Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 10 de Março

ABERTURA DA EMISSORA

ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 5 - POTIGUARA

O PROGRAMA DE HOJE MOSTRA A CULTURA E HISTÓRIA DE UMA DAS MAIORES ETNIAS INDÍGENAS DO NORDESTE. COM 32 ALDEIAS ESPALHADAS PELA BAIA DA TRAIÇÃO NA PARAÍBA, OS POTIGUARAS SÃO UM DOS POUCOS POVOS QUE CONSEGUIRAM SE MANTER À MARGEM DO OCEANO.
livre
CONHECENDO MUSEUS II

MUSEU OLÍMPIO CAMPOS

As histórias do Estado de Sergipe são sempre muito interessantes e relevantes para entendermos o Brasil. É o que poderemos constatar assistindo ao programa CONHECENDO MUSEUS em episódio que nos levará ao MUSEU OLÍMPIO CAMPOS. Saberemos que o MUSEU: • Guarda a história política, social e cultural de Sergipe; • O prédio no qual está instalado foi inaugurado em 1863 e se tornou museu em 2010. Inicialmente serviu para ser a sede do governo e também servir de residência do governador; • Preserva mobília do final do Século XIX; • Teve intervenção na arquitetura com a vinda da missão italiana, contratada pelo então governador Pereira Lobo; • Passou a ser denominado PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS, em homenagem ao jornalista, sacerdote e político Monsenhor Olímpio de Souza Campos; • Foi tombado por lei estadual em 1985; • Comporta em seu hall painéis do artista Jordão de Oliveira que trata da economia de Sergipe; • Tem em suas paredes pinturas que têm por tema a “flor de lótus”, símbolo do poder monárquico do Brasil; • Conta s história de Sergipe a partir do momento em que o Estado se tornou independente da Bahia • Mantem as seguintes salas: SALA DA REPÚBLICA, conta a história do período republicano e expõe quadro de Benedito Calixto. SALA ARACAJÚ, propõe demonstração da evolução urbana de Aracajú; • Expõe documentação relacionada ao embate político entre Fausto Cardoso, deputado federal e Olímpio Campos, senador, ambos mortos nesse embate; • Destina espaço para o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE, que tem por objetivo discutir de forma sistemática a identidade sergipana, produzir e divulgar estudos da História, Geografia e Cultura de Sergipe. Tudo muito bem explicado e esclarecido por autoridades e especialistas da área museológica: MARIETA BARBOSA, DIRETORA DO MUSEU; IVO DANTAS LEITE, MEDIADOR; IZAURA RAMOS, COORDENADORA DE ACERVO MUSEOLÓGICO; TEREZINHA OLIVA, HISTORIADORA; TATIANA COSTA, ARQUITETA; ADENILDES SAMPAIO, MEDIADORA; SAMUEL ALBUQUERQUE, HISTORIADOR; ANE MECENAS, DIRETORA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE.
livre
NOVA AMAZÔNIA

PANCS (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS)

A opção que fazemos por um tempero ou alimento tem muito mais relação com nossa cultura que necessariamente com o ambiente em que vivemos. Mesmo sem saber estamos cercados por um universo gastronômico que vai muito além dos livros de receitas da vovó ou de canais de televisão. O Nova Amazônia embarca no mundo das Plantas Alimentícias Não-Convencionais, ou simplesmente PANC’s como são conhecidas, uma alternativa barata e nutritiva às opções que estão no mercado e que nem sempre são tão acessíveis.
livre
BR 3 - AMORES MIGRANTES

BR 3 - 09 - ANTÔNIO E ARLINDA - AMOR DOS PÉS VERMELHOS

Antônio e Arlinda contam como se conheceram como viviam e histórias das lavouras de café.
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 37 - FAKE NEWS

Conheça o Programa
livre
#PARTIU BRASIL

#PARTIU BRASIL - 01

Fala de forma divertida sobre o descobrimento do Brasil e sobre Tiradentes.
livre
NINO: VIAGEM AO CONHECIMENTO

NINO: VIAGEM AO CONHECIMENTO - 01

Professor Cícero, com ajuda de sua filha Agatha, cria um robô de nome Nino. O robô tem a aparência de um menino. Ele fica sem bateria e desliga.
livre
UM FILME DE CINEMA

UM FILME DE CINEMA - 01

NO PRIMEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE "UM FILME DE CINEMA", BEBEL E SEUS AMIGOS DECIDEM FAZER UM FILME PARA O TRABALHO DA ESCOLA.
livre
ROBÔ TV

SUPER-HOMEM MALVADO

Vamos conhecer os supervilões mais famosos dos quadrinhos. Também conheceremos a história do Super-Homem que começou sendo vilão nas histórias.
Conheça o Programa
livre
ASTROBALDO

ASTROBALDO - 07 - O REI JÚPITER

A missão de hoje é no planeta Júpiter e o novo tripulante é o Bosco, e todos aprendem que a deficiência física não impede as pessoas de fazerem o que elas quiserem e que temos sempre que ter determinação, não podemos desistir dos nossos objetivos.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - SÁBADO 20/05

Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS VI

BILL OU BEN? / AGORA NÃO, CHARLIE

– Bill ou Ben? Connor é uma nova locomotiva na Ilha de Sodor. Quando Bill e Ben o veem pela primeira vez, eles decidem pregar uma peça fingindo conseguir ser mais rápidos que ele. Mas na realidade os gêmeos Bill e Ben se dividiram. Um está no início da corrida e o outro na outra ponta. Quando Connor tenta apostar a corrida, ele quase se envolve em um acidente. O Sr. Topham Hatt fica muito bravo e manda Bill para a oficina para que ele seja pintado e assim não se parecer mais com o Ben. Mas, mal sabe ele, Bill e Ben ainda tem uma última pegadinha para aprontar! – Agora Não, Charlie Charlie é uma locomotiva roxa que gosta de contar piadas. Um dia, Charlie descobriu um elefante no trilho e tenta alertar às demais locomotivas, mas todos pensam que ele está apenas brincando. Finalmente ele consegue avisar ao Centro de Busca e Salvamento e Harold o leva a sério. Então, com a ajuda de Harold, Charlie finalmente resgata o elefante e o entrega ao zoológico de Sodor. Charlie então prova a todos que ele não é apenas um piadista, mas que também pode ser uma locomotiva muito útil!
Conheça o Programa
livre
DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE I

DORA E SEUS AMIGOS I - 2

Dora, Pablo e Naiya viajam para a antiguidade para quebrar o feitiço de um anel que os encolheu.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - SÁBADO 20/05

Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

OS GIRINOS

Holly leva alguns ovos de sapo para casa depois da aula de ciências, mas ela se surpreende na manhã seguinte ao descobrir que o ovos viraram girinos. Logo os girinos se tornam sapos e o rei Thistle fica um pouco incomodado com tanto barulho e pede para que a babá Plum tome uma providência. Ela resolve fazer um feitiço para deixar os sapos menores. Eles realmente diminuem de tamanho, mas se multiplicam. O rei fica doido e explica para Holly que o lugar deles é na lagoa dos sapos. Ben ajuda a princesa a levar todos para lá.
Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE O LEÃO RUGE

Houve um momento em que Leão tinha perdido o seu rugido.O crocodilo estava agarrando em todos os animais e o leão abriu sua boca grande, mas não saiu nada! O leão tomou coragem e vai para a grande caverna. Ele ruge com toda a força, mas um rugido grande volta! Ele ruge novamente e um rugido ainda maior vem de volta. Era o próprio eco do leão! Ele encontrou seu rugido! Daquele dia em diante o leão sempre rugiu com orgulho, mostrando para os animais quem é o real Rei de Tinga Tinga.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - SÁBADO 20/05

Conheça o Programa
livre
CAMPUS EM AÇÃO

DESCOBRIR: OS CRIADORES DE SACI (FGV) + CATARINO PEDE SOCORRO (UCB)

O Campus em Ação, apresentado por Raquel Bertani e Luiz Hirschmann, exibe no dia 10 de março (sábado, 11h) o vídeo “Descobrir: os criadores de Saci” produzido por alunos do curso de Pós-graduação em cinema documentário da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e “Catarino Pede Socorro”, produzido por alunos de jornalismo e publicidade da Universidade Castelo Branco. Sobre “Descobrir: os criadores de Saci” Você acredita em Saci? Quem faz parte da Associação Nacional dos Criadores de Saci sim. A espécie Çaa Cy Perereg foi introduzida no Brasil no Século XVII. Um mito que surge nas fazendas de café e cana de açúcar. O Saci tem um pé só... Um pé na realidade e outro no sonho! Filho da imaginação coletiva, parente distante de Macunaíma, amigo da sombra e travesso por natureza. Venha descobrir e criar o seu Saci! Um redemoinho de longa duração... Forte... Consistente... É dessa forma que ocorrem as migrações de Saci. Desde o quilombo de Zumbi, existe apenas uma explicação para os redemoinhos... O movimento circular, que muda tudo de lugar, faz a gente pensar e, por que não, acreditar... É o Saci, são vários deles... Migrando... Saindo da imaginação e colocando um pé na realidade! Ano de produção: 2014 Sobre “Catarino Pede Socorro”: O Rio Catarino atravessa os bairros de Realengo e Padre Miguel, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com apenas 4km de extensão, seu caminho se cruza com o dos mais de 20 mil moradores de seu entorno. Mas, por conta do lixo e entulho, muitas vezes o que o rio traz para a região, na época das chuvas, é apenas sofrimento e destruição. Catarino Pede Socorro é um curta idealizado e produzido por alunos de Comunicação da Universidade Castelo Branco, que saíram as ruas em busca de histórias de pessoas que se preocupam com o rio e a sua sobrevivência. E, mais do que isso, histórias de gente que faz algo para evitar que o Catarino continue sendo apenas um depositório de lixo e esgoto. Quatro personagens, quatro histórias distintas e, como resultado, uma certeza: apenas a ação conjunta de moradores, instituições e poder público pode dar uma vida nova ao Catarino. Ano de produção: 2017
Conheça o Programa
livre
MOMENTO PAPO DE MÃE

MOMENTO PAPO DE MÃE - SÁBADO - 09

1º BLOCO Uma mulher com filhos tem em média quantos grupos de conversa no celular? Pensando mais nas grávidas: quantos blogs, sites e aplicativos elas visitam por dia? Com toda esta tecnologia, os médicos tiveram que se adaptar. Pediatras e ginecologistas passaram a responder mensagens dos pacientes pelo celular. Neste Momento Papo de Mãe a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama conta se a relação com as pacientes mudou por causa da tecnologia. Quem vai falar sobre o uso de grupos de conversas no celular, aplicativos e sites de maternidade é a Ana, que está grávida do segundo filho. Participação em vídeo da psicóloga Patricia Médici respondendo dúvida de telespectador. Convidadas: Bárbara Murayama - ginecologista e obstetra Ana Garini – empresária 2º BLOCO Desde que o bebê nasce, uma das maiores preocupações que temos é saber se ele está ganhando peso e crescendo direitinho. Neste Momento Papo de Mãe a pediatra Rafaella Calmon fala sobre a chamada curva de crescimento. Também participa do programa a mamãe Thais. Ela conta como está o desenvolvimento dos filhos, os gêmeos Enzo e Davi de 2 anos e meio. A Dra. Rafaella Calmon também responde dúvida de telespectador. Convidadas: Rafaella Calmon - pediatra Thais Bonetti da Costa - manicure 3º BLOCO Criança faz arte? Não só faz, como deve fazer. Tanto em casa quanto na escola, ter aula de artes só traz benefícios. Mas como será que se ensina artes para crianças ainda tão pequenas? Esta é uma missão para os arte educadores. Luciana Coin dá dicas e até uma receita para fazer massinha caseira. E desta vez recebemos um pai. Yuri conta como valoriza as artes em casa com o filho Martin de um ano e meio. Uma curiosidade: Yuri é pai youtuber e tem o canal pai cria. Convidados: Luciana Coin - arte educadora Yuri de Francco – ator e músico 4º BLOCO Você gosta de astrologia e acredita que os signos determinam mesmo traços de personalidade, até de bebês e crianças? Neste Momento Papo de Mãe o astrólogo Eduardo Mello vai falar da criança de cada signo do zodíaco. E mamãe Sandra, que tem 4 filhos, vai contar das relações da família de acordo com a astrologia. Participação em vídeo da pediatra Ana Laura Kawasaka respondendo dúvida de telespectador. Convidados: Eduardo Mello - astrólogo Sandra Miron da Silva - microempresária
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 01

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 6

BLOCO 1 ABERTURA (ECLIPSE SOLAR) 01:00:39 - 01:02:12 Grover está pronto para ver o eclipse solar, mas quando o fenômeno começa a acontecer, ele sai para pegar seu bloco de notas; quando volta, o eclipse já passou. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (PUZZLE PLANET) 01:02:13- 01:07:15 Ênio e Beto são astronautas em busca de novos mundos, e eles pousaram em um planeta particularmente estranho! É um planeta feito de areia movediça, e sua nave está afundando! O único meio pelo qual eles podem sair é jogando e ganhando os jogos. MIGALHA PICTURES (BISCOITOS NAS ESTRELAS) 01:07:16 - 01:12:11 Luke Piewalker deve ajudar Flan Solo a não comer seu amigo biscoito, Chewy, para que eles consigam salvar a Pricesa Geleia do malvado Império Galáctico. BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (FORA DE ÓRBITA) 01:12:30 - 01:15:40 Grover está lendo um livro sobre planetas, mas faz muita confusão, ou lendo o livro de cabeça para baixo, ou muito perto, ou muito longe. MUNDO DE ELMO (CÉU) 01:15:41 - 01:22:44 Elmo e as crianças descobrem o que tem no céu. CELEBRIDADE (NEGRA LI PLANETA DINOSSAURO) 01:22:45 - 01:23:55 Negra Li e Bel brincam com dinossauros; Bel descobre que eles viveram na Terra há milhões de anos, e se surpreende com a idade do nosso planeta. ENCERRAMENTO (DELÍCIA DE PLANETA)01:23:56 - 01:25:31 Abby e Come-come mostram o que pesquisaram e aprenderam sobre os planetas, mas ele, como sempre, só pensa em biscoitos.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 1 - A GRANDE COLHEITA DE FRUTAS

O armazém da Laranjinha está transbordando com a nova linha de mini-frutas e mini-vegetais do Senhor Floriano. Confiante de que ela pode enfrentar qualquer desafio, Laranjinha tenta lidar com todos os problemas sozinha, mas as coisas ficam comicamente fora de controle.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - ILUSÃO - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - ILUSÃO - PGM Abertura - Ilusão Doroteia não sabe o que fazer para que o irmão Ludovico não alimente uma ilusão que pode decepcioná-lo bastante no futuro. Desafio: Ilusão Osório chama Doroteia pra participar de um desafio cheio de ilusões. Idéia: Ilusão Ludovico ensina a construir um Taumatrópio! Quintal: Ilusão No Quintal de Versos de hoje, um poema de Clive Blake.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - ESTRELAS - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - ESTRELAS - PGM Doroteia quer aprender a virar uma estrela, Ludovico quer vencer o campeonato de futebol e colocar mais uma estrela no escudo do seu time... E Osório terá de ajudar os amigos a realizarem seus desejos! Osório observa as estrelas com o telescópio pequeno e, manda beijo para algumas cartas. Dorotéia toma chá com charadas. Ludovico faz chá com charadas OSÓRIO CHAMA TEMA DO DIA
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - BRINQUEDOS - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - BRINQUEDOS - PGM Osório realiza a sua festa de aniversário no Quintal e ganha vários presentes. Será que ele ganhou brinquedos legais?
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - GANÂNCIA - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - GANÂNCIA - PGM Doroteia e Ludovico disputam a amizade de Osório. Como será que ele vai sair dessa situação? Osório dá “oi” para as crianças e quer entender o que é ser “ganancioso” Doroteia lê cartinha que chegaram no Correio da Dona Coruja Ludovico conta piadas para as crianças Osorio anuncia os quadros que o pessoal de casa vai assistir no Tema do Dia.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PIOLHO - PGM

QUINTAL DA CULTURA V - PIOLHO - PGM As pulgas amestradas de Ludovico foram parar na cabeça de Doroteia! Agora ela tenta a todo custo tirá-las de lá e acabar de vez com uma insuportável coceira. Doroteia cumprimenta o pessoal de casa e faz mistério sobre o Tema do Dia. Ludovico conta piadas sobre piolho OSÓRIO CHAMA AS CRIANÇAS PARA PARTICIPAREM DA GINCANA. Doroteia anuncia os quadros que o pessoal de casa vai assistir no Tema do Dia.
Conheça o Programa
livre
ROCKET POWER

ESPECIAL 2 - A ILHA DA DIVERSÃO

Otto e Reggie estão adorando as férias no Havaí até Ray ser reapresentado a uma prima de Tito. Ele esquece os próprios filhos que sentem ciúme da moça.
Conheça o Programa
livre
ANIMATV

PIRATAS VS NINJAS VS ROBÔS VS CAUBÓIS

Inimigos naturais se enfrentando em um batalha no melhor estilo videogame.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O SUBSTITUTO

O fazendeiro está de férias, e vai viajar confiante de que ele deixou a fazenda em boas mãos. No entanto , os animais aprendem rapidamente que seu substituto só está interessado em cuidar de si mesmo!
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

UM DIA DE CÃO

Está quase na hora de passar a van do sorvete e Bitzer está ansioso por isso. Porém, ele ainda não terminou seu trabalho e há uma lista de tarefas que estão em seu caminho, e ele precisa terminar tudo antes que a van passe.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O INTRUSO

Bitzer precisa se livrar de um corvo traquinas que está na fazenda, Shaun surge com um engenhoso disfarce para enganar o intruso. No entanto, o plano dá errado quando ele é se torna suspeito de ser o ladrão de galinha que tem enlouquecido a fazenda.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

CAI FORA!

Shaun e o rebanho descobrem que dois patos tem roubado as coisas da cama dos carneiros para fazer uma nova casa em cima da casinha Bitzer. Ai começa uma confusão entre os patos e o rebanho.
Conheça o Programa
livre
OS CUPINS - 2ª TEMPORADA

SHOW DE TALENTOS

Clarinha, Joca e Bartô organizam um Show de Talentos entre seus amigos. O que ninguém esperava é que Cupim e Cupinxa fossem participar também.
Conheça o Programa
livre
PASSADO DA HORA

OS LOUCOS ANOS 70

Vamos conhecer agora o Brasil da década de 70. Com o medo da ascensão comunista o Brasil sofre mais um golpe de estado, dessa vez os militares tomam posse do poder. Apesar disso, esse período também houve um avanço de mercado, facilitando a compra de produtos como geladeiras e televisores. Marechal entrevista o Fantasma do Comunismo. Vitor Vitrola toca os clássicos da época.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

O PIRATA

Um barbudo com bengala e tapa olho, chega ao prédio azul à procura de Leocádia. As crianças têm certeza de que é um pirata e os três se dividem para investigar o caso. Seguindo as pistas, os três descobrem que o pirata tem um codinome e que, na verdade, é o maior 171. Ele e Leocádia se conheceram na internet e encontro romântico é apenas uma desculpa para um grande golpe que os detetives precisam impedir.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER

EM NOITES ESTRELADAS TE VI

A Devoradora de Mundos gira lentamente, maior do que o planeta abaixo dela. Seu centro é um forno violeta e incandescente. Uma onda de energia vem de dentro e se expande para fora. Fuji precisa salvar Lydia.
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

TUDO PODE ACONTECER

Conheça o Programa
livre
A PANTERA COR-DE-ROSA

A PANTERA COR-DE-ROSA - EPISÓDIO 03

A Pantera Cor-de-Rosa foi inicialmente um personagem criado para fazer apenas uma introdução ao filme Pantera Cor-de-Rosa, deBlake Edwards, com Peter Sellers. O sucesso foi tão grande com crítica e público que, de personagem coadjuvante, passou a principal. Começou a ter uma série animada própria no ano de 1964 e teve mais de 100 episódios no total, tornando-se um dos personagens mais queridos da televisão e quadrinhos. Henry Mancini deu um toque extra no sucesso da animação: Uma trilha sonora característica e inconfundível, the pink panther theme! Acompanhe as aventuras da Pantera cor-de-rosa.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

RIMAS & MELODIAS

Neste programa o Manos e Minas recebe Rimas & Melodias, grupo formado em 2015 por 7 mulheres. A Dj Mayra Maldjian e a MC Tatiana Bispo idealizaram o projeto no final de 2015 e contam como foi essa trajetória até o lançamento do primeiro disco "Origens", agora em 2017. O grupo conta ainda com Tássia Reis, Drik Barbosa, Karol de Souza, Alt Niss e Stefanie - todas com trabalhos solo bastante conhecidos no cenário do rap nacional. Representando a cena dos slams, temos a presença do poeta Caco Pontes. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - fomos conferir o lançamento do novo single do Edi Rock, a música "Special". - Manos e Minas marcou presença na Matilha Cultura, em São Paulo, para acompanhar a final da batalha de Dj´s Soco na Gangrena.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 272 - DE VOLTA À VIDA

OS CIENTISTAS MAIS CORAJOSOS OUSAM FALAR EM RESSURREIÇÃO. OUTROS PREFEREM O TERMO EM INGLÊS DE-EXTINCTION. NA PRÁTICA, ELES SE REFEREM ÀS TENTATIVAS DE RESGATAR O GENOMA DE ESPÉCIES EXTINTAS HÁ MILHARES DE ANOS E TRAZE-LAS DE VOLTA À VIDA. SIM, SE VOCÊ SE LEMBROU DO LIVRO E DO FILME "PARQUE DOS DINOSSAUROS" É DISSO QUE SE TRATA. COM A DIFERENÇA DE QUE, LÁ, ERA FICÇÃO. AQUI, VAMOS TRATAR DE REALIDADE. AS EXPERIÊNCIAS MAIS RECENTES NO CAMPO DA GENÉTICA TAMBÉM ENVOLVEM OS HUMANOS. CIENTISTAS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS ESTÃO PRONTOS PARA APLICAR AS NOVAS DESCOBERTAS NO TRATAMENTO OU CURA DE VÁRIAS DOENÇAS. UMA DELAS SE REFERE A UMA DEFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE GLÓBULOS VERMELHOS E OUTRA À CEGUEIRA DE BEBÊS. OS AVANÇOS NESTA ÁREA PROMETEM LEVAR A UMA NOVA ERA NA MEDICINA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 10/03/2018

Conheça o Programa
n
INSPIRA BB - III

INSPIRA BB - III - 32 - PAULO CAFARELLI - 4

livre
OSESP 2017

MAHLER - SINFONIA Nº 9 - MARIN ALSOP

Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2014

MARA BORBA

Mara Borba é uma artista sensível. Como bailarina usa a dramaticidade para dar corpo às interpretações e tem sua carreira marcada por seu trabalho como coreógrafa. Nos anos 80 foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou. Na década de 90 dançou no Deutscher Nationaltheater, em Weimar, Alemanha. Voltou ao Brasil em 2002, e passou a se dedicar à criação de trabalhos de dança associados a terapias corporais. Mudou-se para Florianópolis, em 2006, onde continua sua carreira com intervenções artísticas, trabalhos de cunho social e de composição musical. Mara possui um olhar múltiplo para a arte.
Conheça o Programa
14
CANAL TELEVISÃO - UM MORRO DO BARULHO

CANAL TELEVISÃO - MANDA NUDES

DEPOIS DE DESCOBRIR O QUE TEM DENTRO DO PEN DRIVE, VANDERSON VAI ATÉ O BAILE FUNK PARA TIRAR SATISFAÇÃO COM WILSIN MAS CHEGANDO LÁ UMA CONFUSÃO SE INICIA.
Conheça o Programa
12
NÓIS POR NÓIS

NÓIS POR NÓIS - PGM 04

Mesmo com a prisão de Chate, Gui,Japa e Mari continuam investigando o assassinato de Café.
Conheça o Programa
14
O NÓ DO DIABO

O NÓ DO DIABO 04 - IV 1871

Joaquim foge da fazenda e passa a ter alucinações.
Conheça o Programa
16
O MILAGRE DE SANTA LUZIA

LUIZ CARLOS BORGES

A série de TV O Milagre de Santa Luzia revela, por meio de um mergulho profundo no universo da sanfona, um Brasil diverso e riquíssimo culturalmente. São 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit, que também assinou a direção do longa-metragem homônimo que deu origem à série. A ideia do documentário, por sua vez, nasceu do projeto O Brasil da Sanfona, de Myriam Taubkin, cujo material, tanto de pesquisa como de imagens, foi amplamente usado nos programas. Além da direção e da linguagem documental, outra ‘herança’ do filme é a condução sensível e cativante do mestre Dominguinhos, o maior sanfoneiro do Brasil. Ele apresenta personagens e lugares inesquecíveis, do extremo sul ao nordeste, passando pelos centros urbanos, o interior paulista e o remoto sertão do centro-oeste, e traz ao conhecimento do espectador elementos raros da cultura de todo o país. A sanfona, por ser um Instrumento fundamental da música regional, mas por ser usada também em orquestras e na música popular das grandes capitais, aparece como elemento perfeito para contemplar essa diversidade e riqueza, e desvendar os tantos brasis que compõem o Brasil. Luiz Carlos Borges Cantor, compositor e acordeonista, Luiz Carlos Borges começou sua carreira aos 7 anos de idade, no conjunto “Irmãos Borges”, na região missioneira do Rio Grande do Sul. Sua carreira solo iniciou-se com o sucesso da música “Tropa de Osso”, premiada no importante festival Califórnia da Canção Nativa. Desde lá, já foram mais de 30 discos gravados, sempre investindo na renovação da música tradicional gaúcha. A partir da década de 90, Borges iniciou uma bem-sucedida carreira internacional, divulgando o que há de melhor na música de seu estado. Borges tem muitos amigos e admiradores no meio musical, entre eles o mestre Dominguinhos, e é uma referência para os novos e talentosíssimos acordeonistas gaúchos, como Bebê Kramer e Luciano Maia.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

TÉO AZEVEDO

É cantor, compositor, violeiro, repentista, declamador de poesia matuta, escritor, folclorista, radialista, produtor fonográfico. Nasceu na localidade de Alto Belo, Minas, entre os vales dos rios Jequitinhonha e São Francisco. Seu pai, "Seu Tiófo", foi um violeiro legendário, mesmo com apenas um braço, pois o outro foi perdido acidentalmente com um tiro de espingarda durante uma caçada a veados. A lenda de "Seu Tiófo" virou tema do poema "Viola de bolso" de Carlos Drummond de Andrade. Aos 16 anos, Téo Azevedo foi de carona para Belo Horizonte, passando a apresentar-se nas ruas como repentista, chegou a ser preso por vadiagem. Apresentou sua defesa cantando um repente em que dizia que é um crime prender um cantador, o que acabou por lhe valer uma espécie de salvo-conduto para continuar a cantar nas ruas da capital de Minas Gerais.
Conheça o Programa
livre
RODA VIVA

GILBERTO KASSAB (2018)

PAULISTANO DE PINHEIROS, NASCIDO EM AGOSTO DE 1960, ELE SE FORMOU EM ENGENHARIA E ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL, ASSUMIU A PREFEITURA DE SÃO PAULO EM 2006, APÓS A RENÚNCIA DE JOSÉ SERRA, E FOI ELEITO PARA UM NOVO MANDATO, EM 2008. EM 2015, FOI NOMEADO PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF PARA O MINISTÉRIO DAS CIDADES. NO ANO SEGUINTE, JÁ NO GOVERNO DE MICHEL TEMER, ASSUMIU O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES./ EM 2011, FUNDOU, AO LADO DE LIDERENÇAS POLÍTICAS, O PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO-PSD. PARA FALAR SOBRE COMUNICAÇÃO, MEIOS DIGITAIS E TAMBÉM SOBRE AS ELEIÇÕES EM 2018, O MINISTRO GILBERTO KASSAB É O CONVIDADO DE HOJE DO RODA VIVA.
Conheça o Programa
livre
VOX POPULI

ELIS REGINA

Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A PAUTA ESQUECIDA - FIM DAS CIDADES

Avaliando o quadro geral das cidades atuais – em que os problemas se acumulam em velocidade sempre superior às possibilidades de solução –, Jorge da Cunha Lima levanta algumas questões que se impõem à reflexão: o modelo de cidade moderna, ou pós-moderna, responde às exigências impostas pelo mundo nesta entrada de milênio? O pensamento sobre as cidades, que repousa nos princípios herdados do racionalismo, ainda consegue responder à necessidade de garantir o planejamento e os projetos de sistemas complexos como a cidade e o território? Será que os valores implícitos nesse paradigma ainda são compatíveis com as grandes transformações em curso, como o movimento de desterritorialização, novos princípios de organização do espaço baseados na idéia de fluxos – de matéria, de mercadorias, de capitais, de pessoas, de bens, de informações? Como pensar e projetar o futuro, de forma a garantir que a realidade urbana possa ser vivida como experiência humana, individual e coletiva? Jorge da Cunha Lima acredita que fornecer respostas a estas questões implica a construção de outras formas de compreensão da cidade e do fenômeno urbano, como parte integrante de um projeto de sociedade planetária, estabelecendo um diálogo interdisciplinar que busque interconexões e possa constituir as bases para um saber menos restritivo e redutor. Nessa perspectiva, as crises urbanas não podem ser pensadas como resultado de um processo linear ou determinado, mas como um processo complexo, que requer uma visão macroscópica, capaz de identificar seus atributos, suas tendências, contratendências, determinações e indeterminações.
livre