Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 14 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 10 - ATIKUM

TIAGO NAGÔ VISITA A ALDEIA DOS ÍNDIOS ATIKUM, LOCALIZADA NA SERRA DO UMÃ NO MUNICÍPIO DE CARNAUBEIRA DA PENHA - PE.
livre
ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 10 - ATIKUM

TIAGO NAGÔ VISITA A ALDEIA DOS ÍNDIOS ATIKUM, LOCALIZADA NA SERRA DO UMÃ NO MUNICÍPIO DE CARNAUBEIRA DA PENHA - PE.
livre
ÍNDIO PRESENTE

ÍNDIO PRESENTE - TODOS OS ÍNDIOS FALAM TUPI

DAS MUITAS PALAVRAS INDÍGENAS INCORPORADAS AO PORTUGUÊS, BOA PARTE É DERIVADA DE LÍNGUAS TUPI, QUE FORAM AMPLAMENTE SAUDADAS NO IMAGINÁRIO NACIONAL, LEVANDO MUITOS A ACREDITAR QUE TODOS OS ÍNDIOS DO BRASIL SÃO FALANTES DESTE IDIOMA. NO ENTANTO, AQUI EXISTEM OUTROS TRONCOS E FAMÍLIAS LINGUÍSTICAS TOTALIZANDO CERCA DE 180 LÍNGUAS. ESTIMA-SE AINDA QUE NO PERÍODO PRÉ-COLONIAL ESTE NÚMERO ERA CINCO VEZES MAIOR. ATUALMENTE MUITOS GRUPOS ENFRENTAM O DESAFIO DE MANTER SUAS LÍNGUAS, CENÁRIO QUE É FRUTO DE ANOS DE INTERVENÇÃO DE INSTITUIÇÕES ESTATAIS E RELIGIOSAS QUE OS PROIBIAM DE SE COMUNICAREM EM SEU PRÓPRIO IDIOMA. EM LÁBREA, SUL DO AMAZONAS, O POVO PAUMARI ORGANIZA ANUALMENTE UM CAMPEONATO PARA ESTIMULAR O USO DA LÍNGUA ENTRE O GRUPO. JÁ EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, NOROESTE DO AMAZONAS, APESAR DA EXISTÊNCIA DE UMA LEI QUE RECONHECE AS LÍNGUAS INDÍGENAS FALADAS NO MUNICÍPIO COMO COOFICIAIS, NÃO EXISTEM POLÍTICAS PÚBLICAS CONSOLIDANDO ESTA PROPOSTA.
livre
NOVA AMAZÔNIA

IMIGRANTES

Manaus tem recebido muitos imigrantes, principalmente depois da implantação da Zona Franca. No entanto, nenhuma imigração recente marcou mais do que a dos haitianos. O programa conta a história de Jean Ronald Destima, formado em Administração de Empresas e garçom de uma churrascaria. Nas horas vagas, ele encontra seu compatriota, Jean Smithson, para tocar compa e zouk em uma pequena casa no bairro de São Geraldo. Por trás de histórias de vida trágicas, os haitianos tentam sobreviver com muito bom humor, amparados por entidades da sociedade civil.
livre
VENTO SUL

VENTO SUL - TOQUE DE MÁGICA

A SÉRIE DOCUMENTAL “VENTO SUL” APRESENTA UMA TRAMA DE OLHARES E TEMAS INÉDITOS SOBRE PERSONAGENS QUE PROTAGONIZARAM AS GRANDES MIGRAÇÕES DAS ÁREAS RURAIS PARA OS CENTROS URBANOS. EPISÓDIO DE HOJE: TOQUE DE MÁGICA - O MUNDO NA VISÃO DOS PEDREIROS E TRABALHADORES BRAÇAIS QUE MIGRARAM PARA ERGUER AS CIDADES E GRANDES OBRAS DO SUL DO BRASIL.
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 42 - INSEGURANÇA JURÍDICA

Conheça o Programa
livre
#PARTIU BRASIL

#PARTIU BRASIL - 06

Fala de forma divertida sobre a Política do café com leite, sobre Machado de Assis, construção de Brasília.
livre
NINO: VIAGEM AO CONHECIMENTO

NINO: VIAGEM AO CONHECIMENTO - 06

Nino começa a juntar todo o lixo que encontra, pois quer livrar o planeta da destruição. O Professor Cícero se orgulha de sua criação e diz que Nino é o melhor filho que ele poderia ter. Agatha fica com ciúmes. O Professor chama a garota para ajuda-lo, mas o elevador não funciona deixando o professor preso do lado de fora. Eles contarão com a ajuda de Nino para salva-los.
livre
UM FILME DE CINEMA

UM FILME DE CINEMA - 06

O PAI DE BEBEL CONTINUA COM DIFICULDADE EM TERMINAR SEU FILME. JÁ BEBEL CONTINUA REGISTRANDO TODOS OS SEUS MOMENTOS.
livre
PINTANDO A SÉTIMA ARTE

PINTANDO A SÉTIMA ARTE - TÁ MORTO

AS CRIANÇAS PRODUZEM UM VÍDEO SOBRE A MORTE.
livre
PINTANDO A SÉTIMA ARTE

PINTANDO A SÉTIMA ARTE - O QUE PODEMOS COMER?

AS CRIANÇAS PRODUZEM UM VÍDEO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
livre
ASTROBALDO

ASTROBALDO - 12 - LABORATÓRIO DE GANIMEDES

Na aventura de hoje, as crianças acabam fazendo uma parada forçada em Ganimedes.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA IV

ABERTURA - IV - 11 - CIÚMES

Quintal da Cultura IV - Abertura - IV - 11 - Ciúmes Sinopse: Doroteia e Osório descobrem que têm muitas coisas em comum, como gostarem de picolé de berinjela e pizza de framboesa! Essa afinidade entre os dois vai deixar Ludovico morrendo de ciúme! Personagens: Doroteia, Ludovico e Osório Roteiro: Elton Mattos
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS IX

THOMAS IX - JAMES EMBURRADO/ SOPRANDO PARA LONGE

“JAMES EMBURRADO” James é um motor de tráfego misto na Ilha de Sodor. Ele gosta de puxar vagões de passageiros mais do que vagões de carga. Algumas vezes, ele mostra demais e quer ser o centro das atenções, porém algo dá errado. “SOPRANDO PARA LONGE” Uma forte tempestade de neve está chegando na Ilha de Sodor. Donald e Douglas ficam discutindo por tudo sem saber que um precisa do outro.
Conheça o Programa
livre
DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE I

DORA E SEUS AMIGOS I - 7

Dora e Alana ajudam a levar uma caixa falante para a princesa, e encontram vestidos para o Baile Real.
Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

OS JOGOS DOS DUENDES

Ben está treinando para o jogos dos duendes e Holly quer participar, mas as regras não permitem que se voe ou se faça mágicas. Depois de, acidentalmente, provocar algumas atrapalhadas e assim fazer com que Ben perca alguns jogos, ele dá uma última chance à Holly para que ela participe, mas usar a sua mágica.
Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE O CAMELO TEM CORCOVA

Houve tempo em que Camelo não tinha corcunda. Ele vivia muito longe no deserto quente. Mas um dia o deserto ficou mais quente ainda. Então ele começou a andar e chegou até Tinga Tinga.Como o camelo estava com muita sede, o leão permitiu que o camelo bebesse apenas um gole de água do lago. O camelo então deu um gole, mas sugou tanta água, mas tanta água que logo levantou-se uma corcunda nas costas dele.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA IV

FAZ DE CONTA - IV - 03 - COLEÇÃO (LUDOVICO)

Quintal da Cultura IV - Faz de conta - IV - 03 - Coleção Sinopse: Ludovico conta a história de um rico marajá indiano que daria toda a sua fortuna para conseguir completar sua estranha coleção! Personagens: Ludovico Roteiro: Elton Mattos
Conheça o Programa
livre
CAMPUS EM AÇÃO

OUTRO DIA COMUM (IESB) + SÍNDROME DE UP (UNIMEP)

Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann, apresentam os vídeos “Outro Dia Comum” produzido por alunos do curso de Cinema e Midias Digitais do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília) e “Síndrome de UP” produzidos por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). Sobre “Outro Dia Comum” Leonardo, um jovem antissocial e viciado em trabalho, precisa lidar com o súbito fechamento do prédio em que trabalha e com a inesperada interação com uma garota desconhecida, que o leva para sair por Brasília. produção: 2015 Sobre “Síndrome de UP” A realidade ganha outra forma quando é iniciado um acompanhamento íntimo da vida do Caio, uma criança com Síndrome de Down, que apresenta ao espectador seu imenso mundo de beleza e fantasia contido na simplicidade do seu cotidiano. produção: 2015
Conheça o Programa
livre
MOMENTO PAPO DE MÃE

MOMENTO PAPO DE MÃE - SÁBADO - 14

1º BLOCO Neste Momento Papo de Mãe vamos conversar sobre literatura infantil. Os clássicos atravessam gerações e continuam sempre atuais. Fábulas e contos. Os irmãos Grimm, Andersen, La Fontaine, Monteiro Lobato e muitos outros. Como escolher o que apresentar para as crianças? Autores estrangeiros e nacionais oferecem um conteúdo maravilhoso para nossos filhos. A educadora e escritora, Lô Carvalho, vai dizer para gente quais os autores que não podem faltar. E participa do papo também a mamãe Carol que tem dois filhos. Carol Thomeu Jornalista Lô Carvalho Educadora 2º BLOCO O primeiro ano de vida do bebê é também um ano intenso de vacinas. A carteirinha de vacinação do seu filho ou filha precisa estar em dia. Vacinar protege nossos filhos e também as outras crianças. Assim, inclusive, é que se torna possível erradicar algumas doenças, como aconteceu com a paralisia infantil no Brasil. E as mães não precisam ter pena de vacinar os bebês! O pediatra explica que vacinar os filhos é uma obrigação dos pais e não uma opção e conta que o calendário de vacinação do Brasil é bem completo. O pediatra Fabio Ancona também responde dúvida de telespectador. Ana Paula Faria Fotógrafa Dr. Fabio Ancona Pediatra 3º BLOCO Como saber se já é hora de seu filho comer sozinho, se trocar, tomar banho, escovar os dentes? Adquirir autonomia faz parte do processo de crescimento. Mas qual é a hora certa? Também chega o momento das crianças ajudarem com as tarefas da casa, não só pela autonomia, mas para assumir responsabilidades. E a gente descobre que tudo isso pode começar mais cedo do que imaginamos. Natércia fala também da importância de não fazer as coisas pelos filhos e responde dúvida de telespectador. Renato Kaufmann Escritor Natércia Tiba Psicóloga 4º BLOCO Muitos adultos conhecem a acupuntura e até já fizeram esse tipo de tratamento, mas nem imaginam que ela é indicada também para crianças e inclusive bebês. É importante ressaltar que a acupuntura é uma técnica chinesa milenar reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. A mamãe Virgínia queria evitar uso de medicamentos e procurou a acupuntura como alternativa para os problemas de prisão de ventre e coriza do bebê e ficou satisfeita com o resultado. Acupuntura também pode ajudar no sono do bebê. Participação em vídeo da pediatra Ana Laura Kawasaka respondendo dúvida de telespectador. Virgínia Balarin Camargo Dentista Lina Ishida Médica acupunturista
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 06

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 36

BLOCO 1 ABERTURA (MEMÓRIA DE ELEFANTE)-01:00:39;01 - 01:02:15:15 Grover fala com Elmo sobre o livro de animais que estava lendo. Ele esquece os nomes dos bichos, e vai descrevendo para que Elmo o ajude a lembrar. SUPER GROVER 2.0 (TRUQUE DE EQULIBRIO)- 01:02:15:16 - 01:08:15:15 O time de líderes de torcida do elefante e da galinha aprendem e se equilibrar. CLIPE (FORRÓ LEGAL PRA CACHORRO – EN 123)-01:08:15:16 - 01:09:26;14 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (IN SEARCH PLATYPUS)-01:09:26;15 - 01:14:26:25 Ênio e Beto estão no Outback australiano procurando um ornitorrinco. Eles encontram um canguru e seu filhote, que os ajudam muito! BLOCO 02 HISTÓRIA CENTRAL (MEIA DE ESTIMAÇÃO)-01:14:46:05 - 01:18:07:20 Grover brinca com sua meia, como se fosse um bicho de estimação. Bel explica que a meia é bem diferente de um bichinho e fala algumas características dos seres vivos, até que Grover acaba entendendo. No final, um outro Muppet aparece conversando com seu casaco. MIGALHAS PICTURES (JURASSIC COOKIE)-01:18:07:21 - 01:23:01:09 Come-come e sua turma estão tendo problemas em encontrar uma palavra que comece com A e que vai impedir que o Biscoitossauro os devore; eles finalmente encontram. CELEBRIDADE (JAIR – A BARATA DIZ QUE TEM)-01:23:01:10 - 01:24:07:10 Grover, Tânia e Jair tentam se lembrar de uma canção que fale de insetos; Grover dispara a cantar, mas nenhuma de suas canções fala do tema; até que uma visita inusitada, faz Grover lembrar de uma canção. ENCERRAMENTO (O MACACO)-01:24:07:11 - 01:226:10;23 Grover, Elmo e as crianças ficam brincando, imitando os gestos dos macacos. Elmo se empolga tanto, que lembra que tem uma fantasia de macaco em casa e sai para pegá-la. Ele sai de cena. Um macaco aparece, Grover interage com ele achando que é o Elmo fantasiado, enquanto é um macaco de verdade. Quando o verdadeiro Elmo aparece fantasiado, Grover se assusta.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 11 - O FRIO INTENSO

O patins de gelo criado por Amora Linda fez um sucesso enorme, o que a trouxe a oportunidade de criar seu próprio comercial musical para eles. Suas amigas ficam encantadas quando ela pede seus conselhos, mas se sentem rejeitadas quando ela decide tomar suas próprias decisões.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - LUDOVICO SHOW 10

QUINTAL DA CULTURA V LUDOVICO SHOW 10 No Ludovico Show de hoje, um convidado que ama os números: Calculino!
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - CONTADOR DE HISTÓRIAS 12 ANA LUISA LACOMBE PGM 01

QUINTAL DA CULTURA V CONTADORA DE HISTÓRIAS ANA LUISA LACOMBE ANA LUISA LACOMBE CONTA DIVERTIDAS HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS DE CASA.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - QUERIDO DIARIO 02 - TALENTO

QUINTAL DA CULTURA V QUERIDO DIÁRIO 13: TALENTO Osório escreve em seu diário a história de quando ele, Doroteia e Ludovico se prepararam para o show de talentos da escola.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - MUSICAL 09 BANDA MISTURADOR DE PALAVRAS PGM 02

QUINTAL DA CULTURA V BANDA MISTURADOR DE PALAVRAS BANDA MISTURADOR DE PALAVRAS TOCAM MÚSICAS DIVERTIDAS PARA AS CRIANÇAS DE CASA.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - QUINTAL MIX 10

QUINTAL DA CULTURA V MIX 10 Mix Madrasta Entrevista 10 (Bombeiro): Na edição de hoje, a malvada Madrasta entrevista um valente Bombeiro! Clube da leitura 07: No Clube da Leitura de hoje, Ludovico apresenta o livro “A família de ursos e os monstros agitados”. Correio da Dona Coruja 10: Leitura de cartas enviadas pelos telespectadores
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 23 - TUDO EM ORDEM

Quando um novo jogo chega na cidade de Tutti -Frutti e começa a atrapalhar as outras atividades ao ar livre, Laranjinha recebe a missão de organizar um horário para que todos possam se divertir.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 3 - A SUPER ESTRELA

As amigas de Moranguinho a surpreendem ao convidar sua cantora favorita, a super estrela Cerejinha, para a grande inauguração do mercado. As garotas não tem ideia de que a real Cerejinha não é a grande diva do rock que elas imaginam, mas uma garota comum que apenas quer ser aceita como uma de suas amigas.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - III

MORANGUINHO III - 10 - UM DIA TUTTI-FELIZ

Enquanto constroem um novo parque para cães, Mirtilo encontra o amuleto da sorte que Cerejinha acredita ser o responsável por dar a ela a habilidade de cantar notas altas. Mirtilo também acredita que o amuleto traz boa sorte. Mas, na hora certa, ambos descobrem que seus talentos são resultados de paciência, prática e confiança, e não sorte.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A MINHOCA ENCANTADA

Mônica encontra uma minhoca falante que diz ser um príncipe encantado. Ele só voltará ao normal com um beijo beeem romântico! Claro que a Mônica quer muito virar princesa, mas... ai, que nojo!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

A NOVA BABÁ

Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu – a irmã mais velha do Xaveco – vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se “apaixonam” por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha? Cascão ou Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O PESTINHA

Há um novo cachorro na fazenda. À primeira Bitzer está encantado com o recém-chegado, mas quando ele começa irritar Bitzer e Shaun decide algo deve ser feito para lhe ensinar uma lição.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O CONTROLE REMOTO

Todo mundo está entusiasmado e se preparando para assistir a um jogo de futebol na TV, quando um avião de brinquedo atinge a antena de TV , arruinando a imagem. Ah não! ... Bitzer é enviado para resolver o problema e pede ajuda do rebanho.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - II

OS SABICHÕES

Tom, Mila e Capim estão lendo no pátio, quando Dona Leocádia chega e confisca seus livros. A bruxa decide fazer uma poção da sabedoria usando os livros que apanhou como ingrediente. Algo estranho então começa a acontecer, e Severino está falando de um jeito muito estranho, cheio de palavras difíceis e frases rebuscadas. Os detetives então tentarão resolver mais esse mistério, antes que todos os livros sumam do Prédio Azul e antes que o pobre Severino seja para sempre um dicionário ambulante.
Conheça o Programa
livre
CARRAPATOS E CATAPULTAS - SÉRIE II

A GREVE DOS CATAPULTEIROS

Os catapulteiros estão em greve e fazem passeata por melhores salários e condições de trabalho. Acontece uma confusão e Bum, Bod, Bolão e Baixinho que estavam observando tudo, acabam sendo levados presos juntamente com os catapulteiros. Um imenso pum de Bolão livra todo mundo da cadeia lotada, inclusive os catapulteiros. À noite Bum recebe telefone da mãe lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas.
livre
OSWALDO

ME PEGO LÁ FORA

Oswaldo desperta para mais um novo dia, como de costume, segue o seu ritual matinal e ao chegar à sala de aula, se dá conta que não há ninguém. Isso mesmo, ninguém no refeitório, quadra de esportes, pátio, salas de aulas, na lanchonete, sem amigos, sem inimigos. Essa solidão enlouquece o pinguim que recria seus amigos e a turma da sala e situações que só no melhor dia de aula acontece.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ESQUECERAM DE MUSCO

Finalmente nossos astronautas cumpriram todas as condições da missão para voltar a Terra, mas antes resolvem dar uma passada na estação espacial para fazer umas comprinhas e isso vai causar um grande impacto no resultado final da missão.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER

UM SONHO DE METAL

Para completar a tripulação, Fuji convence seu amigo de infância Kawi para ir em busca de fama e fortuna. Mas Kawi sabe que nunca é fama e fortuna. Ele sempre é atacado, arrastado, espancado, explodido, eletrocutado, jogado e devorado por um monstro carnívoro!
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

TRAUMA DE BOB

Os UnderUndergrounds vão fazer seu primeiro show. Só tem um problema, Bob não consegue tocar em público. Seus amigos irão ajudá-lo a superar esse trauma.
Conheça o Programa
livre
OS CUPINS - 2ª TEMPORADA

CANTO CORAL

Joca precisa se preparar para um concurso de Canto Coral e ele contará com a ajuda dos Bustos Cantores. Porém os cupins estão decididos a atrapalhar isso.
Conheça o Programa
livre
TÁ CERTO?

TÁ CERTO? - 17

Warley recebe Edwirges, Dudu e Geisinha, que fazem muita trapalhada junto com Tosco, enquanto tentam acertar as respostas do game.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

BIVOLT

Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 14/04/2018

Conheça o Programa
n
ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS 2018

GUSTAV MAHLER - SINFONIA Nº 6/ ISAAC KARABTCHEVSKY

Conheça o Programa
livre
LOST ZWEIG

12
FALA GALERA

FALA GALERA - 4

A SÉRIE ACOMPANHA A VIDA DE YOUTUBERS. DIANTE DO SUCESSO, ELES BUSCAM ALTERNATIVAS AO ENSINO UNIVERSITÁRIO E TRAÇAM SEU FUTURO PROFISSIONAL NAS REDES SOCIAIS.NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS MARIA VENTURE (16 ANOS), ZABETTA MACARINI (16 ANOS) E CAROLZINHA SG (20 ANOS).
livre
RODA VIVA

O PESO DA LEI (2018)

Debate sobre o momento político atual, a situação do ex-presidente Lula e a questão das prisões após a condenação em segunda instância. A BANCADA DE ENTREVISTADORES É FORMADA POR: FÁBIO PRIETO DE SOUZA - DESEMBARGADOR FEDERAL E JUIZ DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO; EURO BENTO MACIEL FILHO - PROFESSOR E MESTRE EM DIREITO PENAL PELA PUC DE SÃO PAULO; CARLOS MELO - CIENTISTA POLÍTICO DO INSPER; ALBERTO CARLOS ALMEIDA - CIENTISTA POLÍTICO, DIRETOR DO INSTITUTO BRASILIS E AUTOR DO LIVRO "A CABEÇA DO BRASILEIRO"; CLÁUDIO COUTO - CIENTISTA POLÍTICO E PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS DE SÃO PAULO.
Conheça o Programa
livre
VOX POPULI

TEIXEIRINHA

ASSUNTO DESTE PROGRAMA:"TEIXEIRINHA"(CANTOR E COMPOSITOR)...O ENTREVISTADO RESPONDEU PERGUNTAS SOBRE:(SUA CARREIRA,SEUS FILMES,ATIVIDADE POLITICA DE COMPOSITOR,RAIZES DA MUSICA POPULAR,MARGINALIDADE DA CULTURA POPULAR,REPERCUSSOES NO EXTERIOR E SUAS MUSICAS...)
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A POESIA REFLEXIVA DE DRUMMOND - ÁPORO

O Prof. Davi Arrigucci Junior fala sobre o universo poético de Carlos Drummond de Andrade. Nesse programa o prof. Davi Arrigucci analisa o poema "Áporo", do livro "A Rosa do Povo", de 1945, a partir de um trabalho realizado de análise feito pelo poeta Décio Pignatari. A partir das pesquisas realizadas em vários dicionários, Décio Pignatari descobriu que áporo tinha vários significados: problema difícil; um tipo de inseto da ordem dos himenópteros e também, um tipo de orquídea. De acordo com o Prof. Davi, curiosamente, parece que o poeta se serviu dos significados do termo Áporo para construir o poema, já que na primeira estrofe se fala do inseto, na segunda se fala de enlace de noite, raiz e minério, de país bloqueado, na terceira se fala de labirinto, e na última, em orquídea, ou seja, o inseto cavador depois de passar por um labirinto aparentemente se transforma em uma orquídea. Segundo o Prof. Davi, Drummond escreveu esse poema na década de 40 quando o Brasil passava pela ditadura militar getulista. Então o Áporo pode ser uma alegoria de uma situação sem saída que está glosada na história do inseto, na história do poeta. Tem uma história pessoal do escritor em minério e no ato de escavar, de mineirar. Há um trabalho do poeta de construir o poema. O sentimento de desvalia do trabalho poético está incorporado no poema como um sentimento do mundo, um sentimento de que o trabalho é reles e pequeno e que no entanto, persistindo naquilo que ele é propriamento dito, que é o poder ser, ele pode gerar o outro, pode surgir o novo. A história do áporo é uma meditação sobre a possibilidade de ser fiel a si mesmo e nunca desistir da luta, apesar das dificuldades. O Professor Davi Arrigucci Junior, nasceu em São João da Boa Vista (São Paulo) em 1943. Professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na USP, , onde lecionou de 1965 a 1996, crítico e ensaísta consagrado, estreou como romancista com Ugolino e a Perdiz, a “saga” de um caçador quixotesco em busca de uma perdiz encantada. Ao estrear como ficcionista, Arrigucci disse estar sentindo um prazer que não sentia com sua produção anterior de ensaios – o que talvez soe injusto com uma das mais sólidas coleções artigos sobre escritores nacionais e estrangeiros, com destaque para O Escorpião Encalacrado (sobre o argentino Julio Cortázar) e O Cacto e as Ruínas (sobre Manuel Bandeira e Murilo Mendes). Publicou recentemente o livro "Coração Partido", em que analisa a poesia reflexiva de Carlos Drummond de Andrade.
livre