Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 02 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 10 - TERAPIA PRÂNICA - 1

HOJE VAMOS FALAR SOBRE TERAPIA PRÂNICA, UMA CIÊNCIA E ARTE DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA QUE UTILIZA AS MÃOS SEM TOCAR NO CORPO FÍSICO DO PACIENTE.O TERAPEUTA PROJETA A ENERGIA EM ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DA ACUPUNTURA, ONDE ESTÃO OS NOSSOS CENTROS DE ENERGIA, OS CHAMADOS CHAKRAS, E TAMBÉM NOS PONTOS SEMI-PRINCIPAIS, CHAMADOS DE CHAKRAS MENORES.
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 818

O Via Legal desta semana fala sobre adoção. Nesses casos, a mãe tem direito a 180 dias de licença-maternidade, já o pai servidor público, pode tirar 20 dias, de acordo com a lei. Mas no sul do país, um homem que adotou um casal de irmãos autistas conseguiu ampliar a licença para 180 dias, o mesmo período que a esposa. A Justiça levou em consideração o fato das crianças apresentarem condições especiais de saúde e os benefícios para a convivência familiar. Cuidar de uma criança demanda tempo e paciência, e se ela tiver necessidades especiais tem que ser maior a dedicação. No Rio de Janeiro, uma servidora da Justiça Federal entrou com um processo administrativo para conseguir a jornada reduzida, sem precisar recorrer aos tribunais e conseguiu. A reportagem do Via Legal mostra que, ao contrário deste caso, muitas famílias precisam entrar com processo para resolver a situação. É difícil ficar incapacitado, ter que se afastar do trabalho e ainda comprovar o motivo para a Previdência Social. E essa demora na perícia médica atrasa o recebimento do benefício, justamente quando o trabalhador mais precisa. Em Pernambuco, a Justiça garantiu a um segurado, o direito de receber auxílio-doença retroativo ao período em que ficou desemparado aguardando a perícia do INSS. O Brasil recebeu mais de 33 mil pedidos de refúgio de imigrantes no ano passado, de acordo com o Ministério da Justiça. Muitas dessas famílias, pedem a permanência definitiva. Uma nigeriana conseguiu na Justiça, em São Paulo, a regularização dos filhos que estão no Brasil mesmo sem o aval do pai das crianças, que ficou no país de origem. A denúncia de um consumidor fez o Ministério Público descobrir que faltam informações nos rótulos de cervejas vendidas no Brasil. E que o Ministério da Agricultura não obrigava, até então, a indústria a identificar os ingredientes usados na produção das bebidas. Mas, depois de um acordo homologado pela Justiça Federal, isso vai mudar. Os rótulos deverão conter informações de cada ingrediente utilizado na fabricação. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
ES RURAL

ES RURAL - 10

Qual é o segredo para a produção de ovos perfeitos? Descubra no ES Rural desta semana! Vamos te levar até Santa Maria de Jetibá, nas montanhas capixabas. A cidade é a segunda maior produtora de ovos do Brasil. E ainda: a proteção das nascentes em propriedades rurais e um santuário, em Minas Gerais, que mais parece uma galeria de arte. Tudo isso no ES Rural!
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 11

EP 11 – Murilo Fisher conta sua história profissional como ciclista. Mario Canna traz detalhes sobre a bicicleta Monton. Rodrigo explica como desenvolveu o novo sistema para transporte de bicicleta nos ônibus de viagem. Bruno Paim conta sua trajetória profissional no ciclismo. André Maior explica como é a produção de bicicletas no Brasil.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

SUICÍDIO

Suicídio: um ato complexo, presente em nosso meio que merece mais atenção. Com grande impacto social e econômico, o suicídio é considerado um sério problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, colocando o país como oitavo colocado no mundo em taxas de suicídio. Neste educativo, vamos abordar o tema e como podemos ajudar uma pessoa que pensa em se suicidar.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

GRANDES ENCONTROS 04 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que conta com a presença de Joãozinho contando tudo sobre a época em que tocava no Grupo Regional. Participaram do programa os seguintes artistas: Joãozinho; Inezita Barroso; Dema e Vilino; Pedro Bento e Zé da Estrada; Sérgio Reis; Pedro Bento e Zé da Estrada; Matogrosso e Mathias; Alzira Espíndola; Itamar Assumpção; Renato Andrade;Tibagi Amaraí e Francis Jr.; Francisco Petrônio; Vitor e Léo, Dudu da Viola; Consuelo de Paula; Moacyr Franco; As Galvão; Ivan Lins; Neymar Dias; Rafael Altério; Rodrigo Sater; Almir Sater; Luis Vieira.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 520

Conheça o Programa
livre
BRASIL TOCA - CHORO

BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

Conheça o Programa
livre
PRELÚDIO

PRELÚDIO 2018 - 4ª SEMIFINAL

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

GUILHERME RIBEIRO

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - III

MORANGUINHO III - 13 - O TUTTI-MAIOR E O TUTTI-PIOR CONCURSO DE CULINÁRIA

As garotas decidem presentear o Senhor Floriano, cada uma com um cupcake perfeito, na cerimônia que o honrará por suas conquistas no cultivo de frutas. Seus esforços ficam comicamente fora do controle quando elas começam a competir umas com as outras para criar o maior e melhor cupcake de todos!
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 194 - O ECLIPSE

Eclipse no Cocoricó. A turma, de óculos escuros, se reúne para apreciar o sol se esconder atrás da lua, em plena luz do dia. Enquanto isso, Pata Vina prepara uma grande encomenda de doces. Zac Zac, para comemorar o eclipse, convida toda a sua família para conhecer a lagoa. Ao encontrarem os doces de Pata Vina as moscas fazem a festa e a confusão é geral. Só uma pessoa pode dar fim a essa confusão; Martelo – par desespero de Torquato.
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

O COELHINHO AMARELO

Em uma reunião na casa da Mônica chamada de “A Noite classica” cada um da turminha traz alguma coisa de historinhas do passado, mas quando a Mônica aparece com um coelhinho amarelo que ninguém sabe a origem, eles tentam descobrir a historia por trás do bichinho de pelúcia. Como ninguém consegue adivinhar, a Mônica conta então a história de Hercoelho o coelhinho amarelo e acaba revelando o segredo da sua força.
Conheça o Programa
livre
VIVI VIRAVENTO

VIVI VIRAVENTO - 16

Neste episódio, Mochilão se perde durante um passeio e deixa Vivi desesperada. Com medo de perdê-lo para sempre, Vivi e Lanterninha procuram por todos os lugares e contam com a ajuda de diversos animais das ilhas.
Conheça o Programa
livre
BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA

BATALHA DE RAP

Otto fica muito animado ao escutar rap na televisão. Fica brincando e treinando cantar rap, junto com seu amigo Lobi. Quando chegam na escola descobrem que vai haver uma "Batalha de Rap" e ficam muito empolgados. A batalha começa em Monstrolândia e todos adoram a performance de Otto, mas quando o mundo se transforma em Bobolândia, Otto se atrapalha todo e precisa correr atrás do prejuízo.
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VENTUNO

O planeta visitado agora se chama Ventuno. O lugar onde o vento faz a curva. E o objetivo aqui é capturar um tipo de vento para refrigerar um equipamento da nave. Os habitantes desse planeta vivem andando com um fio amarrado, bem como as construções e outros elementos da cidade. Para completar a missão, eles dão um jeito de capturar o vento, levar até a nave, mas isso causa um grande transtorno para os habitantes, então eles têm que arrumar outro jeito de realizar a tarefa, de maneira que não prejudique toda a população.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 05 MELHORES AMIGOS PARA SEMPRE

COLETÂNEA : EPISÓDIOS DE DIVERSAS TEMPORADAS PGM 5 MELHORES AMIGOS PARA SEMPRE (BEST FRIENDS FOREVER) MOSCA (EP.15 TEMPORADA 1) Uma mosca chega no bueiro e atormenta as larvas, que fazem de tudo para se livrar dela. SAPO (EP.33 TEMPORADA 1) As Larvas se desesperam quando dão de encontro com um enorme sapo no bueiro. BEM-VINDA LARVA (EP.1 TEMPORADA 2) Amarelo e Vermelho, as Larvas que antes moravam presas num bueiro, são capturadas por uma ave, que os lança para dentro de uma casa, cheia de comidas e objetos. Agora, as Larvas passarão por novas experiências e conhecerão novas criaturas. A PRATA (EP.27 TEMPORADA 3) Pombos gêmeos, aparecem na frente de Vermelho e Amarelo.Eles querem capturá-los de qualquer jeito. As larvas escapam por pouco de um ataque e pulam na cabeça dos pombos. Eles tinham cascas de frutas na cabeça, as cascas caem no chão e da cabeça dos pombos começa a reluzir uma forte luz prateada. CARA DURÃO(EP.42 TEMPORADA 3) Uma nova amiga aparece numa tranquila tarde, impressionando todos os insetos. Com a pele bronzeada sexy e cílios longos... Amarelo, Vermelho e seus amigos insetos competem uns com os outros para disputar a atenção da nova amiguinha. Quem será que vai ganhar o coração dela?
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 19 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) MATÉRIA BOLHA DA INTERNET - 2584E000077 “Gira, girou” (What's UP) PROJETO RÃ (AOS 3'56'' DO ID 66) "Você viu? (Short News) Huella CLEAN (falta roteiro off) “É nóis!” (Teen Report) Viagem Maceió Renda Filé - 2584E000079
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR IV

VAMOS PEDALAR IV - 12

EP 12 - A sargento Renata Espindola da AUDAX, fala sobre seu crescimento profissional no ciclismo. Mario Canna, da Ciclourbano, fala sobre a bicicleta dobrável, Brompton. Daniel Moral e Pity Sehbe da Eureka Coworking e Tomas Martins da Tembici, falam sobre as iniciativas de incentivo ao uso da bicicleta. Zé Mario fala sobre os produtos criados pela SRD para bicicleta. Entrevista com Reindert Augustijn da Embaixada Holandesa de Ciclismo.
Conheça o Programa
livre
O MARAVILHOSO MUNDO DOS FILHOTES CANINOS II

ADOLESCENTES TERRÍVEIS II

Neste episódio, vamos dar uma espiada em Balou e ver como ele está aprendendo a lidar com seu imenso tamanho. Acompanharemos também Henry, um adolescente preguiçoso que está no acampamento de verão. Vamos descobrir se Big Ron consegue se manter em forma com uma rotina de exercícios ao ar livre. Conheceremos novos rostos e acompanharemos seus medos e desafios, enquanto nossos filhotes embarcam em uma série de aventuras adolescentes.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1264

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM DE VOLTA AO PASSADO PARA VER COMO ERA O BRASIL NO TEMPO DOS DINOSSAUROS CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO QUE SE TORNOU REFERÊNCIA MUNDIAL NA CONSERVAÇÃO DA TARTARUGA MARINHA. E AINDA , HORTAS URBANAS OCUPAM TERRENOS OCIOSOS DE SÃO PAULO. A ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DA ZONA LESTE DA CAPITAL PAULISTA, PROMOVE O PLANTIO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM ÁREAS CEDIDAS. O TAMAR COMPLETA 38 ANOS COMO UMA INICIATIVA DE SUCESSO NA PRESERVAÇÃO DESTE RÉPTIL ,MUITAS VEZES VÍTIMA ACIDENTAL DA PESCA EM GRANDE ESCALA. E, LIVRO REVELA AS PAISAGENS E OS ANIMAIS QUE VIVERAM NO TERRITÓRIO BRASILEIRO HÁ MILHÕES DE ANOS.
Conheça o Programa
n
ÍNDIA OCULTA

TERRA DE RIOS

No último episódio de "Índia Oculta", o rio Ganges é o centro das atenções. Este poderoso rio corre através do coração da nação, das profundezas do Himalaia às extensas florestas de mangue e atrás do vasto oceano azul. Ele carrega nutrientes valiosos e irriga o solo fértil da Ásia. Além disso, nas partes mais selvagens - muito além das cidades – há várias praias ocultas para se descobrir. Elas são um refúgio para dezenas de milhares de jovens tartarugas, e famílias de lontras se divertem na água corrente.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 304 - POUSO EM MARTE

A VIAGEM DUROU 7 MESES, TEMPO SUFICIENTE PARA PERCORRER MAIS DE 480 MILHÕES DE QUILÔMETROS, A UMA VELOCIDADE DE ATÉ 20 MIL QUILÔMETROS POR HORA. APÓS ESSA LONGA JORNADA, A NAVE INSIGHT SUPEROU O MOMENTO MAIS DIFÍCIL: O POUSO NA SUPERFÍCIE DE MARTE, UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA A ENGENHARIA ESPACIAL. SONDA EUROPÉIA FAZ UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PASSADO DO PLANETA VERMELHO. UMA OUTRA NAVE VAI EM BUSCA DE REMANESCENTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO. E MAIS: VOCÊ GOSTARIA DE DAR UMA VOLTA NO ESPAÇO? VAMOS LEVAR VOCÊ PARA UM TOUR VIRTUAL SOBRE A TERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 342 - 02/12/2018

NO METRÓPOLIS DE HOJE TEM ARTES VISUAIS. AS ESCULTURAS DE CACIPORÉ TORRES ESTÃO EM NOVA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO. AS NOTÍCIAS DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO. E UM GUITARRISTA AMERICANO UM TANTO RABUGENTO QUE É UMA DAS ESTRELAS DO FESTIVAL DE JAZZ DO SESC
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 120

Destaques desta edição: - 2018 marca os 30 anos de morte do artista Jean Michel Basquiat. De grafiteiro anônimo das ruas de Nova Iorque, a ícone neoexpressionista hoje celebrado em leilões milionários mundo afora, Basquiat segue atual, inspirando as novas gerações. O Camarote.21 conversou com Thiago Balbino e Alex Mello, dois brasileiros que vivem na Alemanha e tem em Basquiat uma referência única para sua arte. - Companhia de teatro italiana encena os quadros mais famosos de Caravaggio. Na técnica "tableau vivant", quadro vivo, os atores ficam imóveis em poses expressivas que podem sugerir uma estátua ou uma pintura. - Berlim inaugura panorama gigante da antiga cidade grega de Pérgamo projetada pelo artista Yadegar Asisi. - Saiba quem foram os ganhadores do prêmio “Kulturmarken-Awards 2018", que celebra as marcas e nomes de destaque do setor cultural europeu. - A noite é um prato cheio para experimentações artísticas: seja como inspiração, ou como horário de trabalho. Esse é o tema da exposição "Peindre la nuit", na França. A mostra faz parte de uma série de seis eventos noturnos no Centre Pompidou Metz. - O argentino Tomás Saraceno é conhecido pelos projetos que integram arte e sustentabilidade. A mais nova criação do artista pode ser conferida em Paris. Na exposição ON AIR, Saraceno se inspira nas aranhas para elaborar utopias de um mundo melhor. - Arte que vai do pop ao surrealismo: assim é o trabalho da britânica Em Cole. A artista multimídia vem sacudindo a cena criativa da Inglaterra. Em vídeos que esbanjam cor e provocação, Em Cole ironiza o ideal estereotipado de beleza feminina.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

O CANSAÇO DA FICÇÃO

Série Emblemas literários do presente CF 23 - o cansaço da ficção - com Julián Fuks, escritor A imaginação já viveu dias melhores. Por toda parte nota-se uma impaciência em relação à invenção – na literatura, no cinema, nas artes. Escritores, cineastas e artistas, então, se veem cada vez mais apegados ao real, vasculhando um mundo presente e cotidiano em busca de histórias que ainda mereçam ser contadas. são múltiplos os efeitos desse cansaço da ficção: entre eles, talvez, o desinteresse pelas utopias, a proliferação de ameaças distópicas encravadas no real. Quando o leitor passa a rejeitar os romances, quando o autor passa a desconfiar da sua escrita, a literatura se aproxima mais e mais do documental. Se coloca na busca pela verdade das experiências vividas. O escritor Julián Fuks conta da sua experiência de criar uma ficção documental a partir da história de sua família. O passado sendo recordado e, ao mesmo tempo, sendo recriado, numa literatura da pós-memória.
Conheça o Programa
14
PERSONA EM FOCO

INÉDITOS DIVERSOS 1 (2018)

Conheça o Programa
14
JAZZ SINFÔNICA BRASIL  2018

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM08 - TEMPORADA 2 - JOÃO ALEXANDRINO AKA JAS

Conheça o Programa
livre
FUTURANDO

FUTURANDO - 119

Destaques desta edição: A ciência sabe como o sol surgiu. Mas o Futurando desta semana traz um estudo que levou à descoberta do mecanismo de funcionamento da rotação do astro. Isso ainda não estava tão claro. O detalhe é que o interior se move mais rápido que as camadas externas e preparamos uma reportagem para você entender o que possivelmente explica o fenômeno. O sol, aliás, com sua gigantesca massa de gás e plasma, gera também erupções. São as chamadas ejeções de massa coronal (EMC). É quando o gás que ele possui é expelido, o que pode ser um perigo para nós aqui na Terra. O que isso significa? Que poderíamos, além de ter uma linda aurora boreal, enfrentar uma pane elétrica, mas e o que poderia representar? O Futurando mostra ainda o trabalho de uma dupla de cientistas no desenvolvimento de um desinfetante de plasma, ou gás ionizado. Para a física e química, seria o quarto estado da matéria. A técnica é misturar o plasma com água para que o produto não seja agressivo à pele e, mesmo assim, consiga exterminar possíveis patógenos presentes no ambiente. Vamos viajar até o Observatório de Green Bank, nos Estados Unidos, que abriga o maior radiotelescópio dirigível do mundo. Com o equipamento é possível pesquisar as origens do universo e rastrear possíveis sinais de comunicação vindos do espaço. Só que o simples fato dele existir impõe aos moradores de Green Bank uma rotina restrita, principalmente quanto ao uso do celular. O Futurando acompanhou também a jornada de um professor num avião modificado para transportar um telescópio. Dirk Brockmann-Brehnsen contou a experiência de participar de um projeto da NASA para os alunos dele. Os detalhes da conferência via Skype você acompanha no programa. O que dá para adiantar é que a turma ficou bastante curiosa.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

CECILIA KERCHE

CECILIA KERCHE (1960) Nascida em Lins (SP), Cecília Kerche foi a bailarina brasileira que mais atuou em apresentações do balé O Lago dos Cisnes no exterior. Iniciou seus estudos em dança aos 8 anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco. Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, e mudou-se para São Paulo. Em virtude de suas atuações internacionais, Cecilia recebeu o título de Embaixatriz da Dança concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 1982, ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e após três anos, foi promovida a primeira bailarina da companhia. Com inúmeras apresentações no exterior, foi a única bailarina brasileira a atuar no Australian Ballet na década de 90, período em que realiza sua primeira turnê para se apresentar em Galas na Europa. Ao longo de trinta anos de carreira, dançou nos principais festivais e galas de dança no Brasil e exterior. Hoje Cecilia atua como ensaiadora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e é curadora artística do Festival de Joinville.
Conheça o Programa
livre
ENCERRAMENTO DA EMISSORA

livre