Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 09 de Setembro

VIA LEGAL

VIA LEGAL 806

Um acidente de moto, 11 cirurgias no braço e uma dor crônica que remédio nenhum fazia passar. Um servidor público de São Paulo viveu esse drama durante muitos anos, até o dia em que conheceu um remédio extraído da maconha e que aliviou suas dores. O problema era o preço. A saída foi pedir na Justiça o direito de extrair o óleo da planta em casa. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região confirmou a decisão em primeira instância que permitiu ao paciente o direito à importação, à extração e ao transporte da planta. A emoção de conseguir comprar um imóvel não pode ser maior do que a certeza de ter feito o negócio certo. Adquirir uma casa ou um apartamento sem os documentos que comprovem a compra pode gerar uma grande dor de cabeça no futuro. Foi o que aconteceu com uma idosa do Recife (PE). Ela comprou o imóvel com a ajuda de um amigo, que emprestou o nome dele para o financiamento. Mas antes de legalizar a documentação, o amigo faleceu. Por meio de provas documentais e testemunhas, ela conseguiu provar na Justiça Federal ser dona do apartamento. Se você ouvir algum advogado prometendo reduzir juros de financiamentos, duvide. Essa prática é ilegal. No Sul do país, um advogado foi denunciado pela Ordem dos Advogados do Brasil e condenado pela Justiça Federal por descumprir o Código de Ética da categoria. Pelo menos 275 mil alunos da educação básica e do ensino superior no Brasil dependem de bolsas para estudar. E esses benefícios só podem ser concedidos por entidades beneficentes certificadas pelo governo. Só que, no Rio de Janeiro, a instituição que concede bolsas na PUC-Rio foi denunciada porque estava em situação irregular. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região anulou o certificado e fixou prazo de 60 dias para que seja concluído o processo de renovação pelo Ministério da Educação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária havia proibido a distribuição de amostras grátis de botox, por se tratar de produto que precisa de condições especiais para ser utilizado. Depois de recorrer à Justiça, uma empresa fabricante conseguiu derrubar essa regra. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que o botox deve ser comercializado com prescrição médica, apenas para profissionais habilitados - os mesmos que receberiam as amostras - e que cabe à Anvisa fazer a fiscalização desses produtos. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 19

livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 01

Nesse primeiro programa, dessa quarta temporada, vamos falar do Velo city 2018, a principal conferência internacional sobre ciclismo e mobilidade urbana aconteceu nas ruas do Rio de Janeiro. No primeiro bloco falamos o que é o Velo City e o que representa ele acontecer pela primeira vez no hemisfério Sul, e melhor ainda no Rio de Janeiro. Conversamos com Marcio Delandes, diretor do Velo City, Zé Lobo do Transporte Ativo que fez parte da organização, com Marcelo Alves, presidente da Riotur, sore a importância do Rio receber um evento desde tamanho, Simone Gallo, head de relações institucionais do Itaú Unibanco, a importância de participar e patrocinar o Velo City e com Natalia Cerri que cuida da parte de mobilidade urbana do Itaú Unibanco. Já no segundo bloco conversamos com a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, sobre infraestrutura e projetos envolvendo mobilidade urbana e a bike. Ouvimos também o ciclo ativista Zé Lobo, do Transporte Ativo e o Marcio de Miranda, do Planeta da Bike. Ainda conversamos com alguns participantes do Velo City, são eles: Paulo Aguiar do Pedala Manaus Alex Gomes do blog São Paulo a Bike do jornal O Estado de São Paulo Daniel Guth coordenador de projetos da Aliança Bike. No último bloco vamos mostrar um pouco das diferenças e da diversidade do evento, buscamos visões diferentes sobre a bicicleta e sua importância. Conversamos com Reindert Augustijn, da Embaixada Holandesa de Ciclismo, Manuel Araújo, prefeito de Quelimane, em Moçambique e com Pascal Smet, Ministro de Mobilidade e Serviços Públicos de Bruxelas, Bélgica. Conversamos com mais alguns participantes do Velo City, são eles: João Lacerda da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa – CCMob Thiago Benicchio do ITDP Aline Cavalcante – Ciclocidade Sayuri Oliveira – Associação Ciclo Urbano
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

SUICÍDIO

Suicídio: um ato complexo, presente em nosso meio que merece mais atenção. Com grande impacto social e econômico, o suicídio é considerado um sério problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, colocando o país como oitavo colocado no mundo em taxas de suicídio. Neste educativo, vamos abordar o tema e como podemos ajudar uma pessoa que pensa em se suicidar.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: PARDINHO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Pardinho, com a participação da dupla Carreiro e Pardinho Filho que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Pardinho e Pardal, Tião carreiro, Camargo, Ramiro Viola e Pardine, Brasil e Sabiá, Simone Sperança, Dudu da Viola, Rei Gaspar e Majestade.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 508

ROLANDO BOLDRIN RECEBE, JOÃO SUPLICY E JEAN GARFUNKEL
Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE INEZITA BARROSO

MOSAICOS – A ARTE DE INEZITA BARROSO Documentário musical revê a trajetória da lendária cantora a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Vox Populi(1980), Ensaio(1990), Música e Músicas(1977), e é claro, diversos programas Viola, Minha Viola. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Renato Braz, Tetê Espíndola, Daniela Lasalvia), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Renato Teixiera, Sérgio Reis e Roberto Corrêa.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 11ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

EX4

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 25 - TRABALHANDO EM EQUIPE

Limão e framboesa têm dificuldade para colaborar em um projeto de decoração, o que faz com que todos os tipos de problemas aconteçam, até que elas aprendem sobre o trabalho em equipe.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 151 - LIXO PARA SEMPRE

JÚLIO, LILICA, CADO E ALÍPIO APRENDEM QUE ALGUNS TIPOS DE LIXO SE DECOMPÕEM DEPOIS DE ALGUM TEMPO E SE MISTURAM COM A TERRA. FEITO OUVE A HISTÓRIA E TENTA SE LIVRAR DE UMA GARRAFA PET DE PLÁSTICO, ESPERANDO QUE ELA DESAPAREÇA COM O TEMPO. LILICA E JÚLIO PEGAM A GARRAFA, A TRANSFORMAM EM BRINQUEDO E A DEVOLVEM PARA O MEZZANINO
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

VENHA À MINHA FESTINHA

Oba! É aniversário da Mônica! Tem bolo, humm... Tem brigadeiro, humm... Tem boneca... Epa! Boneca?! Olha só, cada convidado precisa levar sua própria boneca! Então, vamos ver como o Cebolinha e o Cascão contornam essa delicada situação...
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

BELA SETE VEZES

Bela Sete Vezes é uma bela jovem, filha de um pobre agricultor e não depende de sua beleza por si só, mas sim de sua força de caráter e sua educação. Ao conhecer o príncipe Arthur ela encobre o rosto, mas isso não o impede reconhecer sua verdadeira beleza interior. Depois de conhecer Bela o príncipe não vai se contentar com nenhuma outra noiva, mas o Rei e o Barão não ficam felizes com esta situação. Eles querem que o príncipe se case com a Princesa Zilly. Para pressionar o príncipe, o Barão incendeia a casa da família de Bela e seus pais desaparecem. Bela fica angustiada e culpa a si mesma, mas a irmã Genoveva a encoraja a não desistir. Ela corta seu cabelo, se veste como um homem e quer ser chamada de "Infortuno". Disfarçada, ela vai para o castelo e consegue um emprego como servo, desta forma fica perto de seu amado príncipe e pode procurar seus pais.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

UM É BOM, DOIS É MAU, TRÊS DEU RUIM

Dona Carmila, mãe de Otto está dando muitas tarefas para seu filho fazer. Otto, cansado, usa um livro de feitiços para e cria um clone seu para que realize todas as suas tarefas e vá a escola no seu lugar. O clone, entretanto, é muito melhor nas atividades que Otto, fazendo com que todos gostem dele, deixando Otto com ciúmes.
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

MORTE DE PRINCIPIANTE

Neste episódio, Oswaldo deixa de lado seu dever de casa para uma partida do jogo Laser Tag, o Ceifador Cibernético. As coisas não saem muito bem para ele, e seu amigo Tobias acha que Oswaldo morreu. Oswaldo também acha que morreu e tenta assombrar seu amigo. Tudo se resolve quando a amiga deles, Leia percebe que eles estão enganados e ajuda Oswaldo na lição de casa.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

KDVC

Chegando a um novo planeta, onde não se ouve nada além de milhares de teclas sendo digitadas, nosso grupo terá que achar uma forma para que seus habitantes voltem a se comunicar pessoalmente através da fala, capacidade já esquecida neste planeta desde o tempo que foi implantado um sistema de comunicação por mensagens de texto. O que eles vão precisar é de um som emitido na língua original dos Katchengas (habitantes do planeta) para destravar um mecanismo ativado por voz na nave, que perdeu sua configuração original e tinha sido acidentalmente instalado no idioma Katchengueles.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 12 VERÃO QUENTE

COLETÂNEA :5 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 12 VERÃO QUENTE FIREPLUG (EP.3 TEMPORADA 3) É um dia muito quente, tão quente que parece que estão em um forno. Em tal calor mortal, Vermelho e Amarelo estão desesperados por umas gotas de água. Escoando fora de um fireplug em suas bocas. O CIMENTO (EP.49 TEMPORADA 1) Um pouco de cimento cai dentro do bueiro, as Larvas ficam presas nele. SUOR (EP.35 TEMPORADA 2) Vermelho e Amarelo estão derretendo no sol quente e a ducha de resfriamento de Brown não é nada agradável. PIPOCA(EP.11 TEMPORADA 1) Um milho de pipoca aparece no bueiro. O calor estava tão grande que o milho estourou e virou uma pipoca. As Larvas tentam de qualquer jeito alcançar esta pipoca e brigam por ela. SOMBRA(EP.8 TEMPORADA 3) Está tão quente que você pode queimar até a morte ... Literalmente! A sombra é a única proteção contra o calor escaldante mas vai ficando cada vez mais difícil se proteger.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 25 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Viagem Belém Cerâmica Marajoara 2584E000091 “Gira, girou” (What's UP) Yoga na Escola 2584E000066 aos 07'36 "Você viu? (Short News) ASTRONOMIA “É nóis!” (Teen Report) ESGRIMA 2584E000092
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 02

Nesse primeiro bloco fomos conhecer o trabalho de Marcos Perassolo, um restaurador, talvez mais que isso, um artista. Marcos já perdeu as contas de quantas bicicletas voltaram ao original nestes 30 anos de ofício. Nada coo escutar boas histórias. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre luzes para sua bike. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco conversamos com a Duda, Eduarda Penso voltou da China com uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Da brincadeira de infância à paixão pela modalidade, Eduarda, conhecida hoje como Duda BMX, está na elite do esporte. Fomos conhecer essa história. Fomos conhecer como se fabrica alforjes para bike com a Priscila Moreno da Alforjaria. No último bloco vamos conversar com Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, que pedala para manter a forma e se divertir.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1256

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA O AVENTUREIRO QUE VIAJOU PELO LITORAL BRASILEIRO EM UM CAIAQUE PARA REVELAR LUGARES DE RARA BELEZA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO QUE TRATA DA POLÊMICA CAÇA DE BALEIAS FEITA PELO JAPÁO. E AINDA , HORTAS URBANAS OCUPAM TERRENOS OCIOSOS DA CIDADE DE SÃO PAULO. A INICIATIVA QUE PROMOVE O PLANTIO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM ÁREAS CEDIDAS É DA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DA ZONA LESTE DA CAPITAL PAULISTA. A CINEASTA KEIKO YAGI FALA SOBRE O FILME QUE PROMETE MOSTRAR OS DOIS LADOS DA CAÇA DO MAIOR MAMÍFERO MARINHO DA TERRA FEITA POR PESCADORES JAPONESES . E CHRISTIAN FUCKHS PRATICA O TURISMO DE NATUREZA E REGISTRA PAISAGENS NATURAIS QUE MERECEM SER CONHECIDAS E PRESERVADAS.
Conheça o Programa
n
A VIDA NA TERRA EM 24 HORAS

A VIDA NA TERRA EM 24 HORAS - PARTE 1

A sobrevivência das espécies selvagens depende de muita habilidade. Nesta série veremos como se especializaram em cada minuto do dia e da noite. Neste episódio, o dia.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 296 - MARÉ POPULISTA

DE NORTE A SUL , DE LESTE A OESTE, UMA ONDA POPULISTA VARRE O PLANETA. XENÓFOBOS DE TODOS OS MATIZES, NEONAZISTAS, POPULISTAS DE DIREITA E DE ESQUERDA. ALGUNS JÁ ESTÃO INSTALADOS NO PODER E OUTROS TENTAM CHEGAR LÁ.NA EUROPA, ANGELA MERKEL E EMMANUEL MACRON ESTÃO CADA VEZ MAIS ISOLADOS EM SUA TENTATIVA DE MANTER OS PILARES DA UNIÃO EUROPEIA, EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIVRE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E DE PESSOAS. A DEFESA DOS IMIGRANTES QUASE CUSTOU A CABEÇA DE MERKEL. NOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP ESTIMULA AS FORÇAS EXTREMISTAS E INVESTE CONTRA A IMPRENSA TRADICIONAL E AS MÍDIAS DIGITAIS. ENQUANTO O POPULISMO SE ESPALHA, A DEMOCRACIA SE ENCOLHE. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 330 - 09/09/2018

O FUTURO DOS MUSEUS BRASILEIROS EM DISCUSSÃO. A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESCASO COM O PATRIMÔNIO BRASILEIRO ESCANCARADOS COM O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL DO RIO. E MAIS, VOCÊ VAI VER AQUI NO METRÓPOLIS A MOSTRA SOBRE A ARTE NOS ANOS DA DITADURA. TEM TAMBÉM OS BASTIDORES DA GRAVAÇÃO DO NOVO CLIPE DO JOHNNY HOOKER, COM A PARTICIPAÇÃO DE GABY AMARANTOS. E TAMBÉM A BIENAL DE ARTE, QUE ACABA DE COMEÇAR EM SÃO PAULO.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 113

Destaques desta edição: - Fenômeno de internet, o fascínio pelos vídeos slime pode ser explicado pelo fenômeno ASMR, sigla em inglês para "Resposta sensorial autônoma do meridiano" – uma sensação agradável obtida ao visualizarmos certas imagens e sons. - Fotografias que mesclam realidade e recortes filigranos de papel transformam objetos comuns e paisagens já saturadas pelo turismo. - RADAR: a história da bebida nacional da Polônia - conheça o Museu da Vodca Polonesa, em Varsóvia. - Em dezembro do ano passado, a UNESCO ampliou a lista do legado cultural a ser preservado mundo afora. Mais de 30 manifestações artísticas e saberes tradicionais foram adicionados à lista de patrimônio cultural imaterial da humanidade. Entre eles, a música de gaita irlandesa, conhecida como Uilleann Pipes. Direto de Dublin, saiba mais sobre a história e a construção do instrumento. - Outro item que também entrou para última relação de Patrimônio Imaterial da UNESCO é o órgão alemão: da construção do instrumento às técnicas musicais, todo o conhecimento em torno do órgão também passou a ser legado mundial. Uma tradição que remonta à Idade Média, mas segue se reinventando. - O Festival FRINGE, em Edimburgo, é um ponto alto do verão europeu. Anualmente, milhares de artistas se reúnem na capital escocesa para o maior festival cultural do mundo. 25 dias de programação, mais de 300 palcos e espaços e milhares de performances e espetáculos.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

BAUMAN: DIÁLOGO DA SEGURANÇA E DO EFÊMERO

Série: Grandes intérpretes para questões do século 21 A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isto esta série empresta o olhar de grandes intérpretes dos impasses contemporâneos. PGM 15 - Bauman: diálogo da segurança e do efêmero com Leandro Karnal (historiador) Com a releitura do mal-estar da civilização de Freud, o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman reflete sobre o poder destruidor da guerra e o poder de um novo ethos dado pela internet. Como administrar a explosão de informações que parem grupos em bolhas excludentes? Como repensar a memória da barbárie declarada e objetiva das guerras em meio à sutileza de outra destruição, a do homem individual e livre? A vontade de segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do nosso individualismo que se exibe a todo instante em redes, tornando o verbo ser, curiosamente, transitivo.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

BEATRIZ SEGALL

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018 - 02

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 107

Confira os destaques desta edição: - O que nos faz viver mais ou menos tempo? Práticas regulares de exercícios e alimentação saudável estão na lista, mas a genética também é importante. - Descoberta a chave para calcular idade biológica do ser humano por meio do gene. - Como as crianças pensam: estudo revela que a percepção e a interpretação do mundo variam de acordo com a idade. - Beber vinho regularmente é mesmo saudável? Muitos acreditam que uma taça por dia não faz mal. Será que isso é apenas marketing? - Bebidas alcoólicas ajudam a criar o clima de festa? Os efeitos do álcool no nosso comportamento.
Conheça o Programa
10
FIGURAS DA DANÇA 2015

MARIA PIA FINÓCCHIO

Desde pequena, o ideal de Maria Pia Finócchio sempre foi lutar pelos direitos da classe dos bailarinos e, ao mesmo tempo, popularizar a dança no Brasil. Sua carreira pode ser dividida em diferentes partes: sua entrada na Escola Experimental de Dança Clássica, posteriormente conhecida como Escola Municipal de Bailado (EMB), em São Paulo; a trajetória como primeira-bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo, os programas de televisão que apresentou e dirigiu no Brasil e no exterior, sua atuação como embaixatriz do Turismo, a articulação política à frente da Coordenadoria das Unidades de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura, e seu modo de olhar para a dança frente a presidência do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (Sindidança).
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

NILL

Neste programa o Manos e Minas recebe Nill. Representando a cena dos slams, Beká. Matérias: No quadro "Erick Apresenta", nosso DJ foi dar um role em Nova Iorque e visitou uma loja de discos por lá. Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conferir o Festival Futebol e arte que comemorou 10 anos do projeto Hip Hop Mulher. No quadro "Discoteca Básica', Tio Fresh apresenta os 5 discos que marcaram a sua trajetória.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 295 - NAMORO VIRTUAL

CENTENAS DE MILHÕES DE PESSOAS RECORREM À INTERNET, ATUALMENTE, PARA TENTAR ENCONTRAR UMA CARA METADE. É GENTE DE TODAS AS IDADES QUE, POR MOTIVOS DIVERSOS, NÃO CONSEGUE UM PARCEIRO OU PARCEIRA, EM SEU CÍRCULO MAIS PRÓXIMO DE RELACIONAMENTO. NOS ESTADOS UNIDOS, MAIS DE UM TERÇO DOS CASAMENTOS COMEÇA HOJE COM UM NAMORO ONLINE. NA CHINA, ONDE OS NÚMEROS EXTRAPOLAM QUALQUER ESTIMATIVA, O MUNDO VIRTUAL CONVIVE COM O MILENAR. AINDA HOJE MÃES VÃO PARA AS PRAÇAS EM BUSCA DE PRETENDENTES PARA FILHAS E FILHOS. E FAZEM ANÚNCIOS COM A IDADE, ALTURA, PESO E OUTRAS CARACTERÍSTICAS. A DIVULGAÇÃO É FEITA ASSIM, COMO VOCÊS PODEM VER NESSA FOTO. A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 40 - CONQUISTAS FEMININAS

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1256

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA O AVENTUREIRO QUE VIAJOU PELO LITORAL BRASILEIRO EM UM CAIAQUE PARA REVELAR LUGARES DE RARA BELEZA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO QUE TRATA DA POLÊMICA CAÇA DE BALEIAS FEITA PELO JAPÁO. E AINDA , HORTAS URBANAS OCUPAM TERRENOS OCIOSOS DA CIDADE DE SÃO PAULO. A INICIATIVA QUE PROMOVE O PLANTIO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM ÁREAS CEDIDAS É DA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DA ZONA LESTE DA CAPITAL PAULISTA. A CINEASTA KEIKO YAGI FALA SOBRE O FILME QUE PROMETE MOSTRAR OS DOIS LADOS DA CAÇA DO MAIOR MAMÍFERO MARINHO DA TERRA FEITA POR PESCADORES JAPONESES . E CHRISTIAN FUCKHS PRATICA O TURISMO DE NATUREZA E REGISTRA PAISAGENS NATURAIS QUE MERECEM SER CONHECIDAS E PRESERVADAS.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

CANDELÁRIA - AQUELA QUE CONDUZ A LUZ (SE)

Candelária aquela que conduz à luz é um documentário que trata da luta pela dignidade e cidadania dos profissionais do sexo. O filme conta a história de Candelária, 55 anos, que é a presidente da Associação Sergipana de Prostitutas (ASP), que presta atendimento a profissionais do sexo em Sergipe. A ONG distribui preservativos para prostituas de baixa renda e oferece palestras sobre prevenção de AIDS e DSTs, sobre noções de cidadania e sobre auto-estima. Auxilia aquelas que desejam mudar de ocupação encaminhando-as para cursos profissionalizantes.A história de Candelária é repleta de lutas e conquistas. Ela era um mito para os homens na década de 60. Muito autêntica e decidida tornou-se a prostituta mais requisitada de sua época. Uma mulher a frente do seu tempo, que ditou moda, escandalizou os bons costumes, foi amante de importantes políticos, viveu a pobreza na infância e o glamour da alta sociedade na juventude.Além da história de Candelária o filme mostra a história das “candelárias da vida”, como é o dia-a dia dos profissionais do sexo. Quase são os sonhos e esperanças destas pessoas. O que as levou para prostituição.
Conheça o Programa
16
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 13

Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto? Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?] • Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca? • Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer? PERGUNTAS BLOCO 2 Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?] • Fazer a mesma pergunta para Loyola. • Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)? • Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural] • Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor? PERGUNTAS BLOCO 3 Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?] • Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros? • Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário? • Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia? • Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo? PERGUNTAS BLOCO 4 Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?] • Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline] • Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria? • Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna? • Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?
Conheça o Programa
livre