Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 14 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 35 (EXCEPCIONALMENTE COM 2 BLOCOS)

# Confirma celebra a cultura e a democracia dos povos indígenas! O #Confirma dessa semana é pura festa! Organizada por um povo rico em cultura, tradições milenares e mais: politizados. Assim são os índios! E nesta edição especial preparamos uma viagem incrível onde você vai conhecer, em detalhes, os costumes dos povos indígenas. E não é só isso não! Os índios se organizam em sociedade também para as eleições. Seja como eleitor ou candidato, o que importa mesmo para eles é exercício da cidadania. E ainda, o trabalho da Justiça Eleitoral para realizar as eleições mas sem deixar de lado toda a tradição que os índios fazem questão de preservar. Vem com a gente porque aqui #TodoDiaÉDiaDeÍndio.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 743

Eles acordam ainda de madrugada, trabalham enquanto a maioria das pessoas está dormindo e o resultado final dessa dedicação vai parar na mesa do nosso café da manhã! Estamos falando dos padeiros. Na reportagem de Letícia Lagoa você vai ver que, apesar da profissão não ser considerada insalubre, um padeiro do interior de São Paulo conseguiu na Justiça Federal o direito a aposentadoria especial, por causa da exposição ao calor acima dos limites legalmente admitidos. O programa fala ainda sobre acessibilidade. Aplicativos que ajudam cegos a ler documentos, mouse que obedece ao movimento dos olhos, são inúmeras as possibilidades que já estão no mercado. O problema é o valor dessas invenções. Na maioria das vezes é inviável para o bolso de muitos consumidores. Por isso, um morador de Pernambuco recorreu à Justiça para ter acesso a uma mão biônica. Para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região ficou clara a necessidade da prótese, uma vez que a fornecida pelo SUS tem apenas a função estética. A reportagem é de Alessandro Moura. O leilão de imóveis é uma ótima oportunidade para quem quer economizar e pagar um valor bem abaixo do praticado no mercado. As opções surgem quando as pessoas atrasam as prestações do financiamento e o bem é leiloado pelo banco. Só que no Maranhão, a dona de um apartamento teve o imóvel incluído no leilão sem estar devendo nenhuma parcela e, pelo constrangimento, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o pagamento de uma indenização por danos morais. A gente continua falando sobre leilão de imóveis. Só que desta vez, um banco colocou uma casa à venda com o valor acima do saldo devedor dos proprietários. O que, para os moradores, significou um enriquecimento ilícito da instituição financeira. O caso só foi resolvido após uma decisão judicial. A Caixa terá de repassar aos antigos mutuários a diferença entre o que deviam e o valor de avaliação. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 16

No primeiro bloco, vamos conhecer uma agencia de viagem focada em turismo esportivo. Dicas de manutenção de bikes: aprenda a trocar a corrente de sua bike com Mario Canna. No segundo bloco vamos conhecer o guia de ciclo turismo do sul, que já mapeou várias trilhas. O historiador de ciclismo Fernando Blanco nos contará a historia de sua família no ciclismo. E para fechar o programa, veremos no terceiro bloco como é a experiência de pilotar uma bike no autódromo de Interlagos.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

DESCARTE DE EMBALAGENS - SAÚDE NO CAMPO

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola do mundo. Além de produzir diversos produtos, cada vez mais o agronegócio brasileiro se preocupa com a sustentabilidade no campo. Para se chegar a agricultura sustentável, todos os envolvidos na produção no campo devem estar conscientes de sua importância e, seu papel na preservação do meio ambiente e no descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA

VIOLA, MINHA VIOLA 1322

LEYDE E LAURA Lucineide e Marinilza, irmãs matogrossenses de origem humilde, começaram a cantar ainda crianças, influenciadas pelos cânticos nos terços que seus pais realizavam nas vizinhanças onde moravam. Vieram para São Paulo no ano de 1992 trazidas pelo empresário Oswaldo Galhardi. Já lançaram seu décimo cd. Este último intitulado “Viola e cantador”. Leyde e Laura desfrutam hoje de grande prestígio dentre os grandes compositores, como Paraíso, Jesus Belmiro, Ronaldo Adriano, Chico Amado e outros. Gravaram também belíssimas músicas dos saudosos Carlos Cezar, Tião Carreiro, Moacir dos Santos, José Fortuna e Lourival dos Santos. Leyde e Laura também já receberam vários troféus como o Prêmio Ary Barroso e Estrada Boiadeira, ambos como melhor dupla sertaneja feminina do Brasil. No programa “Viola, minha viola”, farão músicas de seu último disco e sucessos gravados. A QUATRO VOZES O grupo vocal A quatro vozes, formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara e sua sobrinha Thatiana, acompanhadas de um quarteto de instrumentistas – tem foco na música popular brasileira. São mineiras de Guaxupé, mas moram em São Paulo. A necessidade da música em suas vidas é herança da mãe, que cantarolava enquanto colhia café, no interior de Minas Gerais, encantando o coração do pai, então um militar que fazia guarda por perto. Com determinação e paixão buscaram oportunidades para expressar um trabalho, fruto de dedicação, estudo e pesquisa da cultura brasileira. De igrejas e manifestações populares, passam a apresentar-se em festivais e bares já em São Paulo. Desenvolvem um trabalho de resgate da MPB mesclando elementos das mesclas da cultura do branco, do negro e do índio. Já gravaram três discos: “Felicidade guerreira”, “O Canto de Minas”, “Interior”. Nesta edição do “Viola, minha viola”, vão cantar duas músicas ligadas à cultura caipira. PERLA E LOS CASTILHOS Perla nasceu Ermelinda Pedroso Rodriguez D'Almeida em Caacupé, no Paraguai, cidade próxima ao Lago de Ypacaraí — que inspirou a famosa guarânia. De uma família de músicos. Com 30 anos de carreira no Brasil, Perla já dividiu o palco com artistas como Paulinho da Viola, Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Elizeth Cardoso, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Clara Nunes, já teve sua voz comparada por Nelson Rodrigues com cantoras como Ima Sumak, Edith Piaf e Ernna Sak. Vendeu cerca de 10 milhões de discos em 51 álbuns gravados. Produto de uma mistura explosiva entre alemães, espanhóis e indígenas, além de sua voz, seu modo intimista e particular cativa seu público tanto no disco, como em suas apresentações. O CD “Nuestras Canciones” (versão em espanhol do "Nossas Canções"), com dez gravações inéditas, é o seu último trabalho. Perla ainda canta grandes regravações com novos arranjos, como India, Recuerdos de Ypacarai e Comienza a amanecer. Nesta edição do programa “Viola, minha viola”, tocará uma música inédita e sucessos de sua carreira.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 451

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

SAMBA DA MOCIDADE

O Samba na Gamboa desta semana vem no ritmo da bateria nota 10 da Mocidade Independente de Padre Miguel. Pra relembrar os grandes carnavais da verde e branco, Diogo Nogueira recebe Tioãozinho da Mocidade e Andrezinho. O repertório traz todo o chuê chuá de clássicos do samba enredo como Sonhar Não Custa Nada, Vira Virou a Mocidade Chegou e Salve a Mocidade.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 49

Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

45- LAVADEIRAS DE ALMENARA

Lavadeiras de Almenara é um grupo de cantoras que interpretam cantigas aprendidas nas beiras do Rio Jequitinhonha, na cidade de Almenara, além de modinhas, sambas de roda e batuques. As canções também retratam o cotidiano, ou seja, o trabalho de ribeirinhos, canoeiros e lavadeiras bem como as brincadeiras e a relação entre índios, negros e portugueses durante a colonização em Minas Gerais.
Conheça o Programa
livre
BANANAS DE PIJAMAS II

BANANAS DE PIJAMAS II - 13 A ALMOFADA

Os Bananas estão ajudando Bernardo a colocar um balanço em seu quintal quando ele sugere que eles comam alguma coisa. Bananástico! Mas enquanto eles esperam Bernardo, os Bananas derramam um pouco de suco em uma das almofadas. B1 e B2 acham que Bernardo vai ficar muito chateado com eles, então tentam limpá-la sem que ele saiba. Infelizmente, tudo o que os Bananas tentam fazer só faz a mancha piorar. Eles pedem ajuda para os ursinhos e para o Rato, mas eles não conseguem limpá-la. Nesse meio tempo, Bernardo pergunta onde os Bananas estavam. Parece que desta vez os Bananas realmente armaram uma confusão.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 14/05

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 103

Júlio está no quarto e sua Avó vem chamá-lo para tomar banho. Ele se esconde. Caco, Oriba e Lilica estão brincando de esconde-esconde no Paiol. Júlio chega e começa a brincar, mas não dá certo porque ele sempre é achado. Astolfo não quer mais sair do banho. Lola e Zazá chegam ao Paiol e estranham, pois lá está um cheiro estranho. Dito e Feito sentem um cheiro e acham bom, por isso bolam um plano. Os sabonetes e xampus começam a desaparecer. O único que não sente falta é o Júlio. Por que será? Mistério no Paiol. O que estará acontecendo? No final, o plano de Dito e Feito vai por água abaixo e todos voltam a tomar banho, inclusive Júlio.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 14/05

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 11 - O FRIO INTENSO

O patins de gelo criado por Amora Linda fez um sucesso enorme, o que a trouxe a oportunidade de criar seu próprio comercial musical para eles. Suas amigas ficam encantadas quando ela pede seus conselhos, mas se sentem rejeitadas quando ela decide tomar suas próprias decisões.
Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 1

Senninha ganha uma bicicleta e tenta se equilibrar sem a rodinha. Apesar dos tombos, com muita determinação, alcança seu objetivo.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 14/05

Conheça o Programa
livre
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001)

OS CANGACEIROS 3

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

AULA DE GINÁSTICA

Leocádia instaura a ditadura da ginástica no prédio Azul. Quem quiser continuar morando no prédio, tem que participar da “ginástica rejuvenescedora da professora Leocádia”. Só que Tom, Mila e Capim estranham a iniciativa da síndica e, principalmente, a maneira estranha como ela tem se comportado nas aulas. Os detetives investigam e descobrem que Leocádia estava filmando todas as aulas para vender os DVDs e faturar uma grana. Eles decidem se vingar e filmam a rotina gulosa de Leocádia para ser exibida, para todos, na portaria.
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN

A BELA ADORMECIDA

Em seu aniversário de 15 anos, a Bela Adormecida pica o dedo em uma agulha, caindo em um sono de 100 anos, juntamente com a corte, e todo o resto do castelo; cumprindo assim, a maldição lançada pela terrível bruxa Maruna. Muitos anos se passaram, e muitos príncipes vaidosos e arrogantes tentaram libertá-la, sem sucesso. Até que, aparece o humilde e determinado garoto-do-estábulo, Fynn, ao resgate...
Conheça o Programa
livre
CARRAPATOS E CATAPULTAS - SÉRIE II

CARRAPATOS VAMPIROS

Um casal de carrapatos vampiros experimenta um novo par de dentaduras comprada no Mundo Macabro e passam a morder o pescoço dos carrapatos. Bum e Bod acabam sendo mordidos e viram vampiros zumbis. Bolão e Baixinho passam a fugir e no caminho encontram Pati e Dona Dulcina que também estão fugindo dos carrapatos vampiros zumbis. Os quatro vão procurar o carrapato inventor Leonardo, mas ele também foi mordido, porém deixou um bilhete com o endereço do Mundo da Magia onde está a cura para os vampiros zumbis. À noite Bum recebe telefone da mãe lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas.
livre
A MANSÃO MALUCA DO PROFESSOR AMBRÓSIO - SÉRIE III

INVENÇÕES CHINESAS

O SR. TUNG ESTÁ DE VOLTA À MANSÃO, E DESTA VEZ TROUXE O JANTAR PARA O DESESPERO DE LESLIE E JUNIOR QUE, FAMINTOS, ENCONTRAM DIFICULDADES PARA USAR OS PALITINHOS CHINESES. APÓS O JANTAR O PROFESSOR LHES FALA UM POUCO SOBRE A FANTÁSTICA CHINA, E AINDA POR CIMA A TURMA TEM A HONRA DE CONHECER O GRANDE BRUCE LEE PARA UMAS AULINHAS DE KUNG FU! EI, SOBROU UM BISCOITO DA SORTE PARA LESLIE...
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO II

TRAÇANDO A LINHA

O rebanho pega na estrada uma máquina de pintura de linha e causa o caos, criando "obras de arte gigantes" no campo.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

NO REINO DO ARRANCA-LÍNGUAS

No Reino do Arranca-Línguas Atrás do tesouro de João Botinão, os Bandeiras encontram os Kaladoens, índios que não fazem barulho algum, pois a região é habitada por um monstro, o Arranca-Línguas, que odeia ruídos. Capitão, porém, descobre que o tesouro está justamente na toca do bicho.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 14

No primeiro bloco, vamos conhecer Rodrigo Lopes, ele é o CEO dos hospitais Bandeirantes e Leforte, mais conhecido como Hospital dos Ciclistas. Mario Canna vai nos falar um pouquinho, sobre o tamanho do quadro da bike e qual é melhor pra você. No segundo bloco, vamos espalhar mensagens boas por São Paulo, através do Pedal do Bem. Aprenderemos a pedalar de um jeito diferente, com a bike reclinável. Vamos conhecer Fernando Blanco, um historiador que entende tudo de ciclismo profissional. No ultimo e terceiro bloco, vamos cantar ao som da música da Ticiana Barros, Bice, Bike, Magrela.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1199

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA UM PASSEIO DE TREM EM MEIO À MATA ATLÂNTICA PRESERVADA. CONHEÇA TAMBÉM O BRASILEIRO QUE GANHOU PRÊMIO DA NASA COM LIVRO SOBRE VIAGEM ESPACIAL. E AINDA , UM ESTUDO INTERNACIONAL MOSTRA QUE O NOSSO PAÍS É CAMPEÃO MUNDIAL EM DIVERSIDADE DE ÁRVORES. QUATORZE POR CENTO DE TODAS ESPÉCIES DE ÁRVORES DA TERRA SÃO ENCONTRADAS AQUI NO NOSSO TERRITÓRIO. ESTE MENINO DE 7 ANOS VENCEU UM DISPUTADO CONCURSO DA AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA AO ESCREVER SOBRE UMA AVENTURA À LUA E AOS PLANETAS . E ESTA ESTRADA DE FERRO PERCORRE A NATUREZA EXUBERANTE DA SERRA DA MANTIQUEIRA , NO INTERIOR PAULISTA.
Conheça o Programa
n
ÁFRICA

CABO

O sul da África é uma imensidão de vida e cor. Mas se não fossem pelos dois grandes oceanos que banham e moldam o Cabo do continente, ele seria um deserto. Esse filme celebra o poder rejuvenescedor do oceano. Ao leste, a quente Corrente das Agulhas flui em direção ao sul, gerando nuvens que adentram o continente gerando o lugar mais úmido no sul da África. Lar de uma borboleta mágica de um conto de fadas, a área é conhecida como a “Floresta Tropical do Google”, pois só foi descoberta por imagens de satélite em 2005. No mar, a corrente quente sustenta cardumes de gigantes peixes-rei e cria uma das paisagens marítimas mais bonitas já vistas – o Arquipélago Bazaruto. A oeste se encontra a fria Corrente de Benguela. Ela é o lar de mais tubarões brancos do que qualquer outro mar na Terra. Apesar de a corrente prover poucas chuvas, ela entrega uma névoa cheia de umidade para a terra, e sustenta um incrível jardim deserto, onde besouros-macaco dormem em uma cama de pétalas. Mas talvez o mais impressionante seja onde as duas correntezas se encontram. O confronto de águas quentes e frias gera um dos espetáculos mais fabulosos do mundo, a corrida das sardinhas sul-africanas. Esse é o maior encontro de predadores do planeta, incluindo o maior animal da África: a baleia-de-brydes.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2017 - DOMINGO 261 - 14/05/2017

O DOCUMENTÁRIO SOBRE A CARTUNISTA LAERTE. E ELA ESTARÁ NO ESTÚDIO NUM PAPO SOBRE... LIBERDADE! VOCÊ VAI DAR UM VOLTA COM A CANTORA FERNANDA TAKAI NA EXPOSIÇÃO DA JAPONESA YOKO ONO MAIS ARTE DO JAPÃO. NÓS CONVERSAMOS COM O COMPOSITOR RYUICHI SAKAMOTO, FAMOSO POR SUAS LINDAS TRILHAS SONORAS. LITERATURA: A TRAJETÓRIA DA ESCRITORA MINEIRA CONCEIÇÃO EVARISTO QUE CHAMA SUA OBRA DE ESCRIVIVENCIAS. E ZÉLIA DUNCAN PROTAGONIZA O MUSICAL ALEGRIA, ALEGRIA, SOBRE A TROPICALIA.
Conheça o Programa
livre
CULTURA LIVRE

CULTURA LIVRE 272

Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2016

CRIATIVIDADE, DESGLOBALIZAÇÃO

O mundo globalizado, conectado, nos trouxe a sensação de maior proximidade. Nos sentimos vizinhos de pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós. Nossos hábitos e costumes parece que não são mais tão diferentes assim. Em que medida esse panorama influencia nossa vida criativa? Para falar sobre isso Rodrigo Cebrian traz sua experiência como diretor de televisão e sua visão sobre criatividade.
Conheça o Programa
14
MÁXIMO E CONFÚCIO

O NEGATIVISMO POSITIVO

Depois que Máximo toma a iniciativa de estabelecer contatos com a empresa de artigos infantis Born To Be Baby, Biloca se desespera diante da iminência de reencontrar uma antiga amiga dos tempos em que ele era uma dondoca. Seu Dito, no entanto, apresenta a sua filosofia de vida, o que faz Biloca redimensionar seus valores. Enquanto isso, Confúcio e Cleverson acabam na cadeia quando decidem fazer entregas suspeitas na Cracolândia.
Conheça o Programa
14
TERRADOIS

AQUELE QUE NÃO QUER VER

Nesse episódio da série abordamos as novas concepções genéticas obtidas por meio do avanço da ciência e suas consequências na sociedade pós moderna. A partir de uma pesquisa americana que chegou à conclusão que, hoje em dia, muitos casais de cegos, surdos e anões tem manipulado embriões para que seus filhos venham ao mundo também cegos, surdos ou anões; a dramaturgia do episódio discute até que onde vai o direito dos pais de influir no futuro biológico e social do feto.
Conheça o Programa
16
ZICA E OS CAMALEÕES - SÉRIE I

ELA É DEMAIS

No corredor da escola de música, Zica flagra Caio dando uns amassos na Stephanie. Stephanie troca palavras “fofas” com Caio, o que deixa Zica muito irritada. Na aula de violão, Zica está desatenta e leva uma descompostura de Breno. Mais tarde, na lanchonete junto com Gui, Zica flagra Caio dando uns beijos em Gaby e fica chocada com a “traição”. Chegando em casa, pega sua mãe ao telefone toda simpática falando com uma “amiga”; ao desligar, fala mal da tal mulher e Zica conclui que não dá pra confiar em amizades de meninas. Ao chegar na aula no dia seguinte, se depara com uma aluna nova sentada em sua carteira: é Nádia, uma menina negra. Ela pede seu lugar de volta e Nádia libera seu lugar, em seguida Nádia é apresentada à classe pela professora e Stephanie fica enciumada com o sucesso da nova “concorrente”. Na biblioteca, após Nádia ser impedida por Stephanie de sentar-se junto ao grupo, acaba se sentando junto à Zica e as duas começam a perceber que tem coisas em comum. Nádia vai ganhando destaque na sala de aula, o que mexe com Stephanie. Na educação física, durante uma partida de queimada, Nádia, que está jogando em dupla com Zica, se deixa ser eliminada em favor de Zica que ela considera ser uma jogadora mais forte, mostrando seu espírito de equipe. Após o jogo, ela prefere sair com Nádia a aceitar um convite de Gui, o que o deixa enciumado. No quarto, Zica com os camaleões faz um grafite sobre “Médico e Monstro” mostrando como podemos nos enganar com as pessoas e entendendo que pode ter meninas como amigas de verdade. Encerra com vídeo clipe com a música “Pra simplificar”.
livre
ROTA DA INOVAÇÃO

SUÍÇA (PARTE I)

TEMA: A PRECISÃO DA INOVAÇÃO SUÍÇA A viagem pela Rota da Inovação vai até Zurich, para visitar o Instituto Suíço de Arquitetura e Tecnologia, onde está sendo desenvolvido um estudo que visa a utilização de robótica na medicina, fisioterapia e nos esportes. Auxiliando também na criação de próteses mecânicas eficientes para uso humano. Neste instituto também veremos o projeto de uma “Olimpíada de Robôs”, cujo intuito é desenvolver equipamentos mais eficientes e mais próximos dos movimentos e reações humanas. Além do projeto de realidade virtual e robótica que simula o vôo de uma ave. Também visitamos o Centro Olímpico Suíço, onde a robótica e a realidade virtual auxiliam a equipe suíça de remo a obter melhores resultados. No Instituto Suíço de Robótica, descobriremos um estudo que usa a tecnologia de energia solar em drones e aeronaves não tripuladas. Instituto Suíço de Arquitetura e Tecnologia - Inovações no campo da medicina e esportes. Centro Olímpico Suíço - Inovações no campo do esporte e medicina esportiva. Instituto Suíço de Robótica - Inovações nos campos dos transportes e sustentabilidade.
Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 50

Destaques desta edição: - O quanto custa a mais ser mulher? A neurocientista Vivienne Ming trocou de sexo e sabe exatamente as dificuldades de trabalhar na área de tecnologia sendo uma mulher ou um homem. Ela fez um estudo para comprovar. - Mulheres: há mais de 3 mil anos na ciência. Apesar de serem desconhecidas para muitos, muitas mulheres fizeram descobertas importantes e tiveram destaque em áreas científicas. - Por que a maioria dos astronautas são homens? Até hoje apenas 60 mulheres foram ao espaço. Pouco em comparação com o número de homens. - Pesquisa em mosteiro explica por que homens morrem mais cedo. Em geral, monges conseguem viver 5 anos a mais que outros homens. No caso das freiras, não há diferença. - Robôs podem ajudar a diminuir os clichês de gêneros. Cientistas provaram que robôs com aparência masculina ou feminina podem trazer efeitos diferentes no aprendizado nas escolas. - Diferença de gêneros existe para garantir sobrevivência humana. O fato de haver "homem" e "mulher" é uma estratégia da natureza para assegurar a sobrevivência da espécie através da diversidade genética.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 50

Destaques desta edição: - Veja o que está rolando na Documenta, uma das maiores exposições de arte contemporânea do mundo. Em Atenas, o evento vai até 16 de julho. E em Kassel, na Alemanha, de 10 de junho a 17 de setembro. - Cate Blanchett interpreta 13 personagens no projeto "MANIFESTO", uma vídeo-instalação idealizada pelo artista Julian Rosefeldt. - RADAR: Exposição sobre o austríaco Egon Schiele, o pintor que tinha uma paixão obsessiva pelo corpo humano // Ballet Estatal de Berlim apresenta peça sobre o poder das mulheres - Em Berlim, antigo banco vira galeria de arte de rua com obras de mais de 150 artistas. O prédio deve ser demolido em junho juntamente com as obras. - Exposição em Paris relembra as criações de moda que provocaram escândalos ao longo da história: do salto alto no século 18 à minissaia da década de 60. - Uma sessão de fotos incríveis de bolhas de sabão congeladas.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

PLUS SIZE

Neste programa, o Manos e Minas recebe duas minas que se juntaram para um projeto muito legal. Issa Paz e Sara Donato com o Rap Plus Size. Representando a cena dos slams, temos a presença de Felipe Nikito. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - um perfil do artista plástico Gabriel Ribeiro. - no quadro Discoteca Básica, Dani Pimenta apresenta os seus 5 discos prediletos. - Roberta foi bater um papo com o escritor Ferréz, que comemora 20 do lançamento do seu primeiro livro.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 237 - LIÇÃO DE CASA

OS NÚMEROS SÃO DE ASSUSTAR: MAIS DE 40 POR CENTO DOS JOVENS BRASILEIROS DE 19 ANOS NÃO CONCLUIRAM O ENSINO MÉDIO. E CERCA DE DOIS MILHÕES E QUATROCENTAS MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 4 A 17 ANOS ESTÃO FORA DA ESCOLA. SE JUNTARMOS A ESSES NÚMEROS OS DADOS SOBRE ANALFABETISMO FUNCIONAL, A SITUAÇÃO DAS MENINAS QUE SE TORNAM MÃES NA ADOLESCÊNCIA E, POR ISSO, PARAM DE ESTUDAR, E OS CHAMADOS NEM-NEM, OU SEJA, OS JOVENS QUE NÃO ESTUDAM E NEM TRABALHAM, O QUADRO SE TORNA AINDA MAIS CAÓTICO. E, ENTÃO, FICA A PERGUNTA: QUAL É O FUTURO PARA ESSES JOVENS? NÃO SE PODE ESQUECER QUE ESSE QUADRO VEM SE FORMANDO HÁ DÉCADAS E QUE OS NÚMEROS ATUAIS REPRESENTAM UMA HERANÇA DEIXADA PELOS DIVERSOS GOVERNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM COLOCAR O TEMA DA EDUCAÇÃO NO CAMINHO ADEQUADO. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA 39 - LEI ANTITERRORISMO

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1199

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA UM PASSEIO DE TREM EM MEIO À MATA ATLÂNTICA PRESERVADA. CONHEÇA TAMBÉM O BRASILEIRO QUE GANHOU PRÊMIO DA NASA COM LIVRO SOBRE VIAGEM ESPACIAL. E AINDA , UM ESTUDO INTERNACIONAL MOSTRA QUE O NOSSO PAÍS É CAMPEÃO MUNDIAL EM DIVERSIDADE DE ÁRVORES. QUATORZE POR CENTO DE TODAS ESPÉCIES DE ÁRVORES DA TERRA SÃO ENCONTRADAS AQUI NO NOSSO TERRITÓRIO. ESTE MENINO DE 7 ANOS VENCEU UM DISPUTADO CONCURSO DA AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA AO ESCREVER SOBRE UMA AVENTURA À LUA E AOS PLANETAS . E ESTA ESTRADA DE FERRO PERCORRE A NATUREZA EXUBERANTE DA SERRA DA MANTIQUEIRA , NO INTERIOR PAULISTA.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

VILA BELA: TERRA DE COLORES (MT)

“Vila Bela Terra de Colores" resgata fatos históricos e culturais da primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade – situada no extremo-oeste (Vale do Guaporé) fazendo divisa com a Bolívia. As histórias são narradas por quatro moradores da cidade: Zeferino, Nemézia, Bia e Acildo, iniciando com a fundação da cidade no século XVIII com a chegada dos negros, o surgimento da heroína Teresa de Benguela, a visita da Expedição Langsdorff, chegando até os dias de hoje, com Festa do Congo, a Dança do Chorado, o Kanijijn, entre outros. Vila Bela surgiu devido a uma estratégia militar da Coroa Portuguesa para conquistar o território pertencente ä Espanha. Planejada em Portugal, é tida como a Brasília do século XVIII e foi construída com toda grandiosidade da aristocracia portuguesa, na intenção de reproduzir o luxo e suntuosidade de suas cidades. Vila Bela é um lugar único! Está situada entre 3 ecossistemas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, revelando um curioso contraste: No meio da mata, uma cidade com ruas planas e largas, casarões imponentes, casa de ópera e uma igreja matriz gigantesca (a mais famosa ruína de Vila Bela).Até sua história escravocrata é diferente: ao mesmo tempo que havia escravos provenientes de várias regiões do Brasil e da África, que sofriam as piores humilhações – o que fez surgir o Quilombo do Quariterê/Piolho, liderado por Teresa de Benguela -, havia os negros “com habilidades especiais” que não podiam sofrer nenhum tipo de castigo e tinham um tratamento especial na sociedade .
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 11

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Luis Fernando Verissimo e José Miguel Wisnik. No ar dia 11 de setembro, às 23:10hs.
Conheça o Programa
livre