Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 12 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 20 - BIOPSICOLOGIA

NO PROGRAMA VIVER NATURAL VAMOS FALAR DE BIOPSICOLOGIA. E VOCÊ, SABE O QUE É BIOPSICOLOGIA? BIOPSICOLOGIA É UMA METODOLOGIA QUE PROPÕE O AUTOCONTROLE DAS EMOÇÕES NEGATIVAS E SEUS REFLEXOS NA SAÚDE E NA VIDA. ELA REÚNE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS QUE VISAM A HARMONIZAÇÃO PSÍQUICA, FÍSICA E ENERGÉTICA, GERANDO UMA SAÚDE INTEGRAL. A BIOPSICOLOGIA É COMPOSTA POR UM SISTEMA DE TREINAMENTO FÍSICO E MENTAL, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL ATRAVÉS DO CONTROLE DAS PRÓPRIAS “MOLÉCULAS DE EMOÇÃO”. ESTA TÉCNICA AJUDA O PACIENTE A MODIFICAR SUAS COMPLEXAS RESPOSTAS BIOQUÍMICAS, PARA APERFEIÇOAR SEU DESEMPENHO, MELHORAR SUA SAÚDE E EXPERIMENTAR FELICIDADE INTERIOR. A NOVA CIÊNCIA DA BIOPSICOLOGIA É BASEADA NAS ANTIGAS TÉCNICAS ORIENTAIS DE AUTOTRANSFORMAÇÃO. HOJE, FAZ PARTE DA MAIS ATUALIZADA ABORDAGEM DE SAÚDE, CHAMADA DE MEDICINA MENTE-CORPO.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 802

Depois de uma determinação da Justiça Federal, o Rio de Janeiro está investindo os valores resgatados do crime na educação. Um termo de cooperação técnica foi assinado entre os governos estadual e federal para que valores ou multas resultantes de processos de combate à corrupção se transformem em recursos públicos. Com a medida, R$ 17,9 milhões foram destinados para a reforma de escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A Constituição brasileira assegura a liberdade de crença religiosa no país. Para manter essa garantia é proibida a cobrança de impostos de templos de qualquer culto. Em São Paulo, a Igreja Universal importou pedras de Israel para usar no “Templo de Salomão” e pediu imunidade tributária, ou seja, para não pagar impostos sobre o material. A primeira instância da Justiça Federal em Santos concedeu uma liminar a favor da igreja e a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal, em São Paulo. Pessoas com deficiência física têm desconto de até 25% para comprar um carro zero. Por lei, elas têm isenção de impostos como IPI, ICMS e IOF. Na Bahia, uma mulher que teve câncer pediu isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados. Ela perdeu os movimentos do braço depois de uma mastectomia. Como o pedido foi negado pelo INSS, o caso foi parar nos tribunais. A mulher recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que levou em consideração o laudo médico particular que atestou a perda parcial da função motora do braço e concedeu o benefício. Hoje é tão comum usar telefone celular, ouvir rádio, assistir televisão, que as pessoas nem param para pensar que todas essas formas de comunicação funcionam graças à radiofrequência. Mas existem regras para usar o serviço, que é regulado pela Anatel. Em Pernambuco, um empresário de uma rede de táxis foi denunciado por trabalhar de forma clandestina. O caso foi julgado pela Justiça Federal e o empresário condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 15

O ES Rural desta semana te leva para uma expedição por uma gruta de exploração de ouro, em Minas Gerais. O programa também vai mostrar a produção de Pinus, nas montanhas capixabas. E ainda: uma tradição pomerana no Espírito Santo - a concertina.
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 15

No programa de hoje vamos concluir a entrevista com o gerente de marketing da Michelin, Daniel D’Almeida, sobre as novas tecnologias de desenvolvimento de pneus para bicicletas. Também o nosso técnico especializado, Mário Canna, da Ciclo Urbano, nos ensina como trocar os guidões. No segundo bloco, vamos falar com o Sócio Fundador da Courrierios Vitor Castello Branco e Ciclista entregador César Paulineo, que conta o que o motivou a fundar o serviço de bike courrier e suas expectativas no mercado. E neste mesmo bloco vamos conhecer a Associação Aliança Bike, através do Marcelo Maciel que é o presidente, o coordenador de projetos Daniel Guth e o Senhor Roberto Alleguini Junior. No ultimo bloco, vamos conhecer os treinadores Hélio e Elias Souza, juntos treinaram vários campões de bicicleta e contam como foi o processo de serem atletas a treinadores.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: RAUL TORRES (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira do compositor Raul Torres, o violeiro Neymar Dias é o entrevistado. Participam deste programa os seguintes artistas: João Pacífico e Adauto Torres, Trio Esmeralda, Inezita Barroso, Carreiro e Praiano, Cezar e Paulinho, AS Galvão, Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Craveiro e Cravinho, Mayck e Lyan.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 504

ROLANDO BOLDRIN RECEBE A DUPLA "ZÉ PAULO BECKER E CAINÃ CAVALVANTE" E A CANTORA "SILVIA NICOLATTO
Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE LUIZ VIEIRA

MOSAICOS – A ARTE DE LUIZ VIEIRA Documentário musical revê a trajetória do cantor e compositor a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Bem Brasil (1992), Ensaio (1991), MPB Especial (1975), entre outros. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Trio Virgulino, Arirê, Ana Salvagni), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Pery Ribeiro e Carlos José.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 7ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

ORITÁ (PARTICIPAÇÃO VANESSA MORENO)

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 17 - O PERFUME ESPECIAL

O caos se instala quando Framboesa encontra uma maneira de ampliar os Tutti-frutti para o mesmo tamanho de Moranguinho e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 127 - OS FORMIGUINHAS

JÚLIO ESTÁ PESQUISANDO AS FORMIGAS. PARA APRESENTAR A PESQUISA, RESOLVE MONTAR A PEÇA “A CIGARRA E A FORMIGA”. LOLA DIRIGE OS ENSAIOS E ELES CONVENCEM O TÍMIDO TOQUINHO A FAZER O PAPEL DE CIGARRA.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

DO QUE VOCÊ ESTÁ BRINCANDO?

Cebolinha acredita que encontrou um tesouro perdido de um pirata e a Mônica fica tão feliz que decide ajudá-lo a resgatar esse tesouro. O que eles não percebem é que essas “coisinhas” que eles estão encontrando são muito modernas para serem da época dos piratas. Agora o verdadeiro mistério é: como essas coisas foram parar lá?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

FAÇA UM PEDIDO

É o aniversário do Cascão e ele está pronto para comemorar com uma festa de abalar, mas os seus amiguinhos não esperavam que ele fosse tão exigente assim. Ao perceberem que o aniversiarante ficou triste com a surpresa que eles haviam preparado, Mônica e Cebolinha resolveram improvisar e aí foi quando a bagunça começou de vez. Será que o Cascão teve a festa que ele tanto queria?
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

DAMA DE BRANCO

Um conto de fadas alegre e divertido sobre fantasmas, assaltantes perigosos e a valente Fanny. A Dama Branco e o fantasma Tomas, o pintor, são felizes assombrando o castelo do cavaleiro Slavoy por 200 anos. Uma noite Fanny, uma jovem cozinheira, refugia-se no castelo, pois é perseguida por assaltantes. Slavena e Tomas sugerem que ela deveria ficar com eles. E todos vivem juntos felizes, apesar dos protestos incessantes do Cavaleiro Slavoj, que foi enfeitiçado e não pode se mexer. No entanto, a gangue de ladrões resolve invadir o castelo e desfrutar de uma vida de abundância. Mas Fanny tem um coração valente e está disposta a fazer qualquer coisa para proteger seus amigos. E o Cavaleiro Slavoy torna-se um companheiro inesperado.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

GÊNIO

Otto encontra um gênio da lâmpada e deseja que seu amigo, Lobiberto, não precise mais trabalhar com a lanchonete. O que ele não esperava é que Eugenio entende todos os desejos de maneira errada e causa uma confusão
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

PICOLÉ DE PF

Oswaldo passa um dia de verão na praia com os amigos. Com o calor, o pinguim esfomeado, sonha em saborear um picolé diferente. O picolé de prato feito tem tudo. Um delicioso recheio de bife com frutas, envolvido por saboroso arroz branco soltinho, coberto por uma inigualável camada de feijão e salpicado com farofa de farofa. Harmoniza perfeitamente com Mari-Cola de 600g. Essa iguaria duvidosa unem Oswaldo e Medeiros a realizar uma “odisseia” em busca do delicioso picolé.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

CIRCO

Neste episódio nossos bravos viajantes decidem dar uma pausa e curtir uma atração única: o Circo Intergalático. Muito famoso por suas diversas atrações de planetas muito variados, esse circo é algo imperdível e eles sabem disso. Só não sabiam que teriam que fugir dele para não virarem atração permanente sob a lona radiante, sem comida, bebida ou qualquer outro conforto.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 04 ANTES DO PÔR DO SOL

COLETÂNEA :6 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 4 ANTES DO PÔR DO SOL (BEFORE SUNSET) SOLUÇO (EP.13 TEMPORADA 3) Amarelo fica com um terrível soluço depois de engolir uma pimenta picante. Toda vez que Amarelo salta para cima e para baixo, ele cai em uma pedra com uma ponta pontiaguda. Assistindo isso, Vermelho e Marrom explodem em gargalhadas. RATO (EP.14 TEMPORADA 3) Vermelho e Amarelo vêm para Nova York para fugir de aves perigosas. Mas além disso, precisam enfrentar um rato (cinza) com unhas afiadas e dentes assustadores. Ele é um fora da lei nas ruas de Nova York. A PRATA (EP.27 TEMPORADA 3) Pombos gêmeos, aparecem na frente de Vermelho e Amarelo.Eles querem capturá-los de qualquer jeito. As larvas escapam por pouco de um ataque e pulam na cabeça dos pombos. Eles tinham cascas de frutas na cabeça, as cascas caem no chão e da cabeça dos pombos começa a reluzir uma forte luz prateada. CHOQUE ELÉTRICO (EP.94 TEMPORADA 1) Linhas de energia perigosas chegam ao ralo com enormes fluxos de eletricidade. Nossos amigos estão em perigo. Qual deles poderia salvar a todos? SOLUÇÕES DE CRESCIMENTO CAPILAR (EP.28 TEMPORADA 1) Um líquido misterioso cai no bueiro e faz com que cresça cabelo nas Larvas. Elas se divertem e dão muita risada. LARVA DE RUA(EP.54 TEMPORADA 3) É hora de mostrar quem é o chefe! Larva e amigos competem uns contra os outros para determinar quem é o mais forte. Quem será o melhor lutador entre eles?
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 21 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) MATÉRIA VIDA SAUDÁVEL SÃO PAULO - 2584E000082 “Gira, girou” (What's UP) DOAÇÕES SURINAME 2584E000066 aos 00:01 "Você viu? (Short News) Sesc Verão - 17/01/17 - 2371E003175 “É nóis!” (Teen Report) MATÉRIA ESPOLETA BLUES BELÉM - 2584E000083
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 16

Guga Machado, editor, conta um pouco do Eu Vou De Bike, portal especializado em bicicletas. Mario Canna, da Ciclo Urbano, nos ensina a cuidar da pintura em bicicletas com esmaltes. No segundo bloco, Anna Paula Serodio, sócia fundadora, fala sobre o Pro Coletivo, um grupo de profissionais de áreas diversas que acreditam que é preciso estimular ao cidadão o uso do transporte coletivo, bicicleta e pedestrianismo. A entrevista conta com a participação de Chantal Brissac. Conheceremos o colecionador de bicicletas, Breno Rodrigues. E no ultimo bloco, vamos entrevistar o Rogério Cortes, Diretor de Marketing & Sales Mineração Michellin, que compartilha experiências dos passeios com bicicleta.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1251

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM DE VOLTA AO PASSADO PARA CONHECER O BRASIL DO TEMPO DOS DINOSSAUROS.CONHEÇA TAMBÉM AS PESQUISAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ESPÉCIE DE ABELHA NATIVA SEM FERRÃO. E AINDA , RELATÓRIOS INTERNACIONAIS COMPROVAM QUE A DIVERSIDADE DE ANIMAIS E PLANTAS ESTÁ EM DECLÍNIO EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO. OS CIENTISTAS ALERTAM QUE A PERDA DA BIODIVERSIDADE PODE AFETAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS EM DIVERSAS REGIÕES DA TERRA. A ABELHA JANDAÍRA, QUE POLINIZA FRUTOS E PLANTAS DO NORDESTE, FOI A ESTRELA DE UM AMPLO ESTUDO QUE GEROU UM LIVRO ELETRÔNICO. E, O PALEONTÓLOGO LUIZ EDUARDO ANELLI E O PALEOARTISTA RODOLFO NOGUEIRA REVELAM EM LIVRO, AS PAISAGENS E OS ANIMAIS QUE VIVERAM NO TERRITÓRIO BRASILEIRO HÁ MILHÕES DE ANOS.
Conheça o Programa
n
TERRAS DAS MONÇÕES

DILÚVIO

A força total das monções finalmente chega. Dilúvio segue o drama que se revela quando o clima se torna caótico no subcontinente índico e no sudeste da Ásia, desde as primeiras gotas de chuva, até as enxurradas torrenciais.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 292 - VIAGEM RUMO AO SOL

SE DEPENDESSE DA LIÇÃO DEIXADA POR ÍCARO, O PERSONAGEM DA MITOLOGIA GREGA QUE IGNOROU OS CONSELHOS DO PAI E VOOU MUITO PERTO DO SOL, UMA DAS PRÓXIMAS MISSÕES DA NASA NÃO SAIRIA DO PAPEL. MAS É CLARO QUE A CIÊNCIA E MITOLOGIA NÃO COMBINAM...A NAVE PARKER SOLAR, VIAJANDO A 700 MIL QUILÔMETROS POR HORA, VAI CHEGAR PERTO DO SOL E ENFRENTAR TEMPERATURAS DE MAIS DE MIL GRAUS CELSIUS. COMO SERÁ A BASE QUE VAI PERMITIR A INSTALAÇÃO DOS PRIMEIROS HUMANOS EM MARTE? O VOO JÁ ESTÁ SENDO PLANEJADO. E COMO FAZEM OS CIENTISTAS PARA ENVIAR INSTRUÇÕES AOS SATÉLITES PRÓXIMOS DA TERRA OU ÀS NAVES QUE ESTÃO A BILHÕES DE QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA E QUE TAMBÉM RESPONDEM AOS SINAIS? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VAMOS FAZER VÁRIAS VIAGENS.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 326 - 12/08/2018

DOMINGO NO METRÓPOLIS A BANDA MUNDO LIVRE APRESENTA O ÁLBUM NOVO, A DANÇA DOS NÃO FAMOSOS! AMOR I LOVE YOU: MÚSICA DE MARISA MONTE ECOANDO NO MUSICAL ROMEU E JULIETA. UM PAPO DE CINEMA COM O ATOR IRANDHIR SANTOS, AGORA NAS TELAS NO THRILER DE TERROR O ANIMAL CORDIAL. COMPORTAMENTO: O QUE FAZER PARA CRIANÇAS E JOVENS SE APROXIMAREM DO LIVRO? E PRA QUEM JÁ GOSTA DE LITERATURA UMA CONVERSA COM A ESCRITORA ITALIANA DE ORIGEM SOMALI IGIABA SCEGO. MAIS:A CRISE DA MASCULINIDADE DISCUTIDA PELA PSICANALISTA MALVINA MUSZKAT
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 109 - ESPECIAL 50 ANOS DOS PROTESTOS DE 1968 (PODE SER REPRISADO ATÉ 31/12/2018)

Camarote.21 - Especial 50 anos dos protestos de 68 - Reviravolta global e manifestações estudantis em todo o mundo: 1968 foi um ano que marcou a história. Mas como, afinal, tudo começou? - A obra do alemão Robert Lebeck, um dos fotógrafos mais importantes do período pós-guerra e que retratou o ano de 1968 de uma forma bem diferente do esperado. - Quando o mundo ferve, os artistas não ficam de fora: conheça a arte subversiva e radical de 1968 na exposição "Flashes do Futuro", em Aachen, na Alemanha. - 1968: um ano de mudanças também quanto à emancipação feminina. Os verdadeiros obstáculos estavam - e ainda estão - profundamente enraizados nos papéis de gênero. A princípio, as mulheres de 68 ainda cediam o protagonismo aos homens do movimento estudantil. - Que tal uma viagem pela música alemã de meio século atrás? Conheça as bandas que se tornaram ícones do chamado "Krautrock" e estabeleceram o bit eletrônico na música do final dos anos 1960. - A máxima dos revolucionários de 1968 era o universo das cores, quanto mais, melhor! Uma explosão de cores e formas com destaque para a cor laranja, que vai marcar a década dos hippies.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

FOUCAULT: A FILOSOFIA COMO MODO DE VIDA

Série: Grandes intérpretes para questões do século 21 A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isto esta série empresta o olhar de grandes intérpretes dos impasses contemporâneos. PGM 11 - Foucault: a filosofia como modo de vida com Margareth Rago - historiadora O filósofo Michel Foucault viu o século XX organizado em torno de sólidas instituições sociais, que serviam para garantir a ordem, mas que afetavam também a constituição de quem somos, regiam o nosso modo de viver. Foucault colocou em debate verdades até então inquestionáveis, no campo da justiça, do saber médico, das regras de conduta sexual... Para ele filosofia como modo de vida, onde “estéticas da existência” visam a constituição de subjetividades éticas, a partir das práticas da liberdade e das contra-condutas em direção a uma vida não-fascista.
Conheça o Programa
14
BR 3 - AMORES MIGRANTES

BR 3 - 03 - EDISON E VALDIRA - AMOR DE PIONEIRO

História de Edison e Valdiva. Onde moravam, como se conheceram e como foram para Sinop, no Mato Grosso.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

ROSI CAMPOS

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 105

Traumas podem ser transmitidos geneticamente, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Zurique, na Suíça. É o que você vai ver no Futurando desta semana. A conclusão veio depois de testes com ratos. Acredita-se que isso se aplique também aos humanos. Vamos mostrar ainda o poder da dança na melhora não só dos músculos, mas do cérebro. A questão é que ela ativa várias áreas cerebrais, fazendo com que os nossos sistemas motor e cognitivo sejam estimulados ao mesmo tempo. Por isso, a Escola Superior Técnica de Zurique teve a ideia de desenvolver jogos que combinam as duas coisas. O programa vai explicar o que a música faz no nosso cérebro. Segundo um estudo realizado na Alemanha, ouvir ou executar uma canção produz novas conexões entre os neurônios. Pacientes vítimas de AVC estão sendo tratados com técnicas inspiradas nessa informação. Os resultados, você confere no Futurando. O Futurando, aliás, vai retomar um tema atual e recorrente: gênero. A indústria de brinquedos já descobriu que pode ser um bom negócio vender os mesmos produtos para meninos e para meninas, já que paradigmas sociais estão sendo quebrados. No caso do marketing, apesar dos avanços sociais, falta muito para as propagandas conseguirem passar adiante uma ideia massiva de igualdade. Por falar em gênero, muita gente, quando encontra um casal que espera a chegada de um bebê, pergunta: é menino ou menina? Fato é que, no início, um embrião pode se desenvolver tanto para o sexo masculino quanto para o feminino. Mas ainda há a chance de que se torne intersexual. Para entender essa história, é só ficar ligado no Futurando!
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2010

SÔNIA MOTA

A bailarina, coreógrafa e diretora Sônia Mota foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos o The Royal Ballet of Flanders, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal e do Grupo Andança e do Teatro Galpão. Em 1989, inicia um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreografa e professora, desenvolve sua metodologia chamada de Arte da Presença, a qual utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

PAVILHÃO 9 (2018)

Neste programa o Manos e Minas recebe Pavilhão 9. Representando a cena dos slams, Fernaun. Matérias: Nosso videorreporter, Rodney Suguita, apresenta um perfil da Dona Jacira. Ela pinta, borda, tece, escreve, dá palestras e dentre outras coisas é mãe de Fioti e Emicida. Roberta foi trocar uma ideia com Diogo Silva, atleta olímpico, medalha de ouro nos jogos pan americanos de 2007, o maior atleta do taekwondo na história do Brasil, que resolveu se aposentar e se dedicar a outros projetos, como o seu grupo de rap "Senzala High Tech".
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 291 - PASSADO E FUTURO

IMPLANTES ARTIFICIAIS PARA SUBSTITUIR OS ÓRGÃOS INTERNOS? MUDANÇAS GENÉTICAS QUE LEVEM À AUTOREGENERAÇÃO DE PARTES DO ORGANISMO? CÂMERAS NO LUGAR DOS OLHOS, EQUIPADAS PARA GRAVAR AS IMAGENS E ENXERGAR A GRANDES DISTÂNCIAS? SERÁ ESSE O SER HUMANO DO FUTURO, MEIO-HOMEM, MEIO-MÁQUINA? APÓS RECENTES AVANÇOS DA MEDICINA, OS CIENTISTAS JÁ DISCUTEM SE A TRAJETÓRIA HUMANA IRÁ DE NOSSO ANTIGO ANCESTRAL, O HOMO SAPIENS, DE 200 MIL ANOS ATRÁS, A UMA ESPÉCIE DE CYBORG, UM SER QUASE ARTIFICIAL. NÃO SERIA INTERESSANTE, BEIRANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA, OBSERVAR ESSE SALTO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA O FUTURO? EIS AÍ UM FARTO MATERIAL PARA A LITERATURA, O CINEMA E AS ARTES EM GERAL. DE NOSSA PARTE, FICAMOS APENAS NO REGISTRO EM MAIS ESSA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA. VAMOS FAZER ESSA VIAGEM NO TEMPO?
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 38 - APLICATIVOS

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1251

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM DE VOLTA AO PASSADO PARA CONHECER O BRASIL DO TEMPO DOS DINOSSAUROS.CONHEÇA TAMBÉM AS PESQUISAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ESPÉCIE DE ABELHA NATIVA SEM FERRÃO. E AINDA , RELATÓRIOS INTERNACIONAIS COMPROVAM QUE A DIVERSIDADE DE ANIMAIS E PLANTAS ESTÁ EM DECLÍNIO EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO. OS CIENTISTAS ALERTAM QUE A PERDA DA BIODIVERSIDADE PODE AFETAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS EM DIVERSAS REGIÕES DA TERRA. A ABELHA JANDAÍRA, QUE POLINIZA FRUTOS E PLANTAS DO NORDESTE, FOI A ESTRELA DE UM AMPLO ESTUDO QUE GEROU UM LIVRO ELETRÔNICO. E, O PALEONTÓLOGO LUIZ EDUARDO ANELLI E O PALEOARTISTA RODOLFO NOGUEIRA REVELAM EM LIVRO, AS PAISAGENS E OS ANIMAIS QUE VIVERAM NO TERRITÓRIO BRASILEIRO HÁ MILHÕES DE ANOS.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

HERMÓGENES - DEUS ME LIVRE DE SER NORMAL (RN)

Violência, depressão, angústia, ansiedade, medo, solidão, hipocondria, dependências químicas, estresse, cardiopatias, egoísmo, psicose, neurose, diabete, hipertensão, paranóia, câncer, AIDS. Esse é quadro patológico da humanidade. Reconhecer a raiz mestre de tanta dor e sofrimento, administrar o estresse, treinar o corpo, a mente e o espírito para a superação dessa ausência de Vida é o que o mestre de yoga, escritor e poeta Professor Hermógenes - ao longo de meio século de estudos e experiências – vem ensinando, libertando assim indivíduos do caos, do suicídio, das doenças, da alienação, da prisão material e da morte.Hermógenes - Deus me Livre de ser Normal é o título do documentário sobre a vida e o poder terapêutico e transformador da obra deste escritor. Acomodar em 55 minutos os oitenta e quatro anos de uma vida dinâmica e devotada à prática do bem, é a principal virtude do filme, roteirizado e dirigido pelo fotógrafo Marcelo Buainain.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 10

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Bonassi. No ar dia 11 de agosto, às 20:30hs.
Conheça o Programa
livre