Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 06 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 47

O #Confirma dessa semana é pura festa! Organizada por um povo rico em cultura, tradições milenares e também politizados. Assim são os índios! E nesta edição especial preparamos uma viagem incrível onde você vai conhecer em detalhes, os costumes dos povos indígenas. E não é só isso não. Os índios se organizam em sociedade também para as eleições. Seja como eleitor ou candidato, o que importa mesmo para eles é o exercício da cidadania. E ainda, o trabalho da Justiça Eleitoral para realizar as eleições, mas sem deixar de lado toda a tradição que os índios fazem questão de preservar. Vem com a gente porque aqui #TodoDiaÉDiaDeÍndio.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 749

Ofertas sedutoras, promoções que podem esconder armadilhas. Quando o assunto é redução de preço de combustíveis é bom ficar atento. No caso dos postos de gasolina, 30% dos estabelecimentos fiscalizados, em 2016, foram multados e, com isso, vários processos foram parar na Justiça. Em Jaú, no interior de São Paulo, um posto foi condenado em primeira instância por adulteração. Na defesa, a empresa alegou que não tinha condições técnicas de analisar os componentes do combustível vindo da distribuidora. Mas o Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a decisão. A reportagem é de Letícia Lagoa. Não é mais preciso morar na mesma casa, nem ter filhos, para configurar união estável. Hoje é suficiente que exista a vontade de constituir uma família. Mas, e em caso de morte do companheiro? Depois de passar oito anos dividindo responsabilidades com o marido, uma viúva do Piauí teve dificuldade para conseguir a pensão por morte. O INSS desconsiderou as provas apresentadas porque não faziam parte da lista de documentos previstos em lei. No entanto, para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região o material apresentado era o suficiente e comprovava a união. Um piloto de avião é responsável, todos os dias, por centenas de vidas. Por isso, além de cursos teóricos e práticos, ele tem que estar com a saúde em dia. No sul do país, um piloto foi afastado das atividades depois que a empresa descobriu que ele tinha problemas cardíacos. O repórter Marcelo Magalhães mostra que o profissional tentou voltar ao trabalho e entrou com uma ação contra a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que cassou sua habilitação de voo. Mas o pedido foi negado. De acordo com a decisão, a ANAC não cometeu nenhuma irregularidade na medida e, em nome da segurança aérea, o afastamento dele foi mantido. Passar em um concurso público e ser barrado por falta de experiência. Aconteceu com um arqueólogo do Maranhão. Ele foi impedido de assumir o cargo porque o edital exigia 5 anos de atuação na área. Inconformado, ele levou o caso aos tribunais. O repórter Alessandro Moura conta qual foi o entendimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que garantiu o direito dele à vaga. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 22 - KRIYA YOGA - PARTE 2

O PROGRAMA CONTINUA FALANDO SOBRE A KRIYA YOGA É CONJUNTO DE MEDITAÇÕES MUITO AVANÇADAS QUE, DE ACORDO COM SEUS PRATICANTES, AJUDAM A PESSOA A ACELERAR O SEU DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL PARA OBTER A ILUMINAÇÃO, UM ESTADO DE PROFUNDA PAZ INTERIOR, ALEGRIA E FELICIDADE. CONHECIDA TAMBÉM COMO A CIÊNCIA ESPIRITUAL DA AUTO-REALIZAÇÃO, A KRIYA YOGA FOI DIFUNDIDA NO OCIDENTE ATRAVÉS DE PARAMAHANSA YOGANANDA, QUE FOI UM GRANDE GURU INDIANO, AUTOR DO LIVRO SOBRE SUA VIDA CHAMADO A AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGI, CAMPEÃO DE VENDAS NO MUNDO INTEIRO POR SUA ABORDAGEM SOBRE YOGA, ENERGIA, MEDITAÇÃO E SOBRE OUTROS SANTOS QUE VIVERAM E VIVEM ATÉ HOJE NA ÍNDIA. A AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGI FOI UM DOS PRIMEIRO LIVROS A DESVENDAR O MISTICISMO POR TRAZ DA MEDITAÇÃO E DA YOGA DO PONTO DE VISTA DE UM YOGI. DE ACORDO COM O DR. QUINCY HOWE JR., PROFESSOR DE LÍNGUAS ANTIGAS NO SCRIPPS COLLEGE, PARAMAHANSA YOGANANDA TROUXE AO OCIDENTE, NÃO APENAS A PERENE PROMESSA DA REALIZAÇÃO DE DEUS, MAS TAMBÉM UM MÉTODO PRÁTICO, POR MEIO DO QUAL OS BUSCADORES ESPIRITUAIS DE TODOS OS NÍVEIS SOCIAIS PODEM PROGREDIR RAPIDAMENTE. YOGANANDA COLOCOU OS MÉTODOS SUPREMOS DE CONTEMPLAÇÃO AO ALCANCE DE TODAS AS PESSOAS. EM 1920 YOGANANDA FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS ONDE FUNDOU A SELF REALIZATION FELLOSHIP PARA DIVULGAR OS ENSINAMENTOS DA SUA LINHAGEM DE GURUS E ESPECIALMENTE A KRIYA YOGA. HOJE, A SELF REALIZATION FELLOWSHIP TEM MAIS DE 500 CENTROS DE MEDITAÇÃO LOCALIZADOS EM 54 PAÍSES. EM 2006 O PRIMEIRO RETIRO INTERNACIONAL DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP FOI INAUGURADO NO BRASIL, NA CIDADE DE NAVEGANTES, SANTA CATARINA. DOIS MONGES, SANTOSHANANDA E BRAHMACHARI ABRÃO , DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, VIERAM AO BRASIL OFICIALIZAR A CERIMÔNIA. O VIVER NATURAL FOI CONVERSAR COM ELES.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 7

Nesse primeiro bloco fomos visitar algumas empresas para descobrir por que investir em mobilidade urbana. Na matéria de manutenção, Mario Canna vai nos falar como fazer uma regulagem rápida de freios tipo ferradura. Já no segundo bloco fomos fazer um a visita a Cardoso Cycles a menor fábrica de bicicletas do mundo, é como Denis Cardoso se auto denomina. Fomos conhecer a Carbono Zero Corier uma das pioneiras empresas de entregas via bikes e saber como é seu dia a dia. No último bloco vamos bater um papo com Daniel Zoia um dos atletas profissionais de Mountain bike da equipe Audax e saber mais sobre a sua história.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

FARMACOVIGILÂNCIA

Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes, alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em gera, ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA (VIOLA 2017)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Craveiro e Cravinho em épocas diferentes.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 463

Conheça o Programa
livre
SAMBA NA GAMBOA IV

400 ANOS DE SÃO LUÍS

Em 2012, uma das capitais mais exuberantes do nosso país comemora 400 anos. A bela e musical São Luís do Maranhão. De São Luís vieram muitos ritmos e artistas que marcam a nossa identidade como brasileiros. Para celebrar a diversidade dessa terra boa, Diogo Nogueira recebe Zeca Baleiro e Rita Beneditto. No repertório, sambas como Nega Tu dá no Couro, Tem quem Queira, Samba do Approach e Bola Dividida.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2017 - 6ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
DE MALA E CUIA

DE MALA E CUIA 02 - PARTIU, ARAGUARI!

Maria Eduarda vai conhecer Araguari em Minas Gerais, cidade do seu avô Valderico, que conta histórias de sua infância.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS II

TIMMY APRENDE A VOAR

Conheça o Programa
livre
INSPIRA BB - III

INSPIRA BB - III - PROGRAMA 1

livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - DOMINGO 06/08

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 22- ABRINDO O JOGO

Limão cria super esmalte néon musical, o Glamicures. A princípio as outras meninas amam o novo esmalte. Mas, por ele ser tão brilhante e barulhento, elas começam a não gostar dele, mas não têm a coragem de dizer isso a Limão por medo de ferir seus sentimentos.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - DOMINGO 06/08

Conheça o Programa
livre
ZUPT! COM O SENNINHA

ZUPT! COM O SENNINHA - 13

Gabi tem o sonho de morar numa rua mais bonita. Com a ajuda de Neco e Senninha, decoram os muros . O resultado é tão bom que os moradores resolvem cuidar das árvores, das calçadas e da praça desta rua, realizando o sonho de Gabi.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - DOMINGO 06/08

Conheça o Programa
livre
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001)

OS CANGACEIROS 15

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - III

A LAMPARINA

Leocádia está arrumando o armário e jogando tudo pela janela. Severino vai vender o lixo de Leocádia para o ferro velho, mas Capim resolve guardar uma lamparina que encontra entre as velharias. Quando Capim limpa a lamparina... surge um gênio que o concede a ele três desejos. Só que seus pedidos não saem bem como o esperado e Capim briga com Mila. Tom resolve investigar o que está acontecendo e enfim descobre o mistério da lamparina.
Conheça o Programa
livre
MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN

O GATO DE BOTAS

Gato de Botas é o conto de Hans, o filho do moleiro, que herda apenas o gato Minkus quando seu pai morre. Hans fica tão decepcionado, que pensa em transformar o gato em um par de luvas! Mas em vez disso, o gato convence seu amável novo dono, que irá realizar todos os seus desejos, se Hans lhe comprar um novo par de botas - e garante que Hans não se arrependerá do investimento... No final, Hans consegue muito mais do que sempre sonhou!
Conheça o Programa
livre
CARRAPATOS E CATAPULTAS - SÉRIE II

O SEGREDO DE BUM

Uma nova lei real é anunciada pelos carrapatos megafones: “Agora quem tiver lixo alienígena em casa não receberá apenas multa de mil merrecas, mas também será preso e condenado a prisão perpétua”. Bum ouve a notícia e fica muito nervoso. Bolão, Bod e Baixinho acham estranho o jeito de Bum. À noite Bum recebe telefonema da mãe lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas.
livre
A MANSÃO MALUCA DO PROFESSOR AMBRÓSIO - SÉRIE III

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA

CHEGOU O HALLOWEEN! JUNIOR E LESLIE SE FANTASIAM PRONTOS PARA SAÍREM E COLHEREM DOCES NA VIZINHANÇA. MAS ANTES, O PROFESSOR RESOLVE CONTAR UM POUCO DE COMO E ONDE NASCEU ESSE FAMOSO FESTIVAL, ASSIM COMO A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA. AGORA JUNIOR E LESLIE VÃO CONHECER OS DETALHES DA HISTÓRIA, E ATÉ VIVER DE PERTO A LENDA DO CAVALEIRO!
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO II

O GATO E O RATO

Dois cientistas alienígenas transportam Pidsley e Shaun a bordo de seu disco voador. Infelizmente um erro tolo faz com que os alienígenas troquem os cérebros dos dois. Shaun e Pidsley são despejados de volta à Terra sem perceber que estão nos corpos errados, o que leva a muita confusão antes que os alienígenas retornem para corrigir seu erro.
Conheça o Programa
livre
TORDESILHAS - SÉRIE I

CAPITÃES DE AREIA

Capitães de Areia Depois de se recusar a tomar banho e se separar da tropa, Capitão Bandeira encontra um poço de areias mágicas que duplica tudo. Capitão faz clones de si mesmo e passa a andar com eles, mas, após descobrir que Xavier capturou seus amigos, precisará enfrentar o vilão.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 6

Nesse primeiro bloco fomos conversar com Lauro Chaman atleta medalhista paraolímpico na Rio 2016 onde fez história ao se tornar o primeiro atleta brasileiro do ciclismo a conquistar uma medalha. Na verdade, foram duas: um bronze no contrarrelógio e uma prata na estrada. Na matéria de manutenção, Mario Canna vai nos ensinar a lavar e lubrificar sua bike. Já no segundo bloco fomos um papo com o muralista Eduardo Kobra e saber sua relação com o ciclismo. E ainda fomos avaliar o modal que estamos usando para ter parâmetros para melhorar. Uma conversa com Rafael Calabria pesquisador de mobilidade urbana do Idec. No último bloco vamos bater um papo com Francisco Rodrigues, um apaixonado pela arte, surf e skate, e saber mais sobre a sua história.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1208

NO REPÓRTER ECO DE HOJE VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DA PRIMEIRA CHIMPANZÉ DO MUNDO QUE GANHOU NA JUSTIÇA O DIREITO À UMA VIDA MAIS DIGNA,ASSIM COMO OS HUMANOS.ELA FOI TRANSFERIDA DE UM ZOOLÓGICO NA ARGENTINA PARA O BRASIL E AGORA MORA EM UM SANTUÁRIO DE ANIMAIS.CONHEÇA TAMBÉM A RICA BIODIVERSIDADE ENCONTRADA NA MAIOR CAPITAL DO PAÍS. E AINDA , DOIS PARQUES DE SÃO PAULO SERVEM DE REFERÊNCIA AO IMPLANTAR SISTEMA DE ENERGIA GERADA PELA LUZ DO SOL. O VILLA LOBOS E O CANDIDO PORTINARI FAZEM PARTE DE UM PROJETO PARA ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS EM PARQUES PÚBLICOS. UM TRABALHO CIENTÍFICO PIONEIRO SURPREENDE AO REVELAR AS VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E PLANTAS QUE SOBREVIVEM EM PLENA ÁREA URBANA. E, CECÍLIA , QUE NASCEU NO CATIVEIRO E PASSOU ANOS ENJAULADA, TENTA SE ADAPTAR A UM NOVO ESPAÇO ,NO INTERIOR PAULISTA, QUE ACOLHE MAIS DE CINQUENTA PRIMATAS VÍTIMAS DE MAUS TRATOS.
Conheça o Programa
n
GIGANTES DO OCEANO

A VIDA DE GIGANTE

Este primeiro episódio da Série Gigantes do Oceano explora os detalhes íntimos dos maiores animais que já viveram em nosso planeta - as grandes baleias. Os experientes cinegrafistas subaquáticos - Doug Allan e Didier Noirot – nos deixam Cara a cara com baleias Jubarte de duzentas toneladas, Baleias Holandesas do Sul e alimentam Baleias Azuis. Confira!
Conheça o Programa
livre
MÁXIMO E CONFÚCIO

TRATAMENTO DE CHOQUE

O primeiro garoto propaganda das Fábricas Jacarandá é agora o maior lutador de MMA do país. Máximo corre atrás do ex-patrocinado na busca de alguma publicidade para sua nova e já moribunda empresa. Enquanto isso, Confúcio resolve fazer uma peça teatral beneficente com Iolanda, ensaiando dentro de casa sob a direção de uma excêntrica mulher de teatro.
Conheça o Programa
14
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2017 - DOMINGO 273 - 06/08/2017

NO METRÓPOLIS DE DOMINGO TEM SIDNEY MAGAL CONTANDO HISTÓRIAS DOS 50 ANOS DE CARREIRA. MAIS HISTÓRIAS: A BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DE CAETANO VELOSO. VOCÊ VAI VER TAMBÉM O NOVO ESPETÁCULO DO GRUPO CORPO. A FORÇA DA MITOLOGIA AFRICANA NO PALCO. LITERATURA: UMA CONVERSA COM O PREMIADO ESCRITOR JAMAICANO MARLON JAMES. SUPER-HERÓIS: O DESENHISTA BRASILEIROS QUE ESTÁ NA ELITE DO QUADRINISTAS DO MERCADO AMERICANO E NA NOSSA HOMENAGEM A LUIZ MELODIA VAMOS RELEMBRAR UM PASSEIO DELE NO MORRO DO SÃO CARLOS, LUGAR ONDE ELE FOI CRIADO.
Conheça o Programa
livre
ROTA DA INOVAÇÃO

INGLATERRA

TETMA: A VARIEDADE DA INOVAÇÃO INGLESA A Rota da Inovação chega à Londres, onde um dos principais cartões postais, uma roda gigante, é um exemplo de inovação e superação. Lá visitaremos a RLSB, o Instituto Real para Deficientes Visuais, onde são realizadas pesquisas e desenvolvidos equipamentos que visam tornar a vida dos deficientes visuais mais simples. Além de inseri-los mais preparados no mercado de trabalho. Também conheceremos o Planet Organic, que pretende tornar o ato de fazer compras cada vez mais sustentável. Em Londres também fica a sede da Neon Moon, que cria as curiosas lingeries feministas e o Centro Londrino de Robótica, que está desenvolvendo robôs para controlar incêndios em ambientes internos. RLSB - Inovações no campo da medicina. Planet Organic - Inovaçoes no campo da sustentabilidade. Neon Moon - Inovações nos campos da moda e cultura. Centro Londrino de Robótica - Inovações no campo da segurança.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

LIBERAL E CONSERVADOR PARA ALÉM DO SENSO COMUM

Série: “Visões da Justiça” – Curadoria de Fernando Schuller Diante de uma democracia polarizada, críticas exacerbadas por todos os lados, nos perguntamos: quais os grandes temas que definem nosso debate político hoje? Nesta série, 3 filósofos revisitam grandes pensadores políticos e ampliam nossa reflexão sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade, sociedade, estado... CF 7: “Liberal e conservador para além do senso comum” com Luis Felipe Pondé As redes sociais nos mostram como o tema da política entrou de vez no dia a dia das pessoas. Se por um lado o interesse é positivo, por outro a polarização evidencia também ausência de argumentação consistente e fata de repertório. Velhos conceitos da política, como esquerda e direita, ainda fazem sentido? Fala-se que vivemos o fim do chamado ciclo populista e a ascensão de ideias liberais. Mas que tipo de liberalismo é este? Da mesma forma, fala-se em um renascimento de ideias conservadoras, confundidas com um certo moralismo de costumes, ou mesmo com velhas posturas autoritárias. Luis Felipe Pondé mostra como a filosofia politica pode nos ajudar a sair do senso comum e a entender melhor o mundo.
Conheça o Programa
14
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 62

Destaques desta edição: - Luc Besson, diretor de longas como "O Quinto Elemento", e "Lucy", acaba de lançar mais uma superprodução: "Valerian e a Cidade dos Mil Planetas" - Profissão: obra de arte viva! Suíço tatuou nas costas os desenhos do artista plástico Wim Delvoye, e agora ganha a vida expondo o corpo em museus. - Projeto comovente do artista fotográfico JR e a cineasta Agnès Varda, ícone da Nouvelle Vague, dá voz a pessoas quase esquecidas pela sociedade no documentário "Visages Villages", premiado no festival de Cannes deste ano. - Conheça o "Museu do Fracasso", na Suécia, que reúne uma coleção de ideias de negócio que não deram certo. - RADAR: A Primeira Guerra pelos olhos da artista alemã Käthe Kollwitz // O mundo enigmático de John Bock em cartaz na Galeria de Berlim // Retrospectiva da obra do suíço Alberto Giacometti no Tate Modern, em Londres. - 2017 marca os 100 anos da família real britânica Windsor: uma história marcada por alguns escândalos, tragédias, mas também muito charme.
Conheça o Programa
livre
DIÁRIOS SOBRE O CORPO

DIÁRIOS SOBRE O CORPO 01 - CORPOS EM CRESCIMENTO

"CORPOS EM CRESCIMENTO" É O PRIMEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE "DIÁRIOS SOBRE O CORPO", ONDE CONHECEMOS TRÊS JOVENS QUE CRESCERAM LUTANDO CONTRA O PRECONCEITO EM SUAS VIDAS E ATÉ HOJE LUTAM CONTRA ELE.
livre
RODA MOINHO, RODA PIÃO, QUERO CULTURA NO MEU PIRÃO

RODA MOINHO 01 - PAJÉ

NO PRIMEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE "RODA MOINHO, RODA PIÃO, QUERO CULTURA NO MEU PIRÃO" MAIK CAVALCANTE É O PERSONAGEM APRESENTADO. ELE É ESTUDANTE DE DANÇA NA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS E DANÇARINO DE DANÇA INDÍGENA, REPRESENTANDO O PAJÉ EM SUAS DANÇAS.
14
PERSONA EM FOCO

LILIA CABRAL

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 62

Destaques desta edição: - Crescimento econômico, eleições ou o clima: previsões mudam o nosso comportamento e muitas vezes não acertam em cheio. Por quê? - Cientistas testam em árvores sistema antiterremoto. - As iniciativas para proteger as tartarugas marinhas na Ilha Reunião. - O que diz uma troca de olhar? O contato visual pode significar o início de uma conversa. Ele segue regras sociais e é diferente entre homens e mulheres. - Pesquisadores já estão desenvolvendo um “eu” virtual que pode estar em diversos lugares ao mesmo tempo.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

SANDÁLIA DE PRATA (2017)

Neste programa, o Manos e Minas recebe o grupo Sandália de Prata. Representando a cena dos slams, temos a presença do poeta Allan Jonnes. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - no quadro Discoteca Básica, Dj EFX mostra os seus cinco Lps prediletos. - Manos e Minas foi conferir o trabalho do rapper Joao Bazilio que criou o selo Ibotirama Record e também produz uma revista independente valorizando a cultura Hip Hop. - A Tv Cultura de Belém preparou uma matéria sobre o que tá rolando na cena do grafitti por lá.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 248 - EXTINÇÃO EM MASSA

A DESTRUIÇÃO DO PLANETA SEGUE EM RITMO ACELERADO E OS CIENTISTAS ALERTAM QUE A SEXTA EXTINÇÃO EM MASSA NA HISTÓRIA DA TERRA JÁ PODE TER COMEÇADO. BILHÕES DE SERES DAS MAIS DIFERENTES ESPÉCIES DESAPARECERAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS PELA AÇÃO DO HOMEM. AS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE E A SUPERPOPULAÇÃO CONSTITUEM UMA AMEAÇA À CIVILIZAÇÃO, DIZEM OS PESQUISADORES, QUE ADVERTEM: O TEMPO HÁBIL PARA SE REVERTER ESSE PROCESSO ESTÁ SE ESGOTANDO. OS MAIS DE 7 BILHÕES DE HABITANTES DO PLANETA NÃO PARAM DE SE MULTIPLICAR E, PARA ALIMENTAR TODA ESSA GENTE, É PRECISO PRODUZIR CADA VEZ MAIS CEREAIS, CARNES E OUTROS PRODUTOS. ISSO SIGNIFICA AVANÇAR SOBRE AS FLORESTAS, QUE SÃO TRANSFORMADAS EM CAMPOS AGRÍCOLAS. TEMA DESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 06 - REFORMA TRABALHISTA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1208

NO REPÓRTER ECO DE HOJE VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DA PRIMEIRA CHIMPANZÉ DO MUNDO QUE GANHOU NA JUSTIÇA O DIREITO À UMA VIDA MAIS DIGNA,ASSIM COMO OS HUMANOS.ELA FOI TRANSFERIDA DE UM ZOOLÓGICO NA ARGENTINA PARA O BRASIL E AGORA MORA EM UM SANTUÁRIO DE ANIMAIS.CONHEÇA TAMBÉM A RICA BIODIVERSIDADE ENCONTRADA NA MAIOR CAPITAL DO PAÍS. E AINDA , DOIS PARQUES DE SÃO PAULO SERVEM DE REFERÊNCIA AO IMPLANTAR SISTEMA DE ENERGIA GERADA PELA LUZ DO SOL. O VILLA LOBOS E O CANDIDO PORTINARI FAZEM PARTE DE UM PROJETO PARA ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS EM PARQUES PÚBLICOS. UM TRABALHO CIENTÍFICO PIONEIRO SURPREENDE AO REVELAR AS VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E PLANTAS QUE SOBREVIVEM EM PLENA ÁREA URBANA. E, CECÍLIA , QUE NASCEU NO CATIVEIRO E PASSOU ANOS ENJAULADA, TENTA SE ADAPTAR A UM NOVO ESPAÇO ,NO INTERIOR PAULISTA, QUE ACOLHE MAIS DE CINQUENTA PRIMATAS VÍTIMAS DE MAUS TRATOS.
Conheça o Programa
n
DOC TV II

PASSAGEM (RS)

A Rodoviária é um lugar tão freqüentado que passa desapercebido até para os seus transeuntes. De uma maneira singular o documentário PASSAGEM do diretor Jaime Lerner contempla essa reflexão com um olhar diferente: uma composição de cores, sons e ritmos quase poéticos, o que contribui para a experimentação da linguagem, não pela experimentação em si, mas pelo que ela tem a ver com o conteúdo e o tema. O documentário é um filme sobre um centro de confluências que abriga um pequeno microcosmo de nossa sociedade. Um filme de chegadas e partidas, de histórias que não se revelam, apenas são sugeridas. São muitos rostos e olhares de quem estão de passagem, em busca de seu destino.
Conheça o Programa
n
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 24

Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?
Conheça o Programa
livre