Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 14 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 70 - RETROSPECTIVA 2017 - Nº 02

Nesta edição do #Confirma vamos falar de código! Aí, você deve estar se perguntando: Código? De quê? O que tem a ver com a Justiça Eleitoral? Tem tudo a ver! Porque toda a nossa história sobre o processo de votação começou com ele - o Código Eleitoral de 1932. Você vai ficar por dentro de conquistas muito importantes da sociedade na história da Justiça Eleitoral com a criação do Código de 32. Quer ver? A participação da mulher no processo eleitoral só aconteceu para valer depois que ele foi criado. O direito ao voto secreto e a representação proporcional passam por este importante documento que nunca deixa de ser atualizado quando chegam às Eleições. Preparamos uma reportagem curiosa sobre a previsão de uma máquina de votar muito antes da gente pensar em urna eletrônica. A gente bateu um papo com ministros, juristas, historiadores que trazem em detalhes a evolução do Código Eleitoral. E claro, tudo isso com o nosso jeitinho de conversar com você, eleitor! Então, não vai perder o #Confirma, tá?
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 772 - RETROSPECTIVA 2017 - Nº 02

O turista que viaja para o exterior tem um limite de produtos que pode trazer para o Brasil. A dificuldade aumenta quando se trata de colecionadores, que costumam viajar com várias peças parecidas. Um jogador de Magic Cards teve a coleção, estimada em R$ 60 mil, apreendida pelo controle aduaneiro, em Brasília, sob a alegação de que as cartas seriam revendidas aqui. Mas, a retenção foi suspensa. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a devolução das cartas, até que seja esclarecida a finalidade dos produtos. Viajar e levar o bichinho de estimação junto já é comum em vários países. Mas, nas viagens ao exterior é preciso apresentar um certificado zoossanitário internacional. O documento, gratuito, certifica a saúde do animal e impede que o país de destino receba com o visitante doenças já exterminadas, como a raiva. E quem embarca sem este certificado, corre o risco de ter o bichinho deportado. Na reportagem de Letícia Lagoa, você vai ver que uma decisão da Justiça Federal, em São Paulo, determinou que os animais que vivem no Brasil e estão retornando sem o documento devem ficar em quarentena, no lugar da deportação. Pagar e não levar! Parece até absurdo, mas nas compras do dia a dia é difícil o consumidor checar se o peso descrito na embalagem é o mesmo do produto que está levando. No Paraná, um supermercado vendia uma quantidade menor do que a anunciada de um dos itens que faz parte da feijoada: a orelha de porco. O repórter Marcelo Magalhães mostra que o estabelecimento foi multado pelo Inmetro e a punição confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. De Pernambuco, o repórter Alessandro Vieira mostra como clientes de um suposto plano de saúde foram enganados. A empresa informava que oferecia os serviços de consultas médicas e exames, mas, em vários casos, os procedimentos não eram autorizados. Isso porque a empresa sequer tinha registro na Agência Nacional de Saúde. Diante das irregularidades, o suposto plano e o proprietário da empresa foram condenados a ressarcir os associados pelos prejuízos e, ainda, ao pagamento de indenização por danos morais. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 18 - MEDICINA AYURVÉDICA - 1ª PARTE

NO VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É MEDICINA AYURVÉDICA. ANTIGA ARTE DA SAÚDE DO CORPO, MENTE, ESPÍRITO, A MEDICINA AYURVÉDICA TEM SIDO PRATICADA NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. A MEDICINA AYURVÉDICA TRATA O SER HUMANO COMO UM TODO E ENSINA QUE UMA COMBINAÇÃO DE PADRÕES DE ENERGIA CRIA SUA CONSTITUIÇÃO INDIVIDUAL (DOSHA OU BIOTIPO), E INFLUÊNCIA TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA. A AYURVÉDICA BASEIA-SE NA PREMISSA DE QUE A MENTE E O CORPO SÃO UNIFICADOS NO NÍVEL DA CONSCIÊNCIA, E ATRAVÉS DESSE CAMPO UNIFICADO, AMBOS, CORPO E MENTE, SE AFETAM DE MANEIRA RECÍPROCA. A AYURVÉDICA FOI A PRIMEIRA CIÊNCIA PSICO-NEURO-IMUNOLÓGICA, PORQUE POR MILHARES DE ANOS VEM ENFATIZANDO O PAPEL DO PENSAMENTO E DO COMPORTAMENTO NA SAÚDE E NA DOENÇA. COMO RESULTADO, QUANDO OS PRATICANTES DE AYURVÉDICA SE DEPARAM COM UM PROBLEMA FÍSICO, ELES OBSERVAM A PESSOA QUE APRESENTA AQUELE PROBLEMA E NÃO APENAS OS SINTOMAS PROPRIAMENTE DITOS. A ANAMNESE ABRANGE A TOTALIDADE DO INDIVÍDUO, DESDE OS ASPECTOS MAIS PROFUNDOS DE SUA MENTE E EMOÇÕES, ATÉ OS MAIS EXTERNOS, RELACIONADOS AO ESTILO DE VIDA E AO MEIO-AMBIENTE. NA MEDICINA AYURVÉDICA OS PACIENTES SÃO CLASSIFICADOS POR TIPOS CORPORAIS, OU PRAKRITI, DETERMINADOS PELAS PROPORÇÕES ENTRE OS TRÊS DOSHAS.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 2

SINOPSE: Nesse primeiro bloco vamos a um divertido passeio ciclístico liderado pelos artistas que atuam nos hospitais das cidades, os Doutores da Alegria. O Bobociclismo tem por objetivo compartilhar a causa da alegria e seus valores com a sociedade, além de conscientizar a comunidade dos espaços de lazer e integração com a cidade a partir do uso da bicicleta. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vai no falar sobre como trocar a corrente da sua bike. Já no segundo bloco fomos conhecer o Alexandre Ribeiro, um cara que curte mexer com cores, criatividade e arte. É um ativista urbano, anda de bicicleta (e acredita nela). Trabalha com serigrafia, busca com seu trabalho criar espaços para compartilhar experiências, aproximar as pessoas e ideias e descobrir técnicas mais sustentáveis. Fomos participar de um conceito único que une inovação, ciência e tecnologia para proporcionar a experiência real de um atleta de alto rendimento do ciclismo, o Studio220. No último bloco vamos conversar e conhecer a carreira de um atleta Olímpico de BMX Renato Rezende.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

OSTEOPOROSE 2015

Apesar dos benefícios da longevidade estamos convivendo também com novos problemas sociais e doenças que não faziam parte de nossas vidas. Dentre as doenças a OSTEOPOROSE, uma doença óssea, tem merecido cada vez mais atenção por parte da área da saúde. Neste educativo vamos entender a OSTEOPOROSE suas conseqüências e como prevenir esta doença que se não tratada pode incapacitar e até levar a morte. A osteoporose continua sendo a mais freqüente das doenças ósseo-metabólicas, ela se caracteriza por alterações na micro arquitetura óssea e essas alterações acabam resultando na diminuição da qualidade e da quantidade do osso. Isso faz com que os ossos fiquem mais suscetíveis a fraturas, geralmente fraturas de pequeno impacto, de pequena energia, como, por exemplo, uma queda da própria altura. Essas fraturas elas são muito importantes, porque elas, na realidade, acabam diminuindo tanto a qualidade de vida quanto a sobrevida. Um grupo hoje em dia que nós temos que estar muito atentos para a osteoporose são os pacientes que fazem cirurgia bariátrica, cirurgias de emagrecimento, por quê? Porque essas cirurgias, qualquer que seja a técnica, algumas técnicas isso acontece mais, outras acontecem menos, mas acabam interferindo decisivamente na absorção de cálcio e vitamina D, então esses pacientes invariavelmente têm que ser suplementados numa quantidade muito maior do que a população normal. Apesar dos grupos de risco a mulher continua sendo o principal alvo da doença principalmente no período da pós menopausa.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

LEYDE E LAURA (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Leyde e Laura em épocas diferentes.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 453

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

SAMBA DE MARROM

Esta semana o Samba na Gamboa canta a vida e a obra de uma das intérpretes mais populares da nossa música, Alcione, ou melhor, a Marrom. Com 40 anos de carreira, a Marrom já emprestou sua poderosa voz a sambas que se tornaram verdadeiros clássicos. E pra contar essa trajetória, Diogo Nogueira recebe Janaína Moreno, jovem cantora admiradora de Alcione, e, é claro, a própria diva em pessoa. Sucessos de seus 40 anos de carreira como Sufoco, Gostoso Veneno e Meu Ébano estão no repertório.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2017 - 2ª SEMIFINAL

Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 155

LOLA CONTA HISTÓRIAS DE MEDO (LENDAS)AS CRIANÇAS ADORAM HISTÓRIAS ASSIM, ENTÃO RESOLVEM BRINCAR DE FAZER UMA FESTA À NOITE E SERÁ DE MONSTRINHOS.DITO E FEITO SE ANIMAM EM PARTICIPAR PARA ESTRAGAR TUDO.COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA A FESTA.ALGUMAS BRIGAS NAS DECISÕES DOS PERSONAGENS.LOLA DÁ UMA NOVA REGRA PARA A FESTA, CADA UM TERÁ QUE FAZER UMA APRESENTAÇÃO DA SUA FANTASIA. E UMA SERÁ ESCOLHIDA PARA GANHAR UM PRÊMIO SURPRESA.DITO E FEITO PREPARAM O PLANO.A FESTA COMEÇA, TODOS SE APRESENTAM. DITO E FEITO CHEGAM. E ALÉM DO PLANO DAR ERRADO, AINDA GANHAM O CONCURSO, COMO OS MONSTRIHOS MAIS ASSUSTADORES (MESMO SEM FANTASIAS) PARA RISO GERAL
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

A FADA DO DENTE/CAÇA AO TESOURO/A PRINCESA SONOLENTA

A FADA DO DENTE Um dos dentes do Peppa cai. Mamãe Pig explica que a Fada do Dente virá naquela mesma noite para levar o dente e deixar uma moeda em seu lugar Peppa está muito animada e planeja ficar acordada para ver a Fada do Dente. Mas ficar acordada toda a noite acaba por ser mais difícil do que imaginava... CAÇA AO TESOURO Vovó e Vovô Pig organizam uma caça ao tesouro para Peppa e George. Vovô enterra o tesouro em um lugar secreto no jardim e Peppa e George tem que encontrá-lo usando um mapa e seguir as pistas. Eles têm se divertem à procura do tesouro, e quando encontram, há uma moeda de chocolate para todos! A PRINCESA SONOLENTA É hora de dormir, mas Peppa não está com sone e assim Papai Pig conta uma história sobre uma princesa bonita que vive com o Rei Papai,Rainha da Mamãe e do Pequeno Príncipe em um grande castelo. Há um dinossauro na história também. A princesa sonolenta cai no sono depois de um dia duro de olhar-se no espelho e logo , assim como a princesa sonolenta , Peppa e George estão dormindo também.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 21/05

Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

O DIA DA TRAVESSURA

É o dia da travessura dos duendes e eles estão pregando peça em todo mundo. Ben prega uma peça na Holly e ela não gosta e o deixa de cabeça para baixo. Quando a babá Plum chega e pede para que ela não faça magia com raiva e que tem que ter senso de humor. Holly desfaz a magia e vai brincar com o Ben e os duendes. O duende ancião sábio aparece e Holly diz que a babá Plum gosta muito de travessuras. Então ele tem a ideia de fazer algumas para ela levando um rato enorme para o castelo. A babá se assusta e acaba quebrando o rato e transforma o ancião em lesma. O rei Thistle chega e repreende a babá pedindo para que ela desfaça a mágica. De volta a ancião sábio, o duende prega uma peça no rei e todos se divertem.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 21/05

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 13 - A MELHOR ESCOLHA

Como a princesa Frutti-Festa do ano, Moranguinho precisa aprender a ser uma líder, e superar muitos obstáculos, para garantir que o festival seja um sucesso
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 21/05

Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

QUEM FOI QUE FEZ PIPI AQUI

Magali quer passar uma gostosa tarde no sofá, com gibis e biscoitinhos de mel, até perceber um cheirinho de xixi na almofada. O gatinho Mingau andou aprontando! Nada que ela tente para limpar a almofada, funciona. Como se livrar do cheiro terrível?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

REI POR UM DIA

Todos sabem que quando o rei chega, devemos sempre reverenciá-lo e nos curvar, mas a nossa querida Mônica não esta nem aí para isso. Principalmente quando o rei é, para a nossa surpresa, o Cebolinha. Será que ele vai conseguir reinar por muito tempo, ou esse é só mais um dos seus planos infalíveis?
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

OSWALDOBIAS

Feliz dia da família! Oswaldo e o pai são obrigados a passar o dia da família juntos. Fliperama, parque de diversões e comer hambúrguer até desmaiar são os itens da lista de coisas que eles não vão fazer de jeito nenhum. O pinguim levado tem a brilhante ideia de trocar de lugar com Tobias. Com a troca de corpos, Oswaldo fica se sentindo esquecido pela família e sem personalidade própria.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

NEVE

Neste episódio nossos heróis, chegam num mundo muito gelado, onde todo mundo passa muito frio por causa de uma neve constante, só que, segundo o roteiro da missão, esse seria um planeta quente onde eles usariam o calor para recarregar a bateria da nave. Então eles descobrem que o sol do planeta foi roubado e vão investigar o mistério desse sumiço enquanto tentam se proteger do frio.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

ZUMBIDO

Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN II

AS TRÊS PENAS

Seguindo a ideia de seu conselheiro Julius, o velho Senhor Gundolf faz um desafio para seus 3 filhos: quem lhe trouxer o mais fino tapete ganhará o trono. Ele sopra três penas no ar para que os meninos as sigam. Os irmãos mais velhos Gerhard e Gebhard têm certeza de que vão ganhar o concurso. Um vai para o leste e o outro vai para o oeste. Ambos zombam do mais novo, Gustav, a quem eles chamam de "João Bobo", pois a sua pena voa para a floresta. À primeira vista Gustav é abatido, mas depois a pena o leva a uma caverna onde encontra a Rainha Rã. Ela lhe dá o que está procurando. Por conta de sua arrogância os dois irmãos voltam com um tecido barato. Quando eles percebem que foram superados, exigem uma nova tarefa dizendo que “João Bobo” não está apto para governar. Então, primeiro o pai lhes pede o anel mais bonito e, em seguida, a noiva mais bonita em toda a aldeia, e a cada vez “João Bobo” pode contar com a Rainha Rã para ajudá-lo a sair por cima ...
Conheça o Programa
livre
O COLORIDO MUNDO DE DALTON

O COLORIDO MUNDO - A VISITA DA TIA ESMERALDA

APÓS A CHEGADA DE TIA ESMERALDA, DALTON PRECISA RESOLVER UM GRANDE ENIGMA.
Conheça o Programa
livre
O MUNDO DA GENTE

O MUNDO DA GENTE - ENCONTRINHOS

A série vai retratar o encontro e a interação de duas crianças de universos socioculturais e geográficos bastante distintos, mas que têm algo em comum; compartilham uma paixão, participam de alguma atividade similar ou portam características que as aproximam entre si e diferenciam das demais. Série que promove deslocamento de crianças de culturas distintas para se conhecerem. Em cada episódio uma criança se dirige ao universo de outra, totalmente diferente do seu. EP. 02 - "ENCONTRINHOS" Duas crianças, dois mundos diferentes. Mas será que são tão diferentes assim? Julia, 10 anos, mora em São José dos Campos e Manu, 11 anos, mora em São Caetano.Júlia é blogueira, youtuber mirim e adora artesanato.Manu gosta muito de andar de patins e sua grande paixão é cozinhar. Júlia convida Manu para ir à sua casa. Elas conversam por mensagens através do celular. Quando se encontram,Júlia dá dicas para Manu sobre como ser uma ótima youtuber e Manu ensina Júlia a cozinhar. Elas trocam experiências e se tornam amigas.
Conheça o Programa
livre
BLOG DA MARI

BLOG DA MARI - 04 - BERÇÁRIO DE TARTARUGAS

Mari, Clara, Eliane, Theo, Ana Clara e Adriel encontram com o professor Paulo Andrade e vão até o projeto Pé de Pincha, no médio Rio Amazonas, descobrir quem são os quelônios.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 3

SINOPSE: Nesse primeiro bloco vamos ver um estudo sobre o uso da bicicleta no Brasil, já que a mobilidade urbana é um tema cada vez mais debatido. Se você tem uma bike ou é entusiasta sobre o assunto e só acompanhar. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vai no falar sobre como fazer um manchão, um remendo temporário no pneu da sua bike. Já no segundo bloco fomos conhecer um pouco do trabalho e da vida de Johnny Lee, curioso, apaixonado e um dos melhores mecânico de bike Fomos conversar com a sul-mato-grossense Luciene Ferreira, primeira brasileira a fazer parte do time feminino de ciclismo de estrada Weber Shimano Ladies Power, uma das melhores equipes de ciclismo da América Latina. No último bloco vamos bater um papo com Guilherme Cavallari, sobre sua viagem pela Transpatagônia e descobrir por que os pumas não comem ciclistas.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1221

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DA PRESERVAÇÃO DA ARARA-AZUL-DE LEAR UMA AVE AMEAÇADA QUE VIVE EM UMA DAS REGIÕES MAIS ÁRIDAS DO BRASIL. CONHEÇA TAMBÉM UM MESTRE CERAMISTA QUE SE PREOCUPA COM A NATUREZA. E AINDA , PLANTAS QUE NUTREM E CURAM GANHAM ESPAÇO NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESPÉCIES NAO CONVENCIONAIS , QUE NASCEM DE FORMA ESPONTÂNEA ENTRE AS VERDURAS E LEGUMES , ENRIQUECEM AS RECEITAS DOS CHEFS DE COZINHA. NA REGIÃO DE ATIBAIA, INTERIOR PAULISTA, SHUGO IZUMI FAZ PEÇAS DE ARTE COM ARGILA RECICLADA E ÁGUA COLETADA DA CHUVA. E O FOTÓGRAFO JOÃO MARCOS ROSA E O ESCRITOR GUSTAVO NOLASCO REVELAM EM LIVRO A RESISTÊNCIA DOS CIENTISTAS E DOS SERTANEJOS NA LUTA PARA EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA DAS AVES MAIS BELAS DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
VIDA

MAMÍFEROS

Novas técnicas de gravação revelam comportamentos antes impossíveis de capturar em locações extremas. Voe com uma das maiores migrações na Terra, conforme mais de dez milhões de morcegos silvestres voam do Congo às árvores da Zambia para se alimentar; corra com o pequeno e extraordinário sengis em sua escapada de um lagarto predador; veja 30 ursos polares se juntando para se alimentar da carcaça de uma baleia; e testemunhe a maior briga na Terra... machos de baleia corcunda batalhando por uma fêmea.
Conheça o Programa
10
TÁ CERTO?

TÁ CERTO? - 12

Warley recebe Dudu, Geisinha e Edwirges, que fazem muita confusão com Tosco tentando acertar as respostas do TÁ CERTO?
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 296 - 14/01/2018

O METRÓPOLIS TRAZ UMA DISCUSSÃO QUE NÃO PODE FICAR RESTRITA AOS ESCANDALOS DO CINEMA: O ASSÉDIO SEXUAL. DIZ RESPEITO A MIM, A VOCÊ, A TODOS NÓS. TEM MAIS, AS SÉRIES VENCEDORAS DO GLOBO DE OURO. TODAS TEM EM COMUM O PROTAGONISMO FEMININO. O CUBANO JOSÉ FIGUEROA FOTOGRAFOU O PAÍS E O MUNDO, A QUEDA DO MURO DE BERLIM, O ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO. PELA PRIMEIRA VEZ AS FOTOS DELE ESTÃO NO BRASIL. CRISTIANE TORLONI RETOMA O PAPEL DA DIVA DA ÓPERA, MARIA CALLAS. E AQUI NO ESTÚDIO, A MÚSICA E AS HISTÓRIAS DE JOÃO BOSCO.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 74 - ESPECIAL DIVERSIDADE CULINÁRIA EM BERLIM (PODE SER REPRISADO)

Destaques desta edição - Uma expedição culinária por Berlim: - A oferta gastronômica de Berlim não tem fronteiras. É possível provar as delícias da Ásia até o Caribe. Nossa primeira parada é num restaurante jamaicano para provar o famoso prato "akee com peixe salgado" - Uma visita a um restaurante iraniano mostra do que a culinária persa é capaz: ensopados e grelhados com um sabor exótico e inconfundível. - Cerca de 5 mil tailandeses moram na capital alemã. Na "Pequena China Town" de Berlim, currys aromáticos e apimentados seduzem o paladar do visitante. - A comida portuguesa também está presente na maior cidade alemã. No bairro Friedrichshain é possível proval um autêntico “Cataplana Mar e Terra”, ensopado típico do sul de Portugal. - A jornada gastronômica por Berlim também passa pelo Peru, onde a principal pedida é o ceviche. Este prato é tão tradicional que já foi declarado Partrimônio Cultural do país. - Depois de rodar pelo universo gastronômico de Berlim, nada como "voltar para casa". O "Atelier Culinário" da brasileira Sabine Hueck faz sucesso, na Alemanha, com mousse de maracujá e quitutes brasileiros.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2016

MEDICALIZAÇÃO E LIBERDADE

Qual a perspectiva médica sobre a dinâmica da dominação e subordinação? De que forma a medicalização da vida afeta a nossa liberdade? Parece que hoje a busca pela felicidade acaba nos antidepressivos ... O psiquiatra Ricardo Krause, nos ajuda a pensar sobre estas questões e vai além: existe liberdade de fato para o cérebro humano? Somos livres quando dizemos isto?
Conheça o Programa
ad
DIÁRIOS SOBRE O CORPO

DIÁRIOS SOBRE O CORPO 02 - OS CORPOS DELAS

DURANTE O SEGUNDO EPISÓDIO “OS CORPOS DELAS” SÃO ASSUNTO. THAÍS, LUANA E DENISE CONTAM COMO SUPERARAM A LUTA CONTRA A BALANÇA E COMO VIVEM HOJE EM RELAÇÃO A ISSO.
Conheça o Programa
livre
RODA MOINHO, RODA PIÃO, QUERO CULTURA NO MEU PIRÃO

RODA MOINHO 02 - A NOVA ORDEM

NESTE EPISÓDIO O PERSONAGEM APRESENTADO É PAULO EDUARDO DOS SANTOS. FORMADO EM CIÊNCIAS POLÍTICAS, PAULO É APAIXONADO POR ARTE.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 04

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 73

Destaques desta edição: - Mercado de sistemas inteligentes já domina diversas áreas - Start-ups buscam novos usos para softwares inteligentes. Seja na moda, no cultivo de vegetais ou em redes de TV, as máquinas já invadiram o mercado de trabalho. - A engrenagem por trás do Wikipedia - A enciclopédia online trabalha com milhares de autores voluntários ao redor do mundo e é financiada com dinheiro de doações. Independência é elemento decisivo para garantir idoneidade do conteúdo. - Co-fundador do Wikipedia conta os próximos passos do site - Co-fundador do Wikipedia, Jimmy Wales diz que ainda não atingiu seu objetivo com o portal e que ainda tem muito trabalho pela frente. - A luta contra o Cyberbullying - O cyberbullying pode levar as vítimas à depressão e até ao suicídio. Plataformas ajudam na luta contra o problema. - Algoritmos são preconceituosos? Basta fazer uma pesquisa em sites de busca para ver que muitas vezes os algoritmos reforçam pensamentos racistas e machistas. Seria isso culpa dos algoritmos? - Plataforma social oferece ingressos para shows em troca de engajamento político - A ideia é fazer com que mais pessoas se engagem socialmente, mesmo que seja online. Críticos não acham essa uma forma representativa de engajamento político.
Conheça o Programa
livre
[DES]IGUAIS

[DES]IGUAIS - [DES]PRENDIDAS

MULHERES NEGRAS E DESPRENDIDAS DIVIDEM SUAS EXPERIÊNCIAS DE LUTA CONTRA O PRECONCEITO E NOS ENSINAM A IMPORTÂNCIA DO CABELO E DA CULTURA AFRO.
Conheça o Programa
18
MANOS E MINAS III

ANNA TRÉA

Neste programa, o Manos e Minas recebe Anna Tréa, que canta músicas do seu primeiro disco: Clareia. Representando a cena dos slams, temos a presença de Luck Vas. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - nosso videorreporter , Rodney Suguita foi até o Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, conhecer o trabalho do AFROBASE, um espaço de integração social que usa arte como ferramenta para a quebrada. - Roberta Estreka D´Alva foi trocar uma ideia com a atriz e escritora, Elisa Lucinda.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 244 - A MATANÇA DOS RINOS

UM CENÁRIO ASSUSTADOR. COM APENAS UM ANIMAL ABATIDO, OS TRAFICANTES FATURAM MAIS DE 150 MIL DÓLARES, QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS. NO MERCADO, O PRODUTO VALE MAIS DO QUE O OURO. TUDO POR CONTA DE UMA CRENDICE QUE A CIÊNCIA JÁ TENTOU DESMENTIR INÚMERAS VEZES, MAS AINDA ILUDE, PRINCIPALMENTE, POVOS ASIÁTICOS. ESTAMOS FALANDO DO CHIFRE DO RINOCERONTE, ANIMAL SERIAMENTE AMEAÇADO DE EXTINÇÃO. MILHÕES DE PESSOAS AINDA ACREDITAM NOS SUPOSTOS PODERES CURATIVOS DO PÓ DO CHIFRE. HOJE, VAMOS MOSTRAR O TRABALHO DAS ONGS QUE TENTAM SALVAR OS ANIMAIS ATACADOS PELOS CAÇADORES A SERVIÇO DOS TRAFICANTES. OS VOLUNTÁRIOS ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DE UMA BATALHA QUE EXIGE MUITA CORAGEM. POR RAZÕES ÓBVIAS NÃO VAMOS MOSTRAR TODAS AS IMAGENS FEITAS PELAS ONGS. ELAS MOSTRAM UM GRAU DE CRUELDADE DIFÍCIL DE IMAGINAR. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA AOS RINOCERONTES.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 29 - 2018 - ANO DE ELEIÇÃO

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1221

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DA PRESERVAÇÃO DA ARARA-AZUL-DE LEAR UMA AVE AMEAÇADA QUE VIVE EM UMA DAS REGIÕES MAIS ÁRIDAS DO BRASIL. CONHEÇA TAMBÉM UM MESTRE CERAMISTA QUE SE PREOCUPA COM A NATUREZA. E AINDA , PLANTAS QUE NUTREM E CURAM GANHAM ESPAÇO NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESPÉCIES NAO CONVENCIONAIS , QUE NASCEM DE FORMA ESPONTÂNEA ENTRE AS VERDURAS E LEGUMES , ENRIQUECEM AS RECEITAS DOS CHEFS DE COZINHA. NA REGIÃO DE ATIBAIA, INTERIOR PAULISTA, SHUGO IZUMI FAZ PEÇAS DE ARTE COM ARGILA RECICLADA E ÁGUA COLETADA DA CHUVA. E O FOTÓGRAFO JOÃO MARCOS ROSA E O ESCRITOR GUSTAVO NOLASCO REVELAM EM LIVRO A RESISTÊNCIA DOS CIENTISTAS E DOS SERTANEJOS NA LUTA PARA EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA DAS AVES MAIS BELAS DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

UMA CRUZ, UMA HISTÓRIA E UMA ESTRADA

Cruzes colocadas na beira de estradas do sertão pernambucano servem de ponto de partida para a busca de histórias de vida e resgate de memória.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 11

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Luis Fernando Verissimo e José Miguel Wisnik. No ar dia 11 de setembro, às 23:10hs.
Conheça o Programa
livre