Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 06 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

AMAZÔNIA SAMBA

AMAZÔNIA SAMBA - 5

No quinto episódio, Amazônia Samba fala da escola de samba "Rancho não posso me amofiná" (uma das mais importantes escolas da Amazônia, a 4° mais antiga do Brasil em atividade). Recebe o compositor Osvaldo Garcia, que fala sobre os sambas históricos que compôs para a escola, uma das mais tradicionais de Belém e o símbolo de um dos bairros mais festeiros, que é o Jurunas. Osvaldo Garcia fala do Jubileu de Ouro da escola que ele ganhou na disputa do samba “Rancho de ouro no canto do jubileu”, concorrendo com 96 compositores, inclusive do cenário nacional. CONVIDADOS: Meio Dia da Imperatriz, Josimar Monteiro e Mestre Siqueira da Velha Guarda da Mangueira.
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 15 - MEDITAÇÃO E SEUS EFEITOS NO CÉREBRO

O programa fala sobre a meditação e seus efeitos no cérebro. Por milênios, técnicas de meditação como a raja yoga, de pantajali, a kundalini yoga, entre outras técnicas, foram usadas como caminhos poderosos para atingir esse estado de consciência chamado iluminação. Essas técnicas envolvem direta ou indiretamente a concentração na glândula pineal, localizada no centro do cérebro. O programa discuta ainda os efeitos da meditação no cérebro.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NA EDUCAÇÃO

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 04

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS DE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
14
SAUDE BRASIL

URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES COMPOSITORES: JOÃO PACÍFICO (VIOLA 2018)

Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 503

ROLANDO BOLDRIN RECEBE VERA CAPILÉ,HABEL DY ANJOS,RENATO BRAZ,PEREIRA DA VIOLA,RENATO TEIXEIRA ROLANDO BOLDRIN CANTA BRASÍ CABOCO
Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 10 - NOVAS LINGUAGENS

Com o tema Novas Linguagens, este programa traz interpretações de músicas dos compositores Hamilton de Holanda, Mauricio Carrilho, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta, entre outros.
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 1ª ELIMINATÓRIA (2ª FASE)

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

PAULO NOVAES (PARTICIPAÇÃO BRUNA CARAM)

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG IV

PEPPA PIG IV - 27 FREDDY RAPOSO, ASSOBIANDO E A TARTARUGA DA DRA. HAMSTER

EP1 - Peppa e suas amigas estão brincando de esconde-esconde, mas é Freddy Fox com seu nariz super cheiroso que é o melhor em jogar esse jogo. EP 2 - Peppa tenta aprender a assobiar, quando percebe que todos conseguem, menos ela. EP 3 - O Dr. Hamster, o veterinário, vem ao playgroup de Peppa para mostrar às crianças seus animais de estimação.
Conheça o Programa
livre
BUBU E AS CORUJINHAS

O GRILO CRI-CRI-CRI

Bubu, Biel e Bonie estão dormindo quando escutam um barulho. Bubu e Bonie se perguntam que cri-cri-cri é esse que não os deixam dormir. Seria um grilo? Os três decidem sair escondidos e pedem para o grilo fazer menos barulho. Logo que o encontram, eles tentam descobrir uma maneira de se comunicarem com ele: mímica? Falando "grilês"? ou movendo suas barrigas assim como ele? Papai Coruja aparece para buscar seus filhos ao mesmo tempo que o pai do pequeno grilo faz o mesmo, para levar seu filho cantante para casa. Depois de toda a aventura, Mamãe Coruja avisa sobre os perigos de sair escondido e canta para eles uma canção de ninar.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 201 - ALICICA NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Lilica pega o livro de histórias de Lola e começa a lê-lo debaixo de uma árvore. Quando ela dá por si, nota que está no País das Maravilhas. Começa então uma grande aventura de Lilica ao lado do coelho Toquinho, do Gato Risonho Júlio, o Chapeleiro Maluco Dito, o Jardineiro João e muitos outros personagens da história de Alice no País das Maravilhas. Ao final da aventura, Lilica já não sabe mais se ela é Lilica ou Alicica.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

NÃO MORDA TUDO QUE VOA

Mônica tenta levar o Monicão para passear, mas ele ataca tudo que voa.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

NÃO PERCA A CABEÇA

Uma coelhada acidental da Mônica acaba quebrando a estátua do Almirante Viramundo.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 26

Em Gibraltar, Vivi, Mochilão e Lanterninha se aventuram em cavernas e labirintos para ajudar Raul, um carimbo explorador, a encontrar um grande tesouro.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

A TEMÍVEL LADEIRA DA MORTE

Otto se confunde e acaba fazendo todos os seus amigos acreditarem que ele é corajoso e desceu a "Ladeira da Morte" - quando na verdade isso aconteceu apenas no video game. Agora ele precisa manter essa mentira para que continue aproveitando da fama que isto trouxe. Até ter que descer a ladeira de verdade.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

ÁGUA

Ao buscar água para reabastecer o reservatório da nave, nossos queridos viajantes acabam entrando de gaiatos numa competição olímpica muito diferente. Agora eles vão ter que usar suas habilidades em diversas modalidades para ajudarem a reestabelecer a ordem num planeta mais do que molhado.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 15 LARVA FASHION WEEK

COLETÂNEA :5 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 15 LARVA FASHION WEEK MAQUIAGEM (EP.13 TEMPORADA 2) Vermelho e Amarelo encontram um pouco de maquiagem e se divertem. DESFILE DE MODA(EP.71 TEMPORADA 3) Bicho-Pau possui um gosto único em moda: um cabelo roll-up artístico, calças de tornozelo selvagem e tops de camada vintage. Quem será o próximo top model? LUVA (EP.57 TEMPORADA 1) Um dia frio, Amarelo encontra uma parte da luva que parece muito quente.Mas o Vermelho também está interessado na luva... SOLUÇÕES DE CRESCIMENTO CAPILAR(EP.28 TEMPORADA 1) Um líquido misterioso cai no bueiro e faz com que cresça cabelo nas Larvas. Elas se divertem e dão muita risada. PERUCA (EP.61 TEMPORADA 1) Uma peruca loira de uma boneca voa e cai bem na cabeça da Larva amarela. A larva Vermelha também quer se divertir, portanto eles disputam para ver quem ficará com a peruca.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 24 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) MUNDO MAKER “Gira, girou” (What's UP) Waste on Beaches (Resíduos nas praias) – Peru "Você viu? (Short News) CRIANÇAS ARTE 27/10/16 - 2370E019252 “É nóis!” (Teen Report) CRIANÇA IMIGRANTE - CONGO
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 05

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS DE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II - 07

DESCOBRIREMOS COMO NOSSOS FILHOTES DESENVOLVEM SEUS SENTIDOS EXTRAORDINÁRIOS. VAMOS ACOMPANHAR MARSHAL, O DÁLMATA, QUE PASSARA POR UM TESTE DE AUDIÇÃO CRUCIAL, MILES, O GOLDENDOODLE, DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE SUA VISÃO, PASSANDO DE QUASE INÚTIL PARA UM RAIO LASER E VAMOS CONHECER O SUPER-HERÓI BOLT, QUE USA SEU SUPER OLFATO PARA REALIZAR SEU TRABALHO ESPECIAL.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1259

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O DOCUMENTÁRIO QUE REVELA OS LOCAIS SAGRADOS DOS INDÍGENAS DA ETNIA TUKANO , NO NOROESTE DA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O CASAL QUE AJUDA A SALVAR DA EXTINÇÃO UMA PALMEIRA NATIVA DA MATA ATLÂNTICA. E AINDA ,PESQUISA FEITA EM ÁRVORES CONTA A HISTÓRIA DA POLUIÇÃO EM SÃO PAULO. A ANÁLISE DE CASCAS E DOS ANÉIS DE CRESCIMENTO CONSTATA QUE ,NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, DIMINUIU OS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO NA CIDADE POR METAIS PESADOS. A PALMEIRA JUÇARA, FAMOSA PELO PALMITO DO MESMO NOME, É PROTEGIDA POR EDITE E FÁBIO CANTEIRO, EM UMA RESERVA PARTICULAR. E , FILME REGISTRA EXPEDIÇÕES EM BUSCA DA SABEDORIA E DAS NARRATIVAS SOBRE O ORIGEM DO MUNDO FEITAS PELOS POVOS DA FLORESTA.
Conheça o Programa
n
BRASIL SELVAGEM

ENFRENTANDO A ENCHENTE

A jornada no coração de um Brasil continua, seguindo as famílias de animais que enfrentam as formidáveis chuvas de monção. Os bebês da lontra gigante devem estar atentos às onças e às aves predadoras e devem aprender a nadar antes das inundações do rio. Os quatis devem comer tudo o que puderem antes do seu mundo desaparecer debaixo d'água, e o macaco capuchinho mais novo deve aprender rapidamente algumas habilidades inteligentes de sobrevivência.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 303 - EM DEFESA DAS BALEIAS

SATÉLITES DE ALTA PRECISÃO, ATÉ RECENTEMENTE DE USO MILITAR, AGORA SÃO USADOS PARA MONITORAR AS POPULAÇÕES DE BALEIAS EM DIVERSOS PONTOS DO GLOBO. O OBJETIVO DOS CIENTISTAS É TER UM LEVANTAMENTO ATUALIZADO SOBRE AS ESPÉCIES MAIS AMEAÇADAS E TAMBÉM DAS ÁREAS ONDE ELAS AINDA CONSEGUEM SE ALIMENTAR E REPRODUZIR COM SEGURANÇA.AS AMEAÇAS AO MEIO AMBIENTE VEM DE TODOS OS LADOS. QUADRILHAS DE TRAFICANTES OFERECIAM MILHARES DE ANIMAIS VIVOS OU PARTES DELES, PELA INTERNET. E O QUE DIZER DOS PRODUTOS QUE TODO MUNDO USA OU CONSOME, NO DIA-A-DIA, QUE TAMBEM PROVOCAM SÉRIOS DANOS AMBIENTAIS? POR EXEMPLO, UM SHAMPOO, UMA PÍLULA ANTI-CONCEPCIONAL E ATÉ, QUEM DIRIA, UM INOCENTE ABACATE....NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 347 - 06/01/2019

NO METRÓPOLIS DE HOJE UM PROGRAMA ESPECIAL COM ELZA SOARES E BANDA. MÚSICAS E ENTREVISTA NO ESTÚDIO.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 104 - ESPECIAL TRENS (PODE SER REPRISADO)

Destaques desta edição - Especial trens O programa desta semana é sobre os trilhos! Nós vamos percorrer os roteiros ferroviários mais charmosos da Europa - e até da Ásia! - O roteiro começa com a famosa linha transiberiana - que liga Moscou a Pequim. O trem Zarengold, o "ouro dos Czares", percorre ao todo mais de 9 mil quilômetros. A nossa equipe embarcou em Ecaterimburgo. - Conheça a Escócia a bordo do Royal Scotsman. A viagem dura três dias e, além da bela paisagem, os passageiros fazem diversas paradas para conhecer mais sobre a cultura escocesa. - No sul da Espanha, a linha Al Andaluz liga a cidade de Granada a Sevilha. No trem de luxo, quatro dos vagões são clássicos construídos nos anos 1930 e já fizeram parte, por exemplo, das férias da família real britânica. - O cenário encantador dos Alpes suíços a bordo do Expresso Glacial Pullman: uma rota que passa por mais de 90 túneis e quase 300 pontes. - Para encerrar o roteiro de trens, uma pérola da nostalgia ferroviariária: o Expresso Oriente Veneza Simplon. Ele não é aquele famoso "Expresso Oriente", do romance de Agatha Christie, mas com vagões restaurados dos anos 20 e 30, e uma rota de Londres a Veneza, o Expresso Oriente Veneza Simplon é uma alternativa interessante para os nostálgicos de plantão.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

BAUMAN: DIÁLOGO DA SEGURANÇA E DO EFÊMERO

Série: Grandes intérpretes para questões do século 21 A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isto esta série empresta o olhar de grandes intérpretes dos impasses contemporâneos. PGM 15 - Bauman: diálogo da segurança e do efêmero com Leandro Karnal (historiador) Com a releitura do mal-estar da civilização de Freud, o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman reflete sobre o poder destruidor da guerra e o poder de um novo ethos dado pela internet. Como administrar a explosão de informações que parem grupos em bolhas excludentes? Como repensar a memória da barbárie declarada e objetiva das guerras em meio à sutileza de outra destruição, a do homem individual e livre? A vontade de segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do nosso individualismo que se exibe a todo instante em redes, tornando o verbo ser, curiosamente, transitivo.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

JONAS BLOCH

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM03 - TEMPORADA 1 - VOLTA AO MUNDO

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 117 (PODE SER REPRISADO)

Esta semana o Futurando está mais que especial. Vamos apresentar a rotina e a história de pesquisadores brasileiros que estão na Alemanha contribuindo para a evolução da ciência do Brasil, mas com o suporte técnico e acadêmico estrangeiro. O primeiro exemplo é o recém-nomeado professor da Universidade de Bonn Bernardo Franklin. Ele estuda a comunicação das células do nosso sangue. Bernardo conta com uma verba milionária para isso e tem ao lado uma equipe que ele mesmo formou. Em Berlim encontramos a Angélica Sousa, que estuda formas de identificar e intervir nos primeiros sinais de perda de memória em pacientes com Alzheimer. Apesar de ter feito amigos e admirar a vida na Alemanha, ela não tem dúvidas quando questionada sobre o retorno ao Brasil: "quero levar de volta para o Brasil a contribuição que eu recebi". Angélica tem no marido, Nelson Sousa, um companheiro de vida e de trabalho. Nelson incentiva a esposa e fez questão de acompanhá-la durante a estadia na Europa. E ele veio pesquisar também, só que na área de linguística. Nelson propõe uma nova forma de análise da fala humana. O Futurando também vai apresentar um brasileiro de coração, o herpetologista Mirco Solé. Mirco é natural de Barcelona, na Espanha, mas tem pelo Brasil um carinho de mais de década. Ele é professor na Universidade de Santa Cruz em Ilhéus, na Bahia, e ganhou uma bolsa da Fundação Humboldt para pesquisar em Bonn. Mirco está projetando mapas de aumento de temperatura e os impactos sobre os anfíbios. "Queremos entender onde estão as limitações fisiológicas dessas espécies. Quanto de aumento de temperatura eles iriam suportar antes de morrer", diz. Para fechar essa edição a conversa foi com a Camila Jericó Daminello, que faz parte do projeto Plan Smart. O objetivo do Plan Smart é transformar o rio Lahn em um projeto sustentável. Porém, considerando todas as pessoas que se relacionam com o rio de alguma forma. "Eu estou aprendendo como a sociedade, a comunidade e os diferentes grupos se conversam e colaboram com o governo para que a decisão seja tomada de forma coletiva", conta.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2012

EDSON CLARO

Tido por consenso como um dos grandes incentivadores da produção artística no país, Edson Claro rompeu barreiras e preconceitos. Fundou grupos de dança em São Paulo e no Rio Grande do Norte e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física (MDEF), apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação. Como criador e educador, trabalhou na Faculdade Integrada de Guarulhos e instituiu o Curso de Especialização em Método Dança Educação Física. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu - Dança e Consciência Corporal (1995) e o Curso de Licenciatura em Dança na UFRN (2009). Também criou a Acauã Cia. de Dança (1988), Gaia Cia. de Dança (1990) e a Cia. de Dança dos Meninos (2000). Para Claro, o corpo sempre surpreende quando começa a dançar.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

ESPECIAL 10 ANOS

Um programa em homenagem ao aniversário de 10 anos do Manos e Minas. ELZA SOARES ANELIS ASSUMPÇÃO e MAX B.O. GOG SNJ KL JAY ERICK JAY BLACK ALIEN NEGRA LI DEXTER KAROL CONKA MV BILL
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 298 - DINHEIRO ILEGAL

A SUIÇA QUER MUDAR SUA IMAGEM. O GOVERNO - E ATÉ OS BANQUEIROS - GARANTEM QUE ESTÃO EMPENHADOS EM FAZER COM QUE O PAÍS DEIXE DE SER VISTO COMO O MAIOR CENTRO DE LAVAGEM DE DINHEIRO DO MUNDO. PARA ISSO, DEU INÍCIO A UM PROCESSO DE CONFISCO DE BILHÕES DE DÓLARES DE PROCEDÊNCIA SUSPEITA, LEVADOS POR DITADORES, POLÍTICOS OU FUNCIONÁRIOS CORRUPTOS DE DIVERSOS PAÍSES. E MAIS: O GOVERNO PROMETE DEVOLVER ESSE DINHEIRO AOS PAÍSES DE ORIGEM E ESTABELECER REGRAS RÍGIDAS PARA ABERTURA DE NOVAS CONTAS. POR ENQUANTO, O VALOR DEVOLVIDO AINDA É PEQUENO. O BRASIL JÁ COMEÇOU A VER A COR DESSE DINHEIRO, MAS OUTROS PAÍSES CONTINUAM AGUARDANDO. E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO EM MILHÕES OU BILHÕES DE DÓLARES, VOCÊ FAZ IDEIA DE QUANTOS DÓLARES CABEM NUMA PEQUENA MALA ? E PARA ALGUNS MILHÕES, QUAL É O ESPAÇO NECESSÁRIO? ESSES SÃO APENAS ALGUNS DOS ASSUNTOS QUE VOCÊ VAI VER NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1259

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O DOCUMENTÁRIO QUE REVELA OS LOCAIS SAGRADOS DOS INDÍGENAS DA ETNIA TUKANO , NO NOROESTE DA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O CASAL QUE AJUDA A SALVAR DA EXTINÇÃO UMA PALMEIRA NATIVA DA MATA ATLÂNTICA. E AINDA ,PESQUISA FEITA EM ÁRVORES CONTA A HISTÓRIA DA POLUIÇÃO EM SÃO PAULO. A ANÁLISE DE CASCAS E DOS ANÉIS DE CRESCIMENTO CONSTATA QUE ,NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, DIMINUIU OS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO NA CIDADE POR METAIS PESADOS. A PALMEIRA JUÇARA, FAMOSA PELO PALMITO DO MESMO NOME, É PROTEGIDA POR EDITE E FÁBIO CANTEIRO, EM UMA RESERVA PARTICULAR. E , FILME REGISTRA EXPEDIÇÕES EM BUSCA DA SABEDORIA E DAS NARRATIVAS SOBRE O ORIGEM DO MUNDO FEITAS PELOS POVOS DA FLORESTA.
Conheça o Programa
n
JORNADA (TST)

JORNADA (TST) - 15

**ESPERANDO ENVIO DA PRODUTORA**
livre
DOC TV II

ZEQUINHA GRANDE GALA (PR)

O documentário Zequinha Grande Gala foi o primeiro colocado no Doc Tv II no estado do Paraná . O filme aborda uma curiosa coleção de figurinhas que originariamente embrulhavam balas na época de 1929 até 1967 e apartir daí já eram colecionadas em álbuns. Não há no Brasil qualquer estudo sobre figurinhas de coleçào um importante meio de expressão e comunicação popular. As figurinhas das balas Zequinha surgidas no Paraná em 1929 e distribuídas por todo o estado , trazem aspectos relevantes do inconsciente coletivo do povo Brasileiro e fervorosa discusão em busca de uma identidade paranaense. Durante muitos anos as figurinhas das balas Zequinha proporcionaram divertimento para a garotada paranaense e se constituíram num importante meio de comunicação popular conservando costumes,fixando tipos, criando modismos, estabelecendo normas de linguagem, sugerindo jogos e também distribuindo vários premios. As figurinhas marcaram a infância de muitos paranaenses, no afã de obeter os 200 nümeros para ganhar o premio maximo a bicicleta. Em 1979 , o Governo do Paraná lança a campanha do clube do Zequinha, para melhorar a arrecadação de icm. Algumas figuras foram adaptadas aos novos tempos (preocupações ecológicas, educação de trânsito entre outras). E algumas excluídas. Ouve também um remodelamento visual do personagem. Este relançamento criou polêmicas como a dos herdeiros da marca, a mudança de ideologia do personagem, incentivo ao consumismo entre outros.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 28

Convidados: Cadão Volpato e Ivana Arruda Leite • Para ambos: Vocês dois estrearam relativamente tarde na literatura. Como a literatura surgiu na trajetória de vocês? • Para ambos: Vocês dois fizeram parte da antologia Geração 90, organizada por Nelson de Oliveira. Pode-se falar numa geração ou numa tendência da literatura brasileira contemporânea? • Para ambos: Que diferença existe entre a literatura produzida no Brasil quando vocês começaram a ler e aquela produzida quando começaram a escrever? • Ivana: No seu caso, a perspectiva feminina é clara, mas parece não se confundir com o feminismo, justamente por conta também de um certo lirismo – confere? • Cadão: O jornalismo estimulou ou inibiu o trabalho literário? • Ivana: Fazer uma coluna sobre a mulher na Revista da Folha não significou de algum modo sucumbir aos estereótipos da afetividade feminina? • Cadão: Indo nesse caminho, seu novo livro Relógio Sem Sol reúne duas narrativas, mas elas contêm várias histórias, como se fossem pequenos romances. No que esse livro difere dos anteriores? • Para ambos: O que a narrativa curta significa em termos de percepção do mundo? • Ivana: No romance Hotel Novo Mundo, em determinado momento a narradora compara o Rio de Janeiro com São Paulo dizendo que o Rio é “uma cidade para semideuses” e que “em São Paulo você pode ser infeliz à vontade”. Você poderia comentar? • Cadão: Parece haver uma diferença de tom entre sua obra literária e seu trabalho como músico. Existe convergência desses dois registros? • Ivana: A personagem de Hotel Novo Mundo retorna do Rio (onde vivia na alta sociedade) para São Paulo (onde encontra pessoas mais autênticas). Esse retorno à vida simples é uma idealização do recolhimento, avesso ao glamour da sociedade do espetáculo? • Cadão: Em Relógio Sem Sol, o desencanto de uma geração que surgiu no fim ditadura parece contrastar com a imagem utópica do roqueiro que quer mudar o mundo com sua guitarra. O que prevalece: o sonho ou a decepção?
Conheça o Programa
livre