Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 04 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 06 - ACUPUNTURA E NEUROCIÊNCIA

NESTE PROGRAMA, VAMOS CONTINUAR O ASSUNTO ACUPUNTURA E FALAR TAMBÉM SOBRE NEUROCIÊNCIA.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 814

Levar tiros, ficar paraplégico e ter que amputar uma das pernas. A tragédia aconteceu com um homem do Rio de Janeiro. Ele voltava para casa com amigos quando foi atingido por disparos feitos por militares da Força de Pacificação no Complexo da Maré. O caso terminou na Justiça Federal e a União foi condenada a pagar pensão mensal, remédios e assistência à vítima para o resto da vida. O SUS garante tratamento para diversas doenças. Entre elas, a psoríase, que provoca manchas e escamação na pele. Mas uma paciente da Paraíba, que tem a forma mais agressiva da doença, fez várias terapias na rede pública e não resolveu o problema. A única solução foi um medicamento que está fora da lista dos remédios do SUS. Para continuar o tratamento, ela procurou a Justiça. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região determinou o fornecimento do remédio. A Bienal de São Paulo vai até 9 de dezembro e deve receber um milhão de pessoas no pavilhão do Parque Ibirapuera. O que muitos visitantes não sabem é que, por pouco, centenas de obras de arte quase ficaram de fora da exposição. Tudo por causa de mudanças nas tarifas aeroportuárias pagas para armazenar obras trazidas do exterior. A alteração representaria um aumento desses pagamentos que não estava previsto no orçamento da organização do evento. Situação que foi revertida na Justiça Federal. O Brasil tem quase 900 mil índios, de acordo com o último Censo do IBGE. Doze mil deles, estão nas universidades federais e estaduais. No Pará, um grupo indígena perdeu o prazo de inscrição para o processo seletivo da Universidade do estado. As inscrições eram feitas pela internet e eles foram informados da seleção dias antes de acabar o prazo de inscrição. Inconformados, eles procuraram a Justiça. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a participação deles no processo seletivo. Boa notícia para quem quer estudar fora do Brasil e não quer perder tempo com burocracias na entrega de documentos. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região cedeu gratuitamente ao Conselho Nacional de Justiça quatro sistemas eletrônicos de gestão. Os softwares, desenvolvidos pelo tribunal, vão fazer a validação de documentos ficar mais rápida. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 20

O PROGRAMA ALERTA PARA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E PROPÕE UMA NOVA VISÃO SOBRE A COMIDA PRODUZIDA NO CAMPO. O ES RURAL TAMBÉM MOSTRA O EXEMPLO DE COOPERATIVISMO EDUCACIONAL QUE VEM DAS MONTANHAS CAPIXABAS. E VAMOS ATÉ VENDA NOVA DO IMIGRANTE ACOMPANHAR A TRADICIONAL FESTA DA POLENTA.
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 01

Nesse primeiro programa, dessa quarta temporada, vamos falar do Velo city 2018, a principal conferência internacional sobre ciclismo e mobilidade urbana aconteceu nas ruas do Rio de Janeiro. No primeiro bloco falamos o que é o Velo City e o que representa ele acontecer pela primeira vez no hemisfério Sul, e melhor ainda no Rio de Janeiro. Conversamos com Marcio Delandes, diretor do Velo City, Zé Lobo do Transporte Ativo que fez parte da organização, com Marcelo Alves, presidente da Riotur, sore a importância do Rio receber um evento desde tamanho, Simone Gallo, head de relações institucionais do Itaú Unibanco, a importância de participar e patrocinar o Velo City e com Natalia Cerri que cuida da parte de mobilidade urbana do Itaú Unibanco. Já no segundo bloco conversamos com a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, sobre infraestrutura e projetos envolvendo mobilidade urbana e a bike. Ouvimos também o ciclo ativista Zé Lobo, do Transporte Ativo e o Marcio de Miranda, do Planeta da Bike. Ainda conversamos com alguns participantes do Velo City, são eles: Paulo Aguiar do Pedala Manaus Alex Gomes do blog São Paulo a Bike do jornal O Estado de São Paulo Daniel Guth coordenador de projetos da Aliança Bike. No último bloco vamos mostrar um pouco das diferenças e da diversidade do evento, buscamos visões diferentes sobre a bicicleta e sua importância. Conversamos com Reindert Augustijn, da Embaixada Holandesa de Ciclismo, Manuel Araújo, prefeito de Quelimane, em Moçambique e com Pascal Smet, Ministro de Mobilidade e Serviços Públicos de Bruxelas, Bélgica. Conversamos com mais alguns participantes do Velo City, são eles: João Lacerda da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa – CCMob Thiago Benicchio do ITDP Aline Cavalcante – Ciclocidade Sayuri Oliveira – Associação Ciclo Urbano
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

CÂNCER DE PULMÃO

O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

ESPECIAL - ONTEM E HOJE (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de jovens no programa. Convidados deste Viola: João Vitor e Isaac, José Mauro e Polyana, Otávio augusto e Gabriel, Fábio Fernandes, Zé Henrique e Gabriel, Jéssica Santos e Jeniffer, Lucas e Elivelton, Bruna Viola, Lucyana Villar, Lucas Reis e Thácio, Mayck e Lyan.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 516

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 01 - PIXINGUINHA

Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - EDIÇÃO ESPECIAL - REPESCAGEM

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - III

MORANGUINHO III - 2 - COMPANHEIROS EM TUDO

Amora convence Mirtilo a fazer uma visita convidando-o a ser seu parceiro para escrever um suspense para uma revista online, mas Amora quer que a história seja igual as da Patti Persimmon e não aceita nenhuma das ideias de Mirtilo. Para provar que sua escrita vale a pena, ele trabalha secretamente com Cerejinha para escrever uma música a fim de impressionar Amora. Os problemas começam quando Amora acredita que ele encontrou outra parceira de escrita que ele gosta mais do que ela.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 186 - O MINI-GAME

Hoje tem muita brincadeira na fazenda. Júlio, Oriba, Caco e Lilica chamam João que parece mais interessado no seu mini game. Em casa, o Avô estranha o desinteresse de João pelas brincadeiras com a turma. Lá fora, continua rolando uma animada partida de futebol com a galera. Pouco a pouco, João se interessa pelo jogo no quintal e deixa o mini-game de lado. Ao final da brincadeira a turma decide curtir outro tipo de brinquedo. Por que não o mini-game do João? Aí vem a surpresa; adivinhem onde ele foi parar?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PATINS, PRA MIM?

Que surpresa! O Cebolinha e o Cascão dão patins novos de presente para a Mônica. Será que os meninos, enfim, tomaram jeito? Que nada, é apenas mais um plano infalível! Com a Mônica patinadora solta por aí, o bairro do Limoeiro que se cuide!
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

PEGA PRA MIM?

Quando a Mônica persegue o Cebolinha para mandar umas merecidas coelhadas, o Sansão acaba preso no alto de uma árvore – a maior árvore do Limoeiro! Em troca de ficar cinco dias sem levar coelhadas, o Cebolinha concorda em salvar o bichinho.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 08

No Egito, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Núbia, uma estátua que esqueceu a chave de casa e não consegue entrar na pirâmide onde mora. Para ajudar a nova amiga, a turma vive uma aventura cheia de mistérios e charadas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

EU POSSO PROVAR

Otto está cansado das mudanças que acontecem de Bobolândia para Monstrolândia, ou vice e versa, e quer provar ao seus amigos. Para isso ele pega a câmera de seu pai emprestado e decide gravar todos os momentos de mudança.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

PEQ. PRÍNCIPE

Um encontro inusitado no meio do espaço os leva para o famoso asteroide B612. Lá eles vão encontrar o único habitante desse planeta, o Pequeno príncipe, que já não é tão pequeno, virou um velho rabugento de tanto ficar sozinho após a rosa já ter ido dessa pra melhor. A dificuldade será conseguir com que o Pequeno príncipe, muito mau humorado e desconfiado, use seu conhecimento em botânica para ajudar a recompor a horta que é levada dentro da nave e utilizada para filtrar todo o ar dentro da nave.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 27

Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 33 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) Música Erudita “Gira, girou” (What's UP) Testes em Abrigos de Ônibus _ Suriname 2584E000066 aos 28'49 "Você viu? (Short News) CRIANÇA EMPREENDEDORA - 2371E003639 “É nóis!” (Teen Report) Olhar de Bia
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 08

08 - Reportagem com a atleta de BMX Jacqueline Zago. Rubens Matsubara da Shimano nos mostra o motor elétrico “STEPS” que dá assistência na pedalada do ciclista. Kiko Macedo fala sobre produtos e serviços da Mobike. Tomaz Bueno fala sobre o canal no Youtube: Vida Adaptada. Adriana Krochne da Bike Expedition fala sobre viagens de bicicleta. Brou Bruto conta um pouco de sua história no ciclismo.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS - PARTE II

NESTE EPISÓDIO ACOMPANHAREMOS OS FILHOTES A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ELES SE JUNTAM AS SUAS NOVAS FAMÍLIAS. VEREMOS O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE FILHOTES A ADULTOS.
Conheça o Programa
livre

livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1261

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA O MÚSICO QUE CIRCULA COM UM VEÍCULO QUE USA ÁGUA PARA GERAR HIDROGÊNIO COMO PARTE DO COMBUSTÍVEL/ VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA PESQUISA QUE REVELA AS CURIOSAS INTERAÇÕES ENTRE INSETOS E PLANTAS. E AINDA, ESTUDANTES BRASILEIROS SE PREPARAM PARA AS OLÍMPÍADAS DE ASTRONOMIA. A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS CORPOS CELESTES ATRAI OS JOVENS QUE SE INTERESSAM PELOS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. ESTE PESQUISADOR DESCOBRIU QUE A FÊMEA DE UMA ESPÉCIE DE BESOURO POLINIZA AS ORQUÍDEAS E NÃO PREJUDICA AS FLORES, COMO SE PENSAVA. VINÍCIUS PEREIRA E SEU GRUPO UTILIZAM COMO TRANSPORTE UMA KOMBI ADAPTADA QUE ECONOMIZA COMBUSTÍVEL E REDUZ A POLUIÇÃO
Conheça o Programa
n
ATLÂNTICO

MONTANHAS DAS PROFUNDEZAS

Este capítulo explora as imensas extensões do Atlântico Sul e mostra como oásis espetaculares de vida se formam aqui. A resposta jaz nas poderosas forças vulcânicas que formam a Dorsal Mesoatlântica – a maior cordilheira da Terra.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 301 - RETRATOS DO BRASIL

AFINAL, QUAL É O BRASIL REAL QUE O NOVO GOVERNO, QUE ASSUME EM JANEIRO, VAI ENCONTRAR? MUITO ALÉM DA DÍVIDA, DO DÉFICIT FISCAL E DE OUTROS NÚMEROS DA ECONOMIA, EXISTE UM PAÍS HABITADO POR MAIS DE 200 MILHÕES. SÃO PESSOAS QUE NECESSITAM DE SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SEGURANÇA, SANEAMENTO E MUITO MAIS. PRECISAM DE EMPREGOS E DE ALGUM SINAL DE QUE CONSEGUIRÃO LEVAR ALIMENTOS À MESA, PAGAR AS CONTAS E MANTER OS COMPROMISSOS DO DIA-A-DIA. TUDO ISSO FAZ PARTE DE UM XADREZ TÃO COMPLICADO QUE OS ECONOMISTAS OU GOVERNANTES NÃO DOMINAM COM PRECISÃO. SEM CONTAR O FATOR POLÍTICO, É CLARO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VAMOS MOSTRAR ALGUNS RETRATOS DESSE BRASIL REAL. E TEM MAIS: O QUE PODEMOS APRENDER COM OS PAÍSES MAIS BEM SUCEDIDOS NO SETOR EDUCACIONAL?
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 338 - 04/11/2018

CENTRAL DO BRASIL, VINTE ANOS DEPOIS. QUE BRASIL ERA AQUELE, E AGORA? MAIS CINEMA. BOHEMIAN RHAPSODY, A ESTREIA DO FILME SOBRE A BANDA QUEEN, EM UM ESTÁDIO CHEIO DE FÃS. VAMOS ATÉ BELO HORIZONTE CONHECER UM HOTEL QUE NÃO TEM HÓSPEDES, MAS CRIADORES. ELZA SOARES, O MUSICAL SUCESSO NO RIO E AGORA EM SÃO PAULO TAMBÉM ESTÁ AQUI NO METRÓPOLIS. E MAIS, OS ORIXÁS E A BAHIA NAS LENTES DO FOTÓGRAFO PIERRE VERGER, AS EXPOSIÇÕES SOBRE LASAR SEGALL E A ESCOLA DE DESIGN E ARQUITETURA BAUHAUS.
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 116

Veja os destaques desta edição: - Com obras ousadas e explosivas, o processo criativo do artista suíço Roman Signer mais parece traquinagem de criança. Aos 80 anos de idade, o artista está com uma exposição na Sociedade Kestner, em Hannover, na Alemanha. - Usando argila e massa de modelar, a ilustradora espanhola Irma Gruenholz cria miniaturas e cenas de faz de conta que impressionam. - O artista russo Evgeny Ches trocou o cenário da vida urbana pela tranquilidade da floresta. A técnica utilizada por ele se chama "Cellografite", grafite sobre celofane. - A chanson francesa, gênero musical que embalou a França do século passado, atualmente sofre certo preconceito do mercado. Mas uma nova geração vem resgatando as "glórias" do passado com autocrítica e bom humor. É o caso da cantora e compositora Juliette Armanet, que já mobiliza milhares de fãs. - Os quadros da alemã Charline von Heyl parecem absorver o espectador. Um trabalho já renomado no exterior, mas ainda pouco conhecido no país de origem da pintora - o que deve mudar nos próximos tempos: as galerias Deichtorhallen, de Hamburgo, acabam de promover uma grande exposição da artista na Alemanha. - Doces e sobremesas são a inspiração da designer Madeleine Heinrich para criar sapatos de aparência incomum. Com muita criatividade, surgem looks no estilo bolo floresta negra, cupcake de limão, waffle e até linguiça.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

ESTAMOS NO CAMINHO CERTO? COMO SABER?

Série Educação: tensões e tendências CF 24 Estamos no caminho certo? Como saber? Bruno Tovar Falciano – mestre em educação O Brasil ocupa um dos últimos lugares no ranking mundial de educação. Este é o resultado de uma avaliação educacional mundial, o PISA, aplicado em mais de 60 países. Mas será que um mesmo teste que é aplicado em tão diferentes contextos traduz a realidade de cada um deles? Esta é uma reflexão que também podemos trazer para pensar se em nosso país, com toda sua dimensão e diversidade: quais tem sido os critérios internos de avaliação para saber se estamos bem ou estamos mal na educação? A avaliação educacional poderia nos fornecer evidências para a construção e monitoramento de políticas públicas. Entretanto, nem sempre medimos o que fazemos, entendemos o que medimos ou os resultados obtidos iluminam os caminhos que desejamos seguir. Há muito a avançar na construção de instrumentos que meçam com mais precisão um fenômeno tão complexo como o da aprendizagem.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

FERNANDA MONTENEGRO - I

Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018 - 06

Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 115

Veja os destaques desta semana: O tipo de bactéria presente na flora intestinal define se a pessoa vai manter com facilidade um corpo magro ou vai acabar engordando rápido. Ou ainda se vai ter oscilações de humor e comportamento. É uma informação que a ciência já tem há alguns anos. No Futurando desta semana vamos discutir pesquisas que tentam verificar os mecanismos de comunicação entre intestino e cérebro. O objetivo é, quem sabe, influenciar o processo de absorção de calorias e seus efeitos na nossa saúde. O programa traz ainda uma reportagem sobre os riscos do consumo de álcool durante a gestação. Os bebês podem desenvolver a chamada síndrome alcoólica fetal, um transtorno que exige cuidado redobrado dos pais e impõe desafios diários à criança. O Futurando vai alertar quem pensa que uma taça de vinho não faz tão mal. A quantidade ideal simplesmente não existe. Você tem problemas para digerir pão? Fica com muitos gases, por exemplo? O problema pode estar na quebra de determinadas moléculas contidas no produto, principalmente o industrializado. O processo chamado de "slow baking” aponta uma alternativa à produção rápida da indústria. Uma técnica de panificação que torna o produto final mais digerível. Por falar em dificuldade de digestão, o Futurando apresenta uma saída para quem não consegue mastigar alimentos direito. Idosos, por exemplo. Com o auxílio de enzimas é possível fabricar comidas com características e aparência similares às originais, porém, com uma textura diferente, mais pastosa. Ou seja, de fácil mastigação. Você vai saber como funciona a técnica no Futurando.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

HUGO TRAVERS

Hugo Travers(1932) Argentino radicado no Brasil, Hugo Travers dedicou sua vida à dança. Aos 20 anos, ingressou no Ballet Nacional de Cuba, por intermédio de Alícia Alonso, e viajou com a companhia em turnê pela Rússia, China e outros países. Dançou no Balé de Stuttgart, na Alemanha, ao lado da bailarina Márcia Haydée. Foi contratado para trabalhar na Televisão Nacional Iraniana, com o grupo Pars National Ballet. Retornou à Argentina durante um curto período e mudou-se para o Brasil, em Belo Horizonte, onde fundou, com Paulo e Rodrigo Pederneiras, o Grupo Corpo, permanecendo durante nove anos. Ingressou no Balé da Cidade de São Paulo para assumir diversas funções, como assistente de direção, professor, coreógrafo e maître de balé. Aposentou-se em 2012 pelo Balé da Cidade de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

DEVOTOS

Neste programa o Manos e Minas recebe a banda Devotos, comemorando 30 anos de carreira. Representando a cena dos slams, Naia e Bione. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conhecer a GALERIA VIADUTO. - No quadro 'Discoteca Básica' , vamos conhecer os discos que compõe a trilha sonora da Andre Soriano, a Lovesteady, Dj do Feminine HI FI. - O bairro da Liberdade, aqui em São Paulo, é conhecido pela cultura japonesa, mas a verdadeira história do bairro une as culturas negra e oriental e agora será contada em história em quadrinhos.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 300 - A CIÊNCIA E O CLIMA

ESTARIA A HUMANIDADE PERTO DE DESPERTAR PODEROSAS FORÇAS DA NATUREZA, CAPAZES DE DESTRUIR O PLANETA OU, NO MÍNIMO, PROVOCAR ONDAS DE DEVASTAÇÃO IRREPARÁVEIS? ESTA É A QUESTÃO QUE SE COLOCA DEPOIS QUE DEZENAS DE CIENTISTAS, REUNIDOS PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO ATUAL DO PLANETA, CONCLUIRAM QUE É TEMPO DE AGIR COM SENTIDO DE URGÊNCIA PARA DETER UMA CATÁSTROFE QUE SE APROXIMA. O AQUECIMENTO GLOBAL, SEGUNDO OS MAIS RECENTES ESTUDOS, É MAIS DO QUE UMA PREOCUPAÇÃO DOS AMBIENTALISTAS: É UM ALERTA SOBRE O FUTURO DESTA CIVILIZAÇÃO. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA TRATA DE UM DOS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE NOS TEMPOS ATUAIS.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 16 - DIREITO DO PACIENTE

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1261

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA O MÚSICO QUE CIRCULA COM UM VEÍCULO QUE USA ÁGUA PARA GERAR HIDROGÊNIO COMO PARTE DO COMBUSTÍVEL/ VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA PESQUISA QUE REVELA AS CURIOSAS INTERAÇÕES ENTRE INSETOS E PLANTAS. E AINDA, ESTUDANTES BRASILEIROS SE PREPARAM PARA AS OLÍMPÍADAS DE ASTRONOMIA. A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS CORPOS CELESTES ATRAI OS JOVENS QUE SE INTERESSAM PELOS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. ESTE PESQUISADOR DESCOBRIU QUE A FÊMEA DE UMA ESPÉCIE DE BESOURO POLINIZA AS ORQUÍDEAS E NÃO PREJUDICA AS FLORES, COMO SE PENSAVA. VINÍCIUS PEREIRA E SEU GRUPO UTILIZAM COMO TRANSPORTE UMA KOMBI ADAPTADA QUE ECONOMIZA COMBUSTÍVEL E REDUZ A POLUIÇÃO
Conheça o Programa
n
DOC TV II

ENTREMUNDOS A BIOCEÂNICA DO BRASIL CENTRAL (MS)

Documentário trata das relações que podem favorecer ou minar a integração latino americana. Ao cruzar quatro fronteiras na América do Sul, o documentário Entremundos – a bioceânica do Brasil central, mostra que algo acontece muito além das nossas janelas. A distância do cotidiano brasileiro facilita a compreensão dos motivos de tamanha miséria e desigualdade enfrentadas pelo nosso povo. O entendimento é favorecido a cada relato de nossos vizinhos na Bolívia, no Chile, na Argentina e no Paraguai. Surge então a consciência de que fomos dominados, estamos recolonizados e como isso potencializa nossas tragédias. Com uma única câmera e algumas mochilas nas costas, durante dois meses a equipe registrou fragmentos de uma revolução nativa nas ruas e estradas da Bolívia, o “destape” cultural iniciado no Chile, a organização campesina em andamento no Paraguai, as alternativas econômicas criadas pelos trabalhadores depois do fracasso do neoliberalismo na Argentina. A viagem fortalece o que sempre sentimos como sul-mato-grossenses: somos um pouco de cada cultura ao nosso redor e então compreendemos onde nasce o tal sonho de integração.
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 19

Convidados: Marisa Lajolo e Marcia Camargos No ar: 11/06 Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Por que Lobato se tornou o maior escritor de literatura infanto-juvenil brasileiro? Qual a diferença entre a obra dele e de outros escritores do gênero no Brasil? • A preocupação que Lobato teve de aproximar a linguagem literária da fala coloquial e de criar personagens nacionais foi a grande marca da sua literatura? • Ele criou um estilo brasileiro de fazer ficção? • Que escritores marcaram a literatura de Lobato? • Pode-se dizer que, assim como Euclides da Cunha, ele olhou para um Brasil ignorado pela cultura dos centros urbanos? PERGUNTAS BLOCO 2 • Qual a relação de Monteiro Lobato com os modernistas? • Poderiam explicar o episódio da crítica à exposição de Anita Malfatti? Que peso isso teve na imagem do escritor? • PERGUNTA DO CRÍTICO DE ARTE TADEU CHIARELLI, UM JECA NOS VERNISSAGES • A questão da identidade nacional em geral é vista como uma virtude de modernistas como Mário e Oswald de Andrade, mas com Lobato parece ser o contrário. Ele ficou com imagem de provinciano. Por quê? PERGUNTAS BLOCO 3 • A visão de Lobato como autor infanto-juvenil obscureceu a obra dele como autor de ficção adulta? • Como avaliar a ficção adulta de Lobato? Quais os principais livros? • Como situar tais livros na vertente modernista? • Em quais gêneros literários Lobato escreveu? • Como foi a trajetória de Lobato como editor? Qual sua importância na indústria gráfica brasileira? • Marisa Lajolo: como essa atividade se reflete na produção da obra infantil analisada em Monteiro Lobato Livro a Livro? PERGUNTAS BLOCO 4 • Qual a posição política de Lobato? Por que ele foi preso pelo Estado Novo? • Agora que Barack Obama foi eleito nos Estados Unidos, como vocês avaliam seu único romance, O presidente negro? • O livro – que está longe de ser “politicamente correto” – teve repercussão internacional? • Qual a importância da questão racial em Lobato, lembrando que o título original de O presidente negro era O choque das raças? • Como avaliar as personagens de tia Nastácia e do Jeca Tatu frente aos estereótipos sociais brasileiros?
Conheça o Programa
livre