Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 22 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

#CONFIRMA

#CONFIRMA - 77

O #Confirma desta semana foi ás ruas de Brasília saber se a memória do eleitorado anda em dia. Será que você se lembra quais foram seus candidatos nas últimas Eleições Gerais? Senão, é melhor você passar a se conectar mais nessas escolhas que são tão importantes e que podem mudar os rumos do Brasil. Nesta edição você vai entender como o impacto do voto é capaz de transformar o futuro de uma cidade, de um estado... E do país inteiro. Saiba que quando você, eleitor, não pesquisa, não sabe qual a obrigação do cargo que você vai eleger, acaba colocando em risco o seu futuro como cidadão. E assim, comprometendo seus direitos. Saiba como a Justiça Eleitoral trabalha na organização das Eleições e também na tarefa de promover informação e condições para que o cidadão possa fazer suas escolhas na urna de forma democrática e limpa. O programa está demais, com muita informação para que você possa se tornar um eleitor cada vez mais consciente! Não perca!
Conheça o Programa
livre
VIA LEGAL

VIA LEGAL 786

O drama de sofrer um acidente, precisar de socorro rápido e descobrir que a UTI do hospital está lotada. A reportagem de Marcelo Magalhães conta a história de uma família do Rio Grande do Sul que precisou buscar os tribunais para conseguir internar a mãe com traumatismo craniano em um hospital de Santa Maria (RS). Com a decisão da Justiça Federal, a União foi obrigada a disponibilizar a vaga. Acertar na loteria e ganhar uma bolada é o sonho de milhões de apostadores, que toda semana fazem fila nas casas lotéricas. A pessoa pode escolher os próprios números ou comprar um bolão com o jogo pronto. Só que é preciso olhar a data do sorteio. Na Bahia, uma casa lotérica vendeu um bilhete de bolão antigo, que já tinha corrido. A apostadora se sentiu enganada e processou a Caixa Econômica e a lotérica. Por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a cliente vai receber uma indenização. O Via Legal traz ainda uma boa notícia para estrangeiros em situação de vulnerabilidade. A Justiça Federal determinou que a Polícia Federal pare de multar os pais de crianças e adolescentes estrangeiros que estão irregulares no Brasil, e mais: as multas que já foram emitidas terão que ser canceladas. A decisão foi em São Paulo, mas vale para todo o Brasil. Quando se viaja ao exterior, não faltam recomendações sobre o que se pode ou não trazer na bagagem. As regras são definidas pela Receita Federal e há limite para quantidade de produtos e de valores de mercadorias adquiridas fora do país. Uma família brasileira, que morava nos Estados Unidos, luta na Justiça para liberar uma minimoto de 49 cilindradas que ficou retida na alfândega durante a chegada da mudança pelo Porto de Suape (PE). A discussão é se a minimoto deve ser considerada um veículo ou um brinquedo. No Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a decisão foi favorável à família. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
VIVER NATURAL

VIVER NATURAL 04 - PRÁTICA DO LIEN CH'I

Prof. Ricardo Cneio Alves prof. de terapia prânica. -Dr. Jou Eel Jia - médico e prof. medicina chinesa.
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 16

No primeiro bloco, vamos conhecer uma agencia de viagem focada em turismo esportivo. Dicas de manutenção de bikes: aprenda a trocar a corrente de sua bike com Mario Canna. No segundo bloco vamos conhecer o guia de ciclo turismo do sul, que já mapeou várias trilhas. O historiador de ciclismo Fernando Blanco nos contará a historia de sua família no ciclismo. E para fechar o programa, veremos no terceiro bloco como é a experiência de pilotar uma bike no autódromo de Interlagos.
Conheça o Programa
livre
SAUDE BRASIL

CÂNCER DE PULMÃO

O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.

livre
VIOLA, MINHA VIOLA 2018

ENCONTROS: FAMÍLIAS (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de famílias se apresentando no programa, participam os seguintes artistas: Vieira & Vieirinha, Lui & Léu, Zico & Zeca, Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho, Ed e Fábio Cesar, André e Andrade, Irmãs Freitas, Bárbara Viola e Sandra Reis, Nonô e Naná, Zita Carreiro e Carreirinho, Joseval e Josiane, Moacyr e Sandra, Almir Sater, Rodrigo Sater e Gisele Sater, Renato Teixeira e Chico Teixeira, Grupa Paranga.
Conheça o Programa
livre
SR. BRASIL

SR. BRASIL 488

Conheça o Programa
livre
MOSAICOS

MUSICAIS - TOM JOBIM E DORIVAL CAYMMI

MOSAICOS MUSICAIS: Tom Jobim e Dorival Caymmi O programa mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Para homenagear Tom Jobim, o programa revela apresentações exclusivas de Maquinado, Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Roberto Menescal, Arthur Nestrovski, etc. Homenageando Dorival Caymmi, este musical apresenta Céu, LadodaLua, Aloísio Menezes, Jussara Silveira, Olivia Hime, etc.
Conheça o Programa
livre
CONCERTOS MATINAIS

CONCERTOS MATINAIS 64

Conheça o Programa
livre
MINIDOCS - SHOWS

2 TEMPOS DE UM LUGAR

Conheça o Programa
livre
MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II

MORANGUINHO: AVENTURAS EM TUTTI FRUTTI - II - 13 - NA ESTRADA

A nova banda das garotas está prestes a pegar a estrada a caminho de um concerto na cidade grande. Mas antes, elas precisam ensinar os tutti-frutti tudo sobre seus respectivos negócios, para que os pequenos possam manter a comunidade funcionando até que elas voltem. O que ninguém sabe é que Laranjinha está relutante em deixar seu lar, e ela fará de tudo para não deixar a cidade.
Conheça o Programa
livre
COCORICÓ III

COCORICO III - 30 - DESPERDÍCIO

HISTORIA CENTRAL: DESPERDÍCIO ASTOLFO: QUERENDO BRINCAR NA HORA DE DORMIR
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
TURMA DA MÔNICA

SOCORRO, POLÍCIA! PEGA LADRÃO!

O que começou com uma brincadeira inocente da turminha acaba virando um pesadelo. Ao brincar de policia e ladrão Mônica bate a cabeça e pensa que é uma policial de verdade e quer manter os meninos presos para a eternidade. Enquanto tentam encontrar uma solução para fazer a Mônica voltar ao normal, aparece um ladrão de verdade e aí as coisas complicam ainda mais.
Conheça o Programa
livre
CONTOS MÁGICOS

BELA SETE VEZES

Bela Sete Vezes é uma bela jovem, filha de um pobre agricultor e não depende de sua beleza por si só, mas sim de sua força de caráter e sua educação. Ao conhecer o príncipe Arthur ela encobre o rosto, mas isso não o impede reconhecer sua verdadeira beleza interior. Depois de conhecer Bela o príncipe não vai se contentar com nenhuma outra noiva, mas o Rei e o Barão não ficam felizes com esta situação. Eles querem que o príncipe se case com a Princesa Zilly. Para pressionar o príncipe, o Barão incendeia a casa da família de Bela e seus pais desaparecem. Bela fica angustiada e culpa a si mesma, mas a irmã Genoveva a encoraja a não desistir. Ela corta seu cabelo, se veste como um homem e quer ser chamada de "Infortuno". Disfarçada, ela vai para o castelo e consegue um emprego como servo, desta forma fica perto de seu amado príncipe e pode procurar seus pais.
Conheça o Programa
livre
OSWALDO

OSWIRAL

Oswaldo nunca mais ficou famoso, mas ficou rico depois de processar o seu pai por negligencia. Léia se casou e mora na sua casa de campo com os seus cinco filhos. O Bicho Preguiça morreu três dias depois, mas ele já estava velho!
Conheça o Programa
livre
PLANETORAMA

VERÃO ETERNO

Dois sóis e um verão interminável. É isso que compõe o clima deste planeta chamado Duplossole. Nossos protagonistas vão ter que recolher energia solar, ininterruptamente, por 30 horas para poder assar um pernil ao molho de laranjas no mega forno da espaçonave. O problema é que um eclipse duplo está para acontecer, coisa rara, mas que pode acabar com os planos dos nossos amigos de continuar a missão, e acabar com boa parte da vida no planeta, pois seus habitantes tem uma resistência muito pequena ao frio e não possuem casacos.
Conheça o Programa
livre
LARVA - COLETÂNEA

LARVA - COLETÂNEA - 02

Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - II

A DIARISTA

O apartamento de Dona Leocádia está uma bagunça e enquanto ela sobe num banquinho pra pegar sua caixa de joias, deixa cair um anel. A bruxa tem a ideia de contratar uma diarista pra dar uma limpeza na sua casa e ordena que Marineide, a empregada de Carlos Eduardo, vá até o apartamento dar um jeito na sujeira. A moça só vai até lá, porque precisa de uma grana extra para o aniversário de seu filho. O problema é que Dona Leocádia passa a acusar a diarista de ter roubado o anel perdido, e não acredita na moça quando ela diz que é inocente. Agora Mila, Tom e Capim, certos da falsa acusação de Leocádia, precisam mostrar para a bruxa como é errado acusar sem provas.
Conheça o Programa
livre
REPÓRTER RÁ TEEN BUM

REPÓRTER RÁ TEEN BUM 23 - SEGUNDA TEMPORADA

É o primeiro programa de notícias totalmente dedicado a crianças e adolescentes, integra uma rede internacional de notícias presente em 16 países. Apresentados pela âncora teen Nathália Falcão, o programa aborda comportamento, política, atualidades e muitos outros assuntos de forma inovadora e revolucionária trazidos pelas próprias crianças e adolescentes. Matéria 1 (Head Line) ÉTICA 2584E000087 “Gira, girou” (What's UP) TRÂNSITO SEGURO 2584E000066 aos 02'31 "Você viu? (Short News) TAREFAS DOMÉSTICAS 06/12/16 - 2371E003125 “É nóis!” (Teen Report) MC MIRIN 2584E000088
Conheça o Programa
livre
VAMOS PEDALAR II

VAMOS PEDALAR II - 17

Fomos conhecer a Arena Radical, um clube com foco em ciclismo e skate. Um lugar onde amigos se encontram. Vamos ver a super dica do nosso mega especialista Mario Canna, de como consertar nossa bicicleta. Conversaremos com Fabricio Valério, que é autor de um livro infantil de uma menina que para o transito por uma razão muito legal. Conhecer um aplicativo gratuito, Bike Ajuda, que ajuda o ciclista em qualquer situação. E no terceiro bloco, um bate papo com o Secretário Municipal De Mobilidade E Transporte Sergio Avelleda.
Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1236

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM DE TURISMO ECOLÓGICO AO MUNICÍPIO QUE ABRIGA A NASCENTE DE UM DOS RIOS MAIS FAMOSOS DO BRASIL. CONHEÇA TAMBÉM A RICA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DE UM DOS MAIS BELOS INSETOS DA TERRA. E AINDA , A VISÃO DO CÉU É CADA VEZ MAIS RARA NAS GRANDES CIDADES. UMA PESQUISADORA APLICA A TÉCNICA USADA PARA REGISTRAR AS CLAREIRAS DE CÉU PARA MEDIR A QUANTIDADE DE LUZ SOLAR QUE AS PLANTAS RECEBEM NA CAPITAL PAULISTA. O BIÓLOGO E PESQUISADOR GUSTAVO ACCÁCIO QUER POPULARIZAR A OBSERVAÇÃO DE BORBOLETAS , COMO JÁ ACONTECE COM OS PÁSSAROS. E UMA VISITA A SALESÓPOLIS , NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. A CIDADE FICA EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA E CONSERVA A NASCENTE DE ÁGUA LIMPA DO RIO TIETÊ.
Conheça o Programa
n
GIGANTES DO OCEANO

PENSADORES DAS PROFUNDEZAS

Como nós, as baleias e os golfinhos têm grandes cérebros, vivem em sociedades complexas e se mostram capazes de um comportamento altamente inteligente. Mas os mamíferos marinhos são tão inteligentes quanto imaginamos? Das águas calmas do Caribe para os ricos mares do Alasca, nossa equipe subaquática - Doug Allan e Didier Noirot - enfrentam engenhosas baleias jubarte e os astutos Golfinhos que impressionam com sua técnica de caça. Neste episódio, vamos descobrir exatamente como as baleias e os golfinhos inteligentes são na prática. Confira!
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 277 - LIMITES DO PLANETA

A PERGUNTA PODE SER FEITA DE DUAS MANEIRAS: COMO ANDA O SEU CHEQUE ESPECIAL COM O PLANETA? OU, EM OUTRAS PALAVRAS, COMO ANDA SUA PEGADA ECOLÓGICA? VOCÊ É UM GASTADOR INCONSEQUENTE DOS RECURSOS DO MEIO AMBIENTE? SAI POR AÍ DEIXANDO COPOS E GARRAFAS DE PLÁSTICO POR ONDE PASSA? DIRIGE UM UTILITÁRIO MOVIDO A DIESEL - PORTANTO MAIS POLUIDOR - SEM PRECISAR TRANSPORTAR NADA? APOIA A DESTRUIÇÃO INDISCRIMINADA DE FLORESTAS EM FAVOR DO PROGRESSO ECONÔMICO? VOCÊ DEVE SABER QUE HOJE É POSSÍVEL MEDIR A PEGADA ECOLÓGICA DE CADA PESSOA, CIDADE OU PAÍS. OU SEJA, DÁ PRA SE TER UMA IDEIA DE QUANTO CADA UM DE NÓS ESTÁ GASTANDO DOS RECURSOS DO PLANETA. E ESSE CHEQUE ESPECIAL ANDA TÃO ALTO QUE JÁ HÁ QUEM PROPONHA QUE METADE DO PLANETA DEVA SER DESOCUPADO PARA PERMITIR A RECUPERAÇÃO. SERIA ISSO OU O COLAPSO DA CIVILIZAÇÃO. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA - QUE NÃO PRETENDE ASSUSTAR NINGUÉM, APENAS LEVANTAR O DEBATE.
Conheça o Programa
livre
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 310 - 22/04/2018

DOMINGO NO METRÓPOLIS A HISTÓRIA DE UM DOS GRANDES DA DRAMATURGIA MUNDIAL. MATEUS NACHTERGALE É MOLIÉRE! CINEMA: DOCUMENTÁRIO MOSTRA MASSACRE DA CULTURA INDIGENA PELA EVANGELIZAÇÃO NA AMAZONIA . O LEGADO DE DONA IVONE LARA: UMA COMPOSITORA BRILHANTE QUE MARCOU A MÚSICA DO BRASIL. POLÊMICA NA CULTURA: A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA OU CERTIFICADO PARA PROFISSIONAIS DE ARTES E ESPETÁCULOS PODE CAIR. MAIS:OS 80 ANOS DE SUPERMAN, AS EXPOSIÇÕES PELO MUNDO, AS NOVIDADES DO POETA AUGUSTO DE CAMPOS!
Conheça o Programa
livre
CAMAROTE 21

CAMAROTE 21 - 94

Destaques desta edição: - Aos 80 anos de idade, e mais de 60 de carreira, Georg Baselitz segue pintando de cabeça para baixo. Uma retrospectiva em homenagem ao artista está em cartaz na Fundação Beyeler, na Suíça. - A estilista alemã Jil Sander é um dos ícones da moda com criações minimalistas e uma proposta de empoderamento feminino. A obra da designer de moda pode ser conferida em uma retrospectiva na cidade de Frankfurt, na Alemanha. - RADAR: Museu inspirado no cachorro da raça Dachshund, conhecida como salsicha, acaba de ser inaugurado na Alemanha // "Concerto para bebês" em Portugal: festival estimula a percepção e o processamento sonoro do som durante os primeiros meses de vida do ser humano. - "Too young to wed", "jovem demais para se casar": fotógrafa retrata tradições opressoras de diferentes países, como o casamento forçado de menores de idade. - Projeto "War requiem: descanso eterno da guerra" resgata a obra do britânico Benjamin Britten reunindo músicos de diversos países europeus. - Na Finlândia, cientistas e músicos se unem para transformar a diversidade genética dos finlandeses em música.
Conheça o Programa
livre
CAFÉ FILOSÓFICO 2017

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E NOVAS IMPLICAÇÕES DA RESPONSABILIDADE

Sinopse série: Novos horizontes da responsabilidade O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade. Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura. Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva. pgm: Desenvolvimento Sustentável e Novas Implicações da Responsabilidade - Celso Lafer e Oswaldo Giacoia Jr A preocupação com o meio ambiente está presente na nossa vida não é de hoje. Desde a Constituição de 88, o Brasil defende legalmente o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de preservá-lo. Depois disso, foram diversos encontros e acordos globais em sua defesa, trazendo um conceito ampliado de responsabilidade, tanto no que diz respeito a produção de conhecimento, quanto no plano da ação social e das políticas públicas. Mas será que de fato incorporamos na nossa maneira de ser, de agir e de se relacionar, essas noções de direito e dever em relação ao meio ambiente e à dignidade da vida? Para falar sobre isto, o curador desta série Osvaldo Giacoia Junior convidou o advogado Celso Lafer para uma reflexão jurisfilosófica.
Conheça o Programa
14
DEFENSORES

DEFENSORES - 02 - MENBIRA "GIRADO"

Programa mostra a luta de defensores públicos e de indígenas sobre o conflito fundiário, todo o deslocamento indígena, por não terem um território definido.
Conheça o Programa
livre
FALA GALERA

FALA GALERA - 2

A SÉRIE ACOMPANHA A VIDA DE YOUTUBERS BRASILEIROS QUE POSSUEM UM GRUPO DE SEGUIDORES DIGNO DAS GRANDES ESTRELAS DO CINEMA E DA TELEVISÃO. NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS INGRID OHARA (20 ANOS), TERROR BIONIC (28 ANOS) E ALINE (18 ANOS).
Conheça o Programa
livre
PERSONA EM FOCO

CACÁ ROSSET

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Assista online Conheça o Programa
14
FUTURANDO

FUTURANDO - 92

Veja os destaques desta edição: - Tecnologia dificulta identificação de vídeos falsos. Softwares permitem trocar o rosto de pessoas em vídeos. Quase não dá para identificar que o material é falso. - Lojas do futuro. Na China já existem supermercados totalmente automatizados. Não tem funcionários nem na hora de pagar. - Os algoritmos são sexistas? Imagens, termos e até traduções de conteúdos geradas por algoritmos reforçam estereótipos de gênero. Por quê? - Os riscos da realidade virtual no mundo dos games. Os jogadores ficam tão imersos que podem confundir real/virtual e ainda sofrerem de desordens psicológicas. - Realidade misturada na indústria do futuro. Com óculos de realidade virtual, engenheiros de empresa alemã testam assistência especializada à distância para manutenção de máquinas. - E-David, o robô artista! E-David é um robô pintor. Os desenvolvedores querem que ele consiga criar as próprias obras de arte.
Conheça o Programa
livre
FIGURAS DA DANÇA 2013

JANICE VIEIRA

Coreografa, bailarina, professora de danca e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetoria de 60 anos de carreira permeada pela música, a danca, e o teatro. Aos nove anos, comecou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Danca Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na decada de 60, passou a inserir aulas de danca moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentacão da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posicão Balé-Teatro, pioneiro na incorporacão do conceito de danca-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiacão (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).
Conheça o Programa
14
MANOS E MINAS III

KIVITZ

Neste programa o Manos e Minas recebe o rapper Kivitz. Filho de um pastor respeitado na cidade de São Paulo, e de uma assistente social que trabalhou por 10 anos na Fundação Casa, Kivitz nasceu e convive no mundo evangélico e conta como entrou no universo do RAP, suas referências músicas... Fala sobre os preconceitos por parte das igrejas e da relação entre política e religião nos dias de hoje. Representando a cena dos slams, diretamente do Rio Grande do Sul, temos a presença da poeta Cristal. Matérias: Nosso videorreporter Rodney Suguita foi trocar uma ideia com os universitários que criaram um guia gastronômico dos restaurantes da quebrada, o PRATO FIRMEZA. No quadro 'Discoteca Básica´, a Mc Luana Hansen apresenta os seus 5 discos prediletos. Fizemos um perfil das gêmeas Tasha e Tracie que juntas criaram a da Expensive Shit , projeto sobre moda ativismo e muito mais!
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 276 - GALÁPAGOS

ISOLADO NO OCEANO PACÍFICO, A QUASE MIL QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DA COSTA DO EQUADOR, O ARQUIPÉLAGO DE GALÁPAGOS POSSUI UMA FAUNA EXTREMAMENTE RICA E ÚNICA. DESDE QUE FOI VISITADO PELO NATURALISTA BRITÂNICO CHARLES DARWIN, EM 1831, O CONJUNTO DE ILHAS SE TORNOU UMA ESPÉCIE DE SÍMBOLO DAS PESQUISAS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO. FOI LÁ QUE DARWIN APROFUNDOU OS ESTUDOS QUE O LEVARIAM, DUAS DÉCADAS DEPOIS, A PUBLICAR O LIVRO "A ORIGEM DAS ESPÉCIES", A OBRA QUE DEFENDE A IDEIA DA SELEÇÃO NATURAL E É CONSIDERADA FUNDAMENTAL PARA EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES DA VIDA NA TERRA AO LONGO DE BILHÕES DE ANOS. PARA VER DE PERTO ESSE QUE É TIDO COMO O MAIOR LABORATÓRIO VIVO DE BIOLOGIA DO MUNDO, A REPÓRTER ADELE SANTELLI FOI A GALÁPAGOS E AGORA CONTA O QUE VIU. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 43 - DIREITOS DA CIÊNCIA

Conheça o Programa
livre
REPORTER ECO

REPÓRTER ECO 1236

OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA VIAGEM DE TURISMO ECOLÓGICO AO MUNICÍPIO QUE ABRIGA A NASCENTE DE UM DOS RIOS MAIS FAMOSOS DO BRASIL. CONHEÇA TAMBÉM A RICA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DE UM DOS MAIS BELOS INSETOS DA TERRA. E AINDA , A VISÃO DO CÉU É CADA VEZ MAIS RARA NAS GRANDES CIDADES. UMA PESQUISADORA APLICA A TÉCNICA USADA PARA REGISTRAR AS CLAREIRAS DE CÉU PARA MEDIR A QUANTIDADE DE LUZ SOLAR QUE AS PLANTAS RECEBEM NA CAPITAL PAULISTA. O BIÓLOGO E PESQUISADOR GUSTAVO ACCÁCIO QUER POPULARIZAR A OBSERVAÇÃO DE BORBOLETAS , COMO JÁ ACONTECE COM OS PÁSSAROS. E UMA VISITA A SALESÓPOLIS , NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. A CIDADE FICA EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA E CONSERVA A NASCENTE DE ÁGUA LIMPA DO RIO TIETÊ.
Conheça o Programa
n
DOCTV III - OLHARES IMAGINANDO UM BRASIL

SASHA SIEMEL, O CAÇADOR DE ONÇA

documentário sobre um personagem da história de Mato Grosso que matou trezentas onças e concertou muitas armas, adquiriu desafetos e viveu de contar essas histórias.
Conheça o Programa
livre
LETRA LIVRE

LETRA LIVRE 25

• Gloria: como a gente acabou de ver, você se tornou reconhecida por livros sobre etiqueta, moda e comportamento: por que hoje esses temas fazem parte da pauta não apenas de pessoas ligadas à alta sociedade e ao circuito da moda, mas de pessoas voltadas à discussão da cultura?• Olgaria: isso faz parte do projeto da modernidade, de fazer também da vida pessoal uma performance estética, uma obra de arte? (lembrar Benjamin e Michel Onfray, A escultura de si)• Gloria: quem dita a etiqueta e o bom gosto? é sempre a classe dominante? • Olgaria: como você vê a apropriação dos valores estéticos dos “excluídos” pela indústria cultural (relação entre o rock e cultura operária – como no caso dos punks – ou a influência dos rappers sobre a classe média)? Pergunta Jaime Pinsky para Olgária (intelectual público e circulação do saber)• Gloria: Por que no seu livro Chic[érrimo] você criou seções especialmente voltadas à etiqueta das celebridades?• Olgaria: o que seria uma etiqueta de “esquerda”?• Gloria: o fato de termos um presidente de origem operária alterou os parâmetros estéticos, tornou-os mais democráticos ou tolerantes? Pergunta Jaime Pinsky para Gloria (cultura intensifica elegância?) • Olgária: o conhecimento dos códigos culturais pode ser um instrumento de exclusão, como a etiqueta foi nas origens, no Antigo Regime? • Gloria: como você vê matérias que saem em revistas semanais dando dicas para se ter um verniz cultural em reuniões sociais, com dicas de autores/livros que é chic conhecer e citar? • Pergunta da plateia para Olgaria: No capítulo "O teatro do mundo: heróis míticos, revoluções históricas" do livro Adivinhas do tempo, citando Horkheimer, escreve em seu texto que as revoluções até hoje foram traídas porque não levaram em consideração a felicidade pessoal dos indivíduos. Pode-se dizer que o eterno equívoco dos movimentos revolucionários seria sempre ignorar a natureza desejante individual do homem em detrimento de um bem coletivo idealizado e utópico? Rogério Silva de Magalhães • Gloria: existe utopia no mundo da moda? • Olgaria: nós vivemos numa cultura do gozo. Em que medida esse imperativo do prazer é repressivo, normatizador?• Gloria: você tem um twitter seguido por mais de 10 mil pessoas. O que há de saudável ou de patológico, invasivo, nesses fenômenos de exposição da vida privada?• Olgaria: o filósofo Michel Foucault disse num ensaio que hoje a permissividade em relação à exposição do corpo, apesar de aparentemente libertária, exige que só se exponham corpos belos. Existe uma ditadura do belo?
Conheça o Programa
livre