Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 05 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 19 - MEDICINA AYURVÉDICA - 2ª PARTE

O PROGRAMA CONTINUA FALANDO SOBRE A MEDICINA AYURVÉDICA. NO VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É MEDICINA AYURVÉDICA. ANTIGA ARTE DA SAÚDE DO CORPO, MENTE, ESPÍRITO, A MEDICINA AYURVÉDICA TEM SIDO PRATICADA NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. A MEDICINA AYURVÉDICA TRATA O SER HUMANO COMO UM TODO E ENSINA QUE UMA COMBINAÇÃO DE PADRÕES DE ENERGIA CRIA SUA CONSTITUIÇÃO INDIVIDUAL (DOSHA OU BIOTIPO), E INFLUÊNCIA TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA. A AYURVÉDICA BASEIA-SE NA PREMISSA DE QUE A MENTE E O CORPO SÃO UNIFICADOS NO NÍVEL DA CONSCIÊNCIA, E ATRAVÉS DESSE CAMPO UNIFICADO, AMBOS, CORPO E MENTE, SE AFETAM DE MANEIRA RECÍPROCA. A AYURVÉDICA FOI A PRIMEIRA CIÊNCIA PSICO-NEURO-IMUNOLÓGICA, PORQUE POR MILHARES DE ANOS VEM ENFATIZANDO O PAPEL DO PENSAMENTO E DO COMPORTAMENTO NA SAÚDE E NA DOENÇA. COMO RESULTADO, QUANDO OS PRATICANTES DE AYURVÉDICA SE DEPARAM COM UM PROBLEMA FÍSICO, ELES OBSERVAM A PESSOA QUE APRESENTA AQUELE PROBLEMA E NÃO APENAS OS SINTOMAS PROPRIAMENTE DITOS. A ANAMNESE ABRANGE A TOTALIDADE DO INDIVÍDUO, DESDE OS ASPECTOS MAIS PROFUNDOS DE SUA MENTE E EMOÇÕES, ATÉ OS MAIS EXTERNOS, RELACIONADOS AO ESTILO DE VIDA E AO MEIO-AMBIENTE. NA MEDICINA AYURVÉDICA OS PACIENTES SÃO CLASSIFICADOS POR TIPOS CORPORAIS, OU PRAKRITI, DETERMINADOS PELAS PROPORÇÕES ENTRE OS TRÊS DOSHAS.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 801

Passados mais de 30 anos da ditadura militar no Brasil, famílias de desaparecidos políticos ainda esperam por notícias. No estado de São Paulo, mais de duzentas ossadas encontradas no Cemitério de Perus aguardam identificação. No entanto, uma conciliação feita pelo Tribunal Regional da 3ª Região entre governos, Ministério Público e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) garantiu mais de R$ 200 mil para que os trabalhos continuem. Deste modo, as amostras de DNA das ossadas serão enviadas para análise fora do Brasil. O Brasil não deveria mais ter lixões desde 2014, quando foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O rejeito, que não pode ser reciclado, teria que ir para aterros sanitários adequados, que impeçam o chorume de se infiltrar no solo. Contudo, isso não acontece em todo o país. No Rio de Janeiro, o chorume de aterros sanitários ainda polui rios da Baixada Fluminense. Moradores e entidades ambientalistas denunciaram o problema. Em decisão recente, o Tribunal Regional da 2ª Região determinou que sejam feios procedimentos de segurança para impedir que esse crime ambiental continue. O Via Legal fala ainda do perigo na BR-101, considerada uma das mais perigosas do Brasil. No sul do país, um motociclista sofreu um acidente e perdeu a namorada, que ia de carona. Ele reclamou da falta de sinalização e processou o DNIT, o departamento responsável pelas estradas brasileiras. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou o DNIT a pagar indenização por negligência e má sinalização da rodovia. Quem tem um bichinho de estimação sabe que eles são quase integrantes da família. Mas e no caso de animais silvestres? Em Minas Gerais, o dono de um papagaio conseguiu o direito de ficar com a ave depois de uma ação julgada pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região. A Justiça entendeu que o animal estava sendo bem tratado e não identificou o caso como exploração comercial. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 14

O trabalho feminino vem ganhando espaço nos cafezais do Espírito Santo. Tanto na cultura do café arábica quanto na cultura do conilon, elas se destacam e mostram que é possível produzir café de qualidade. Esse é o principal destaque do ES Rural desta semana. O programa também vai te levar para um passeio por Irupi, no Caparaó Capixaba. Tem ainda uma tradição: carne de lata.
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 14

O programa de hoje conta com a apresentação de Eduardo Gasperini, vamos conhecer o Daniel D’ Almeida que nos conta as novidades de tecnologias que a Michelin desenvolve, no quesito pneu para bicicletas. No segundo bloco vamos conhecer André Ribeiro, dono da loja Dream Bike, que conta como nasceu a sua loja, que além de ser bicicletária, também, é uma fabrica que adequa as bicicletas conforme as nossas necessidades. E no terceiro bloco, um bate papo com a radialista Luka Salomão que utiliza como meio de transporte a bicicleta e compartilha suas experiências.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Neste educativo iremos abordar o universo das vacinas e a importância do ato vacinal para a prevenção de diversas doenças. Depois da água potável , nenhuma ação em saúde pública teve tanto impacto na prevenção de doenças como a utilização das vacinas. O PNI-Programa Nacional de Vacinação completa 40 anos e é um dos programas de saúde mais bem sucedido no Brasil com destaque internacional. Também será abordado no educativo como funciona as vacinas, os tipos sua segurança e eficácia. Será explicado o que é o efeito rebanho de vacinação que protege a pessoa imunizada e seus familiares. Um dos destaques do educativo será sobre a importância da vacinação contra as Meningites que ainda fazem milhares de vitimas em nosso país. O documentário conta com a participação de profissionais de núcleos de referência da Sociedade Brasileira de Imunização, Sociedade Brasileira de Pediatria e do PNI-Programa Nacional de Imunizações.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

RODAS DE VIOLA - 03 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as rodas de viola. Participam deste programa: Mazinho Quevedo, Tião do Carro, Gedeão da Viola,Zé Garoto, Braz da Viola, Roberto Correa, Paulo Freire, Pereira da Viola, Ivan Vilela, Téo Azevedo, Jacó e Jacozito, Liu e Léu, Zilo e Zalo, Pardinho e Camargo, Mococa e Paraíso, Adriano quevedo, Carreiro e Carreirinho.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 503

Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

A ARTE DE VINÍCIUS DE MORAES

MOSAICOS – A ARTE DE VINICIUS DE MORAES Documentário musical revê a trajetória do poeta da bossa nova e traz participações de Toquinho, Carlos lyra, Fernando Faro, Margareth Menezes, Anna Luiza e Paula Mirhan interpretando clássicos do maestro em gravações exclusivas, além de imagens do acervo da TV Cultura protagonizadas pelo próprio homenageado, em programas como "MPB Especial", "Ensaio", , etc...
Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 6ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

BRENO RUIZ

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 16 - A CORRIDA TUTTI-FRUTTI

Quando a tradicional corrida Tutti-Frutti é revivida na cidade as meninas não estão acostumadas com todas as formalidades exigidas para o evento. Amora Linda torna-se uma especialista em boas maneiras, porém fica tão obcecada com o assunto que acaba fazendo mais mal do que bem.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 121 - UM PASSARINHO ME CONTOU

JÚLIO E ORIBA ENTRAM NUMA DISCUSSÃO SOBRE A APARÊNCIA DO PICA-PAU. ORIBA GARANTE QUE UMA VARIAÇÃO BRASILEIRA DO PICA-PAU SE CHAMA TORCICOLO. JÚLIO SAI COM UMA POLARÓIDE PARA FOTOGRAFAR O PASSARINHO E LEVA CACO COMO GUIA. ENQUANTO ISSO, ZAZÁ SOFRE COM UM TORCICOLO NO PAIOL. JÚLIO E CACO SE PERDEM NO MATO, MAS O TORCICOLO ENSINA O CAMINHO DE VOLTA E JÚLIO TEM QUE RECONHECER QUE ORIBA TINHA RAZÃO.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

AS FANTASIAS DE CARNAVAL

Carnaval é tempo de festa e alegria, mas isso não impede Cebolinha e Cascão de atrapalharam Monica e Magali com suas fantasias de carnaval. Como sempre o tiro vai sair pela culatra pois Dorinha aparece para apaziguar as coisas no dia mais festivo do ano e ensinar um pouco sobre as origens do carnaval.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

BRINCANDO DE BONECA

Magali está brincando sozinha em casa quando o Cascão entra correndo, apavorado, fugindo da chuva. Então ela o “convence” a participar da brincadeira também. Veja como o “Capitão Refugo” — isto é, o Cascão — enfrenta mais essa “missão perigosa”!
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

O RAPTO DA NINFA

Um conto de fadas animado sobre o amor verdadeiro entre uma ninfa da floresta e o rebelde filho do Conde. Para desafiar seus pais e as regras da vida na corte, Roberto e dois amigos fogem do castelo para desfrutar de uma vida de liberdade e tornam-se ladrões de estrada. Mas a sua presença vem como uma surpresa desagradável para os seres encantados com poderes mágicos que vivem em um castelo aparentemente abandonado. Zafra, a ninfa da floresta, apaixona-se por Roberto.Primeiro ela tenta defendê-lo, mas com o tempo quer puni-lo por seus truques. Ela ouve o plano de Roberto de sequestrar a princesa e a Ninfa corre para trocar de lugar com ela. Quando o conde descobre as intenções de Zafra ele a afasta e tenta se casar com a princesa Bianca. Mas quando ele vê como a princesa é fria e gananciosa, logo percebe quem ele realmente ama.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

UMA QUESTÃO DE ETIQUETA

Otto precisa se atualizar com as normas de etiqueta, mas o problema é que essas regras mudam o tempo todo, tanto na Monstrolândia quanto na Bobolândia.
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

MELHOR MELHOR AMIGO

Oswaldo acaba de ganhar um par de ingressos pro parque temático das Mariposas halterofilistas. Isso mesmo um par. Um par de dois, pra ele e um melhor amigo. Mas não pode ser um amigo qualquer, tem que ser o melhor amigo! Só aquele que cruzaria um mar de fogo por você e só ele. Só pode haver um único melhor amigo, um único melhor amigo... um... único... melhor...
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

BIPOLAR

Nessa aventura nossa tropa chega a um planeta onde todos os habitantes são solícitos e felizes. Isso até o momento em que o vulcão Polaris ruge, aí todos os habitantes passam a ser extremamente mal humorados e descontentes. Contando (as vezes sim e as vezes não) com a ajuda dos habitantes locais, eles terão que recolher um pouco da lava desse vulcão para fazer um conserto emergencial na fuselagem da nave para poder seguir viagem.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 02 TEMPO RUIM

COLETÂNEA :6 EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 2 TEMPO RUIM (BAD WEATHER) CORRENTE (EP.10 TEMPORADA 3) O esgoto está perigoso e sugando tudo...como um buraco negro. Vermelho e Amarelo fazem de tudo para sobreviver. AFLIÇÃO 1 (EP.92 TEMPORADA 3) Em uma noite fria e com neve, Vermelho e Amarelo estão sendo perseguidos pelo Rato, como de costume. Eles conseguem escapar em um pedaço de tijolo ... Mas oops, não há saída. AFLIÇÃO 2 (EP.93 TEMPORADA 3) As Larvas não devem adormecer! Vermelho e Amarelo tentam ao máximo evitar um cochilo. Mas espere ... muita coisa ainda pode acontecer neste enorme frio. TREMOR DE TERRA (EP.27 TEMPORADA 1) A s Larvas estavam brigando por um chiclete, quando de repente a Terra começou a tremer. Uma rachadura se abriu no chão do bueiro e as Larvas fazem de tudo para se salvar. INUNDAÇÃO 1 (EP.29 TEMPORADA 1) As Larvas precisam sobreviver à uma inundação e fugir de um peixe que quer devorá-las. INUNDAÇÃO 2 (EP.39 TEMPORADA 1) As larvas estão novamente em perigo em meio à uma inundação e um peixe que quer devorá-las de qualquer jeito.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 20 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) MATÉRIA DITADURA DA APARÊNCIA SÃO PAULO - 2584E000080 “Gira, girou” (What's UP) VARA CELESTE (AOS 5'46'' DO ID 66) "Você viu? (Short News) Animation Physical exercise CLEAN 1'37 (falta roteiro off) “É nóis!” (Teen Report) MATÉRIA ESCOLA DE PESCA BELÉM - 2584E000081
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR III

VAMOS PEDALAR III - 15

No programa de hoje vamos concluir a entrevista com o gerente de marketing da Michelin, Daniel D’Almeida, sobre as novas tecnologias de desenvolvimento de pneus para bicicletas. Também o nosso técnico especializado, Mário Canna, da Ciclo Urbano, nos ensina como trocar os guidões. No segundo bloco, vamos falar com o Sócio Fundador da Courrierios Vitor Castello Branco e Ciclista entregador César Paulineo, que conta o que o motivou a fundar o serviço de bike courrier e suas expectativas no mercado. E neste mesmo bloco vamos conhecer a Associação Aliança Bike, através do Marcelo Maciel que é o presidente, o coordenador de projetos Daniel Guth e o Senhor Roberto Alleguini Junior. No ultimo bloco, vamos conhecer os treinadores Hélio e Elias Souza, juntos treinaram vários campões de bicicleta e contam como foi o processo de serem atletas a treinadores.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1250

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM À CHAPADA DIAMANTINA PARA DESCOBRIR OS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NO BRASIL CONHEÇA TAMBÉM OS INSTRUMENTOS ARTESANAIS CRIADOS POR UM CASAL DE MUSICOTERAPEUTAS. E AINDA, CRESCE O MOVIMENTO INTERNACIONAL CONTRA O USO DO CANUDINHO PLÁSTICO. A PROPOSTA É QUE O PRODUTO, QUE CONTRIBUI PARA POLUIR OS OCEANOS, SEJA ABOLIDO OU SUBSTITUÍDO PELO DE PAPEL, BAMBU, METAL OU VIDRO THAÍS E MARCEL CRIAM INSTRUMENTOS PARA INICIAR AS CRIANÇAS NO MUNDO DA MÚSICA E, AS PINTURAS RUPESTRES DESTE LUGAR PARADISÍACO , NO CENTRO DA BAHIA , REVELAM A PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NO PAÍS
Conheça o Programa
n
TERRAS DAS MONÇÕES

À ESPERA DAS CHUVAS

Viajando da região costeira no norte da Austrália, até os picos do Himalaia, esse episódio oferece um pouco da variedade da vida selvagem e das culturas extraordinárias de diferentes regiões, e revela como a monção funciona.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 291 - PASSADO E FUTURO

IMPLANTES ARTIFICIAIS PARA SUBSTITUIR OS ÓRGÃOS INTERNOS? MUDANÇAS GENÉTICAS QUE LEVEM À AUTOREGENERAÇÃO DE PARTES DO ORGANISMO? CÂMERAS NO LUGAR DOS OLHOS, EQUIPADAS PARA GRAVAR AS IMAGENS E ENXERGAR A GRANDES DISTÂNCIAS? SERÁ ESSE O SER HUMANO DO FUTURO, MEIO-HOMEM, MEIO-MÁQUINA? APÓS RECENTES AVANÇOS DA MEDICINA, OS CIENTISTAS JÁ DISCUTEM SE A TRAJETÓRIA HUMANA IRÁ DE NOSSO ANTIGO ANCESTRAL, O HOMO SAPIENS, DE 200 MIL ANOS ATRÁS, A UMA ESPÉCIE DE CYBORG, UM SER QUASE ARTIFICIAL. NÃO SERIA INTERESSANTE, BEIRANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA, OBSERVAR ESSE SALTO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA O FUTURO? EIS AÍ UM FARTO MATERIAL PARA A LITERATURA, O CINEMA E AS ARTES EM GERAL. DE NOSSA PARTE, FICAMOS APENAS NO REGISTRO EM MAIS ESSA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA. VAMOS FAZER ESSA VIAGEM NO TEMPO?
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 325 - 05/08/2018

NO METRÓPOLIS DE DOMINGO TEM FERNANDA MONTENEGRO NUM ITINERÁRIO FOTOBIOGRÁFICO. MAIS. A GENTE VOLTOU DA FLIP COM A MALA CHEIA. QUER AS MULTIPLAS VOZES DA LITERATURA? O ESCRITOR CONGOLÊS ALAIN MABANCKOU, A MOÇAMBICANA ISABELA FIGUEIREDO, A AUTORA FRANCO MARROQUINA LEILA SLIMANI E O EGÍPCIO ANDRE ACIMAN. OS CEM ANOS DE ATHOS BULCÃO. UMA REFERÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ARTE E ARQUITETURA. AS HISTÓRIAS POR TRÁS DAS FOTOS DE LEO AVERSA. HÁ TRINTA ANOS ELE DOCUMENTA A CENA CULTURAL BRASILEIRA.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 77 - ESPECIAL ARTE EM PAPEL (PODE SER REPRISADO)

Programa especial sobre arte com papel: - Empresa alemã usa tecnologia de ponta para produzir convites artísticos de papel. - Artista de origami Sipho Mabona faz dobraduras de diversos tamanhos para museus, galerias e campanhas publicitárias. - Espanhola Malena Valcarcel usa páginas de livros antigos para criar esculturas que parecem cenários de contos de fadas. - Designer gráfico Peter Dahmen trabalha há mais de 25 anos com arte pop up e faz sucesso na internet com tutoriais sobre como criar objetos tridimensionais. - A artista alemã Annette Schröter usa técnica de recorte para fazer retratos e obras que lembram o grafite e a pop art. - Trio de designers "Wanda Barcelona" cria instalações com dobraduras de papel para grifes internacionais.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

LACAN: UMA LINGUAGEM PARA O REAL

Série: Grandes intérpretes para questões do século 21 A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isto esta série empresta o olhar de grandes intérpretes dos impasses contemporâneos. PGM 10 - Lacan: uma Linguagem para o Real? com Christian Dunker - psicanalista O século XXI descobriu a importância da linguagem como condição e meio de produção de sujeitos, relações de poder, formas de ideologia e modalidades de desejo. Pela linguagem nos definimos, nos constituímos. Mas será que toda a gramática de uma língua seria suficiente para traduzir a complexa realidade do mundo em que vivemos e o de nossos processos psíquicos? Esta inquietude, essa tensão entre o que é o Real e o que a linguagem tenta capturar do Real é questão fundamental na obra do psicanalista Jacques Lacan. Com Lacan a psicanálise, que havia sido sistematizada no campo da medicina, ganhou o olhar da linguística.
Conheça o Programa
14
BR 3 - AMORES MIGRANTES

BR 3 - 02 - EULER E ISAURA - AMOR NA DITADURA

Euler e Isaura contam como se conheceram, mostram onde viviam, por onde tiveram que se esconder na época da ditadura e como estão hoje em dia.
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

HERSON CAPRI

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 104

Veja os destaques desta edição: Os riscos trazidos pela tecnologia 5G: A nova tecnologia 5G deve ser instalada em locais onde já existem antenas. Mas esses locais poderão sobrecarregar as pessoas com mais radiação. Para a Associação Médica Suíça ainda é muito cedo para expandir a transferência de dados: “Sabemos que a radiação tem efeitos, efeitos biológicos e efeitos na psique". Como o Facebook coleta nossas informações? O Facebook sabe muito sobre nossa vida privada. Conhece até segredos que nem nossos melhores amigos sabem. Realidade virtual: o que nos espera - Tanto a Realidade Virtual quanto a Aumentada são apostas das gigantes de comunicação. O problema é o volume de informações que vamos ter que processar por causa de tanta tecnologia. Como surgiu o universo? Físicos conseguem calcular o que houve depois do Big Bang. Mas o momento do fenômeno ainda é tratado pela ciência como algo que aconteceu a partir do "nada absoluto". Raio-x ultrapotente para observar reações em escala nano - O European XFEL, considerado o canhão de laser de raio-x mais potente do mundo, promete revolucionar o estudo de moléculas no nível atômico.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2010

MÁRCIA HAYDÉE

Márcia Haydée é a bailarina brasileira de consagração mundial, conhecida como a "Callas da dança", por sua grande forca interpretativa. Em sua carreira, atuou no Balé do Marques de Cuevas, mas foi no Stuttgart Ballet, sob a direção de John Cranko, que no início dos anos 1960, ela se tornou musa do coreógrafo e foi revelada como grande intérprete e bailarina. Na década de 1970, apos a morte de Cranko, Márcia assume a direção da companhia e fica a frente durante 20 anos. Trabalhou ao lado de grandes nomes da dança como Richard Cragun, Rudolf Nureyev, Jorge Donn, Maurice Bejárt, John Neumeier.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

RAMONZIN

Neste programa o Manos e Minas recebe Ramonzin. Representando a cena dos slams, Midria. Matérias: No quadro "Erick Apresenta" Arena do Flow , um evento que acontece em Guaianases, reúne o público debaixo de um viaduto. Batalha de mc´s e shows gratuitos com grandes nomes do Rap já são a marca registrada da festa. Roberta foi trocar uma ideia com o músico haitiano Vox Sambou que esteve no Brasil para uma séria de shows. Fomos conferir a peça Buraquinhos ou Vento é Inimigo do Picumã, espetáculo dirigido por Naruna Costa que conta a trajetória de um menino negro da periferia.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 290 - AS GUERRAS DE TRUMP

UMA JOVEM ESPIÃ, INFILTRADA EM MEIOS REPUBLICANOS, SUSPEITA DE TRANSFERIR DINHEIRO DA MÁFIA RUSSA PARA A CAMPANHA ELEITORAL. CRÍTICAS A ALIADOS EUROPEUS E AFAGOS EM VLADIMIR PUTIN. GUERRA COMERCIAL COM A CHINA E AMEAÇA DE CONFLITO MILITAR COM O IRÃ. POR ONDE PASSA, O HOMEM PROVOCA UM ESTRAGO. SEJA NO CAMPO DIPLOMÁTICO, COMERCIAL OU COLOCANDO EM RISCO A ESTABILIDADE GLOBAL. ENTRE SUAS PROEZAS, GRAVAÇÕES EM PODER DO FBI REVELAM NOVA TENTATIVA DE COMPRAR O SILÊNCIO DE MAIS UMA JOVEM, COM QUEM TEVE AVENTURA EXTRA-CONJUGAL. E UM GRUPO DE PROMOTORES O INVESTIGA POR CONTA DE LUCROS ILEGAIS, NO EXERCÍCIO DO PODER. ATÉ QUANDO DONALD TRUMP SE SUSTENTA NO GOVERNO? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 30 - SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1250

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM À CHAPADA DIAMANTINA PARA DESCOBRIR OS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NO BRASIL CONHEÇA TAMBÉM OS INSTRUMENTOS ARTESANAIS CRIADOS POR UM CASAL DE MUSICOTERAPEUTAS. E AINDA, CRESCE O MOVIMENTO INTERNACIONAL CONTRA O USO DO CANUDINHO PLÁSTICO. A PROPOSTA É QUE O PRODUTO, QUE CONTRIBUI PARA POLUIR OS OCEANOS, SEJA ABOLIDO OU SUBSTITUÍDO PELO DE PAPEL, BAMBU, METAL OU VIDRO THAÍS E MARCEL CRIAM INSTRUMENTOS PARA INICIAR AS CRIANÇAS NO MUNDO DA MÚSICA E, AS PINTURAS RUPESTRES DESTE LUGAR PARADISÍACO , NO CENTRO DA BAHIA , REVELAM A PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NO PAÍS
Conheça o Programa
n
DOC TV II

CIDADÃO JACARÉ (CE)

Em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo viajam, por 61 dias, de Fortaleza ao Rio de Janeiro, numa jangada. Na capital da República, levam ao ditador Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas. Em 1942, o cineasta Orson Welles vem roda ao Brasil rodar episódios de seu longa It’s all true. Um deles, aborda o carnaval carioca; o outro, a aventura daqueles heróis cearenses. Mas, nas filmagens, Jacaré morre em acidente . Ele presidia a colônia de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias sobre escândalos do mundo da pesca. O documentário não é a biografia de um homem. Antes, é o retrato de Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão. Já adulto, ele se alfabetizou para melhor cumprir sua missão, tornando-se um líder. Carismático, impressionou Welles, ao passo que causava certa desconfiança nas autoridades.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 8

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é o poeta e linguista Carlos Vogt e o poeta e tradutor Nelson Ascher.
Conheça o Programa
livre