Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 10 de Junho

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 793

Quase 70% dos brasileiros não têm plano de saúde, de acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito. Quando há algum acidente ou caso de doença, a única alternativa é buscar socorro nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), que carece de profissionais, leitos e remédios. Não bastasse isso, ainda há quem se aproveite dessa situação. Em São Paulo, um médico que atendia pelo SUS foi acusado de cobrar por fora para fazer cirurgias de redução de estômago. A reportagem de Letícia Lagoa mostra que ele foi condenado e terá que devolver aos cofres públicos o valor que recebeu por todas as cirurgias. Além de uma multa, o médico teve os direitos políticos cassados e está proibido de receber qualquer benefício fiscal. Hipertensão é a causa de 60% dos infartos e de 80% dos casos de acidente vascular cerebral, no Brasil. Doenças que matam 300 mil pessoas por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Porém, quem faz o tratamento regular consegue conviver e controlar a doença. Mesmo assim, no Sul do país, uma mulher que tem hipertensão foi impedida de assumir o cargo depois de passar no concurso das Forças Armadas. Inconformada, ela levou o caso aos tribunais e venceu. A Justiça Federal entendeu que a doença está controlada e não incapacita a candidata para o serviço. Um descuido ao volante e o pé pesado são suficientes para o motorista cometer uma multa de trânsito, principalmente em avenidas com pardais. Quem não reconhece a multa pode recorrer, mas tem que apresentar provas materiais para mostrar que não passou pelo local naquele momento. Em Minas Gerais, um homem se negou a pagar uma multa de trânsito e disse que já tinha vendido o veículo na data. De acordo com o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, é dever do proprietário fazer a comunicação de venda aos órgãos competentes, por isso, a multa foi mantida. Tem gente que trabalha o ano inteiro para curtir as férias perto da natureza. E os donos de bares e restaurantes de regiões turísticas sabem disso. O problema é quando eles aproveitam áreas paradisíacas e de proteção ambiental para construir o comércio. Em Pernambuco, um restaurante foi fechado porque funcionava sem autorização de órgão ambientais, à beira de um rio. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região manteve a decisão. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 06

O ES Rural desta semana mostra o trabalho voluntário realizado por professores e universitário no interior do Espírito Santo. Eles visitam comunidades pomeranas - imigrantes que chegaram ao Espírito Santo entre 1872 e 1873 - para tratar o câncer de pele. Em 30 anos, mais de 100 mil agricultores já foram salvos da doença. Também vamos conferir a nova música do compositor Tunico da Vila - É dia de rede no mar!
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 06

No programa de hoje vamos bater papo com a instrutora de pilotagem Claudia Franco, que dá aulas de bike, inicialmente para mulheres que não sabiam pedalar e que foi gradualmente ensinando até crianças. Mario Canna nos ensina como armazenar nossas bikes por um longo período de tempo. No segundo bloco, vamos conhecer o jornalista Leandro Bittar, que nos conta com sua paixão tomou força pelo ciclismo. Vamos Pedalar mostra como uma agencia de turismo radical, a Ushuaia Extremo Travels, explora a pratica de ciclismo no gelo. E no ultimo bloco, vamos bater um papo com a jornalista Renata Falzoni, que conta como deixou a dependência de carros de lado e começou a usar a bike como meio de transporte. Ela conseguiu conciliar as suas paixões: fotografia, arquitetura, jornalismo, rádio, cinema com a bicicleta.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

VACINAÇÃO DO IDOSO

A população idosa é a que mais cresce no país, estamos vivendo mais e com mais qualidade de vida. O perfil do idoso mudou, são mais ativos, participativos e aproveitam mais seu tempo em diversas atividades. Na saúde um grande aliado do idoso é a prevenção de doenças pela imunização, através da vacinação, que desempenha um papel importante na saúde pública. Com o avançar da idade ocorre em nosso organismo a imunossenescência, que é o envelhecimento do sistema imune, e favorece a aquisição de doenças infecciosas. Daí a importância das vacinas e da imunização.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES ENCONTROS - 01 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias neste programa selecionamos os encontros que ocorreram no Viola. Os encontros foram: Nonô Basílo e Jeca Mineiro; Craveiro e Cravinho e João Pacífico; Liu e Léu, Taviano e Tavares, Zé do Cedro e João Pinho; Adauto Santos, Inezita Barroso, Almir Sater, Vieira e Vieirinha, As Galvão, Nonô e Naná, Abel e Caim, Tonico e Tinoco, Zé do Rancho e Zé do Pinho, Tião Carreiro e Pardinho, Nhô Morais, Zé Fortuna e Pitangueira, Maurício e Mauri, Moraes Sarmento; Reanto Teixeira e Pena Branca e Xavantinho; Pedro Bento e Zé da Estrada, Otávio augusto e Gabriel; Agnaldo Timóteo; Cezar e paulinho, Belmonte e Amaraí; Cesar Menoti e Fabiano, Leo Canhoto e Robertinho; Moacyr Franco e Marciano; Irmãs Barbosa, Wilsinho, Mococa e Paraíso; Raul Gil; Lima Duarte
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 495

Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE JOÃO GILBERTO

MOSAICOS – A ARTE DE JOÃO GILBERTO No cinqüentenário da bossa nova, programa homenageia mestre do movimento com as participações das cantoras Miúcha, Ana Cañas, Juliana Khel e Daniela Procópio O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mostra a trajetória artística do cantor, recuperando no acervo da TV Cultura imagens de shows e algumas de suas (raras) entrevistas, a exemplo de três programas intitulados “Especial João Gilberto”, gravados nos anos de 1978, 1983 e 1994, nos quais ele apresenta clássicos de seu repertório, como “Brasil Pandeiro” (Assis Valente),“Tim tim por tim tim” (Geraldo Jacques/Haroldo Barbosa) e “Desafinado” (Newton Mendonça/Tom Jobim). “Mosaicos – A Arte de João Gilberto” também apresenta material inédito. A cantora Miúcha, ex-mulher do cantor e mãe da também cantora Bebel Gilberto, relembra histórias do homenageado e, ao lado do violonista João Lyra, interpreta “Izaura” (Roberto Roberti/Herivelto Martins), “Meditação” (Newton Mendonça/Tom Jobim) e “Samba da minha terra” (Dorival Caymmi). O programa se completa com as presenças de Ana Cañas, Juliana Khel e Daniela Procópoio, três cantoras da nova geração que apresenta releituras de algumas das canções clássicas do repertório de João Gilberto, entre elas.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 71 - ESPECIAL JOÃO PESSOA

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

BRUNA MORAES

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 1 - UM PEIXE FORA D'ÁGUA

Contra os conselhos de Moranguinho, Laranjinha adota um peixe bebê, mas descobre que na verdade o que ela tem nas mãos não é um peixe, mas um girino! Ou seja um bebê sapo que irá causar muita confusão na terra de Tutti Frutti!
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 72 - O SUMIÇO DO DIÁRIO

Júlio perdeu seu diário e a turma da fazenda faz uma retrospectiva dos eventos a partir da última vez que viram o diário.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O DIA EM QUE O CASCÃO FUGIU DE CASA: DE NOVO

Quando o Cascão toma a difícil decisão de fugir de casa, ninguém consegue fazer com que ele mude de idéia. Decidido a não ter que obedecer as duras regras dos seus pais, como ter que tomar banho todos os dias, ou até mesmo ter que lavar atrás das orelhas, ele sai de casa de vez. Será que esta será a última vez que veremos ele pelo bairro do Limoeiro?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O DIA EM QUE O CEBOLINHA DESISTIU DOS PLANOS INFALÍVEIS

Parece que esse dia chegou! O Cebolinha finalmente desiste de bolar planos infalíveis. A pergunta que se faz é: “Por que ele falia isso?”. A emocionante resposta você encontrará neste episódio. É ver para crer
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

A NINFA D'ÁGUA

Ninfa D’Água é uma menina humana, órfã e que foi criada por três tias fascinantes. Suas tias deixam um jarro mágico aos seus cuidados e com ele a tarefa de cuidar de todos os poços e nascentes da floresta. Um dia George, um jovem oleiro, se perde em seu caminho na floresta e quebra o jarro da Ninfa D’Água por engano. Ele quer compensar o que ele fez, mas não é simples fazer um jarro mágico. Ele finalmente consegue criar jarro mágico com a ajuda da Ninfa D’Água e suas tias. A Ninfa D’Água entrega o jarro para Dioneia que se torna a nova Ninfa D’Água e fica encarregada das florestas, deixando a menina livre para voltar para a terra de seres humanos com George.
Conheça o Programa
10
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

SIGA AQUELE MASCARADO

Otto se prepara para a festa de sua escola e está disposto a ganhar o prêmio de melhor fantasia, mas o seu ziper fica preso e quebra, e ele não consegue tira sua fantasia. Por causa disso acaba sendo confundido com o filho do monstro do lago/ou com o sobrinho do motorista caipira.
livre
OSWALDO

OSWIRAL

Oswaldo nunca mais ficou famoso, mas ficou rico depois de processar o seu pai por negligencia. Léia se casou e mora na sua casa de campo com os seus cinco filhos. O Bicho Preguiça morreu três dias depois, mas ele já estava velho!
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VERÃO ETERNO

Dois sóis e um verão interminável. É isso que compõe o clima deste planeta chamado Duplossole. Nossos protagonistas vão ter que recolher energia solar, ininterruptamente, por 30 horas para poder assar um pernil ao molho de laranjas no mega forno da espaçonave. O problema é que um eclipse duplo está para acontecer, coisa rara, mas que pode acabar com os planos dos nossos amigos de continuar a missão, e acabar com boa parte da vida no planeta, pois seus habitantes tem uma resistência muito pequena ao frio e não possuem casacos.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 16

Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 30 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Social Skate 2584E000123 “Gira, girou” (What's UP) Arte de Argila 2584E000066 "Você viu? (Short News) Escola do Futuro (2371E003528 / 2371E003529) “É nóis!” (Teen Report)Bebês Reborn 2584E000122
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 07

No programa de hoje vamos falar e conhecer o Blogueiro E Mochileiro Das Maravilhas, Daniel Thompson que faz suas viagens com a mochila nas costas. Mario Canna dá dicas de quais os tipos de selim /banco da bike devemos escolher. E no segundo bloco conversaremos com o fabricante de bicicletas elétricas, Eduardo Rocha que aponta o crescimento no mercado urbano. Edu capivara, do canal pedaleira, conta como desenvolveu o projeto canal Pedaleira. E no terceiro e ultimo bloco, vamos conhecer a atleta profissional de mountain bike patrícia Loureiro que conta como uma brincadeira de infância tornou sua profissão.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1242

NO REPÓRTER ECO DE HOJE CONHEÇA A OBRA QUE DENUNCIA OS CONTRASTES ENTRE BELEZA E DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA INTERNACIONAL PELA CRIAÇÃO DA MAIOR ÁREA PROTEGIDA DA TERRA , NO PÓLO SUL DO PLANETA. E AINDA, UMA CAMPANHA EM DEFESA DA PRESERVAÇÃO DO TAMANDUÁ. ESTE MAMÍFERO É AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS , COMO AS QUEIMADAS ,OS ATROPELAMENTOS E O AVANÇO DA MONOCULTURA SOBRE ÁREAS NATURAIS. A ONG GREENPEACE PROPÕE A DEFINIÇÃO DE UM SANTUÁRIO DA VIDA MARINHA AO REDOR DA ANTÁRTICA. E , O FOTÓGRAFO ROGÉRIO ASSIS E O DESIGNER CIRO GIRARD REUNEM EM LIVRO IMAGENS QUE CONVIDAM À REFLEXÃO SOBRE O FUTURO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
ÁFRICA

KALAHARI

No antigo sudoeste africano, dois extraordinários desertos se encontram lado a lado. A água é escassa, mas ainda assim esses desertos estão cheios de vida, pois as criaturas que lá habitam mudaram as regras de sobrevivência a seu favor. Esse filme celebra a ingenuidade da natureza, não importando o quão resistente ela fique. Na vegetação rasa do Kalahari, suricatos espertos são superados por um pássaro astuto; solitários e agressivos rinocerontes negros se reúnem em uma festa; e insetos gigantes perseguem numerosos bandos de aves. A chuva quase nunca cai no Namib, ao invés disso, se tem uma névoa vaporosa. As criaturas neste lugar, que é o deserto mais antigo do mundo, já enfrentaram os extremos – aranhas se esforçam para escapar e uma girafa do deserto luta para defender seus recursos escassos na maior batalha de girafas já filmada.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 283 - ANTÁRTICA

A QUEM PERTENCE A ANTÁRTICA? POR ENQUANTO, ELA NÃO TEM DONO E SUA OCUPAÇÃO É REGULAMENTADA POR UM TRATADO ASSINADO EM 1959. O NÚMERO DE PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO ORIGINAL AUMENTOU DE 12 PARA 53 E OBSERVA-SE UM CRESCENTE INTERESSE PELOS IMENSOS RECURSOS NATURAIS QUE EXISTEM POR LÁ, INCLUINDO PETRÓLEO, GÁS E MINERAIS VALIOSOS. ESTADOS UNIDOS, CHINA E RÚSSIA SÃO OS PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM PESQUISAS NA ANTÁRTICA. POR ENQUANTO, O TRATADO EM VIGOR PROIBE A EXPLORAÇÃO COMERCIAL NA ÁREA. MAS, QUEM GARANTE QUE NÃO ACONTECERÁ O MESMO QUE SE OBSERVA NO ÁRTICO, ONDE A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E A ABERTURA DE ROTAS DE NAVEGAÇÃO MUDAM A PAISAGEM DO POLO NORTE. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA AO ÚNICO CONTINENTE DO PLANETA AINDA PRESERVADO.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 317 - 10/06/2018

DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM CINEMA, CINEMA BRASILEIRO: TERROR E FANTASIA NUM FILME QUE ACOMPANHA UMA GRAVIDEZ MISTERIOSA. E OS DESTAQUES DO FESTIVAL DE DOCUMENTARIOS MUSICAIS. NO TEATRO, MACHISMOS E FEMINISMOS COM O HUMOR DEBOCHADO DO GRUPO ORNITORRINCO E TEM A NOVA MONTAGEM DE BIA LESSA COM LEANDRA LEAL E CLAUDIA ABREU NO ELENCO. MAIS : O RAPPER RINCON SAPIENCIA NO ESTÚDIO FALA DO SUCESSO DO PRIMEIRO DISCO, E A PSICANALISTA ANNA VERÔNICA MAUTNER LANÇA UM LIVRO DE MEMÓRIAS
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 101

Destaques desta edição: - Ícone do pop alemão na década de 80, cantora Nena completa 40 anos de carreira com turnê pela Europa. - Nova geração de jazz desponta na capital britânica e produtores apostam em um jazz reinventado que integra elementos do hip hop, do soul e de outros gêneros musicais. - Em 2018, Academia Real de Artes de Londres completa 250 anos e inaugura novo espaço projetado pelo renomado arquiteto David Chipperfield. - Bauhaus Imaginista: exposição itinerante em comemoração ao centenário da Bauhaus estreia na China e chega em outubro ao Brasil. Famosa escola de design e arquitetura completa 100 anos em 2019. - RADAR: DJ Koze, um dos clubbers mais conceituados da Alemanha, lança novo álbum / Livro fotográfico questiona a pressão e a necessidade de se estar permanentemente conectado / Exposição "Wanderlust", na Antiga Galeria Nacional de Berlim, reúne 120 obras de arte dedicadas ao espírito viajante - desde o século 19 até os dias de hoje. - Florista belga dá nova vida a estátuas com arranjos florais.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

PARA QUE SERVE A PSICANÁLISE HOJE?

Série - Pílulas e Palavras Parece inegável que há uma “vivência contemporânea” das velhas angústias humanas, e mais inegável ainda é a existência de “remédios contemporâneos” para estas vivências. Quem se coloca na posição de paciente, se debatendo com os sintomas do nosso tempo, delega aos clínicos a responsabilidade pela “cura“ de seu sofrimento. Mas o que podem a psiquiatria, a psicanálise e as psicoterapias, com suas pílulas e palavras? Refletir sobre isso é a proposta desta série do café filosófico. CF 3 Pra que serve a psicanálise hoje? - com Wilson Klain, psicanalista Há mais de um século caminhamos em companhia da psicanálise, e agora que enfrentamos os tempos pós-modernos o que o olhar psicanalítico nos mostra? Quais são os sintomas mais problemáticos da atualidade? A “utilidade” da Psicanálise hoje difere da sua participação nos tempos que foram percorridos até aqui em sua companhia? A psicanálise adota alguma mudança teórica e técnica para enfrentar a vida no século XXI?
Conheça o Programa
14
IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937 - 45

IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937 - 45 - PARTE IV

Cine-jornais, fotografias, cartas, trechos de diário, filmes de ficção e de família, canções populares etc. – através desses registros heterogêneos, Imagens do Estado Novo 1937 – 45 oferece uma visão da ditadura de Getúlio Vargas. Comentando esses documentos, produzidos com finalidades diversas – propaganda política, informação jornalística, anotação pessoal, celebração familiar etc. –, o documentário desvenda a trama política do regime do Estado Novo.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

CLAUDIA RAIA

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 88

Veja os destaques desta edição: - Como cidades estão ficando mais digitalizadas. O exemplo de Hamburgo. - Sistema inteligente otimiza coleta de lixo nas cidades - Sistema inteligente mostra quais contêineres de lixo da cidade estão cheios e podem ser coletados. A ideia é evitar que os caminhões de lixo parem em contêineres que não precisem ser coletados. - Transformando fezes em energia limpa - Cidade no Quênia produz carvão de biomassa sem odor ruim e seguro para o uso com alimentos. - Minas ameaçam sobrevivência de animal símbolo da Amazônia - Extração de ouro nos rios da Amazônia libera na água metais pesados como mercúrio, que acaba no organismo dos botos-rosa. - Orangotangos lutam para viver em liberdade na ilha de Sumatra - 80% da mata nativa da ilha tropical já foi devastada. Ativistas trabalham para proteger parques nacionais e animais selvagens.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2012

CANTEIRO DE OBRAS 2012

Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

LENDA ZN

Neste programa o Manos e Minas recebe Lenda ZN. Lenda ZN apresenta músicas do seu primeiro álbum DEI-ME-AGÒ, que no dialeto iorubá, significa "me dá licença pra passar". Fala sobre suas influencias e o desafio de gravar um disco com instrumentos orgânicos. Representando a cena dos slams, diretamente do Paraná, Blackout Mc. Matérias: No quadro "Erick Apresenta", nosso DJ foi trocar uma ideia com o grupo Entrelinhas. Nosso videorreporter, Rodney Suguita foi conhecer a "Ouvidor 63", a maior ocupação artística da América Latina. Rodney Suguita também deu um rolê pra conhecer os principais grafittis de Miami e New York.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 272 - DE VOLTA À VIDA

OS CIENTISTAS MAIS CORAJOSOS OUSAM FALAR EM RESSURREIÇÃO. OUTROS PREFEREM O TERMO EM INGLÊS DE-EXTINCTION. NA PRÁTICA, ELES SE REFEREM ÀS TENTATIVAS DE RESGATAR O GENOMA DE ESPÉCIES EXTINTAS HÁ MILHARES DE ANOS E TRAZE-LAS DE VOLTA À VIDA. SIM, SE VOCÊ SE LEMBROU DO LIVRO E DO FILME "PARQUE DOS DINOSSAUROS" É DISSO QUE SE TRATA. COM A DIFERENÇA DE QUE, LÁ, ERA FICÇÃO. AQUI, VAMOS TRATAR DE REALIDADE. AS EXPERIÊNCIAS MAIS RECENTES NO CAMPO DA GENÉTICA TAMBÉM ENVOLVEM OS HUMANOS. CIENTISTAS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS ESTÃO PRONTOS PARA APLICAR AS NOVAS DESCOBERTAS NO TRATAMENTO OU CURA DE VÁRIAS DOENÇAS. UMA DELAS SE REFERE A UMA DEFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE GLÓBULOS VERMELHOS E OUTRA À CEGUEIRA DE BEBÊS. OS AVANÇOS NESTA ÁREA PROMETEM LEVAR A UMA NOVA ERA NA MEDICINA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 50 - IMPOSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1242

NO REPÓRTER ECO DE HOJE CONHEÇA A OBRA QUE DENUNCIA OS CONTRASTES ENTRE BELEZA E DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA INTERNACIONAL PELA CRIAÇÃO DA MAIOR ÁREA PROTEGIDA DA TERRA , NO PÓLO SUL DO PLANETA. E AINDA, UMA CAMPANHA EM DEFESA DA PRESERVAÇÃO DO TAMANDUÁ. ESTE MAMÍFERO É AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS , COMO AS QUEIMADAS ,OS ATROPELAMENTOS E O AVANÇO DA MONOCULTURA SOBRE ÁREAS NATURAIS. A ONG GREENPEACE PROPÕE A DEFINIÇÃO DE UM SANTUÁRIO DA VIDA MARINHA AO REDOR DA ANTÁRTICA. E , O FOTÓGRAFO ROGÉRIO ASSIS E O DESIGNER CIRO GIRARD REUNEM EM LIVRO IMAGENS QUE CONVIDAM À REFLEXÃO SOBRE O FUTURO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

MAACK, O PROFETA PÉ NA ESTRADA

Dialogando e chocando-se com imagens colhidas nas décadas dos anos 20, 30 e 60 do século passado, pelo geógrafo, dublê de geógrafo e naturalista teuto-brasileiro, Reinhard Maack, Maack o visionário é um filme sobre a vertiginosa devastação do Paraná, em menos de quarenta anos, contra a qual se ergue, em segundo plano, a incomensuravelmente longa pré-história do Estado, surgido há mais de 2,5 bilhões de anos, mediante laboriosa e paciente construção da Natureza.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 32

Convidados: Mario Chamie e Nelson de Oliveira • Chamie: A poesia práxis é considerada um movimento de vanguarda. O que é práxis? • Nelson: Você criou o conceito de Geração 90. O que isso tem a ver com a ideia de vanguarda ou movimento? • Chamie: Ao contrário da poesia concreta, que teve vários seguidores, ficou associada apenas a seu nome. Práxis teve seguidores? Foi um movimento ou uma proposta individual? • Nelson: A rubrica Geração 90 foi acusada de ser mais publicitária do que estética. Ela nasceu de um consenso entre os participantes ou foi uma atitude promocional? • Chamie: Num ensaio de A Palavra Inscrita, vc sugere que a poesia práxis teve influência sobre artistas como Glauber Rocha, José Celso Martinez Corrêa, Osman Lins, Ferreira Gullar e Chico Buarque. Eles reconheceram essa influência? • Chamie: Que caminhos tomou sua poética após práxis? Pegando carona na pergunta do Claudiney, hoje vc é mais ensaísta ou poeta? • Nelson: Você parece beber numa fonte muito diferentes dos escritores da prosa urbana contemporânea, em autores como Murilo Rubião e Campos de Carvalho. Existem linhagens ocultas na literatura brasileira? Você se filia ao surrealismo? (pedir para contar sobre as cartas anônimas e performances de que foi alvo) • Nelson: O que caracteriza a polêmica de hoje? Existe ponto de vista crítica ou é guerra de vaidades? • Chamie: A crítica literária olha para além do mercado, do sistema editorial e dos autores midiáticos? • Nelson: A ensaísta Flora Sussekind associou a micronarrativa e as personagens de identidade instável da literatura contemporânea à perda de sentido de realidade, a uma infraestrutura econômica instável, rarefeita, dominada pela espiral financeira. Nesse contexto, ela cita Subsolo Infinito. Vc se encaixa nesse perfil? Mais que isso: os escritores contemporâneos têm esse grau de reflexão? • Chamie: Como criador de uma proposta poética de cunho também político, a poesia tem hoje algum poder de intervenção na cena cultural ou social? Ela traduz o contexto? • Chamie: Você foi prejudicado por sua atuação política? Você aceitaria um cargo político num governo do PT ou do PSDB? A intelectualidade desses partidos tem autoridade moral para condenar sua participação na gestão do prefeito Reynaldo de Barros? • Nelson: Qual os significado dos blogs e das festas literárias? Elas não criam um ambiente festivo, em que a literatura concilia com o mundo, ao invés de problematizá-lo? • Chamie: Seu romance Pauliceia Dilacerada – que fala do impacto devastador da atuação pública sobre a vida de Mário de Andrade – é uma resposta ao massacre e ao esquecimento que você mesmo sofreu? Você buscou um paralelo entre a atuação de Mário de Andrade e a sua?
Conheça o Programa
livre