Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 09 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 819

A dependência química é reconhecida como doença pelo Cadastro Internacional de Doenças, e, em determinados casos, quando o trabalhador se interna para tratar do problema, ele tem direito ao auxílio-doença. Mas em São Paulo, o benefício foi negado a um homem. Ele levou o caso aos tribunais e conseguiu reverter a situação. Para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região ficou comprovada, por meio de perícia, a incapacidade para o trabalho. O Via Legal mostra também a corrida contra o tempo de uma família do sul do país para salvar a vida da filha. A menina precisava fazer uma cirurgia às pressas, na cabeça, ou poderia morrer. Só que a operação custava R$ 65 mil. A família entrou com processo na Justiça e conseguiu uma liminar para que União, Estado e o município arcassem com os exames e a cirurgia. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Procurar o carro no estacionamento e não encontrar. Só quem já teve o veículo furtado sabe como é esse susto. Mas isso também pode acontecer com donos de bicicletas. Em Brasília, a bike de uma professora sumiu dentro da Universidade de Brasília. Como a UnB não quis pagar o prejuízo, ela processou a instituição. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que, apesar da atividade fim da universidade ser o ensino, isso não afasta a responsabilidade por danos ocorridos no ambiente sob sua vigilância, por isso, determinou o pagamento de indenização à servidora. A edição desta semana conta ainda com a história de um servidor da Receita Federal que teve o celular apreendido durante uma operação da Polícia Federal, no aeroporto do Rio de Janeiro. Ele entrou na Justiça para ter o aparelho de volta. O servidor trabalhava na alfândega, mas como passou a ser investigado pela PF, a decisão de reter o telefone foi considerada legal pela Justiça Federal. Morar em frente ao mar e aproveitar todo dia das belezas da natureza. Isso acontece com moradores da praia de Cabedelo, na Paraíba. Mas, alguns estão em áreas consideradas da União. A Justiça autorizou um acordo. Se desocuparem as terras, eles não serão processados por crime ambiental. A equipe do Via Legal viajou até lá para ver essa história de perto. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 11

As montanhas capixabas guardam um segredo: a arte de produzir cervejas artesanais. No ES Rural desta semana você conhecer um cervejaria com cenário de cartão postal. Também vamos te levar até a capital mineira do boi: Carlos Chagas. É neste fim de semana, no ES Rural.
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 12

EP 12 - A sargento Renata Espindola da AUDAX, fala sobre seu crescimento profissional no ciclismo. Mario Canna, da Ciclourbano, fala sobre a bicicleta dobrável, Brompton. Daniel Moral e Pity Sehbe da Eureka Coworking e Tomas Martins da Tembici, falam sobre as iniciativas de incentivo ao uso da bicicleta. Zé Mario fala sobre os produtos criados pela SRD para bicicleta. Entrevista com Reindert Augustijn da Embaixada Holandesa de Ciclismo.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

FISSURA LABIOPALATINA (LÁBIO LEPORINO)

Nesse educativo vamos conhecer um pouco mais sobre a Fissura Labiopalatina, popularmente conhecida como Lábio Leporino, uma malformação congênita de apresentação variável que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. É uma doença de grande incidência e cada vez mais vem sendo diagnosticada.
Conheça o Programa
10
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

10
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: RONALDO VIOLA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Ronaldo Viola. Participaram desse programa:Ronaldo Viola Filho, João Cravalho, Inezita Barroso, Chico Rocha, Rodrigo Mattos, Praiano, Divino, Donizete, Valdo Reis, Pratini e Rodrigo Mattos.
Conheça o Programa
10
SR. BRASIL

SR. BRASIL 521

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 06 - MAESTROS ARRANJADORES

Com o tema Maestros Arranjadores, este programa destaca composições de nomes como Radamés Gnatalli, Laércio de Freitas e Heitor Villa-Lobos.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - FINAL

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

ANAVITÓRIA

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 196 - CINDERELICA

Mais uma das histórias do maravilhoso livro de Lola. Aqui, ela conta para Lilica as aventuras de uma franguinha que vive com a madrasta e suas irmãs rabugentas, que a obrigam sempre a limpar e se humilhar diante delas. No dia do grande baile do príncipe João, Cinderelica recebe a visita da pata madrinha que ajuda a menina a realizar seu grande sonho: ir à festa. A partir daí, a franguinha vai viver um grande conto de fadas ao lado do príncipe João.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS BRINCOS NOVOS QUE A MAMÃE COMPROU

Mônica e Magali estão brincando de maquiagem, quando a Mônica deixa cair os brincos novinhos de sua mãe no ralo da pia! E agora? Para recuperá-los antes que a mamãe volte, somente um menino com cinco fios de cabelo poderá ajudá-las! Quem será, hein? Veja rápido, antes que todos entrem pelo cano!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

OS CINCO FIOS MÁGICOS

Uma fada esquisita concede ao Cebolinha cinco desejos — um para cada fio de cabelo que ele arrancar. O que será que ele vai pedir, hein? A esta altura, você já está careca de saber. E ele, mais ainda!!
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 18

Em São Petersburgo, Vivi, Mochilão e Lanterninha têm a difícil missão de ajudar Mikhail, um exigente e perfeccionista cisne bailarino, a escolher novas sapatilhas de balé.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

SIGA AQUELE MASCARADO

Otto se prepara para a festa de sua escola e está disposto a ganhar o prêmio de melhor fantasia, mas o seu ziper fica preso e quebra, e ele não consegue tira sua fantasia. Por causa disso acaba sendo confundido com o filho do monstro do lago/ou com o sobrinho do motorista caipira.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ASA

Pudim e Ulisses são selecionados para um treinamento na A.S.A. a Agência Espacial mais importante da Terra e enquanto vão visitar as instalações da agência, conhecem Musco, a Lhama que achava que estava indo para Nova York. No meio do tour eles se perdem e acabam sendo lançados para o espaço no lugar dos astronautas treinados e terão que completar uma série de missões e lidar com diferentes desafios no espaço, para poderem retornar a Terra.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 07 LARVA DANÇANDO

COLETÂNEA :5 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 7 LARVA DANÇANDO DANÇANDO NA CHUVA(EP.3 TEMPORADA 1) As Larvas se divertem com a chuva que cai dentro do bueiro. RÁDIO DANÇANTE (EP.10 TEMPORADA 2) Vermelho e Amarelo se divertem com um alto-falante e Marrom se junta com seu próprio estilo, para dançar junto às larvas. LAGO DOS CISNES(EP.93 TEMPORADA 1) Os insetos disputam um docinho e deslizam no gelo, que encobre todo o chão do bueiro. CANCAN(EP.30 TEMPORADA 3) Um bando de abelhas é expulso do jardim de flores pela gangue de larvas enquanto coleta mel!As abelhas zangadas retornam com seus colegas. Prepare-se para uma performance de dança francesa de can-can em saias de flores e música ritmada! BATALHA DE DANÇA(EP.44 TEMPORADA 3) Uma batalha de dança é realizada na rua de Nova York com uma batida forte ao fundo! A gangue de larvas entra uma batalha de dança. Mas quando a batalha atinge o pico, a música é subitamente cortada. Graças ao talento inesperado de um dos insetos, a rua se torna novamente uma pista de dança.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 20 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) MATÉRIA DITADURA DA APARÊNCIA SÃO PAULO - 2584E000080 “Gira, girou” (What's UP) VARA CELESTE (AOS 5'46'' DO ID 66) "Você viu? (Short News) Animation Physical exercise CLEAN 1'37 (falta roteiro off) “É nóis!” (Teen Report) MATÉRIA ESCOLA DE PESCA BELÉM - 2584E000081
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 13

AGUARDANDO O RECEBIMENTO DA SINOPSE POR PARTE DA PRODUTORA.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

CONHEÇA A MINHA NOVA FAMÍLIA

Neste episódio, acompanharemos quatro pais de primeira viagem de filhotes de cães na sua primeira quinzena juntos. Veremos seus primeiros passos na criação desses pequenos filhotes e descobriremos como eles formaram um poderoso laço que durará a vida inteira.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1266

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DA TELHA ECOLÓGICA DE BAIXO CUSTO.E AINDA, A CIÊNCIA COMPROVA O PODER DE CURA DAS FOLHAS DE 2 FRUTAS NATIVAS. A PESQUISA REVELA QUE AS FOLHAS DA GOIABEIRA E DA PITANGUERIA TEM PODER CICATRIZANTE. ESTA JOVEM DE UMA COMUNIDADE DE SÃO PAULO USA FIBRA DE COCO E RESTOS DE PAPEL PARA CRIAR UMA COBERTURA EFICIENTE, COM PREÇO ACESSÍVEL. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES INVESTIGA OS SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
GRANDES MIGRAÇÕES DA NATUREZA

ELEFANTES

Liz Bonnin lidera uma equipe de cinegrafistas especializados em vida selvagem enquanto viajam para a Reserva Nacional de Samburu, no Quênia, para acompanhar uma das maiores migrações de elefantes na África Oriental. Cerca de mil elefantes se reúnem em um encontro anual crucial. Aqui, eles se juntam a cientistas e rastreadores especializados da “Save The Elephants” e, usando os dados mais recentes de colares com rastreamento por satélite anexados aos elefantes, eles rastreiam os movimentos de indivíduos-chave enquanto eles se movem pela reserva.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 305 - CLIMA 2018

ONDAS DE CALOR BATEM RECORDES NA EUROPA E OS ÚLTIMOS QUATRO ANOS FORAM OS MAIS QUENTES DA HISTÓRIA. DA ESPANHA E PORTUGAL ATÉ A ESCANDINÁVIA, OS TERMÔMETROS SE TRANSFORMAM EM SINAIS DE ALERTA. A CALIFÓRNIA ENFRENTA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS. EM TODOS OS CONTINENTES, TEMPESTADES E INUNDAÇÕES DEIXAM VÍTIMAS E PREJUÍZOS. NO ÁRTICO, A CAMADA DE GELO É A MENOR EM 50 ANOS. DIANTE DE TODAS ESSAS EVIDÊNCIAS, AINDA HÁ QUEM COLOQUE EM DÚVIDA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PROVOCADAS PELO AQUECIMENTO DO PLANETA. ALARMADOS COM A INDIFERENÇA DE ALGUNS PAÍSES, DIANTE DO PROBLEMA, COMO OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL, CIENTISTAS ALERTAM QUE É CHEGADA A HORA LIMITE PARA SALVAR O PLANETA. OU SE FAZ ISSO AGORA OU, EM BREVE, SERÁ TARDE DEMAIS, ADVERTEM OS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE O CLIMA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 343 - 09/12/2018

Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 121

Destaques desta edição: - Há 50 anos era lançado o "The Beatles", também conhecido como "Álbum Branco". O disco, que foi o único álbum duplo da banda, reflete um momento de transição dos Beatles. Em comemoração aos 50 anos do álbum, foi lançada uma edição de luxo - com uma coletânea de gravações remixadas e faixas inéditas que ficaram de fora do disco original. - Em 2018 se celebra os 333 anos do nascimento de um dos maiores compositores de todos os tempos: Johann Sebastian Bach. Em homenagem a data, foi lançada a maior coletânea de interpretações da obra de Bach - a maior coletânea já feita de um compositor - com 222 CDs. - RADAR: Muito mais que o rei de contos de fadas: exposição apresenta os feitos do rei Ludwig 2º // Obras no Neuschwanstein: castelo está em processo de restauração até 2021, mas continua aberto a visitação. - Em Frankfurt, artista que se intitula "de guerrilha" vem causando nas ruas da cidade com grafites e instalações irônicas e divertidas. - Projeto "gastroarquitetônico": construções famosas da arquitetura mundial são reproduzidas com alimentos. - "Biblioteca" com sabor especial: belga coleciona diversos tipos de massa azeda - que é o fermento caseiro, a massa de pão que é guardada crua para servir de fermento para a próxima fornada. O exemplar mais antigo data de 1886.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

CONVERSA COM UM ARTISTA

Série Emblemas literários do presente CF 28: conversa com um artista Os conflitos do mundo, as crises de uma sociedade, as demandas sociais de uma época se refletem na produção artística de um povo. Mas a arte precisa ter o compromisso de tratar das questões do seu tempo e provocar transformações? Em uma conversa com o artista plástico e escritor Nuno Ramos, o crítico literário Manuel da Costa Pinto debate sobre esta e outras questões do mundo artístico.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

INÉDITOS DIVERSOS 2 (2018)

Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 1 - NELSON AYRES TRIO

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 120

Confira os destaques desta edição: Aleitamento materno é destaque no Futurando. Logo após o nascimento, por instinto o bebê busca pelo peito da mãe. O aconselhável é que a amamentação seja já na primeira hora porque estimula hormônios importantes, como por exemplo, o responsável por fazer com que a mãe produza o leite. Além do mais, a amamentação em si faz bem para os dois lados. Para o recém-nascido e para a mãe, como você confere na edição desta semana do Futurando. Você já se perguntou por que algumas crianças são a cara do pai e outras a cara da mãe? E outras ainda não se parecem com ninguém da família? Tem também casos em que filhos são muito diferentes dos próprios pais. São perguntas e constatações que a ciência tenta investigar há muito tempo e que vamos discutir. O que não dá para questionar é que as cegonhas não trazem os bebês. Mas elas, de fato, voam bastante. No programa vamos explicar como é desenvolvida a aptidão da cegonha para voar e o que isso interfere na hora de migrar. Algumas vão para mais longe, outras para mais perto e sempre viajam em grupos enormes. Vamos exibir uma reportagem sobre um projeto feito com o objetivo de retirar resíduos plásticos do mar. O "The Ocean Cleanup" é encabeçado por um jovem de 24 anos. Boyan Slat acredita que uma solução possível é criar barreiras flutuantes onde o material fique depositado. A região escolhida para instalar o coletor fica na costa do Oceano Pacífico, nos Estados Unidos. No Caribe, o problema são algas marrons que estão cobrindo parte da costa e provocando mau cheiro. O medo é de que os turistas se afastem por causa disso. Mas já existem ideias para conter essa vegetação marinha e utilizá-la de uma forma bem interessante. Os detalhes estão no Futurando.
Conheça o Programa
livre
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2013)

Canteiro de Obras 2013 é um filme de Kiko Goifman e Jurandir Muller que aborda sob várias perspectivas o ano da São Paulo Companhia de Dança permeado por três grandes temas – amor, vida e morte – em obras como Romeu e Julieta (2013), de Giovanni di Palma; Petite Mort (1991), de Jirí Kylián; Por Vos Muero (1991), de Nacho Duato; e Peekaboo (2013), de Marco Goecke. No filme você também poderá ver trechos de outras coreografias do repertório da SPCD.
livre
MANOS E MINAS III

PÉRICLES

Neste programa o Manos e Minas recebe Péricles . Representando a cena dos slams, diretamente do Complexo da Maré - RJ, Matheus Araújo. Matérias: - No quadro 'Erick Apresenta', nosso DJ foi trocar uma ideia com Manézinho da Implosão, responsável pelo Casarão do Vinil, que tem em seu acervo mais de 1 milhão de lp´s, - Roberta foi visitar a Ocupação Ilê Aiyê, acompanhada de Luedji Luna. Uma exposição sobre o primeiro bloco afro do Brasil, que exalta a cultura, inteligência e a beleza negra.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 304 - POUSO EM MARTE

A VIAGEM DUROU 7 MESES, TEMPO SUFICIENTE PARA PERCORRER MAIS DE 480 MILHÕES DE QUILÔMETROS, A UMA VELOCIDADE DE ATÉ 20 MIL QUILÔMETROS POR HORA. APÓS ESSA LONGA JORNADA, A NAVE INSIGHT SUPEROU O MOMENTO MAIS DIFÍCIL: O POUSO NA SUPERFÍCIE DE MARTE, UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA A ENGENHARIA ESPACIAL. SONDA EUROPÉIA FAZ UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PASSADO DO PLANETA VERMELHO. UMA OUTRA NAVE VAI EM BUSCA DE REMANESCENTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO. E MAIS: VOCÊ GOSTARIA DE DAR UMA VOLTA NO ESPAÇO? VAMOS LEVAR VOCÊ PARA UM TOUR VIRTUAL SOBRE A TERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 48 - MORADIA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1266

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DA TELHA ECOLÓGICA DE BAIXO CUSTO.E AINDA, A CIÊNCIA COMPROVA O PODER DE CURA DAS FOLHAS DE 2 FRUTAS NATIVAS. A PESQUISA REVELA QUE AS FOLHAS DA GOIABEIRA E DA PITANGUERIA TEM PODER CICATRIZANTE. ESTA JOVEM DE UMA COMUNIDADE DE SÃO PAULO USA FIBRA DE COCO E RESTOS DE PAPEL PARA CRIAR UMA COBERTURA EFICIENTE, COM PREÇO ACESSÍVEL. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES INVESTIGA OS SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

DO LADO DE FORA (RJ)

Durante cinco meses, a equipe do documentário Do Lado de Fora registrou a rotina de seis mulheres que visitam parentes nas cadeias. Iracema, Patrícia, Selma, Simone, Edite e Jane enfrentam horas de espera, longas filas, revistas íntimas para passar algum tempo com os familiares. O ritual da visita começa na véspera: preparar a comida, arrumar os produtos de higiene, ensacar cigarros. Tudo obrigatoriamente de acordo com as regras prisionais. Algumas chegam a dormir em frente aos presídios para garantir os primeiros lugares da fila. Mas a hora mais dolorosa é a volta pra casa. Acostumadas a serem vistas como coadjuvantes dos presos em situações de conflitos, como rebeliões, essas personagens mostram no documentário que são protagonistas de um drama social. Neste filme de 55 minutos de duração, as diretoras Monica Marques e Paula Zanettini contam a trajetória da vida dessas mulheres até o portão de entrada dos pátios dos presídios.
Conheça o Programa
n
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 24

Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?
Conheça o Programa
livre