Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 13 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

NOVA AMAZÔNIA

CABOQUES

Não é bacaba rala de presepeiro dizer que qualquer curumim djúco-djúco dá nó em muito doutor, quando o assunto é o modo de falar típico da Amazônia. O brasileiro é poliglota em seu próprio país - afinal, cada região tem sua própria versão da língua-pátria, enriquecida pela história e pelas múltiplas influências de seus habitantes. E se uma parte de nós é vertigem e outra parte é linguagem, como disse o poeta Ferreira Gullar, hoje vamos misturar as duas coisas: num programa "chibata", recheado "até o tucupi" com causos de "se espocar", vamos descobrir o quê que o "caboquês" tem: das ruas às universidades, da pesquisa histórica ao "miolo de pote", "cascaviamos" sem "esculhambação" a linguagem tipicamente amazônica - e com ela, a cultura e o modo de vida daqueles que entendem essa língua sem precisar de tradutor. Tá pro teu baque?
10
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 16 - TUI-NÁ

Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 05 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 07/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, QUESTÃO APONTADA POR MUITOS COMO UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO./ E QUAIS PODEM SER OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA MELHORAR O SALÁRIO DOS EDUCADORES, OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?/ NOSSA CONVIDADA É GISELA WAJSKOP, SOCIÓLOGA, DOUTORA E PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO./
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 05

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS DE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

FIBROSE CÍSTICA 2018

A Fibrose Cística, também conhecida como “mucoviscidose” é uma doença genética, não contagiosa. Na Fibrose Cística todas as secreções do organismo são alteradas. Por uma mutação genética, há um defeito, ou seja, um mau funcionamento das glândulas de secreção e as sudoríparas. Nos últimos anos, os avanços na Medicina e a precocidade do diagnóstico tem ajudado a aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos portadores desta doença. Neste educativo, conheça mais sobre a Fibrose Cística e os avanços em seu tratamento.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: TIÃO CARREIRO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Tião Carreiro, com a participação da dupla Marcelo Viola & Ricardo que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Inezita Barroso,Marcelo Viola & Ricardo, Nalva Aguiar, Divino e Donizete, Matogrosso e Mathias, Cezar e Paulinho,Leyde e Laura,entre outros.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 504

ROLANDO BOLDRIN RECEBE RAFAEL SCHIMIDT, GABRIEL SELVAGE, MUTINHO
Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 11 - FLAUTA

Com o tema Flauta, este programa homenageia compositores como Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado, entre outros.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 2ª ELIMINATÓRIA (2ª FASE)

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

NEYMAR DIAS

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 29 A PRIMAVERA, O HELICÓPTERO DA DONA COELHA E O BEBÊ ALEXANDRE

EP 7 - Vovô Pig organiza uma caça aos ovos de chocolate para Peppa e suas amigas. EP 8 - Miss Rabbit leva Peppa e sua família para um passeio em seu helicóptero de resgate! EP 9 - Os primos de Peppa vêm visitá-la, mas o bebê Alexander é jovem demais para falar, até Peppa lhe ensinar sua primeira palavra.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

CADÊ?

Bubu, Biel e Bonie estão decidindo qual será a brincadeira do dia, quando, de repente, Bonie desliza sozinha pelo galho. Após uma breve investigação, as corujinhas descobrem que era um lagarto disfarçado. Surge a dúvida: será que os animais brincam de esconde-esconde? O trio parte à procura desses bichinhos escondidos pela floresta. Biel questiona: será que esses animais são tímidos? Bubu afirma que não, eles estão é brincando de esconde-esconde. A resposta dessa questão vale uma aposta de mil amoras! Nessa busca, surgem camuflados um sapo no meio das folhas, uma mariposa no tronco, um bicho-pau no meio dos gravetos e uma raposinha, que afirma se esconder, mas não por brincadeira. Em casa, o Papai Coruja explica o que é a camuflagem e a Mamãe Coruja canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 203 - O HOMEM, O MENINO E O CAVALO

Caco, Júlio e Toquinho não se entendem na hora de brincar. Lola, para acalmar os ânimos, pega o seu livro de histórias e conta para eles a fábula do Velho, o Menino e o Cavalo, onde por não chegarem a um acordo um avô e seu neto acabam carregando o cavalo nas costas. Ao final da história, Caco Júlio e Toquinho deixam as diferenças de lado.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O SUMIÇO DA JUJUBA

Cascão está desesperado com o sumiço da sua querida Jujuba. O seu bichinho de estimação não amanheceu ao seu lado como de costume. O Cebolinha aparece para ajudá-lo a descobrir o paradeiro dela. Afinal, onde estará essa tal de Jujuba? Assista e descubra.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O TEATRO DOS FANTOCHES

Cascão e Cebolinha resolvem fazer uma apresentação de bonequinhos de fantoche, mas não contavam que iam ter uma competição acirrada da Mônica e Magali. Na sua missão de agradar o público a qualquer custo, os dois fazem de tudo para eliminar a competição, e é aí que o bicho pega!
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 02

Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

RATOS, TAÇAS E UMA VARINHA FUMEGANTE

Otto acha que transformou o diretor de sua escola em um rato e precisa agora de um feitiço para desfazer. Na verdade o rato é Dudu, o bichinho de estimação do diretor que foge de Otto o tempo todo.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

NEVE

Neste episódio nossos heróis, chegam num mundo muito gelado, onde todo mundo passa muito frio por causa de uma neve constante, só que, segundo o roteiro da missão, esse seria um planeta quente onde eles usariam o calor para recarregar a bateria da nave. Então eles descobrem que o sol do planeta foi roubado e vão investigar o mistério desse sumiço enquanto tentam se proteger do frio.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 17

Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 25 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Viagem Belém Cerâmica Marajoara 2584E000091 “Gira, girou” (What's UP) Yoga na Escola 2584E000066 aos 07'36 "Você viu? (Short News) ASTRONOMIA “É nóis!” (Teen Report) ESGRIMA 2584E000092
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 06

No episódio 6 desta temporada, vamos conhecer Flávia Campos criadora do BMX Para Meninas. Uma série sobre bicicletas especiais com Mario Canna: hoje é sobre a bicicleta dinamarquesa Pedersen. Caetano Barreira fala sobre a Velodrame. Novas tecnologias e lançamentos para o mundo das bicicletas com CEO da Bikestation Sandro Wuicik e Cezar Freitas da Garmin BR. Vamos conhecer a atleta Vivi Favery que conta sua experiência com a Cannondale Brasil Racing.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 08

NESTE EPISÓDIO, VAMOS EXPLORAR O QUÃO INTELIGENTE NOSSOS FILHOTES SÃO. DESCOBRIREMOS O QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DE SUAS CABEÇAS E REVELAREMOS SUA EXCELENTE CAPACIDADE DE ABSORVER NOVAS INFORMAÇÕES DO MUNDO AO SEU REDOR. VEREMOS COMO A CORAL SE DEDICA AO SEU TREINAMENTO, COMO OS CELIANS TERRIERS APRENDEM RAPIDAMENTE NOVAS HABILIDADES A MEDIDA QUE CRESCEM E O DOG SHOW DO ACE TESTA SUA ROTINA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1260

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A HISTÓRIA DAS PAISAGENS DA TERRA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O TRABALHO DA ARTISTA QUE RESGATA O TINGIMENTO NATURAL À BASE DA PLANTA QUE PRODUZ O RARO PIGMENTO AZUL. E AINDA , UMA AVE BRASILEIRA DÁ SINAIS DE RECUPERAÇÃO DA ESPÉCIE. DADOS RECENTES CONFIRMAM QUE A POPULAÇÃO DO PAPAGAIO DE CARA-ROXA AUMENTOU , APESAR DAS AMEAÇAS DOS DESMATAMENTOS E DA EXPANSÃO URBANA. KÍRI MIAZÁKI TROUXE DO JAPÃO A TÉCNICA DE CULTIVO E TINTURA DE TECIDOS COM O ÍNDIGO. E ,UMA EQUIPE DE ESPECIALISTAS BRASILEIROS LANÇA OBRA QUE MOSTRA A EVOLUÇÃO DO NOSSO PLANETA, NOS ÚLTIMOS 500 MILHÕES DE ANOS.
Conheça o Programa
n
BRASIL SELVAGEM

ENFRENTANDO A SECA

Concluindo a série Brasil Selvagem, agora vamos presenciar uma seca feroz, que culmina em incêndios enormes e ferozes. Os macacos capuchinhos, lontras gigantes, quatis e jaguares estão provando suas habilidades de sobrevivência extremas, enquanto procuram companheiros e corridas para criar para garantir que a próxima geração nasça exatamente quando chegar a próxima estação climática. Uma produção surpreendente conta uma história extraordinária de amor em um mundo hostil.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 289 - OS LIMITES DA REDE

ESTARIA A INTERNET CONTRIBUINDO PARA DESUMANIZAR AS PESSOAS E ESPALHANDO UMA ESPÉCIE DE VÍRUS DO MAL, EM ESCALA PLANETÁRIA? PARA ALGUNS CIENTISTAS DA COMPUTAÇÃO, NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO. O CRIADOR DA WWW, O INGLÊS TIM BERNERS LEE, NÃO APENAS ACREDITA NISSO COMO ESTÁ TRABALHANDO NA CRIAÇÃO DE UMA NOVA INTERNET, QUE GARANTA MAIOR PRIVACIDADE E SEGURANÇA ÀS PESSOAS. TAMBÉM HÁ QUEM DEFENDA UMA DESCONEXÃO TOTAL DAS REDES, ENQUANTO OUTROS FALAM NUM DETOX TEMPORÁRIO. ESSE DEBATE GANHOU FORÇA DIANTE DA EXPLOSÃO DAS CHAMADAS FAKE NEWS, DA CONFIRMAÇÃO DE QUE O TWITTER SUSPENDEU DEZENAS DE MILHÕES DE CONTAS FALSAS E MAIS: DA DESCOBERTA DE QUE OS CELULARES SE TORNARAM ESPIÕES DOS PRÓPRIOS USUÁRIOS. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, DEDICADA AO CYBERESPAÇO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 348 - 13/01/2019

HOJE NO METROPÓLIS TEM MORAES MOREIRA FALANDO DE CORDEL E DO NOVO ÁLBUM! E MAIS MÚSICA UM NOVO TALENTO BAIANO NO ESTÚDIO JOCYARA. E A VOLTA DOS PERNAMBUCANOS DO CORDEL DO FOGO ENCANTADO. TEATRO: O GRUPO TAPA COMEMORA 40 ANOS DE PALCO COM UM CLÁSSICO DE TCHEKOV. EXPOSIÇÃO: A POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE DO URUGUAI NOS QUADROS DE PEDRO FIGARI. UMA CONVERSA SOBRE FEMINISMO NEGRO COM A ATIVISTA NORTE AMERICANA PATRICIA HILL COLLINS. TEM - OS DESTAQUES DA TEMPORADA ERUDITA NESTE ANO. E NO CINEMA: OS FILMES MAIS AGUARDADOS DE 2019.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 77 - ESPECIAL ARTE EM PAPEL (PODE SER REPRISADO)

Programa especial sobre arte com papel: - Empresa alemã usa tecnologia de ponta para produzir convites artísticos de papel. - Artista de origami Sipho Mabona faz dobraduras de diversos tamanhos para museus, galerias e campanhas publicitárias. - Espanhola Malena Valcarcel usa páginas de livros antigos para criar esculturas que parecem cenários de contos de fadas. - Designer gráfico Peter Dahmen trabalha há mais de 25 anos com arte pop up e faz sucesso na internet com tutoriais sobre como criar objetos tridimensionais. - A artista alemã Annette Schröter usa técnica de recorte para fazer retratos e obras que lembram o grafite e a pop art. - Trio de designers "Wanda Barcelona" cria instalações com dobraduras de papel para grifes internacionais.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

HANNAH ARENDT: A CAPACIDADE DE JULGAR

Série: Grandes intérpretes para questões do século 21 A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isto esta série empresta o olhar de grandes intérpretes dos impasses contemporâneos. PGM 09; Hannah Arendt: a capacidade de julgar com José Alves de Freitas Neto (historiador e curador da série) A banalidade do mal é chave fundamental no pensamento de Hannah Arendt e se desdobra nas questões que enfrentamos no século XXI. A partir do célebre julgamento de um burocrata nazista, Arendt sugeriu formulações incômodas sobre a capacidade de julgar, de discernir, de pensar. A banalidade do mal é, de certa forma, uma advertência aos que supõem a existência de “monstros” humanos e procuram ocultar a percepção de que as pessoas comuns podem participar e produzir um mal extremo. O impasse entre a moral e política e as indiferenças em torno do outo, do reconhecimento da singularidade e da pluralidade, expõem uma outra questão: onde reside a nossa capacidade de julgar? O pensamento de Hannah Arendt, nascido num mundo que havia acabado de conhecer as atrocidades do nazismo, pode nos ajudar nesta dura e necessária tarefa de tomar posição diante dos problemas do nosso tempo.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

EDUARDO TOLENTINO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM11 - TEMPORADA 2 - ROBERTO SION

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 110 (PODE SER REPRISADO)

O que pode acontecer com um planeta dois graus mais quente? Mínima alteração na temperatura já poderia produzir no clima da Terra transformações drásticas. Veja o que mais vai ser notícia no Futurando. O Futurando desta semana vai mostrar as possíveis consequências ambientais de uma elevação de dois graus na temperatura do planeta até o fim deste século. O cenário que a ciência prevê é alarmante, com mudanças capazes de afetar o clima de maneira drástica. O risco reforça a importância de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Um futuro com a Terra mais aquecida não vai poupar quase nenhum tipo de vida. A diversidade de espécies ficaria ameaçada. Vamos responder, portanto, a pergunta: por que, afinal, é importante que haja tantas espécies diferentes? Duas palavras resumem a discussão: cadeia alimentar. Veja mais sobre o tema nesta edição. No programa tem ainda uma reportagem sobre uma tartaruga em perigo na Amazônia peruana. Trata-se da tartaruga tracajá. As pessoas saqueiam os ninhos delas porque os ovos são uma iguaria da culinária. Só que isso já se tornou um problema ambiental. Na edição desta semana você acompanha também uma viagem a Cozumel, um paraíso azul perturbado pela presença massiva dos barcos de cruzeiros marítimos. E com eles, claro, chegam os turistas. Apesar de levarem dinheiro para a ilha mexicana, prejudicam o ecossistema local de forma irreversível. Os corais são as grandes vítimas. O Futurando não apresenta só problemas não. Vamos dar o exemplo de uma solução. Um ativista ambiental de Uganda, na África, deu um jeito de envolver toda uma comunidade na proteção do meio ambiente. Como se trata de uma comunidade mais pobre, a ideia foi implementar um projeto que garantisse renda para as famílias.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2012

ISMAEL IVO

Criador, diretor, coreógrafo, curador. São muitas as facetas de Ismael Ivo. Nascido em São Paulo, foi para Nova York em 1983, ano em que foi convidado para integrar a companhia júnior do Alvin Ailey Dancer Center. Depois ganhou a Europa. Criou em 1984 o Impuls Tanz – Vienna Internacional Dance Festival e anos depois, tornou-se diretor do festival de dança da Bienal de Veneza. É um grande intérprete e entre seus trabalhos destacam-se obras como: Francis Bacon (1993) com direção de Johann Kresnik, que foi apresentado no Brasil este ano; Tristão e Isolda (1999), que dançou ao lado da brasileira Márcia Haydée, A Paixão Segundo Mateus (2007), Babel: Il Terzo Paradiso (2010), e outros. Radicado na Alemanha há mais de 20 anos, dirigiu a Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, em Weimar, de 1996 a 2000. Ivo é um dos grandes nomes da dança do Brasil.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

DJ HUM (2018)

Neste programa o Manos e Minas recebe Dj Hum, e a banda Expresso do groove. Representando a cena dos slams, representando o Acre, Giulia e MB. Matérias: - Roberta foi conferir a exposição Mãe Preta, em cartaz na Galeria Mario Schenberg, que reúne fotos, vídeos, acerca das questões da mulher negra e a maternidade na sociedade brasileira.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 303 - EM DEFESA DAS BALEIAS

SATÉLITES DE ALTA PRECISÃO, ATÉ RECENTEMENTE DE USO MILITAR, AGORA SÃO USADOS PARA MONITORAR AS POPULAÇÕES DE BALEIAS EM DIVERSOS PONTOS DO GLOBO. O OBJETIVO DOS CIENTISTAS É TER UM LEVANTAMENTO ATUALIZADO SOBRE AS ESPÉCIES MAIS AMEAÇADAS E TAMBÉM DAS ÁREAS ONDE ELAS AINDA CONSEGUEM SE ALIMENTAR E REPRODUZIR COM SEGURANÇA.AS AMEAÇAS AO MEIO AMBIENTE VEM DE TODOS OS LADOS. QUADRILHAS DE TRAFICANTES OFERECIAM MILHARES DE ANIMAIS VIVOS OU PARTES DELES, PELA INTERNET. E O QUE DIZER DOS PRODUTOS QUE TODO MUNDO USA OU CONSOME, NO DIA-A-DIA, QUE TAMBEM PROVOCAM SÉRIOS DANOS AMBIENTAIS? POR EXEMPLO, UM SHAMPOO, UMA PÍLULA ANTI-CONCEPCIONAL E ATÉ, QUEM DIRIA, UM INOCENTE ABACATE....NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1260

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A HISTÓRIA DAS PAISAGENS DA TERRA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O TRABALHO DA ARTISTA QUE RESGATA O TINGIMENTO NATURAL À BASE DA PLANTA QUE PRODUZ O RARO PIGMENTO AZUL. E AINDA , UMA AVE BRASILEIRA DÁ SINAIS DE RECUPERAÇÃO DA ESPÉCIE. DADOS RECENTES CONFIRMAM QUE A POPULAÇÃO DO PAPAGAIO DE CARA-ROXA AUMENTOU , APESAR DAS AMEAÇAS DOS DESMATAMENTOS E DA EXPANSÃO URBANA. KÍRI MIAZÁKI TROUXE DO JAPÃO A TÉCNICA DE CULTIVO E TINTURA DE TECIDOS COM O ÍNDIGO. E ,UMA EQUIPE DE ESPECIALISTAS BRASILEIROS LANÇA OBRA QUE MOSTRA A EVOLUÇÃO DO NOSSO PLANETA, NOS ÚLTIMOS 500 MILHÕES DE ANOS.
Conheça o Programa
n
JORNADA (TST)

JORNADA (TST) - 16

O Brasil é o país mais conectado da América Latina. Dados de 2016 apontam que mais de 116 milhões de brasileiros estão ativos em pelo menos uma rede social. Em tempos de exposição excessiva de imagens e opiniões, o comportamento de empregados na rede mundial de computadores está em evidência. A reportagem especial do Jornada entrevistou professores, advogados e especialistas em marketing digital e recursos humanos para saber como a má conduta nas redes sociais pode prejudicar trabalhadores, ocasionando, inclusive, a demissão por justa causa. Conheça também como o Tribunal Superior do Trabalho vem julgando casos com essa temática. Em um deles, uma empregada usou palavras de baixo calão para se referir à empresa em que trabalhava. Saiba o que os ministros decidiram. Outra entrevistada, uma advogada e empresária do ramo jurídico, revela como monitora uma equipe de 50 pessoas e resolve os problemas relacionados à exposição imprópria de seus comandados. A reposição de mercadorias é o tema do quadro “Direitos e Deveres”. A juíza do trabalho Maria Beatriz Vieira, da 4ª Vara do Trabalho de Florianópolis/SC, responde às perguntas do repositor e do supervisor do setor. Entre os assuntos tratados estão: jornada de trabalho, horas extras e direito a folgas. Reportagem do TRT da 5ª Região, na Bahia, mostra casos de discriminação em processos seletivos de emprego. Histórias como a de um trabalhador que perdeu a vaga por ter mais experiência que o chefe fazem parte dessa realidade. Saiba o que não pode ser perguntado nas seleções de candidatos e quais os direitos de pessoas que sofreram preconceito dos avaliadores. Direto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o quadro “Meu Trabalho é uma Arte” mostra como um artista plástico vem contribuindo com a preservação do meio ambiente por meio de obras feitas com tampinhas plásticas. Ubiratan Fernandes usou cerca de 30 mil tampinhas para construir um painel de 12 metros quadrados no Foro Trabalhista de Porto Alegre. Esse e outros trabalhos fazem parte de um projeto de conscientização presente em escolas da capital gaúcha, do Uruguai e da Colômbia.
livre
DOC TV II

ANTONINA, MORRETES E PARANAGUÁ - UNIDAS PELA HISTÓRIA (PR)

Um prato típico, três cidades e várias versões. O Barreado, além de ser um prato típico paranaense, é também o pivô de uma disputa histórica entre Antonina, Morretes e Paranaguá. As três cidades acreditam ser o berço da origem do Barreado, e cada uma conta sua versão de como e onde surgiu esta comida. Mas este não é o único motivo de desavença entre elas. Ao longo da história é possível descobrir que as brigas unem as cidades desde o início e envolvem fatos históricos, econômicos e políticos. É isto que retrata o documentário “Antonina, Morretes e Paranaguá – Unidas pela História”, da jornalista Maria Fernanda Cordeiro. Com o Barreado como pano de fundo, o filme mostra as divergências entre estas cidades. As discussões envolvem fatos como a construção da Estrada da Graciosa e da Estrada de Ferro – acessos entre o litoral e a capital –, além da disputa entre os portos de Antonina e Paranaguá. O Barreado, porém, é o assunto que mais gera polêmica entre antoninenses, morreteanos e parnanguaras. Cada um tem sua história para afirmar que este prato típico do litoral foi criado em sua cidade.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 29 - ESPECIAL FACULDADE SÃO FRANCISCO

Convidados: Décio Pignatari e Lygia Fagundes Telles •Lygia: Você é uma escritora em que o tema da memória é fundamental. Como a experiência de estudar aqui na São Francisco marcou suas memórias e sua ficção? •Décio: No livro Errâncias, você faz uma colagem de lugares e artistas que marcaram sua vida (como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Ezra Pound e os compositores Luigi Nono e Rogério Duprat). A São Francisco deixou algum traço no seu imaginário poético? O fato de ter vindo de um bairro operário, em Osasco, o tornava um peixe fora d’água? •Lygia: Foi nesse ambiente que conheceu Mário e Oswald de Andrade e Paulo Emílio Sales Gomes? Como foi sua participação na Academia de Letras da Faculdade e colaboração com os jornais Arcádia e A Balança? •Décio: Foi aqui que conheceu os irmãos Campos? Como surgiu a identificação entre vocês? •Lygia: Você começou a escrever no auge do regionalismo e foi (ao lado de Clarice Lipector) uma precursora da prosa urbana das décadas seguintes. Você pensava em produzir uma guinada na prosa brasileira? •Décio: A poesia concreta foi uma reação à geração de 45? Como foi sua participação no Clube Poesia (que reunia poetas dessa geração), pelo qual publicou seu livro de estreia, O Carrossel? •Lygia: Seus romances são mais realistas e seus contos muitas vezes derivam para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas). O tema determina a forma ou a forma define o modo de representar? Como é seu processo de criação? •Décio: Como se deu o “salto participante” da poesia concreta, baseado no dito do poeta russo Maiacóvski: “sem forma revolucionária não há arte revolucionária”? •Lygia: Você se considera uma escritora política? •Décio: Que diferença há entre a fase da revista Noigandres e da revista Invenção? Foi a passagem de uma fase mais experimental para outra mais militante? •Lygia: De que maneira o convívio com o grupo da revista Clima influenciou seu trabalho? •Décio: Falando dessa relação com grandes escritores do passado, vocês dois têm livros que partem da obra de Machado de Assis: o roteiro Capitu, da Lygia, e a peça Céu de Lona, do Décio. Por que esse retorno a Machado? •Lygia: pedir para falar sobre o roteiro Capitu. •Décio: Depois de Poesia Pois É Poesia você passou a escrever prosa e teatro. Como o poeta está presente nesses livros? Haverá continuação do projeto teatral iniciado por Céu de Lona? E como surgiu Bili com Limão Verde na Mão?
Conheça o Programa
livre