Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 02 de Dezembro

ABERTURA DA EMISSORA

ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 4 - XUKURU-KARIRI

TIAGO NAGÔ VISITA A TRIBO XUKURU-KARIRI, LOCALIZADA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL.
livre
CONHECENDO MUSEUS II

MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Uma viagem fantástica para percorrer a trajetória da origem do povo das Américas, incluindo, nós, brasileiros. É o que vai nos proporcionar o programa CONHECENDO MUSEUS nesta oportunidade. O programa nos levará até o MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Esse museu fica em Xingó, no Estado de Sergipe. Será interessante notar que quando intervenções modernas junto à Natureza e patrimônio históricos são feitas com planejamento, é sempre possível, aliar novos empreendimentos, com a preservação das essências naturais e da história. Foi o que aconteceu em Xingó. Lá foi instalada uma usina hidrelétrica, a “Usina Hidrelétrica de Xingó” com estreita parceria com a Universidade Federal de Sergipe, cujos pesquisadores prepararam antecipadamente estudos na região, principalmente aqueles destinados à arqueologia. Assistindo ao programa, saberemos que: • O Museu foi criado no ano 2.000; • Tem por objetivos principais pesquisar, preservar e expor o patrimônio arqueológico da região do Xingó; • Ele fica em Canindé de São Francisco, na região do Rio São Francisco; • Está instalado em região de catinga nativa, vegetação farta e fauna rica; • A Universidade Federal de Sergipe desenvolveu projeto de salvamento arqueológico na área que seria inundada pela instalação da usina hidrelétrica. Como resultado obteve o resgate de milhares de artefatos que datam de mais de 9.000 anos e de pelo menos 240 esqueletos humanos; • O Museu conta hoje com mais de 55.000 peças com foco em pinturas rupestres, material arqueológico do Baixo São Francisco, restos de cerâmicas, ferramentas, restos de fogueiras, esqueletos humanos e obras dos artistas Bene Santana , Francisco Antônio da Silva, o Mestre Tonho e Elias Santos; • Tem parceria com a Fazenda Novo Mundo, pertencente ao Sr. José Augusto de Andrade; • Desenvolve ação educativa multidisciplinar com envolvimento da comunidade local. Tudo isso abrilhantado com depoimentos de dirigentes e especialistas no assunto: RAILDA NASCIMENTO, COORDENADORA DE EXPOSIÇÃO; DANIELA MEDEIROS, MEDIADORA; GEOVÂNIA CARVALHO, COORDENADORA PEDAGÓGICA; JOSÉ AUGUSTO DE ANDRADE, PROPRIETÁRIO DA FAZENDA NOVO MUNDO; VLADIMIR DANTAS, HISTORIADOR; JOSÉ ROBERTO PELLINI, ARQUEÓLOGO.
livre
NOVA AMAZÔNIA

CULINÁRIA

Nenhuma viagem pela Amazônia está completa sem um passeio... Pela cozinha! É lá que moram os sabores, as texturas e as cores que não existem em nenhum outro lugar. E cada prato tem uma história, igualmente deliciosa. Surpresas não faltam nessa viagem: o aroma do cupuaçu, o calor do tucupi e a versatilidade da mandioca são apenas o ponto de partida. Há muito mais a se descobrir – afinal, com a maior biodiversidade do planeta, a Amazônia nos oferece uma despensa farta e generosa; repleta de frutas, raízes, peixes, ervas... Desde os mais populares até os mais exóticos, os ingredientes que vêm da floresta são capazes de inspirar a criatividade de qualquer “chef” - e encantar até o mais exigente dos "gourmets". A Amazônia traz experiências para todos os sentidos - e o paladar não poderia ficar de fora. Descubra conosco um pouco do sabor de ser... Nova Amazônia!
livre
AMAZÔNIA SAMBA

AMAZÔNIA SAMBA - 2

No segundo episódio do Amazônia Samba, Arthur Espíndola revela que uma de suas inspirações para realizar o programa nasceu do desejo de reunir, novamente, e reviver a história do grande grupo musical Manga Verde. Um dos mais tradicionais grupos do norte do Brasil, eles são autores do único LP a receber o tão aclamado Disco de Ouro. É deles a gravação de uma das músicas que se tornou um verdadeiro clássico da música paraense: Janelas de Belém. Com a participação de Ademir da Marcação, Chachá, Alcir Guimarães e Cibalena, alguns representantes do grupo, o programa revive tempos áureos, que Espíndola chama de “explosão da musicalidade regional nortista”. Nascido em dezembro de 1986, da ideia de reunir amigos, o grupo deu início à composição de um samba com uma linguagem regional, com a intenção de fazer dessa nova linguagem um movimento que marcasse a presença do Norte no samba nacional.
livre
MEU SKATE NÃO É ENFEITE

MEU SKATE NÃO É ENFEITE - 2

A comunidade luta para tentar conseguir que a pista de skate não feche. E Gil consegue um lugar para fazer o campeonato.
livre
PAPO DE MÃE

HOMENS DONOS DE CASA

Eles cuidam das crianças e da casa enquanto a mulher sai para trabalhar. Seja por necessidade, vontade ou vocação, existem maridos que abandonam a carreira profissional ou mudam o rumo dela para ter mais tempo com os filhos. Mas afinal, quem são estes homens e como é a rotina de um pai dono de casa? E como eles lidam com o preconceito? Segundo uma pesquisa do Instituto Data Popular, para 44% dos homens entrevistados, o marido que larga o emprego para cuidar da casa deve ter vergonha. Por outro lado, 78% afirmam respeitar uma mulher que troca a carreira pela casa. Na opinião de boa parte dos entrevistados, aquele que passa a cuidar exclusivamente do lar e dos filhos é considerado, no mínimo um tipo “boa vida”. Neste programa, vamos conhecer a história de quatro pais: Sérgio, Hilquias, Alex e Marco Antônio. Sérgio era executivo e tinha uma vida muito estressante e com muitas viagens. Mas quando a mulher engravidou, ele pediu demissão. Na época, chegou a ser chamado de “louco”, mas não queria delegar a educação dos filhos a uma babá. Hilquias, de um ano para cá, passou a cuidar da casa e dos filhos. Depois de sair do emprego, ele agora faz bicos vendendo perfumes importados. Como a mulher tem emprego fixo com horários a cumprir, as tarefas domésticas ficam mais por conta dele. Depois que o filho nasceu, Alex pediu permissão para a empresa onde trabalha e montou um Home Office para dar atenção ao menino e acompanhar todas as mudanças e descobertas do pequeno. Já Marco Antônio decidiu assumir a vida doméstica e o cuidados com as filhas para que a esposa pudesse crescer profissionalmente. Especialistas: Dra. Natércia Tiba, psicóloga especialista em relacionamento familiar; Ana Belavenuto, economista técnica do DIEESE; Paulo Silvino, sociólogo e professor da FESP- Fundação e Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Na reportagem de Letícia Bragaglia, a história da Iraneide, que fica em casa somente por dois dias durante a semana. Nos outros dias, quem cuida de tudo e dos filhos é o marido. Tem ainda uma entrevista com o autor do livro “Macho do Século XXI – o executivo que virou ‘dona de casa’. E acabou gostando”, Cláudio Henrique dos Santos, que mora nos Estados Unidos, e um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda De Luca.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 23 - DIREITO ESPORTIVO

Conheça o Programa
livre
BRINCANDO COM A CIÊNCIA

BCC - COMO FUNCIONA UMA PILHA?

HOJE VAMOS DESCOBRIR COMO UMA PILHA FUNCIONA.
Conheça o Programa
livre
SE LIGA NA CIÊNCIA

É LIXO!

Conheça o Programa
livre
CAMPUS EM AÇÃO

PELO DIREITO DE AMAR (UEMG) + A QUE PONTO CHEGAMOS (UFRJ)

Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann, apresentam os vídeos “Pelo Direito de Amar” produzido por alunos do curso de jornalismo da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e “A que ponto chegamos”, produzido por alunos do curso de Rádio e Tv da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sobre "Pelo Direito de Amar": O videodocumentário “Pelo Direito de Amar”, acima de tudo, reflete as dificuldades que os soropositivos enfrentam em seus relacionamentos afetivos. A produção também busca esclarecer as diferenças sobre o vírus e a doença, a fim de instruir a sociedade e desmistificar as dúvidas e as concepções, muitas vezes equivocadas, que as pessoas possuem quando se deparam com soropositivos ou com a temática do HIV e da AIDS de maneira geral. Equipe realizadora: CAIO RAMOS MACHADO DE OLIVEIRA GUILHERME LACERDA SILVEIRA THAIZ CRISTINA BELTRÃO Ano de produção: 2016 Sobre "A Que Ponto Chegamos": Em épocas de "melhorias" para o Rio de Janeiro a população parece ter dificuldades para se locomover na cidade. Equipe: Carla Villa Lobos. Guinevere Gaspari. Igor Moreira. Julia Araújo. Paula Malheiros. Rodrigo Galvão. Ano de produção: 2016
Conheça o Programa
14
ROBÔ TV

INTERNET

Os personagens discutem como seria o mundo sem uma das maiores mídias sociais. Quem criou o Youtube? Quantas pessoas acessam diariamente? Vamos descobrir essas e outras curiosidades, além de nossos colaboradores (youtubers) dizerem qual sua mídia social favorita.
Conheça o Programa
livre
ASTROBALDO

ASTROBALDO - 06 - CALANGO EM MERCÚRIO

A missão de hoje é no planeta Mercúrio. Astrobaldo, Zen, Bio, Tami, Ge convidam Calango para explorar o espaço e lá, mostram para mercúrio a importância de fazer atividades.
Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE OS MACACOS PULAM DE GALHO EM GALHO

Houve um tempo em que macaco não balançava nas árvores. Ele costumava andar no chão e gostava de vento. Um dia as grandes chuvas vêm e o macaco fica preso na mangueira. O crocodilo promete salvar macaco e levá-lo para a terra seca ... em troca de uma coisa .... Seu coração! O macaco faz o crocodilo desviar o olhar e escolhe a mais suculento manga. "Aqui está o meu coração!" Diz o macaco. Mas disse que só daria a ele quando retornasse com segurança à terra seca. O crocodilo concorda, mas fica furioso ao descobrir que o coração do macaco não é um coração de verdade, e sim uma manga.O macaco corre para cima da árvore. "Um dia eu vou te pegar!" Diz o crocodilo. E daquele dia em diante, o macaco passou a balançar de galho em galho mantendo-se bem longe do crocodilo.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS III

TIMMY E O DRAGÃO

Hoje a classe está fazendo um dragão chinês e adivinha quem quer ficar com a cabeça do dragão ? Timmy é claro. Mas é Finlay que receber essa honra, e Timmy fica muito decepcionado. Até que é Timmy percebe que há uma outra parte do dragão que é tão especial e essencial e tão divertido quanto a cabeça, a cauda !
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS III

O NOVO AMIGO DE TIMMY

O novo amigo de Timmy é grande, redondo, amigável e muito muito inflável. Timmy tenta envolver o seu novo amigo em sua creche , mas é muito difícil e ele acaba causando acidentes.
Conheça o Programa
livre
TIMMY E SEUS AMIGOS III

O IRMÃO GÊMEO DE TIMMY

Stripey está brincando de se vestir, e coloca um colete de lã branco e meias pretas e disquetes em suas orelhas, e fica igualzinho ao Timmy. Timmy fica muito feliz em ter um irmão gêmeo. Timmy faz uma cauda de coreideiro Stripey, e um ursinho igual ao seu para que eles fiquem ainda mais parecidos! Mas, eles sejam parecidos, Stripey deixa muito a desejar, e ele é terrível no futebol. Durante um jogo de futebol , Timmy fica impaciente quando Stripey, pois ele comete muitos erros no esporte . Stripey sente que foi deixado de lado e fica magoado e tira a sua fantazia de carneiro. Timmy percebe que seu amigo está chateado e tem uma idéia: ele se veste como Stripey !
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - SABADO 02/12

Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS VII

THOMAS E SEUS AMIGOS VII - EPISÓDIO 5 SINAIS CRUZADOS / THOMAS E O CABO DE EMERGÊNCIA

SINAIS CRUZADOS Toby fica sempre nervoso quando tem que passar pela Junção Knapford com grande número de sinalizadores sobre os trilhos. Um dia Toby estava aguardando seu sinal mudar, mas ele permanecia no vermelho. Ele esperava e esperava, atrasando outras locomotivas, mas o sinal não mudava. Sir Topham Hatt ficou irritado até todo mundo perceber que o sinal estava quebrado. THOMAS E O CABO DE EMERGÊNCIA Thomas está nos seus trilhos quando um passageiro puxa o cabo de emergência e ele tem que parar rapidamente. Mas não era uma emergência, e sim um observador de aves que avistou um pássaro raro. Para piorar a situação, uma roda de Clarabel fica danificada por causa da freada. Assim, quando Thomas vê o observador de aves ele se recusa a parar para pegá-lo, mas logo aprende que não é a coisa certa a se fazer com alguém.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - SABADO 02/12

Conheça o Programa
livre
BLAZE AND THE MONSTER MACHINES

BLAZE AND THE MONSTER MACHINES - 3

Quando Starla, a vaqueira amigável, perde um de seus pistões, Blaze e AJ saem à procura da peça. Mas eles terão que se apressar antes que Crusher ponha seus pneus sujos nelas!
Conheça o Programa
livre
PEPPA PIG I

HORA DE DORMIR/O SÓTÃO DA VOVÓ E DO VOVÔ/O ANIVERSÁRIO DO PAPAI PIG

HORA DE DORMIR É quase hora de dormir, mas Peppa e George querem brincar um pouquinho mais. Em seguida, eles são chamados para o banho, depois escovar os dentes e ir para a cama. Papai Pig pode contar uma história. Logo eles dormem. Mamãe e Papai Pig finalmente sentam para assistir televisão, mas foi um longo dia e eles estão com muito sono também. O SÓTÃO DA VOVÓ E DO VOVÔ Peppa e George estão ajudando a Vovó e Vovô Pig a arrumar seu sótão. Ele está muito cheio, e decidir o que manter e o que jogar fora é muito difícil, já que eles querem manter tudo. No meio da bagunça Peppa encontra uma vitrola antiga, juntamente com algumas gravações antigas engraçadas. O toca-discos ainda funciona e todo mundo tem uma dança divertida. O ANIVERSÁRIO DO PAPAI PIG Hoje é o aniversário do papai Pig. Mas papai Pig ainda tem que ir trabalhar. Ele promete a Peppa e George que volta para casa assim que puder. Enquanto o papai está fora Mamãe Pig , Peppa e George fazem um bolo de aniversário de chocolate e prepararam uma "surpresa de aniversário especial ".
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - SABADO 02/12

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 26

BBLOCO 1 ABERTURA (BRINQUEDO DE ...) 01:00:39,12 - 01:01:45,00 Elmo e Bel vão querem brincar, mas cada um quer uma coisa, até que encontram uma maneira de brincarem juntos. CLIPE (EMPODERAMENTO DE MENINAS –METLIFE) 01:01:45,21 - 01:04:15,16 HISTÓRIA CENTRAL (DINOSSAURAS) 01:04:16,10 - 01:07:20,02 Bel chega do museu de paleontologia querendo ser paleontóloga. Com ajuda de Elmo, ela procura pela Sésamo algum vestígio de dinossauro, mas o que ela quer mesmo é fazer uma exposição dedicada às dinossauras, pois nunca ouviu falar delas. Elmo e Bel não encontram nada além de um ovo que o tucano está chocando, mas ela tem uma ideia para fazer a sua exposição. MIGALHAS PICTURES (BISCOITO NAS ESTRELAS) 01:07:20,04 - 01:12:15,19 Luke Piewalker deve ajudar Flan Solo a não comer seu amigo biscoito, Chewy, para que eles consigam salvar a Princesa Geleia do malvado Império Galáctico. CELEBRIDADE (GABY – FAZ ACONTECER ) 01:12:16,20 - 01:13:34,01 Bel e Gaby Amarantos comemoram a medalha que Bel ganhou no campeonato de futebol; elas cantam uma canção para celebrar. BLOCO 02 QUADRO EXTRA (TRABALHO LEGAL – EP 10) 01:13:54,00 - 01:16:34,15 Chamky e Elmo estão pegando roupas e acessórios em um baú, brincando do que querem ser quando crescerem. Elmo diz que quer ajudar a cuidar da saúde das pessoas. Ele e Chamky participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, e identificam profissões relacionadas ao cuidado com a saúde. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (PARQUINHO TROLL) 01:16:35,12 - 01:25:36,15 O troll do parquinho não quer deixar as fadas brincarem enquanto elas não passarem por seu teste impossível. ENCERRAMENTO (FUNK DA GAROTA ESPERTA) 01:25:36,22 - 01:26:42,02 Bel, Abby e uma amiga fazem um show de funk, dançam e cantam sobre as brincadeiras e as profissões que as meninas podem ter, só precisam querer.
Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - I - 1 - UM PEIXE FORA D'ÁGUA

Contra os conselhos de Moranguinho, Laranjinha adota um peixe bebê, mas descobre que na verdade o que ela tem nas mãos não é um peixe, mas um girino! Ou seja um bebê sapo que irá causar muita confusão na terra de Tutti Frutti!
Conheça o Programa
livre
DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE II

DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE II - 08

Quando o Torneio de Ginástica de Luzes é enviado para a cidade errada, Dora e seus amigos precisarão de ajuda para conseguir um barco – e luzes – a tempo para a o momento brilhante de Alana.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - LUDOVICO SHOW 03

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - CONTADOR DE HISTÓRIAS 05 FRANCINE MACHADO 01

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - VLOGS COMENTADOS 03

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - MUSICAL 03 - DUO BADULAQUE

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - PGM - QUINTAL MIX 03

Conheça o Programa
livre
DORA SALVA AS SEREIAS

livre
DORA DÁ A VOLTA AO MUNDO

livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

UMA VISITA DE OUTRO MUNDO

Quando o velho amigo de Shaun, o Alien visita a fazenda com uma necessidade. Shaun fica feliz e poder deixa-lo usar a fazenda. Enquanto ele atende suas necessidades, Shaun fica encarregado de cuidar do seu gadget. O que será que ele vai aprontar?
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

FELIZ ANIVERSARIO TIMMY

É o aniversário do Timmy e o rebanho preparou uma festa para ele . No começo, ele está empolgado com toda a atenção voltada para ele, mas quando Flock se distrai e ele é deixado de lado sem ninguém para brincar e procura outras formar de se divertir.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O GÊNIO

Shaun sonha com uma outra vida. Quando Shirley pisa em cima de algo que poderia tornar seu sonho em realidade e ele não acredita no que vê. O único obstáculo que está em seu caminho é o resto do rebanho .
Conheça o Programa
livre
OS CUPINS - 2ª TEMPORADA

VIAGEM NO TEMPO

Cupim constrói uma máquina do tempo e sem querer manda Cupinxa para outras épocas, fazendo seu amigo viajar através da história da música.
Conheça o Programa
livre
PASSADO DA HORA

OS DOURADOS ANOS 50

Vamos conhecer um pouco do Brasil na década de 50. Os meios de comunicação começam a crescer, em 1950 temos a primeira emissora de televisão. Juscelino Kubitschek, promete que o país irá crescer 50 anos em 5 aposentando as ferrovias e inaugurando rodovias e ainda temos a inauguração de nossa atual capital, Brasília. Marechal entrevista o ilustre caminhoneiro desconhecido. Vitor Vitrola nos mostra os sucessos da época.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - IV

O CHOCOLATE MÁGICO

Mila decide fazer chocolate na cozinha de Leocádia, já que seu pai não deixa ela bagunçar a cozinha de casa. E, sem querer, enfeitiça o prédio todo. Severino e Leocádia viram barras de chocolate. E a própria Mila também. Tom e Capim precisam reverter esse feitiço antes que seja tarde!
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER

ALGO MALIGNO ESPREITA NO ESCURO

Nossos heróis finalmente chegam à entrada do Templo. Os Cloros atiram e nossos heróis revidam. Cuidado!! As duas mãos gigantes e vermelhas de Morlock agarram Lydia e a levam embora.
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

REVERBERAÇÃO

Os Under-Undergrounds assistem a um documentário sobre a Reverberação, a banda mais famosa do mundo Underground. No final da entrevista Kurt, o baixista da banda, revela que conhece a Terra e Heitor vê nisso uma nova chance de voltar para casa.
Conheça o Programa
livre
A PANTERA COR-DE-ROSA

A PANTERA COR-DE-ROSA - EPISÓDIO 81

A Pantera Cor-de-Rosa foi inicialmente um personagem criado para fazer apenas uma introdução ao filme Pantera Cor-de-Rosa, deBlake Edwards, com Peter Sellers. O sucesso foi tão grande com crítica e público que, de personagem coadjuvante, passou a principal. Começou a ter uma série animada própria no ano de 1964 e teve mais de 100 episódios no total, tornando-se um dos personagens mais queridos da televisão e quadrinhos. Henry Mancini deu um toque extra no sucesso da animação: Uma trilha sonora característica e inconfundível, the pink panther theme! Acompanhe as aventuras da Pantera cor-de-rosa.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

CAPRIEH

Neste programa o Manos e Minas recebe Caprieh. O rapper que começou a carreira em 1998 fazendo parte do grupo "Perigo Leste" vem mostrar músicas do seu novo álbum Uneguetho. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Tawane Teodoro. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - No quadro "Eirck apresenta" os lançamentos do momento. - Nosso videorreporter Rodney Suguita apresenta o perfil da Claudia Canto, que começou como empregada doméstica em Portugal e hoje é jornalista e escritora.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 263 - ALÉM DO UNIVERSO

ESTARIAM OS CIENTISTAS EQUIVOCADOS EM RELAÇÃO À CHAMADA TEORIA DO BIG BANG, AQUELA QUE ATRIBUI A ORIGEM DO UNIVERSO QUE CONHECEMOS, INCLUINDO O SISTEMA SOLAR, A UMA GIGANTESCA EXPLOSÃO OCORRIDA HÁ BILHÕES DE ANOS? DE ACORDO COM ESSA TEORIA - QUE PROCURA DESCARTAR AS EXPLICAÇÕES DA RELIGIÃO - O MUNDO COMO O CONHECEMOS, TERIA COMEÇADO A SE FORMAR HÁ 13 BILHÕES E 700 MILHÕES DE ANOS. AGORA, A PARTIR DE UMA OBSERVAÇÃO FEITA POR ALBERT EINSTEIN HÁ MAIS DE UM SÉCULO, CONFIRMADA POR TRÊS CIENTISTAS QUE GANHARAM, POR ESSA DESCOBERTA, O PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA, AS APOSTAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO PODEM MUDAR. VOCÊ VAI VER TAMBÉM NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA DEDICADA AO ESPAÇO: PESQUISADORES ACUSAM A NASA DE ESCONDER INFORMAÇÃO SOBRE ALIENÍGENAS. E MAIS: SE EXISTEM ETs A CHINA QUER DESCOBRIR PRIMEIRO. NOSSA VIAGEM ESTÁ SÓ COMEÇANDO.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 02/12/2017

Conheça o Programa
n
INSPIRA BB - III

INSPIRA BB - III - 20 - DIVA GUIMARÃES

livre
BALLET STAGIUM/ KUARUP 40 ANOS

livre
BALLET STAGIUM - UM DISCRETO HEROÍSMO

livre
FIGURAS DA DANÇA 2014

MARA BORBA

Mara Borba é uma artista sensível. Como bailarina usa a dramaticidade para dar corpo às interpretações e tem sua carreira marcada por seu trabalho como coreógrafa. Nos anos 80 foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou. Na década de 90 dançou no Deutscher Nationaltheater, em Weimar, Alemanha. Voltou ao Brasil em 2002, e passou a se dedicar à criação de trabalhos de dança associados a terapias corporais. Mudou-se para Florianópolis, em 2006, onde continua sua carreira com intervenções artísticas, trabalhos de cunho social e de composição musical. Mara possui um olhar múltiplo para a arte.
Conheça o Programa
14
TELEFILMES 2013

CAJU COM PIZZA

Ceci é uma sergipana que mora em São Paulo há vinte anos com sua filha Delores. Ceci vai trabalhar num ponto de táxi onde, nos momentos vagos conta histórias reais e ficcionais para os taxistas e conquista Marcos, um dos taxistas. Essa relação chama a atenção dos colegas no ponto de táxi e da filha de Ceci, Delores, uma universitária de enfermagem que sonha voltar para sua terra natal. Ceci entra em conflito com Marcos e Delores e terá que decidir o futuro de sua vida.
Conheça o Programa
12
UM LUGAR PARA CHAMAR DE CEU

UM LUGAR PARA CHAMAR DE CEU - 5

Série documental sobre a história e as experiências de 5 jovens, moradores da CEU (Casa do Estudante Universitário do Paraná). Cada estudante em um estágio diferente na universidade e na vida, todos de lugares diferentes do Brasil, mas com o mesmo objetivo: fazer uma faculdade e mudar suas histórias pessoais e familiares. Neste episódio vamos conhecer a história de Luis Lemos que é estudante Bolsista do PROUNI em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná. Reside na CEU há 5 anos e é o atual presidente da instituição. Natural de Sorocaba/SP.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA

ZINO PRADO E BAZIOTTI

A série de TV O Milagre de Santa Luzia revela, por meio de um mergulho profundo no universo da sanfona, um Brasil diverso e riquíssimo culturalmente. São 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit, que também assinou a direção do longa-metragem homônimo que deu origem à série. A ideia do documentário, por sua vez, nasceu do projeto O Brasil da Sanfona, de Myriam Taubkin, cujo material, tanto de pesquisa como de imagens, foi amplamente usado nos programas. Além da direção e da linguagem documental, outra ‘herança’ do filme é a condução sensível e cativante do mestre Dominguinhos, o maior sanfoneiro do Brasil. Ele apresenta personagens e lugares inesquecíveis, do extremo sul ao nordeste, passando pelos centros urbanos, o interior paulista e o remoto sertão do centro-oeste, e traz ao conhecimento do espectador elementos raros da cultura de todo o país. A sanfona, por ser um Instrumento fundamental da música regional, mas por ser usada também em orquestras e na música popular das grandes capitais, aparece como elemento perfeito para contemplar essa diversidade e riqueza, e desvendar os tantos brasis que compõem o Brasil. Zino Prado e Baziotti Em mais um programa sobre o misterioso ofício da afinação de sanfonas, a série O Milagre de Santa Luzia visitou duas oficinas em situação bastante distintas: a de Zino Prado - instrumentista e afinador respeitadíssimo no estado de Goiás -, que, à época da visita, funcionava em situação precária, e, em São Paulo, a de Baziotti, um dos melhores afinadores do país. A entrevista com Zino Prado, feita originalmente para o projeto O Brasil da Sanfona, foi riquíssima, e revelou aspectos profundos da cultura do músico popular, distante da fama e do dinheiro, mas dotado de inspiração rara. Além de mostrar os procedimentos da afinação, Zino também tocou algumas músicas, relembrando os tempos em que se apresentava nos bailes. Em seu local de trabalho, Bazioti, junto com o mestre Dominguinhos, mostrou os diferentes tipos de sanfona, suas peculiaridades, e a sensbilidade aguçada necessária ao trabalho de afinação, que exije mais do que conhecimento técnico para ser feito com a precisão que exigem seus clientes, entre os quais alguns dos melhores instrumentistas do Brasil.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

MÃE ORLANDA

Mãe Orlanda é capitã do Terno de Congo São Gerônimo e Santa Bárbara, uma das poucas, se não a única mulher capitã de Congo. Seu apresenta um caráter peculiar diante dos outros, uma vez que Dona Orlanda e´ mãe de santo na Umbanda e possui seu próprio terreiro. O terno e´ composto por alguns familiares (bisnetos) e a grande maioria são membros de seu terreiro seus filhos de fé, e nota-se o forte sincretismo religioso que une as diferentes crenças e elementos em devoção a São Benedito.
Conheça o Programa
livre
RODA VIVA

OSCAR NIEMEYER

PARTICIPARAM COMO ENTREVISTADORES: - FERNANDO MORAES - ESCRITOR - FERREIRA GULLAR - POETA - JOSE APARECIDO DE OLIVEIRA - JOSE CARLOS SUSSEKIND - ENGENHEIRO - SILVIO CIOFFI - FOLHA DE SAO PAULO - BENEDITO LIMA DE TOLEDO - FAU - PAULO MENDES DA ROCHA - ARQUITETO
Conheça o Programa
n
VOX POPULI

SILKI

SILK (FAQUIR)//AOS VINTE ANOS REALIZOU SUA PRIMEIRA FACANHA:FICOU DOZE DIAS ENTERRADO VIVO EM FLORIANOPOLIS,DEPOIS DISSO FOI COLOCADO ALGEMADO E COM OS PES ATADOS DENTRO DE UMA CAIXA METALICA E FOI JOGADO NO RIO GUAIBA:FILIADO AO SINDICATO DE ILUSIONISMO E TRABALHOS CIENTIFICOS DE PARIS,POR QUATRO VEZES BATEU O RECORD MUNDIAL DE RESISTENCIA FISICA A FOME.EM MAIO DE 1980,JA COM CINQUENTA E OITO ANOS(58)CONSEGUIU BATER SEU PROPRIO RECORD DE JEJUM-FICOU 115 DIAS SEM COMER ACOMPANHADO DE COBRAS E DEITADO EM CAMA DE PREGOS
Conheça o Programa
10
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 6

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 6

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 6

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 6

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 6

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.
livre
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERGUNTAS E RESPOSTAS

A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL. SÃO CINCO PROGRAMAS, EXIBIDOS SEMPRE ÀS SEGUNDAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE, AIRTON EMBACHER E OS DEMAIS PROFESSORES RESPONDEM ÀS PERGUNTAS DO AUDITÓRIO.
livre