marcel Powell, Marcus Tardelli, etc.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 63

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

DANI BLACK (PARTICIPAÇÃO TIAGO IORC)

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 12 - NO GELO

Quando Cachinhos de Framboesa e o Senhor Floriano planejam um evento para comemorar a primavera, Moranguinho os ajuda e somando esforços criam um desfile de primavera. Mas ainda é inverno e uma nevasca acaba com os planos para os festejos da primavera. A Cidade Tutti-Frutti recebe um número improvável de tuttis-fruttis e com ideias inovadoras combinam os eventos em uma única celebração de inverno.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 24 - SOL - SOL E PIQUENIQUE

HISTORIA CENTRAL: SOL PIQUENIQUE
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A CABELEIREIRA

Mônica se oferece para cortar o cabelo do Cascão, mas essa história não colou!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A REGRA DOS 3 ERRES

Para conservar o meio ambiente, a Turma da Mônica acredita na regra dos três "R"s: reduzir, reutilizar e reciclar.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A REVOLTA DOS CARECAS

A vilã Madame K-Pilar quer roubar o cabelo de todo mundo para fabricar perucas.
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

KAROLINA E O ELEMENTAL DA ÁGUA

Jonas, o elemental da água, e Karolina, filha do moleiro, se apaixonam e as coisas ficam complicadas. O pai mal-humorado de Jonas adverte seu filho para não namorar uma menina da vila e Karolina não tem ideia de que seu amado Jonas não é humano. O assistente do moleiro, Libor, faz de tudo para proteger toda a aldeia e, particularmente, Karolina. Ele não se importa que para isso ele precise recorrer a mentiras e intrigas. Libor arma para que Karolina termine com Jonas e faz de tudo para que ela se apaixone por ele. Logo todos acreditam que o responsável pelo desaparecimento do vigia noturno, pela farinha estragada, pelo incêndio do moinho e outros truques é o elemental da água. Karolina rejeita Jonas e acaba transformando-o em um sapo. Quando Karolina percebe que ele não é culpado, tenta provar a inocência de seu amado e mostrar a todos de quem realmente é a culpa. Os moradores decidem então organizar uma busca para encontrar o elemental da água. Agora cabe a Karolina amolecer o pai de Jonas e quebrar o feitiço ...
Conheça o Programa
10
OSWALDO

AÇÃO & GAMES

Na história de hoje, Oswaldo descobre uma lição muito importante, que videogames podem ser viciantes e desligar você do mundo, mas videogames podem te transformar num ninja radical e incrível. De que se pode jogar videogame, mas não deixar de fazer as outras coisas e nunca esquecer de devolver e nem atrasar a devolução.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ASA

Pudim e Ulisses são selecionados para um treinamento na A.S.A. a Agência Espacial mais importante da Terra e enquanto vão visitar as instalações da agência, conhecem Musco, a Lhama que achava que estava indo para Nova York. No meio do tour eles se perdem e acabam sendo lançados para o espaço no lugar dos astronautas treinados e terão que completar uma série de missões e lidar com diferentes desafios no espaço, para poderem retornar a Terra.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - II

CONCURSO DE CANTO

Um programa de televisão anuncia um concurso musical, com grande prêmio para o vencedor. O prédio azul inteiro decide participar: Severino com um tango, Leocádia com uma ópera, Carlos Eduardo e Beatriz fazem uma dupla sertaneja e os detetives preparam o “rock do prédio azul”. Às vésperas da apresentação Capim bebe uma poção que faz sua voz ficar finíssima. Os detetives investigam e descobrem que Leocádia tenta eliminar os concorrentes. Agora eles precissam se unir, subir aos palcos e se vingar da melhor forma possível: vencendo o concurso.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 22 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) CONSUMISMO -2584E000084 “Gira, girou” (What's UP) GAROTAS PODEROSAS 2584E000066 aos 01'14 "Você viu? (Short News) Troca Briquedos 16/06/16 - 2371E002743 “É nóis!” (Teen Report) Viagem Belém - Circo Curro Velho - 2584E000086
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 16

No primeiro bloco, vamos conhecer uma agencia de viagem focada em turismo esportivo. Dicas de manutenção de bikes: aprenda a trocar a corrente de sua bike com Mario Canna. No segundo bloco vamos conhecer o guia de ciclo turismo do sul, que já mapeou várias trilhas. O historiador de ciclismo Fernando Blanco nos contará a historia de sua família no ciclismo. E para fechar o programa, veremos no terceiro bloco como é a experiência de pilotar uma bike no autódromo de Interlagos.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1235

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ VIAJA COM A NOSSA EQUIPE ATÉ UMA FAZENDA DO INTERIOR PAULISTA PARA CONHECER A AGROFLORESTA- SISTEMA QUE PRODUZ ALIMENTOS SAUDÁVEIS, SEM DESTRUIR O SOLO. CONHEÇA TAMBÉM DUAS FRUTAS QUE SÃO ALIADAS DA SAÚDE. E AINDA , UM MESTRE CERAMISTA CRIA OBRAS DE ARTE COM BARRO E RESPEITO À NATUREZA. PARA CRIAR AS PEÇAS, SHÚGO IZÚMI USA ARGILA RECICLADA E ÁGUA DA CHUVA/ UMA PESQUISA MOSTRA QUE A JABUTICABA E O JAMBO PODEM AJUDAR A COMBATER A OBESIDADE E A PERDA MEMÓRIA. E , NO LUGAR DO EUCALIPTO, O HERDEIRO DESTA FAZENDA DEDICIU CULTIVAR LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS NA MESMA ÁREA ONDE UMA FLORESTA FOI SEMEADA.
Conheça o Programa
n
GIGANTES DO OCEANO

A VIDA DE GIGANTE

Este primeiro episódio da Série Gigantes do Oceano explora os detalhes íntimos dos maiores animais que já viveram em nosso planeta - as grandes baleias. Os experientes cinegrafistas subaquáticos - Doug Allan e Didier Noirot – nos deixam Cara a cara com baleias Jubarte de duzentas toneladas, Baleias Holandesas do Sul e alimentam Baleias Azuis. Confira!
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 276 - GALÁPAGOS

ISOLADO NO OCEANO PACÍFICO, A QUASE MIL QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DA COSTA DO EQUADOR, O ARQUIPÉLAGO DE GALÁPAGOS POSSUI UMA FAUNA EXTREMAMENTE RICA E ÚNICA. DESDE QUE FOI VISITADO PELO NATURALISTA BRITÂNICO CHARLES DARWIN, EM 1831, O CONJUNTO DE ILHAS SE TORNOU UMA ESPÉCIE DE SÍMBOLO DAS PESQUISAS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO. FOI LÁ QUE DARWIN APROFUNDOU OS ESTUDOS QUE O LEVARIAM, DUAS DÉCADAS DEPOIS, A PUBLICAR O LIVRO "A ORIGEM DAS ESPÉCIES", A OBRA QUE DEFENDE A IDEIA DA SELEÇÃO NATURAL E É CONSIDERADA FUNDAMENTAL PARA EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES DA VIDA NA TERRA AO LONGO DE BILHÕES DE ANOS. PARA VER DE PERTO ESSE QUE É TIDO COMO O MAIOR LABORATÓRIO VIVO DE BIOLOGIA DO MUNDO, A REPÓRTER ADELE SANTELLI FOI A GALÁPAGOS E AGORA CONTA O QUE VIU. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 309 - 15/04/2018

DOMINGO TEM FESTA NO METRÓPOLIS. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO, É CLARO! OLHA SÓ QUEM VAI PASSAR POR LÁ: A ORQUESTRA JAZZ SINFONICA, AO LADO DO TRIO CORRENTE, ALICE CAYMMI, BAIANA SYSTEM... E ALÉM DESSA SUPER TRILHA MUSICAL TEM APRESENTAÇÕES DE TEATRO COM MIRIAM MEHLER E RENATO BORGHI, FAZENDO ROMEU E JULIETA E SUSAN DAMASCENO APRESENTANDO A OBSCENA SENHORA D. TEM SLAM COM ROBERTA ESTRELA D´ALVA, TEM PALHAÇADAS COM RAUL BARRETO, DO GRUPO PARLAPATÕES. VOCÊ VAI RELEMBRAR MOMENTOS MARCANTES DA NOSSA HISTÓRIA E REENCONTRAR MUITA GENTE BOA QUE JA PASSOU POR AQUI. VAI PERDER? FESTA DESSAS DE NOVO SÓ DAQUI A TRINTA ANOS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 93

No Camarote.21 desta semana, você confere um programa especial sobre jovens mulheres cineastas que estão reinventando a indústria do cinema: - Iliana Sosa é uma diretora americana com raízes mexicanas. Seu foco é retratar histórias de imigrantes. - Muzna Almusafer vem de Omã e é uma das poucas cineastas mulheres do país árabe. A diretora e roterista retrata as diversas facetas de seu lugar de origem - sem clichês. - Caitlin Mae Burke, dos Estado Unidos, é uma produtora premiada de filmes independentes. Trabalha em projetos de animação insólitos, curtas sobre comediantes mulheres e documentários esportivos tocantes. - Elit Iscan é atriz e tem 24 anos. Nascida na Turquia, ela já atuou em filmes premiados. Quando tem a oportunidade de participar da criação de um papel, surgem personagens altamente complexos. - A belga Laura Vandewynckel transforma temas complexos em animação. Ignorância, brutalidade: ela traduz esses elementos em uma linguagem audiovisual supostamente ingênua. O que torna as histórias ainda mais reveladoras.
Conheça o Programa
12
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

O ABISMO DA AUTONOMIA

Sinopse série: Novos horizontes da responsabilidade O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade. Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura. Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva. pgm : O abismo da autonomia - renato lessa O desejo de independência está sempre presente em nossas ações. Mas o que é exatamente essa autonomia que buscamos? Não seria utópico a busca por esta independência se vivemos em interdependência, se o tempo todo afetamos e somos afetados pelas ações e decisões dos outros? Como então conciliar a busca da autonomia individual com a responsabilidade que temos enquanto seres que vivem em sociedade? O filósofo e cientista social Renato Lessa nos mostra que, ao longo da história a ideia de autonomia se transformou e com ela, a nossa maneira de agir no mundo, de fazer política.
Conheça o Programa
14
DEFENSORES

DEFENSORES - 01 - SAPERE AUDE "OUSE SABER"

Programa mostra a luta defensores públicos e da comunidade para manter uma escola, que atende adultos em situação de rua, aberta.
Conheça o Programa
livre
FALA GALERA

FALA GALERA - 1

A SÉRIE ACOMPANHA A VIDA DE YOUTUBERS BRASILEIROS QUE CONSEGUIRAM VIRALIZAR SEUS VÍDEOS NA WEB. NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS TRÊS YOUTUBERS: ENALDINHO (18 ANOS), JULLY MOLINNA (18 ANOS) E GREGORY KESSEY (18 ANOS).
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 08

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 79

Confira os destaques desta edição: - O restaurante que não gera lixo - A ideia é mostrar que é possível ser sustentável e fazer comida boa ao mesmo tempo. - Loja vende alimentos vencidos para evitar o desperdício - Alimentos que passaram da validade não precisam acabar no lixo. Start-up alemã revende produtos que ainda podem ser consumidos. - Hambúrger de insetos... você comeria? O hambúrger de larvas é nutritivo e uma opção mais sustentável para o meio ambiente. - Pó de baobá: o superalimento da África. Rico em nutrientes e vitaminas, o baobá pode ser cultivado de forma sustentável. O problema é que a colheita ainda oferece riscos. - Produção orgânica de açaí dá resultados - Moradores do município de Igarapé-Miri tem mais renda com a produção da fruta em agroflorestas.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

EVA SCHUL

Nascida na província italiana de Cremona, Eva Schul reinventou a danca moderna e contemporânea no Sul do Brasil. Em 1963, formou-se bailarina pela Escola de Artes Landes, em Porto Alegra (RS). Decobriu a danca moderna apos participar do 1° Congresso da Danca Clássica do Brasil, em Curitiba (PR). Em seguida, viajou para Buenos Aires (ARG) e estudou danca moderna com as professoras e coreografas Renate Schottelius e Ana Itelmann. Nesse período, Eva também estudou a técnica Martha Graham. Em 1964, mudou-se para os Estados Unidos para estagiar no New York City Ballet, onde estudou improvisacão e composicão coreográfica, conscientizacão do movimento e o sistema Laban/Bartenieff. Com importante passagem na área de gestão, Eva contribuiu para a criacão dos cursos superiores de Danca e Teatro na Pontifícia Universidade Catolica do Paraná (PUC/RS); foi assessora-diretora de danca do Instituto Estadual de Artes Cenicas da Secretaria de Estado da Cultura (IEACEN/RS). Entre suas principais criacões, as coreografias Ecos do Silencio, Joplin Blues, Hall of Mirrors, Tiro Liro Livre e Cancão da Experiencia receberam premiacões no Festival de Danca de Joinville.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

BIVOLT

Neste programa o Manos e Minas recebe a rapper Barbara Bivolt. Bivolt apresenta seu trabalho "Mixtape Lado B", que acompanha um trabalho audiovisual com alguns videoclipes já lançados. Fala sobre o seu início na Batalha do Santa Cruz e da influencia das mulheres no rap nos dias de hoje. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Patricia Meira. Matérias: Nosso videorreporter Rodney Suguita fez uma matéria sobre o projeto Yoga de Rua, que conta com voluntários que convidam os moradores de rua para a prática da yoga e depois oferecem um café da manhã compartilhado para encerrar a atividade. Manos e Minas visitou a exposição Jamaica, Jamaica em cartaz no Sesc 24 de maio. Um mergulho na cultura, e principalmente, na música do país caribenho que acabou influenciando todo o mundo. Roberta Estrela D´Alva colou no evento Elas no Topo que trata sobre a luta feminista e empreendedorismo feito por e para mulheres.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 275 - JOVENS INVENTORES

ELES SÃO JOVENS, MAS MOSTRAM MAIS EMPENHADOS DO QUE MUITOS ADULTOS EM DAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MELHORAR O MUNDO EM QUE VIVEM. COMO DOMINAM OS PRINCÍPIOS DA FÍSICA, DA QUÍMICA E DO UNIVERSO DIGITAL, BUSCAM COM SUAS INVENÇÕES TORNAR MAIS FÁCIL A VIDA DE OUTRAS PESSOAS. ESTAMOS FALANDO DOS JOVENS INVENTORES. ALGUNS NÃO TERMINARAM NEM MESMO O ENSINO MÉDIO, ENQUANTO OUTROS JÁ PASSARAM PELA FACULDADE, MAS SONHAVAM COM SUAS INVENÇÕES HÁ MUITO TEMPO. DOTADOS DE UMA INTELIGÊNCIA ACIMA DA MÉDIA, PROCURAM COLOCAR SEUS CÉREBROS PRIVILEGIADOS A SERVIÇO DAS OUTRAS PESSOAS. ELES SABEM QUE MUITOS NÃO TEM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL, ENERGIA ELÉTRICA OU ENFRENTAM DOENÇAS GRAVES. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VOCÊ VAI VER EXEMPLOS DE PESSOAS QUE, QUANDO SE DEPARAM COM UM PROBLEMA, ELAS ENFRENTAM E PROCURAM RESOLVER. SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 42 - INSEGURANÇA JURÍDICA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1235

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ VIAJA COM A NOSSA EQUIPE ATÉ UMA FAZENDA DO INTERIOR PAULISTA PARA CONHECER A AGROFLORESTA- SISTEMA QUE PRODUZ ALIMENTOS SAUDÁVEIS, SEM DESTRUIR O SOLO. CONHEÇA TAMBÉM DUAS FRUTAS QUE SÃO ALIADAS DA SAÚDE. E AINDA , UM MESTRE CERAMISTA CRIA OBRAS DE ARTE COM BARRO E RESPEITO À NATUREZA. PARA CRIAR AS PEÇAS, SHÚGO IZÚMI USA ARGILA RECICLADA E ÁGUA DA CHUVA/ UMA PESQUISA MOSTRA QUE A JABUTICABA E O JAMBO PODEM AJUDAR A COMBATER A OBESIDADE E A PERDA MEMÓRIA. E , NO LUGAR DO EUCALIPTO, O HERDEIRO DESTA FAZENDA DEDICIU CULTIVAR LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS NA MESMA ÁREA ONDE UMA FLORESTA FOI SEMEADA.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

RESGATE

"Resgate" comenta 18 depoimentos de professores, médicos, costureiras, poetas e comerciantes que hoje emprestam seus nomes a escolas, ruas e bairros, contando, com sotaque forte e vocabulário local, passagens de suas vidas.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 24

Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?
Conheça o Programa
livre