Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 13 de Maio

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 789

Mais de 700 pessoas morreram eletrocutadas em 2017, no Brasil. O número assustador é da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Alguns riscos podem ser prevenidos em casa, com o uso de tomadas certificadas. No interior de São Paulo, uma empresa que fabricou plugues e tomadas sem observar as exigências do Inmetro foi multada e condenada pela Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Comprar um imóvel e depois descobrir que vai conviver com uma enchente a cada chuva. Isso aconteceu com os moradores de um condomínio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Cansados de esperar por providências que nunca chegavam, eles decidiram processar o banco, a construtora e a prefeitura da cidade. A reportagem de Marcelo Magalhães mostra que a Justiça Federal condenou a Caixa e a construtora a consertarem as casas em 180 dias. As famílias ainda devem receber indenização por danos morais, e o condomínio R$ 175 mil que foram utilizados em reparos no local. O estágio é um dos momentos mais esperados pelo estudante universitário. É a chance de conhecer de perto a profissão escolhida e aprender a trabalhar com profissionais experientes. Mas, em Brasília, um erro de um estagiário fez o escritório de advocacia perder o prazo de um processo. A pessoa que não venceu a ação em função do erro acionou a Justiça. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu ao autor do processo um novo prazo. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 02

O ES Rural continua o passeio pela Serra Gaúcha, mas o nosso destino desta vez será o Vale dos Vinhedos. Em Bento Gonçalves, conheça todo o processo para a produção de vinhos de qualidade. Em Garibaldi, o destaque fica por conta dos espumantes, considerados um dos melhores do mundo. O programa também vai te ensinar uma receita de lombo com molho de uva. Hum...é de dar água na boca!
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 02

Nesse primeiro bloco fomos conversar com Bruno Mesquita, piloto de automobilismo que percebeu como o ciclismo pode ajudar na preparação física e na qualidade de vida. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vamos explicar como montar e trocar o pneu da sua bike. Já no segundo bloco vamos conhecer a Escola Park Tool, uma instituição de ensino de qualidade de mecânica de bicicleta. O curso foi trazido ao Brasil pelo empresário Henrique Zompero, um dos sócios-proprietários, os alunos apreendem a correta utilização e os procedimentos padrões da Park Tool mundial. Depois fomos tomar um café e bater um papo com o Fabio Samori, proprietário do Bike café Aro 27 de São Paulo, um dos pioneiros no estilo bike café. No último bloco vamos fazer um passeio na literatura do ciclismo e conversar com o Alex Gomes, autor do Guia do Ciclista Urbano, e saber um pouco de como foi escrever o guia.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

FARMÁCIA - PRODUTOS NATURAIS

Cada vez mais a população procura seguir hábitos saudáveis, consumindo e utilizando produtos naturais que proporcionem bem estar. No Brasil o uso de plantas medicinais é muito popular mesmo nas grandes cidades. Em nosso país possuímos simplesmente a maior diversidade de flora, com mais de 55 mil espécies de plantas ou 22% do total de espécies conhecidas no mundo. Centenas delas são utilizadas medicinalmente e a grande maioria ainda não foi estudada pelas ciências biomédicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fitoterapia é utilizada por cerca de 80% da população mundial como forma de atendimento básico e é reconhecida como recurso terapêutico desde 1978. Mas afinal, o que é um produto natural? Na verdade, produto natural é todo aquele que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico, nem livre de agrotóxicos. Neste programa educativo, vamos conhecer um pouco mais sobre as plantas medicinais e os produtos obtidos a partir delas. Quais são os cuidados na utilização e benefícios para a saúde. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também do Conselho Regional de Farmacêuticos de São Paulo que fiscaliza estes medicamentos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

RODAS DE VIOLA - 01 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as rodas de viola que passaram pelo programa. Os convidados foram:Marcos Violeiro e Cleiton Torres,Juliana Andrade e Jucimara, Neymar Dias, Adriana Farias, Inezita Barosso, Roberto Correa, Badia Medeiros, Irmãs Barbosa, Joãozinho, Arnaldo, Mococa e Paraíso, Zé Garoto, Levi Ramiro, Bárbara Viola e Sandra Reis, Michele e Karoline.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 491

Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE CHICO SCIENCE

MOSAICOS – A ARTE DE CHICO SCIENCE O cantor e compositor pernambucano Chico Science (1966-1997), líder do mais representativo movimento da música pop brasileira dos últimos anos, é o tema deste MOSAICOS, que apresenta as participações dos integrantes da banda Nação Zumbi, Fred 04, Siba, além de depoimentos de Herbert Vianna e dos jornalistas Xico Sá e Renato L.. Mesclando gravações inéditas com imagens do acervo da TV Cultura, MOSAICOS narra a trajetória artística de Chico Science, recuperando sua participação em diversos programas da emissora, a exemplo do “Especial Mangue Beat”, “Ensaio” (1996), “Bem Brasil” (1996), “Metrópolis” (1994) e “Vitrine” (1996).
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 67

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - III

MORANGUINHO III - 6 - A PEQUENINA TUTTI-FRUTTI

Amora e Mirtilo mostram sua nova peça, uma adaptação do conto de fadas favorito das crianças Tutti-Fruttis, "A Pequenina Tutti-Frutti", aos seus amigos. Nós vemos a história em ação enquanto eles narram um conto de três princesas numa jornada para encontrar a Fruta de Ouro Real, que determinará qual delas é a escolhida para governar o reino.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 48 - CADEIA ALIMENTAR

HISTORIA CENTRAL: CACO E LILICA BRINCAM DE SER PORQUINHOS E ALÍPIO O LOBO MAU DITO E FEITO: BRINCAM DE SER VÁRIOS ANIMAIS
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PETECA

Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PLANO HIPNÓTICO

Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

AMOR ENCANTADO

Olhos Negros é um guarda florestal e neto da Bruxa. Ele e a princesa Marjorie estão apaixonados e, secretamente, se encontram na floresta. Mas o pretendente oficial de Marjorie é o príncipe Humberto. Olhos Negros se transforma em um pássaro para verificar o que está acontecendo no castelo. Ele fica tranquilo ao ver que a princesa o ama, mas ele está em apuros. Ele não sabe como se transformar de volta em um ser humano. Nem mesmo a bruxa pode quebrar o feitiço e ela amaldiçoa a princesa Marjorie, fazendo ela perder a memória. Marjorie não percebe o que está acontecendo ao seu redor, ela está mesmo disposta a casar com o príncipe Humberto. Olhos Negros fica tão chateado que quer morrer. E assim sua avó, a bruxa, rapidamente traz de volta a memória de Marjorie. A princesa quebra a magia através do poder do seu amor.
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

AMIGO OCULTO

Oswaldo ao tirar o papel com o nome do seu amigo oculto da sala e descobre que não conhece o misterioso companheiro. Oswaldo fica apreensivo, pois precisa saber como é o seu amigo secreto para encontrar o melhor presente, algo incrível e único que simboliza toda a amizade num único objeto. O problema é que Léia e Tobias também, não o conhece. Será que é um policial mirim infiltrado? Ou um sujeito sem face ou uma maquina de prender jovens fora da lei...
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ÁGUA

Ao buscar água para reabastecer o reservatório da nave, nossos queridos viajantes acabam entrando de gaiatos numa competição olímpica muito diferente. Agora eles vão ter que usar suas habilidades em diversas modalidades para ajudarem a reestabelecer a ordem num planeta mais do que molhado.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 08

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - II

A PRIMA DA FAZENDA

Ameriquinha, a prima caipira de Tom vem passar uns dias no prédio azul. Encantados pelo estilo cowgirl, Tom e Capim super protegem a mineirinha e acabam deixando de lado o talento de detetives. Mila, enciumada, é a única que percebe a gravidade da situação. Agora ela terá que, sozinha, usar seu dom de detetive para realizar uma nova missão e provar que nem tudo é o que parece.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 26 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Ciganos 2584E000093 “Gira, girou” (What's UP) Conselho Estudantil 2584E000066 aos 09'57 "Você viu? (Short News) Medita (2371E003281) “É nóis!” (Teen Report) Golf 2584E000094
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 03

AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1238

HOJE, NO REPÓRTER ECO VOCÊ ACOMPANHA A EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA QUE FOI EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE HABITARAM A AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM OS ANIMAIS QUE VIVEM NA ESCURIDÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS. E AINDA , UM NOVO APLICATIVO FACILITA O ACESSO À RECICLAGEM. A PROPOSTA DO CATAKI É LIGAR AS PESSOAS QUE TÊM RESÍDUOS RECICLÁVEIS AOS CATADORES QUE RECOLHEM O MATERIAL. O BIÓLOGO GUILHERME DOMENICHELLI LANÇA LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS SOBRE AS CURIOSAS CRIATURAS NOTURNAS DA NATUREZA. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES VAI À CAMPO NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES, ESTADO DO AMAZONAS, EM BUSCA DE SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO

GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO - PARTE 2

Em algum lugar no oceano, um jovem nariz-de-garrafa começa uma vida própria junto aos golfinhos espiões - câmeras que conversam com golfinhos de verdade! O mais jovem faz amizade com um raro golfinho humpback, se junta a um grupo e participa de uma bizarra cerimônia de iniciação. Ele também acaba se intoxicando nas secreções de um baiacu e finalmente paquera uma fêmea com presentes e muito charme.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 280 - A LONGA JORNADA

AO LONGO DOS SÉCULOS, O HOMEM PERMITIU RAROS MOMENTOS DE PAZ ÀS BALEIAS. PRIMEIRO, ELAS ERAM CAÇADAS PARA SERVIR DE ALIMENTO, DEPOIS PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO, UTILIZADO NA ILUMINAÇÃO DAS RUAS. DE UNS TEMPOS PARA CÁ, PASSARAM A SER VÍTIMAS DAS REDES DE PESCA OU DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, QUE TIRAM DOS HABITATS OS PEIXES E MOLUSCOS QUE FAZEM PARTE DE SEU CARDÁPIO. QUANDO ESCAPAM DE UMA CAEM EM OUTRA. AS ORCAS, INJUSTAMENTE CHAMADAS DE BALEIAS ASSASSINAS, AINDA HOJE PASSAM POR EXAUSTIVOS TREINAMENTOS PARA SERVIR DE DIVERSÃO EM PARQUES AQUÁTICOS. JÁ OS TUBARÕES CONSEGUEM ESCAPAR DAS REDES, MAS SÃO CAÇADOS PARA EXTRAÇÃO DAS BARBATANAS. ELES SE DESTACAM EM MEIO À NATUREZA PORQUE DISPÕEM DE UMA VISÃO SUPER APURADA QUE LHES PERMITE ENXERGAR ATÉ NO ESCURO. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 313 - 13/05/2018

DOMINGO NO METRÓPOLIS O GRANDE PLANO DA MARVEL, DOMINAR O CINEMA. E ELES TÃO CONSEGUINDO COM VINGADORES, GUERRA INFINITA. ISMAEL NERY, O OLHAR ÚNICO DO MODERNISTA GANAH A MAIOR EXPOSIÇÃO NO PAÍS. SUELY FRANCO ESTÁ "MUITO LOUCA" NO TEATRO, COMPLETANDO SESSENTA ANOS DE CARREIRA. AINDA BEM! FOTOGRAFIA, AS VIAGENS DE CLAUDIA JAGUARIBE PELA CHINA. PAULO JOSÉ, UM ÍCONE DA CULTURA BRASILEIRA, GANHA UM DOCUMENTÁRIO EMOCIONANTE. MAIO DE 68, OS FILMES QUE AJUDAM A EXPLICAR ESSE MOMENTO QUE MARCOU O MUNDO. TAMBÉM TEM MÚSICA: EDGARD SCANDURRA RESGATA O PASSADO NA BATERIA DA BANDA MERCENÁRIAS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 97

Destaques desta edição: ESPECIAL BICENTENÁRIO DE KARL MARX - Biografia: Quem foi Karl Marx, esse homem ainda hoje tão discutido? - Se tem um lugar em que Marx está mais presente do que nunca é em Trier, na Alemanha, terra natal do filósofo. Diversas exposições celebram o filho mais famoso da cidade. - Karl Marx como ícone pop: seja como personagem de quadrinhos, sósia em programas de humor ou propagandas de produtos. A figura de Marx, ironicamente, virou "instrumento" do capital. - Como as teorias de Marx se aplicam nos dias atuais aos temas igualdade de gêneros, inteligência artificial e a situação globalizada de exploração da classe trabalhadora? - Documentário “Erro no sistema” questiona: por que somos tão obcecados por um crescimento econômico eterno?
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

REFLEXÕES SOBRE UMA CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA DO PATRIARCADO

REFLEXÕES SOBRE UMA CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA DO PATRIARCADO – CARLOS PLASTINO Valores como hierarquia, obediência e autoridade, estão na base de um paradigma que nos formou e determinou a maneira como nos relacionamos com a natureza, com as pessoas e até com nossas próprias emoções. Mas como afirma o psicanalista Carlos Plastino, se por um lado um paradigma organiza o conhecimento, por outro também o limita. E perde sua sustentação quando é desafiado por novas evidências. Hoje constatamos que muitos dos valores do patriarcado não são mais condizentes com o que queremos para o nosso mundo hoje. Esses indícios de crises de várias ordens talvez indique que é o momento de repensarmos nossos referenciais. Saberemos criar uma nova história sem a dinâmica dominadores versos dominados? Quais seriam os valores de um novo paradigma?
Conheça o Programa
14
DEFENSORES

DEFENSORES - 05 - CATIVO

O programa mostra a luta de defensores públicos com a questão prisional no Brasil. Eles buscam um reforma do sistema que possui a quarta maior população prisional do mundo.
Conheça o Programa
livre
FALA GALERA

FALA GALERA - 5

A SÉRIE ACOMPANHA A VIDA DE YOUTUBERS BRASILEIROS, JOVENS INFLUENCIADORES DIGITAIS, COM IDADE ENTRE 16 E 28 ANOS, E POSSUEM UM GRUPO DE SEGUIDORES DIGNO DAS GRANDES ESTRELAS DO CINEMA E DA TELEVISÃO. NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS POKEY (18 ANOS), A DUPLA DO "VOSSO CANAL" ROSSINI (20 ANOS) E JUNINHO (21 ANOS) E E BIEL DONO DO "UM BIPOLAR" (24 ANOS).
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

PAULO AUTRAN - IN MEMORIAM

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 95

Destaques desta edição: - Corais da Amazônia - saiba como foi a pesquisa que descobriu esses corais. - Cientistas tentam salvar corais na África do Sul - Especialistas estimam que metade dos recifes de corais do planeta pode morrer até 2050. - A luta contra a crise hídrica da Cidade do Cabo - Ideia é eliminar espécies que consomem água demais dos aquíferos que abastecem da metrópole. Desafio exige comprometimento dos moradores. - Experimento prova eficácia do efeito placebo - Para quem ainda duvida do real efeito desse tipo de terapia, especialista lembra: "Só funciona se acreditar". - Ler a bula de remédios pode fazer com que sintomas descritos apareçam - É o chamado efeito nocebo, quando os sintomas aparecem mesmo que a pessoa nem tenha tomado o remédio. Muitas pesquisas já comprovaram.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2012

EDSON CLARO

Tido por consenso como um dos grandes incentivadores da produção artística no país, Edson Claro rompeu barreiras e preconceitos. Fundou grupos de dança em São Paulo e no Rio Grande do Norte e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física (MDEF), apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação. Como criador e educador, trabalhou na Faculdade Integrada de Guarulhos e instituiu o Curso de Especialização em Método Dança Educação Física. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu - Dança e Consciência Corporal (1995) e o Curso de Licenciatura em Dança na UFRN (2009). Também criou a Acauã Cia. de Dança (1988), Gaia Cia. de Dança (1990) e a Cia. de Dança dos Meninos (2000). Para Claro, o corpo sempre surpreende quando começa a dançar.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

CORUJA BC1 (2018)

Neste programa o Manos e Minas recebe o rapper Coruja BC1. Nascido no Ceará, foi morar em Brasília em 1997, na cidade satélite de Planaltina onde teve o seu primeiro contato com o hip hop. Fala sobre a origem do seu apelido, a importância e a influência do Gog em sua carreira. Representando a cena dos slams, diretamente de Belém do Pará, temos a presença da poeta Eluê. Matérias: Fomos conferir a Batalha Dominação, uma batalha de rimas improvisadas e ritmadas feita por mulheres e para mulheres, na estação São Bento, aqui em São Paulo. Manos e Minas foi trocar uma ideia com as mulheres que criaram o InfoPreta. Primeira empresa de reparos tecnológicos do Brasil que conta apenas com mulheres negras, LGBT, transsexuais e travestis e que fala numa linguagem acessível para todo mundo.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 279 - O FUTURO

QUE SURPRESAS NOS AGUARDAM NOS PRÓXIMOS VINTE ANOS, COM TODOS OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS QUE PROMETEM TRANSFORMAR DE MANEIRA RADICAL O MODO COMO VIVEMOS HOJE? VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA TER UM NANOCHIP IMPLANTADO EM SEU NEOCÓRTEX PARA PERMITIR A LIGAÇÃO DIRETA ENTRE SEU CÉREBRO E OS COMPUTADORES? ACEITARIA QUE O SEU DIAGNÓSTICO MÉDICO FOSSE FEITO POR UMA MÁQUINA? CONSIDERA A HIPÓTESE DE VIVER 30 OU 40 ANOS A MAIS DO QUE AS PESSOAS VIVEM HOJE? HÁ QUEM ACREDITE QUE AS MUDANÇAS NO UNIVERSO DIGITAL VÃO SE ACELERAR A PARTIR DA PRÓXIMA DÉCADA E TRARÃO UM FUTURO ONDE CARROS VOADORES CIRCULARÃO PELOS CÉUS DAS CIDADES E AS PESSOAS VÃO CONVIVER COM ROBÔS EM CASA OU NO TRABALHO. DIGA-SE DE PASSAGEM: ROBOS COM SENTIMENTOS. AGORA VEM A QUESTÃO PRINCIPAL: SERÁ QUE CHEGAREMOS MESMO AO PONTO QUE OS CIENTISTAS CHAMAM DE SINGULARIDADE, QUANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI SUPERAR A CAPACIDADE HUMANA? VOCÊ NÃO IMAGINA O QUE VEM POR AÍ.....NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 46 - CRIMES AMBIENTAIS URBANOS

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1238

HOJE, NO REPÓRTER ECO VOCÊ ACOMPANHA A EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA QUE FOI EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE HABITARAM A AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM OS ANIMAIS QUE VIVEM NA ESCURIDÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS. E AINDA , UM NOVO APLICATIVO FACILITA O ACESSO À RECICLAGEM. A PROPOSTA DO CATAKI É LIGAR AS PESSOAS QUE TÊM RESÍDUOS RECICLÁVEIS AOS CATADORES QUE RECOLHEM O MATERIAL. O BIÓLOGO GUILHERME DOMENICHELLI LANÇA LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS SOBRE AS CURIOSAS CRIATURAS NOTURNAS DA NATUREZA. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES VAI À CAMPO NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES, ESTADO DO AMAZONAS, EM BUSCA DE SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

TOURO MORENO

SINOPSE - A saga do lutador e boêmio Touro Moreno dentro e fora dos ringues. Aos 68 anos de idade ele enfrenta lutadores de boxe mais jovens, relembra lutas antigas, visita lugares que fizeram parte de sua vida e da história do Espírito Santo e se dedica ao treinamento dos filhos, campeões amadores de boxe.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 28

Convidados: Cadão Volpato e Ivana Arruda Leite • Para ambos: Vocês dois estrearam relativamente tarde na literatura. Como a literatura surgiu na trajetória de vocês? • Para ambos: Vocês dois fizeram parte da antologia Geração 90, organizada por Nelson de Oliveira. Pode-se falar numa geração ou numa tendência da literatura brasileira contemporânea? • Para ambos: Que diferença existe entre a literatura produzida no Brasil quando vocês começaram a ler e aquela produzida quando começaram a escrever? • Ivana: No seu caso, a perspectiva feminina é clara, mas parece não se confundir com o feminismo, justamente por conta também de um certo lirismo – confere? • Cadão: O jornalismo estimulou ou inibiu o trabalho literário? • Ivana: Fazer uma coluna sobre a mulher na Revista da Folha não significou de algum modo sucumbir aos estereótipos da afetividade feminina? • Cadão: Indo nesse caminho, seu novo livro Relógio Sem Sol reúne duas narrativas, mas elas contêm várias histórias, como se fossem pequenos romances. No que esse livro difere dos anteriores? • Para ambos: O que a narrativa curta significa em termos de percepção do mundo? • Ivana: No romance Hotel Novo Mundo, em determinado momento a narradora compara o Rio de Janeiro com São Paulo dizendo que o Rio é “uma cidade para semideuses” e que “em São Paulo você pode ser infeliz à vontade”. Você poderia comentar? • Cadão: Parece haver uma diferença de tom entre sua obra literária e seu trabalho como músico. Existe convergência desses dois registros? • Ivana: A personagem de Hotel Novo Mundo retorna do Rio (onde vivia na alta sociedade) para São Paulo (onde encontra pessoas mais autênticas). Esse retorno à vida simples é uma idealização do recolhimento, avesso ao glamour da sociedade do espetáculo? • Cadão: Em Relógio Sem Sol, o desencanto de uma geração que surgiu no fim ditadura parece contrastar com a imagem utópica do roqueiro que quer mudar o mundo com sua guitarra. O que prevalece: o sonho ou a decepção?
Conheça o Programa
livre