Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 13 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 10 - ATIKUM

TIAGO NAGÔ VISITA A ALDEIA DOS ÍNDIOS ATIKUM, LOCALIZADA NA SERRA DO UMÃ NO MUNICÍPIO DE CARNAUBEIRA DA PENHA - PE.
livre
CONHECENDO MUSEUS II

MUSEU HISTÓRICO E ANTROPOLÓGICO DA REGIÃO DO CONTESTADO

Para entendermos o Brasil da atualidade é necessário percorrermos as muitas histórias de nosso país. CONHECENDO MUSEUS nesta oportunidade nos leva a uma dessas histórias. Por intermédio do programa vamos relembrar um dos mais importantes episódios que marcaram nossa evolução e a compreensão da importância do diálogo e da promoção da justiça em momentos difíceis. O programa nos levará a conhecer mais profundamente a “Guerra do Contestato”, conflito implantado na Região Sul do Brasil. Esse conflito teve tamanha importância que suscitou a criação de um museu dedicado ao conflito e aos aspectos antropológicos da Região. Trata-se do MUSEU HISTÓRICO E ANTROPOLÓGICO DA REGIÃO DO CONTESTADO, que fica no Estado de Santa Catarina, no centro da cidade de Caçador e que se dedica a: • Manter um acervo que guarda a memória e a cultura do passado da Região; • Cuidar de mais de 5.000 peças, desde vestígios pré-histórico à documentação da Estrada de Ferro que liga o Estado de São Paulo ao Estado do Rio Grande do Sul; Saberemos ainda que o Museu: • É mantido pela Fundação Universidade do Contestado; • Mostra no pátio uma locomotiva americana “Balden”, fabricada em 1907; • Foi criado em 1974 e mostra toda a história do conflito do Sul do país, a Guerra do Contestado; • Mantém em exposição: pesquisa iniciada pelo antropólogo Padre Thomaz Pieters, com peças de mais de 8.000 anos; • Mantém no acervo peças feitas em cerâmica, palha e taquara, objetos do cotidiano dos moradores tais como cestarias, urna funerária, ornamentos, partes de projéteis e ferramentas a partir de pedras e madeira; • Possui uma sala especial para contar a história da construção da Ferrovia do Contestado, entre Paraná e Santa Catarina, perfazendo uma extensão de 372 quilômetros; * Mostra fotos, teodolito da época e livro de registro dos empregados; • Expõe também: máquinas calculadoras e registradoras, lamparinas, lampiões e faróis de trens; • Mostra as armas dos camponeses (facões de madeira) para se defenderem das tropas federais e estaduais em um conflito (Guerra do Contestado) que durou de outubro de 1912 a agosto de 1916. Apesar do esforço e de relativos sucessos e após milhares de mortes, não conseguiram vencer; Apreciaremos também cenas do filme “Lumber – Ferrovia do Contestado” da Botelho Film. e que o Museu é local para que possamos aprender e meditar sobre o nosso passado, Tudo muito bem explicado por autoridades e especialistas da área: SÍLVIA CALIXTO, MEDIADORA; JÚLIO CEZAR CORRENTE, DIRETOR DO MUSEU; DANIEL PORTELLA, PROFESSOR; LETÍSSIA CRESTANI, MUSEÓLOGA; LUCINEI PAES, ATRIZ.
livre
NOVA AMAZÔNIA

PARINTINS I

Reportagem especial, dividida em duas partes. O programa vai até Parintins para revelar os bastidores de uma das maiores festas populares do mundo - e como foi possível realizá-la em meio aos desafios impostos pela região amazônica.
livre
BR 3 - AMORES MIGRANTES

BR 3 - 01 - VALDOMIRO E LUCINDA - AMOR DE CANAVIEIRO

Valdomiro e Lucinda contam como se conheceram, mostram onde viviam e como vivem hoje em Guariba e histórias da cana de açúcar.
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 29 - 2018 - ANO DE ELEIÇÃO

Conheça o Programa
livre
BRINCANDO COM A CIÊNCIA

BCC - POR QUE A GENTE MASTIGA?

O PROFESSOR FÁBIO BRUSCHI NOS ENSINA A IMPORTÂNCIA DE MASTIGAR OS ALIMENTOS.
Conheça o Programa
livre
SE LIGA NA CIÊNCIA

O TEMPO NÃO PARA!

Conheça o Programa
livre
ROBÔ TV

JACK KIRBY

Vamos conhecer o desenhista Jack Kirby, criador de grandes heróis como Capitão América, Homem Aranha, Homem de Ferro, Hulk, etc. No quadro "Comentaristas Mirins" nossos youtubers dirão como seria um super heróis brasileiros e quais seriam seus super-poderes.
Conheça o Programa
livre
ASTROBALDO

ASTROBALDO - 12 - LABORATÓRIO DE GANIMEDES

Na aventura de hoje, as crianças acabam fazendo uma parada forçada em Ganimedes.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - SÁBADO 20/05

Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS VIII

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 16 VERMELHO VERSUS AZUL

Em dias de jogo, Thomas é uma locomotiva muito popular, porque o time de futebol de Sodor usa azul. Em um dia de jogo, um time do continente vem para a ilha vestindo vermelho e eles aplaudem James porque ele é vermelho também. Logo, as duas locomotivas estão competindo entre si para ver quem pode trazer os fãs mais rápido para o jogo. Mas James acaba deixando o time de futebol na estação e Thomas passa correndo por Sir Topham Hatt, que deve ser o árbitro do jogo. Com tanta confusão e atraso, talvez não haja nenhum jogo!
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS VIII

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 17 A MELHOR LOCOMOTIVA DE TODAS

Emily quebra e interrompe uma corrida entre Connor e Caitlin. Caitlin leva Emily até a oficina fazendo-a viajar mais rápido do que jamais experimentou. Emily está surpresa com Caitlin, que ela acredita ser a melhor locomotiva de todas e fica desanimada com sua própria capacidade. Mas quando os freios de Caitlin falham, Emily corre para salvá-la de um acidente, provando que ela também pode ser uma locomotiva muito útil.
Conheça o Programa
livre
DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE II

DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE II - 13

Viaje até a antiga Playa Verde com Dora e seus amigos e ajude ela a recuperar o colar mágico para a Rainha enquanto é observada pelo Mágico Malvado.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - SÁBADO 20/05

Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

A FÁBRICA DOS DUENDES

A fábrica dos duendes fica nas profundas raízes da Grande Árvore dos Duendes. O natal está prestes a chegar e os duendes estão ocupados fazendo brinquedos. Holly se diverte visitando a fábrica dos duendes, mas quando aparece um problema com os brinquedos, um pouquinho de magia salva o dia.
Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE O PORCO ESPINHO TEM ESPINHOS

Houve um tempo que o porco espinho não tinha espinhos, ela tinha o revestimento mais suave de todos Tinga Tinga. Apesar das advertências de todos os animais, o porco permitiu que o chacal fosse para sua caverna para se manter fora da chuva. O porco espinho tirou seu casaco para que secasse, mas enquanto ele dormia, o impertinente chacal fogiu com ele. Quando o porco espinho acordou, estava coberto de pequenas picadas de formiga e então não parava de se coçar. Desesperado, o porco correu para o mato para aliviar sua coceira.Ele caiu por entre os arbustos bem em cima de espinhos pontiagudos! O porco espinho então, ficou com seu corpo cheio de espinhos.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - SÁBADO 20/05

Conheça o Programa
livre
CAMPUS EM AÇÃO

ENTRE SERRAS E SAUDADES (PUC SP) + VOCÊ E O MUNDO (SÃO JUDAS)

Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann apresentam o documentário "Entre Serras e Saudades" produzido pelo alunos de jornalismo da PUC/SP e "Você e o Mundo", curta realizado pelos alunos de rádio e tv da Universidade São Judas Tadeu. Sobre "Entre Serras e Saudades": Rodeada pelas montanhas do centro-oeste mineiro, Serra da Saudade é a menor cidade do Brasil quanto ao número de habitantes. Aos olhos de dois moradores da maior metrópole do país, o cotidiano ganha vida e transforma o local em um grande personagem. Um filme de Matheus Temporini e Stephanie Bevilaqua. Sobre "Você e o Mundo": Uma história de amor, encontros e desencontros, em plena metrópole. Dirigido por Leandro Caproni, da univesidade São Judas.
Conheça o Programa
10
MOMENTO PAPO DE MÃE

MOMENTO PAPO DE MÃE - SÁBADO - 01

1º BLOCO O Dr. Jorge Huberman fala neste programa sobre o lugar certo para o bebê dormir desde os primeiros dias. O programa discute se o recém-nascido deve dormir no quarto dos pais, quarto compartilhado, e se pode dormir na cama dos pais (algo não indicado por especialistas por apresentar riscos). A família conta como é a experiência dela. No caso deles, chegaram a colocar uma cama para o pai dormir com o bebê no quarto do bebê. O Dr. Jorge Huberman também responde dúvida de telespectador. CONVIDADOS: JORGE HUBERMAN – PEDIATRA PRISCILA THIEMI – GERENTE COMERCIAL ADILSON DO AMARAL DOMINGUES – EMPRESÁRIO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO 2º BLOCO A gente sempre ouve dizer que criança precisa de rotina. Hora certa para comer, dormir e acordar. Mas porque será que isso é tão importante? Nesse Momento Papo de Mãe falamos sobre como criar uma rotina saudável e se quebrar a rotina de vez em quando também é bom. A psicopedagoga, Larissa Fonseca também responde dúvida de telespectador. CONVIDADAS: LARISSA FONSECA – PSICOPEDAGOGA CAROLINA CANUTO – JORNALISTA 3º BLOCO Nesse Momento Papo de Mãe falamos sobre esse período mágico e também de muita insegurança na vida de muitas mulheres, a primeira gestação. Um momento de descobertas e às vezes de alguns medos. A grávida Fernanda conta sobre as mudanças no corpo e as expectativas para a hora do parto. E os sinais de que o parto está chegando. Quais são eles? Conversamos sobre isso também. A Dra. Albertina Duarte também responde a dúvida de telespectador. CONVIDADAS: ALBERTINA DUARTE – GINECOLOGISTA E OBSTETRA FERNANDA SUPLICY – EMPRESÁRIA 4º BLOCO Renata fala da experiência dela com a amamentação. A Dra. Jane, especialista no assunto, dá todas as orientações para uma amamentação saudável e feliz. Explica que a experiência varia muito de uma mulher para a outra. Depende do bebê e do seio da mãe, mas com orientação correta tudo fica mais fácil. Explica sobre livre demanda. A Dra. Jane Szmid também responde dúvida de telespectador. CONVIDADAS: JANE SZMID – PEDIATRA E NEONATOLOGISTA RENATA STURM – EDITORA DE LIVROS
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 01

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 10

BLOCO 1 ABERTURA (IMAGINA) 01:00:39 - 01:01:53 Elmo e Abby brincam de imaginar com uma caixa de cacarecos que a mãe de Elmo lhes deu; mas eles nem imaginam quem vem pra brincar com eles. CLIPE (BRINQUEDO NOVO – METLIFE) 01:01:53 - 01:04:13 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(GOPHER BROKE) 01:04:14 - 01:09:12 Ênio e Beto terminaram um piquenique calmo e Beto está tirando uma soneca. Ênio descobre que um roedor está cavando túneis sob eles! Infelizmente, o Pato de Borracha cai dentro de um desses túneis, e Ênio dever ir para dentro da terra para pegá-lo de volta. Isso acaba sendo um pouco mais difícil do que ele esperava, e ele precisa acordar o Beto para que ele o ajude a procurar e resgatar o Pato. HISTÓRIA CENTRAL (MEIA VELHA, BOLA NOVA) 01:09:13 - 01:12:52 Um monstro “papa-meias” devora as meias de frio de Come-come; ele consegue salvar um pé, mas não sabe o que fazer só com ele. Abby mostra o que aprendeu na escola de fadas: transformar algo usado e velho em uma coisa nova que pode ser usada novamente. Ela ensina a fazer uma bola de meia que todos brincam. BLOCO 2 CELEBRIDADE (TIAGUINHO – COELINHO DA PÁSCOA) 01:13:11 - 01:14:41 Grover tira da cartola de mágico, em vez de um coelhinho, três ovos que são chocalhos. Ele e Thiaguinho cantam “Coelhinho da Páscoa” em ritmo de pagode. QUADRO EXTRA (DOAR É LEGAL) 01:14:42 - 01:17:14 Elmo, Lily e o pai de Elmo estão vendo as roupas do Elmo que podem ser doadas Elmo e Lily participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, escolhem quais objetos podem ser doados. ELMO THE MUSICAL (COWBOY) 01:17:16 - 01:24:13 As vacas-gatos do Cowboy foram roubadas e ele deve contar para conseguir recuperá-las. ENCERRAMENTO (FUI AO PARQUE) 01:24:14 - 01:26:19 Elmo, Bel e as crianças brincam de uma cantiga de roda popular com rimas.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 12 - O GRANDE DESFILE

Quando Moranguinho encontra-se a cargo do próximo desfile Fruitt-Festa, ela espera que suas amigas possam ajudá-la com as enormes quantidades de tarefas. Mas cada uma delas é bastante exigente e desagradável, por isso, não ajudam em nada. No entanto, quando Moranguinho começa a ter problemas, elas percebem que precisam ser mais atenciosas e prestativas.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - ROBÔS - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - ROBÔS - PGM Abertura - Robôs Corcovico quer muito tirar férias. Mas ele precisa arrumar um assistente de bruxa para ficar em seu lugar. Será que ele vai conseguir? Ideia Genial - Robôs Ludovico ensina o pessoal de casa a fazer uma mão robótica usando canudos de plástico! Desafio - Robôs Ludovico convoca Doroteia e Osório para realizarem um desafio usando a mão robótica criada por ele! Quintal de Versos - Robôs No Quintal de Versos de hoje, “O Robô”, de Toquinho e João Carlos Pecci
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - JAPÃO - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - JAPÃO - PGM Quelônio conta para Doroteia e Ludovico a incrível história de uma imperatriz japonesa.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - RECICLAGEM - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - RECICLAGEM - PGM Abertura - Reciclagem Doroteia corre contra o tempo para terminar uma lição de casa sobre reciclagem. Sim Ou Não - Reciclagem Na Cabine do Sim ou Não, Osório tenta ganhar uma pedra muito preciosa! Agora é sua vez - Reciclagem A partir de imagens aleatórias, Ludovico, Doroteia e Osório contam a história de um homem que ajudou a causar um grave problema na sua rua. Quintal de Versos - Reciclagem No Quintal de Versos de hoje, o poema “Reciclar”, de Ludovico.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - EGOÍSMO - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - EGOÍSMO - PGM Abertura- Egoísmo História de Papel Egoísmo Doroteia narra a história de um Gigante muito egoísta. Propaganda Na propaganda de hoje, um produto pra acabar com o egoísmo! Bate Papo No Bate Papo de hoje as crianças vão conversar sobre o egoísmo.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - BOAS MANEIRAS - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - BOAS MANEIRAS - PGM Abertura - Boas Maneiras Doroteia, Ludovico e Osório tentam ser aprovados no “Curso de Boas Maneiras para Príncipes e Princesas”. Obrigado por Perguntar Boas Maneiras Doroteia e Ludovico demonstram como comer espaguete com garfo! Calculino Boas Maneiras Calculino e Motacém conversam sobre as boas maneiras que clientes e comerciantes devem ter. Quintal de Versos No Quintal de Versos de hoje, o poema “Boas Maneiras”, de Sidónio Muralha.
Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS - A GRANDE CORRIDA

livre
ANIMATV

ABÍLIO E TRAQUITANA

Um inventor curioso e sua esperta maquineta contam com a ajuda das famílias do conhecimento para fazer o que mais gostam: descobrir relações inusitadas ao misturar conhecimento e diversão.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO III

A ASA DELTA

O fazendeiro tem um novo hobby emocionante, mas esse hobby não é tão seguro quanto parece, e o fazendeiro acaba ficando preso em uma árvore. Bitzer faz de tudo para salva-lo, enquanto isso, Shaun e os outros carneiros se divertem com a Asa delta do fazendeiro.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO III

DIVERSÃO NOTURNA

É hora de dormir para Timmy , mas ele está cansado e não consegue dormir. Nada parece acalmá-lo, até que Shaun acidentalmente faz fantoches com sombra na parede. Eureka ! Eles fazem um super show de marionetes para ajudar Timmy a dormir. Enquanto o drama se desenrola o público se surpreende, pois o show acaba se tornando muito mais, do que qualquer um esperava!
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO III

VISITA INDESEJADA

É um dia lindo e Shaun , Timmy e Bitzer e estão fazendo um divertido piquenique, quando um convidado inesperado chega e estraga a diversão deles. Após serem forçados a se esconder o trio encontra várias maneiras para passar o tempo, mas chega um momento em que eles precisam e enfrentar o medo.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O CAMINHÃO DO SORVETE

O Flock ouviu a música de uma van de sorvete se aproximando, e rapidamente e criou um plano para que a van parasse na fazenda. Enquanto o motorista procura de ajuda, o Flock e os carneiros se divertem tomando muitos sorvetes, mas será que eles serão capazes de cobrir seus rastros antes de serem descobertos?
Conheça o Programa
livre
OS CUPINS - 2ª TEMPORADA

CANTO CORAL

Joca precisa se preparar para um concurso de Canto Coral e ele contará com a ajuda dos Bustos Cantores. Porém os cupins estão decididos a atrapalhar isso.
Conheça o Programa
livre
PASSADO DA HORA

A INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Neste episódio ficaremos sabendo do início dos movimentos de independência do Brasil. Tudo começa com a Inconfidência Mineira, movimento que teve como um dos líderes o Tiradentes. No bate-papo com o Marechal, conhecemos o ilustre minerador desconhecido. Vitor Vitrola nos mostra os sucessos da época.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

POLUIÇÃO SONORA

Leocádia está assistindo empolgadíssima e em volume altíssimo, à sua novela favorita. O problema é que o som está chegando em todos os cantos do prédio e os moradores não estão entendendo de onde ele vem. Enquanto isso, Mila, Capim e Tom querem fazer um ensaio de sua banda de rock, “Os roqueiros do Prédio Azul”, mas o sufocante som da novela de Dona Leocádia faz com que eles tenham a ideia de ensaiar na portaria. Quando o barulho da banda ultrapassa o som da novela de Leocádia, a bruxa desce para reclamar e Mila bate com os pratos de percussão perto do ouvido dela. O problema é que a síndica fica surdinha, surdinha e com raiva, rouba o microfone das crianças. Receosos de terem sido os culpados pela surdez de Leocádia e querendo seu microfone de volta, as crianças decidem ir até o apartamento dela, investigar o que de fato está acontecendo nessa confusão barulhenta do prédio Azul.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER

UM SONHO DE METAL

Para completar a tripulação, Fuji convence seu amigo de infância Kawi para ir em busca de fama e fortuna. Mas Kawi sabe que nunca é fama e fortuna. Ele sempre é atacado, arrastado, espancado, explodido, eletrocutado, jogado e devorado por um monstro carnívoro!
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

A VIDA É UMA PEÇA

Os Under-Undegrounds vão apresentar a peça teatral "Romildo e Julizeta". Cada um quer fazer do próprio jeito e acabam destruindo o palco. Quando todos resolvem colaborar a peça acontece no melhor estilo musical.
Conheça o Programa
livre
A PANTERA COR-DE-ROSA

A PANTERA COR-DE-ROSA - EPISÓDIO 35

A Pantera Cor-de-Rosa foi inicialmente um personagem criado para fazer apenas uma introdução ao filme Pantera Cor-de-Rosa, deBlake Edwards, com Peter Sellers. O sucesso foi tão grande com crítica e público que, de personagem coadjuvante, passou a principal. Começou a ter uma série animada própria no ano de 1964 e teve mais de 100 episódios no total, tornando-se um dos personagens mais queridos da televisão e quadrinhos. Henry Mancini deu um toque extra no sucesso da animação: Uma trilha sonora característica e inconfundível, the pink panther theme! Acompanhe as aventuras da Pantera cor-de-rosa.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

ANNA TRÉA

Neste programa, o Manos e Minas recebe Anna Tréa, que canta músicas do seu primeiro disco: Clareia. Representando a cena dos slams, temos a presença de Luck Vas. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - nosso videorreporter , Rodney Suguita foi até o Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, conhecer o trabalho do AFROBASE, um espaço de integração social que usa arte como ferramenta para a quebrada. - Roberta Estreka D´Alva foi trocar uma ideia com a atriz e escritora, Elisa Lucinda.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 258 - A LONGA CAMINHADA

QUAL É, AFINAL, A VERDADEIRA IDADE DO HOMEM? HÁ QUANTO TEMPO ESTAMOS CIRCULANDO AQUI PELO PLANETA? CADA VEZ MAIS A CIÊNCIA ESTÁ SE APROXIMANDO DA DATA DEFINITIVA. POR ENQUANTO, O QUE ESTÁ VALENDO É O SEGUINTE: SE CONSIDERARMOS O HOMO SAPIENS - O MAIS PARECIDO COM A GENTE - ELE SURGIU HÁ 300 MIL ANOS. SE A REFERÊNCIA FOR DOS PRIMEIROS HOMINÍDEOS, AÍ A IDADE VAI PARA 2 MILHÕES DE ANOS. DE UMA COISA NÃO É PRECISO TER DÚVIDAS: SOMOS TODOS AFRICANOS E TODOS OS NOSSOS ANCESTRAIS MAIS ANTIGOS SAIRAM, EM ALGUM MOMENTO, DA ÁFRICA. A PERDA DA PIGMENTAÇÃO MAIS ACENTUADA OCORREU PRATICAMENTE ONTEM: DEZ MIL ANOS ATRÁS, QUANDO ALGUNS PARENTES DISTANTES SE ESPALHARAM PELA ÁFRICA E ÁSIA. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA DEDICADA À EVOLUÇÃO HUMANA ESTÁ SÓ COMEÇANDO.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 13/01/2018

Conheça o Programa
n
ESPECIAL CULTURA FM 40 ANOS

livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

CECILIA KERCHE

CECILIA KERCHE (1960) Nascida em Lins (SP), Cecília Kerche foi a bailarina brasileira que mais atuou em apresentações do balé O Lago dos Cisnes no exterior. Iniciou seus estudos em dança aos 8 anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco. Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, e mudou-se para São Paulo. Em virtude de suas atuações internacionais, Cecilia recebeu o título de Embaixatriz da Dança concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 1982, ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e após três anos, foi promovida a primeira bailarina da companhia. Com inúmeras apresentações no exterior, foi a única bailarina brasileira a atuar no Australian Ballet na década de 90, período em que realiza sua primeira turnê para se apresentar em Galas na Europa. Ao longo de trinta anos de carreira, dançou nos principais festivais e galas de dança no Brasil e exterior. Hoje Cecilia atua como ensaiadora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e é curadora artística do Festival de Joinville.
Conheça o Programa
livre
RAREFEITO

RAREFEITO - PGM 02

Lúcia descobre a doença de Cristian. Cristian começa acompanhamento psicológico.
Conheça o Programa
14
MÚSICA DA MINHA VIDA

MÚSICA DA MINHA VIDA 2 - OS PRIMEIROS ACORDES

APÓS A REPERCUSSÃO POSITIVA DO VÍDEO PELA COMUNIDADE, OS CINCO JOVENS PROCURAM UM LUGAR PARA ENSAIAR SUAS MÚSICAS NOVAS, MAS NAVALHADA NÃO VAI FACILITAR.
Conheça o Programa
12
CIDADE INVISÍVEL

CIDADE INVISÍVEL - PGM 2 - RUBENS

Rubens vem de Santarém para trabalhar em um frigorífico de Nova Esperança
Conheça o Programa
16
TRABALHAR PRA QUEM?

TRABALHAR PRA QUEM? - 4 - BRUNO E THAYS

NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS MAIS DOIS JOVENS MORADORES DA COMUNIDADE DO HELIÓPOLIS: BRUNO QUE AJUDA SUA MÃE A VENDER DOCES E THAYS QUE É ESTUDANTE DE DESIGNER GRÁFICO E ASPIRANTE A DANÇARINA.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

QUARTCHÊTO

Banda instrumental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Composto por Hilton Vaccari no violão; Júlio Rizzo no trombone; Luciano Maia, no acordeom e Ricardo Arenhaldt na percussão; conta um repertório autoral com acordes resultantes de referências de canções e ritmos típicos dos países do Prata, música de gaúcho, das fronteiras do pampa.
Conheça o Programa
livre
RODA VIVA

SETH M. SIEGEL

Conheça o Programa
livre
VOX POPULI

OMAR CARDOSO

ASSUNTO DESTE PROGRAMA:"GIL GOMES"(RADIALISTA E JORNALISTA POLICIAL)O ENTREVISTADO RESPONDEU PERGUNTAS SOBRE:(SEU PROGRAMA,POLICIA E SEGURANCA, CRIMES, MENORES ABANDONADOS,BANDITISMO,AUMENTO DE CRIMINALIDADES E OUTROS)
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

VER TV DE OLHOS FECHADOS - OUTRAS QUESTOES

Este é o Quinto programa de uma série de cinco, em que o jornalista, professor e crítico de televisão, EUGÊNIO BUCCI, propõe uma ruptura com a lógica do entretenimento e diversão, analisando a tv como relação social, que envolve um duplo aspecto: produção de mercadorias e linguagem. Neste Quinto programa, Bucci esclarece as dúvidas surgidas na platéia ao longo do curso.
livre