Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 24 de Fevereiro

ABERTURA DA EMISSORA

ÍNDIOS NO BRASIL (PRODAV)

ÍNDIOS NO BRASIL - 3 - XOCÓ

TIAGO NAGÔ VISITA A ALDEIA DOS ÍNDIOS XOCÓ, LOCALIZADA EM SERGIPE, NO MUNICIPIO DE PORTO DA FOLHA.
livre
CONHECENDO MUSEUS II

PALÁCIO RIO NEGRO

Apesar das imensas dificuldades de nosso país, o Brasil ainda pode se orgulhar de seus monumentos, nobres espaços e até mesmo de requintados palácios espalhados pelo nosso território. É o que poderemos constatar, assistindo ao programa CONHECENDO MUSEUS que nesta oportunidade nos faz um convite para visitar o PALÁCIO RIO NEGRO, que fica no centro da cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. Pelo programa, saberemos que esse Museu: • É dedicado à memória da República em terras imperiais; • Com a proclamação da república, o palácio passou a hospedar os presidentes da República; • O Palácio foi construído pelo Barão do Rio Negro, tendo por engenheiro responsável o italiano Antônio Jannuzzi, foi vendido à Província do Rio de Janeiro em 1894 e em 1903 Quintino Bocaiuva o vendeu para a União; • O Palácio foi sede o governo estadual e sede da prefeitura por um tempo; • Ao longo dos anos, o Palácio sofreu muitas modificações, principalmente, pelas preferências de seus ocupantes, das famílias dos presidentes; • É um Museu/casa por mostrar a história da república e por servir de residência aos presidentes; • Apesar das modificações, ainda preserva muito dos elementos originais: nas salas, piso “parquet”, lustres, desenhos no teto, mobília e objetos que pertenceram ao Barão do Rio Negro e ao Barão do Rio Branco,uma cadeira que pertenceu ao presidente Prudente de Moraes e muitos outros elementos da pintura e decoração da época da construção; • Apresenta várias curiosidades, como, por exemplo, imagens do casamento do presidente Hermes da Fonseca com Nair de Teffé, da visita de Santos Dumond ao Palácio durante a lua de mel dos casados, quarto utilizado pelo presidente Juscelino Kubitschek que ficava ao lado de um quarto reservado às suas filhas, para que pudesse tomar conta dos horários de chegada das jovens, salas com equipamentos hídricos providenciadas pelo presidente Getúlio Vargas, arco, escadas e túnel para saída de emergência e uma fonte de água que se dizia milagrosa. • Foi cedida uma área para construção do MUSEU DA FEB, que tem por objetivo contar a história da participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Esse Museu foi criado pelo Tenente Cleber Butturini . Em suas dependências são expostos uniformes, latinhas de alimentação dos soldados, e réplicas dos armamentos utilizados durante a guerra. Tudo muito bem esclarecido e explicado por especialistas e dirigentes dos Museus: MAGALY CABRAL, DIRETORA DO MUSEU; ALUYSIO ROBALINHO, ADMINSTRADOR DO MUSEU; DEISE SUELI FAGUNDES, DIRETORA DO MUSEU DA FEB.
livre
NOVA AMAZÔNIA

PESCA

Quando se fala em Pesca Esportiva, a Amazônia logo se destaca: é um dos destinos mais procurados por turistas. Vindos de várias partes do mundo, eles desembarcam em Manaus com o mesmo objetivo: conciliar o contato com a natureza à emoção de uma bela fisgada. Todos os anos, o Amazonas recebe cerca de 8 mil turistas de pesca que seguem para um dos mais de 7 mil afluentes da maior bacia fluvial do mundo. Além de atrair turistas e de movimentar a economia local, a Pesca Esportiva está criando uma nova consciência de preservação com o surgimento de novos negócios especializados em ecoturismo. O Nova Amazônia foi em busca de pessoas e ideias que estão transformando o hobby da pesca em um negócio lucrativo e sustentável.
livre
BR 3 - AMORES MIGRANTES

BR 3 - 07 - CARLOS E DICA - AMOR CANDANGO

Carlos e Dica contam como se conheceram, como era a vida na época da construção de Brasília e histórias da época.
livre
ORDEM DO DIA II

ORDEM DO DIA II - 35 - ENCARCERAMENTO

Conheça o Programa
livre
BRINCANDO COM A CIÊNCIA

BCC - POR QUE AS FLORES SÃO COLORIDAS E CHEIROSAS?

NO EPISÓDIO DE HOJE CONHECEMOS MAIS SOBRE AS FLORES.
Conheça o Programa
livre
SE LIGA NA CIÊNCIA

O JOGO DA VIDA

Conheça o Programa
livre
ROBÔ TV

SUPER-HEROÍNAS

Super-Heroínas não são muito conhecidas, mas existem várias como a Mulher-Maravilha, Viúva-Negra e Jean Grey, nós vamos conhecer nesse programa. Nossos "Comentaristas Mirins" dizem quais são suas super-heroínas favoritas.
Conheça o Programa
livre
ASTROBALDO

ASTROBALDO - 05 - VÊNUS APAIXONADA

A missão de hoje é no planeta Vênus. Astrobaldo, Zen, Tami e Ge aprendem que quando a gente tira o orgulho do coração tudo fica mais fácil e que o trabalho em equipe é o melhor jeito de conseguir as coisas.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 1 - SÁBADO 24/06

Conheça o Programa
livre
THOMAS E SEUS AMIGOS IX

THOMAS IX - TRILHOS TORTOS E VAGÕES INSTÁVEIS/ OLHO POR OLHO

TRILHOS TORTOS E VAGÕES INSTÁVEIS Em dias ensolarados, os trilhos se curvam e se dobram. A viúva Hatt dá ao Fat Controller um chapéu novo, que todos chamam de chapéu de safari, ele fica chateado, pois todos ficam o provocando e tenta encontrar uma maneira de se livrar dele. Enquanto isso, um pedaço de vidro dos vagões com materiais reciclados de Whiff cai no chão causando um incêndio. OLHO POR OLHO Alguns visitantes chegam à ilha para tirar fotos de motores. Eles visitam a Ferrovia de Arlesdale e tiram fotos dos motores pequenos. Enquanto estão dirigindo, eles passaram na lama, sujando Bert e Bert quer se vingar deles. Ele planeja um plano, dando a um deles um passeio com direito a muita água.
Conheça o Programa
livre
DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE II

DORA E SEUS AMIGOS NA CIDADE II - 20

Quando o coelho de estimação de Dora acaba levando-a até uma noite mágica no circo na Floresta Tropical. O seu coelho não pode esperar para participar do circo.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 2 - SÁBADO 24/06

Conheça o Programa
livre
O PEQUENO REINO DE BEN E HOLLY

O OVO PERDIDO

Ben, Holly e gaston encontraram um ovo na campina. Um pintainho quebrou sua casca e saiu dele. Agora Ben e Holly tem que encontrar a mãe do pobrezinho.
Conheça o Programa
livre
CONTOS DE TINGA TINGA

POR QUE O RINOCERONTE CHIFRA

Houve um tempo em que o rinoceronte não podia chifrar nada. Ele queria realmente ser convidado para a dança dos chifres nas planícies, que iria acontecer com o búfalo e todos os outros animais com chifres. Mas o rinoceronte não tinha um chifre, de modo que ele não poderia entrar na festa. Os macacos decidem ajudar o rinoceronte e colocaram nele um chifre feito de um pedaço de madeira velha. Mas quando o rinoceronte acordou ele não sabia o que era.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - CABEÇA 3 - SÁBADO 24/06

Conheça o Programa
livre
CAMPUS EM AÇÃO

LÉXICO (FAPCOM) + SEE (UNIMEP)

Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann apresentam o vídeo "Léxico" realizado pelos alunos do curso de Rádio, Tv e Internet da Fapcom e "See", produzido pelos alunos de Publicidade e Propaganda da UNIMEP. Sobre o "Léxico": Ana sofre de uma compulsão por palavras que a faz viver cada dia em função de um verbete. Sobre "See": "See" é uma experiencia audiovisual na qual a proposta foi escrever uma poesia em Inglês e interpreta-la utilizando os recursos de edição de vídeo. O víseo foi criado na diciplina audiovisual Media arts de um intercambio feito no ultimo semestre do curso de PP em 2014.
Conheça o Programa
livre
MOMENTO PAPO DE MÃE

MOMENTO PAPO DE MÃE - SÁBADO - 07

1º BLOCO Você sabe como cuidar da saúde bucal do seu bebê? Será que mesmo sem ter dentes, tem que escovar a gengiva? E quando afinal os primeiros dentinhos devem nascer? É tanta novidade no primeiro ano de vida que alguns pais nem param muito pra pensar nisso. Daí quando os primeiros dentes começam a surgir o bebê sofre, há os que chegam a ter febre nesta fase. Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre a saúde bucal do bebê. O dentista Christian Weba e a mamãe Camila, que tem 3 filhos, vão conversar com a gente. O Dr. Christian também responde dúvidas de telespectadores. Convidados: Christian Weba - dentista Camila Cassis - atriz 2º BLOCO Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre astrologia. Você acredita que os astros podem influenciar a personalidade do seu bebê? E sabia que já é possível fazer o mapa astral do seu filho assim que ele nasce? Quem vai falar sobre isso com a gente é o astrólogo Eduardo Mello e a mamãe Sandra, que tem 4 filhos. Participação em vídeo da psicóloga Patricia Médici respondendo dúvida de telespectador. Convidados: Eduardo Mello - astrólogo Sandra Miron da Silva - microempresária 3º BLOCO O final da gravidez é um período intenso e delicado. A barriga está enorme, fica mais difícil dormir, se locomover e fazer as atividades diárias. A gestante não vê a hora de olhar para a carinha do bebê, e uma certa ansiedade é inevitável. Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre como lidar com tudo isso e ainda estar atenta aos sinais de parto? Para nos orientar nesta conversa, chamamos a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama. Também convidamos a Ana, que está grávida do segundo filho. A Dra. Bárbara também responde dúvida de telespectador. Convidadas: Bárbara Murayama – ginecologista e obstetra Ana Garini – empresária 4º BLOCO O tema desta vez é o ouvido do bebê e da criança. Para tirar nossas dúvidas, chamamos o otorrino Richard Voegels. A mamãe Talitta conta que um dos filhos tem mais otites do que o outro. O médico explica os tipos de otite e também de tratamento que, em alguns casos, exige antibióticos. Participação em vídeo da pediatra Fernanda Viana respondendo dúvida de telespectador. Convidados: Dr. Richard Voegels – Otorrinolaringologista Talitta Maciel - Nutricionista
Conheça o Programa
livre
JAZZ SINFÔNICA BRASIL

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 07 - ESPECIAL ELZA SOARES

Conheça o Programa
livre
VILA SESAMO 2015

SÉSAMO - 46

BLOCO 1 ABERTURA (ELMO BOMBEIRO) - 01:00:39:03 - 01:02:00:17 Abby e Elmo vão para uma festa a fantasia de super heróis, mas Abby aparece vestida de bombeira. Elmo não entende porque ela não está de máscara e capa como ele, mas Abby faz Elmo entender que os bombeiros também são grandes heróis. SUPERGROVER 2.0 (LIMONADA) - 01:02:01:07 - 01:08:02:20 Alce, Castor e Urso estão em uma barraca vendendo limonada. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (MEET THE ALIENS) - 01:08:03:01 - 01:13:02:22 Ênio e Beto estão acampando quando recebem a visita de uma nave espacial! Eles conhecem alguns alienígenas que adoram o Patinho de Borracha e o levam para a nave com eles. Ênio e Beto não têm escolha a não ser segui-los até a nave e tentar convencê-los a devolver o Pato de Borracha. BLOCO 02 HISTÓRIA CENTRAL (CHAPÉUS DO MUNDO – HC 115) - 01:13:21:17 - 01:16:00:20 Come-come está entediado, esperando sua fornada de biscoitos ficar pronta. Abby aparece e o distrai mostrando o que aprendeu sobre chapéus na escola. Com sua mágica, ela mostra chapéus de diferentes culturas. CELEBRIDADE (CÉU – MEU HERÓI) - 01:16:01:05 - 01:17:00:05 Grover acha que Céu está em perigo e entra com pinta de super-herói, tentando salvá-la; até que ele o lembra de que eles marcaram de conversar sobre os super-heróis preferidos dela; Grover se derrete todo, achando que ele é o herói favorito dela. MIGALHAS PICTURES (OS LEGUMINADORES) - 01:17:00:23 - 01:21:56:23 O malvado Bombom quer destruir todos os vegetais saudáveis da Terra, fazendo com que um grupo de heróis se una para salvar os alimentos saudáveis! QUADRO EXTRA (CUIDANDO DOS AMIGOS) - 01:21:57:15 - 01:24:17:02 Elmo, Lola e Bel estão brincando de pega-pega no quintal da casa de Elmo (Mae está com eles), quando Lola cai e machuca o joelho. Mae rapidamente cuida de Lola. Elmo e Bel se animam, porque aprenderam a como cuidar de um amigo. Elmo se pergunta como podem fazer para deixar um amigo melhor quando ele se machuca. Eles participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, identificando a sequência de cuidados que Mae teve com Lola. Vencem o desafio e continuam brincando. ENCERRAMENTO (SUPER BEL) - 01:24:17:14 - 01:26:02:03 Abby perdeu a sua varinha e a Bel chega para ajudar na procura. Depois de procurarem em todos os cantos, Bel acha a varinha no jardim como se fosse uma flor. Em agradecimento, Abby a transforma em Super Bel.
Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - SOM - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - AMOR - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - DESPERDÍCIO - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - INVEJA - PGM

Conheça o Programa
livre
QUINTAL DA CULTURA V

QUINTAL DA CULTURA V - SONO - PGM

Conheça o Programa
livre
ROCKET POWER

ESPECIAL 3 - O GRANDE DIA

A abertura da Zona Gravidade Zero está chegando e o casamento é marcado para o mesmo dia. Os irmãos tentam sabotar a cerimônia, Noelani descobre e cancela tudo.
Conheça o Programa
livre
ANIMATV

VAI DAR SAMBA

Numa loja mágica de instrumentos musicais, crianças criam clube secreto para contar histórias brincando de fazer música.
Conheça o Programa
livre
ANIMATV

MIÚDA E O GUARDA CHUVA

Miúda alimenta sua planta carnívora com formigas que arquitetam um plano secreto cheio de fatos extraordinários, guarda-chuvas e poesia.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

UMA VISITA DE OUTRO MUNDO

Quando o velho amigo de Shaun, o Alien visita a fazenda com uma necessidade. Shaun fica feliz e poder deixa-lo usar a fazenda. Enquanto ele atende suas necessidades, Shaun fica encarregado de cuidar do seu gadget. O que será que ele vai aprontar?
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

FELIZ ANIVERSARIO TIMMY

É o aniversário do Timmy e o rebanho preparou uma festa para ele . No começo, ele está empolgado com toda a atenção voltada para ele, mas quando Flock se distrai e ele é deixado de lado sem ninguém para brincar e procura outras formar de se divertir.
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

O GÊNIO

Shaun sonha com uma outra vida. Quando Shirley pisa em cima de algo que poderia tornar seu sonho em realidade e ele não acredita no que vê. O único obstáculo que está em seu caminho é o resto do rebanho .
Conheça o Programa
livre
SHAUN, O CARNEIRO IV

A NOVA TV

O fazendeiro está muito animado com sua nova aquisição. Ele pede para Bitzer configurar seu nova TV enquanto se prepara para assistir tudo em 3D. Para sua surpresa, 3D é mais real do que ele jamais poderia ter imaginado!
Conheça o Programa
livre
OS CUPINS - 2ª TEMPORADA

O JOGO DOS NOMES

Os cupins encontram um dicionário etimológico de nomes. Enquanto isso, Joca cria uma música nova chamada "O Jogo dos Nomes" do qual faz muito sucesso entre seus fãs. Clarinha então dá a ideia de fazer um videoclipe da música com seus fãs cantando, o problema é que foram enviados 3000 videos para Joca analisar.
Conheça o Programa
livre
PASSADO DA HORA

O BRASIL DOS ANOS 20

No programa de hoje falaremos sobre a situação do Brasil nos anos 20. O país estava dividido na política entre São Paulo e Minas Gerais, também conhecido como a política do "Café com Leite" até que Washington Luís quebrar com esse "acordo" e repetir um político paulista. Com isso temos um golpe de estado que coloca Getúlio Vargas no poder, ficando então nosso presidente ditador até 1945. Marechal bate um papo com o ilustre turista desconhecido. Vitor Vitrola nos apresenta os clássicos da época.
Conheça o Programa
livre
D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - I

O SUMIÇO

O prédio está muito silencioso, com exceção da obra no elevador. Tom, Mila e Capim desconfiam que Leocádia seja uma bruxa de verdade e resolvem investigar. E o ponto de partida é uma misteriosa encomenda que chega no prédio em nome de Leocádia. Só que, dessa vez, a investigação muda de rumo quando os detetives descobrem que a bruxa sumiu do prédio. Onde será que a bruxa foi parar? Será que voou pela janela? Será que foi feitiço?
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER

É ASSIM MESMO

Morlock dispara seus foguetes! Uma explosão e tudo desmorona. Os Cloros apontam suas armas para Fuji e Lydia, que levantam os braços lentamente. Enquanto isso Cara-de-Cavalo faz novos amigos.
Conheça o Programa
livre
OS UNDER-UNDERGROUNDS

A GRANDE NOITE

Os Under-Undergrounds vão abrir o show da Reverberação, é o show da vida deles e Heitor não pode aparecer em público. Os Under-Undergrounds bolam um plano para Heitor poder tocar, mas a Agência estará acompanhando essa apresentação de perto.
Conheça o Programa
livre
A PANTERA COR-DE-ROSA

A PANTERA COR-DE-ROSA - EPISÓDIO 73

A Pantera Cor-de-Rosa foi inicialmente um personagem criado para fazer apenas uma introdução ao filme Pantera Cor-de-Rosa, deBlake Edwards, com Peter Sellers. O sucesso foi tão grande com crítica e público que, de personagem coadjuvante, passou a principal. Começou a ter uma série animada própria no ano de 1964 e teve mais de 100 episódios no total, tornando-se um dos personagens mais queridos da televisão e quadrinhos. Henry Mancini deu um toque extra no sucesso da animação: Uma trilha sonora característica e inconfundível, the pink panther theme! Acompanhe as aventuras da Pantera cor-de-rosa.
Conheça o Programa
livre
MANOS E MINAS III

SÍNTESE (2017)

Neste programa o Manos e Minas recebe o Síntese. Neto, que representa o rap do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, apresenta o seu novo trabalho - Trilha para o desencanto da ilusão volume 1"AMEM" - . Durante a entrevista, Neto que tem primos e irmão violeiro, fala sobre as suas influências musicais e o poder da palavra. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Dj Sophia. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - nosso videorreporter foi até Santos, litoral de São Paulo, conferir tudo o que rolou no Valongo Festival Internacional da Imagem.
Conheça o Programa
livre
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 270 - DEMOCRACIA

A DEMOCRACIA RECUOU EM TODO O MUNDO NA ÚLTIMA DÉCADA E, ATUALMENTE, MENOS DE 5 POR CENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVE EM REGIMES DEMOCRÁTICOS. EM 167 PAÍSES PESQUISADOS PELA REVISTA ECONOMIST, APENAS 19 FORAM CONSIDERADOS DEMOCRACIAS PLENAS. E SÓ EM 30 DELES EXISTE LIBERDADE DE IMPRENSA. OBSERVANDO-SE O LEVANTAMENTO NÃO HÁ COMO DEIXAR DE NOTAR A RELAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. OU SEJA, OS PAÍSES DE TRADIÇÃO DEMOCRÁTICA SÃO MAIS DESENVOLVIDOS E A POPULAÇÃO DESFRUTA DE MELHOR PADRÃO DE VIDA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 24/02/2018

Conheça o Programa
n
INSPIRA BB - III

INSPIRA BB - III - 30 - SELMA LEITE/ DOUGLAS LISBOA

livre
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO / JAMIL MALUF / NAHIM MARUN

livre
FIGURAS DA DANÇA 2014

ELIANA CAMINADA

Eliana Caminada começa sua carreira profissional como bailarina quando ingressa na década de 60 no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também dançou no Teatro Guaíra, na Companhia Brasileira de Ballet, no Grupo Raízes e na Companhia de Dança Rio. Caminada também desenvolveu trabalhos como coreógrafa, professora e pesquisadora. Deu aulas de balé clássico no Parque de Recreação Darcy Vargas, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Centro de Dança Rio, e entre outros, e como professora de disciplinas associadas à historicidade da dança na UniverCidade. Hoje é tida como referência na área.
Conheça o Programa
livre
CANAL TELEVISÃO - UM MORRO DO BARULHO

CANAL TELEVISÃO - GENTE BOA

APÓS CHECAR SE ESTÁ TUDO OK COM A ANTIGA LAN HOUSE DO COMUNIDADE, PERNINHA PERNINHA CONVOCA UMA REUNIÃO COM SEUS AMIGOS E ELES DECIDEM UTILIZAR ESSE ESPAÇO PARA UM BEM MAIOR, SÓ FALTA CONVENCER SEU JOÃO QUE ESSA É UMA BOA IDEIA.
Conheça o Programa
12
NÓIS POR NÓIS

NÓIS POR NÓIS - PGM 02

Todos muito preocupados com o desaparecimento de Café, começam ir atrás dele.
Conheça o Programa
14
O NÓ DO DIABO

O NÓ DO DIABO 02 - II 1987

Sebastião e Joana chegam à fazenda em busca de emprego e se veem no meio de acontecimentos estranhos
Conheça o Programa
16
O MILAGRE DE SANTA LUZIA

AMAZAN E LULA DO ACORDEON

A série de TV O Milagre de Santa Luzia revela, por meio de um mergulho profundo no universo da sanfona, um Brasil diverso e riquíssimo culturalmente. São 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit, que também assinou a direção do longa-metragem homônimo que deu origem à série. A ideia do documentário, por sua vez, nasceu do projeto O Brasil da Sanfona, de Myriam Taubkin, cujo material, tanto de pesquisa como de imagens, foi amplamente usado nos programas. Além da direção e da linguagem documental, outra ‘herança’ do filme é a condução sensível e cativante do mestre Dominguinhos, o maior sanfoneiro do Brasil. Ele apresenta personagens e lugares inesquecíveis, do extremo sul ao nordeste, passando pelos centros urbanos, o interior paulista e o remoto sertão do centro-oeste, e traz ao conhecimento do espectador elementos raros da cultura de todo o país. A sanfona, por ser um Instrumento fundamental da música regional, mas por ser usada também em orquestras e na música popular das grandes capitais, aparece como elemento perfeito para contemplar essa diversidade e riqueza, e desvendar os tantos brasis que compõem o Brasil. Amazan e Lula do Acordeon Muito se ouve falar dos grandes sanfoneiros das diversas regiões do país, mas poucos sabem alguma coisa a respeito do processo de fabricação e afinação desse caro e complexo instrumento. Neste programa, a série o Milagre de Santa Luzia visitou a fábrica Letticce, em Campina Grande, fundada e administrada pelo cantor e sanfoneiro Amazan, e, em Recife, a oficina de Lula do Acordeon, que, além de instrumentista, é um exímio afinador de sanfonas. Na Fábrica Lettice, além de mostrar cada etapa do processo de fabricação do instrumento, Amazan falou sobre os obstáculos que enfrentou e ainda enfrenta na construção e manutenção da fábrica, a única em atividade no Brasil. Antes de montá-la, inclusive, foi, na cara e na coragem, à Itália, onde ficam as melhores fábricas do mundo, atrás de informações e segredos que pudessem lhe ajudar a fazer um instrumento ‘top de linha’. Sonho realizado, Amazan, neste programa, mostra ao público o resultado de seu esforço. Lula do Acordeon, em sua oficina, mostrou diferentes tipos de sanfona, como e por que elas desafinam, e a sensibilidade necessária ao ofício da afinação, que exige muito mais do que a simples aplicação da técnica. Falou também sobre a importância do instrumento para a cultura nordestina e os motivos que o fizeram parar de tocar e dedicar-se exclusivamente às atividades de afinação e conserto.
Conheça o Programa
livre
O MILAGRE DE SANTA LUZIA - 2ª TEMPORADA

SÉRGIO KRAKOWISKI

Começou a tocar pandeiro aos 15 anos de idade, aprendendo informalmente com amigos e depois se tornou um autodidata. Logo passou a frequentar as rodas de choro da Lapa, onde adquiriu muito de seu conhecimento musical. Graduou-se em Matemática Pura, ingressando seguidamente no Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2005 ingressou no Doutorado em Computação Musical, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), cursando parte deste em Paris. No doutorado apresenta uma tese pioneira que utiliza o ritmo como interface entre o músico e o computador, desenvolvendo sistemas em tempo real que interagem a partir do som do pandeiro, de forma a criar novas formas de expressão musical, adquirindo características que não podem ser encontradas em sistemas existentes no mercado.
Conheça o Programa
livre
RODA VIVA

RICARDO BARROS

Conheça o Programa
livre
VOX POPULI

BRUNO GIORGI

O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE A BIENAL DE ARTE DE 1953,SEUS TRABALHOS,PERIODO NA PRISAO NA ITALIA,AMIZADE COM O ESCULTOR VICTOR BRECHERET;PERGUNTA DO FUNCIONARIO PUBLICO JOEL NAVARRO FALA SOBRE A PROFISSAO DE ESCULTOR;PERGUNTA DO ESTUDANTE OLIMPIO A. PEREIRA NETO SOBRE INFLUENCIAS NA SUA OBRA;PERGUNTA DO DIRETOR DO MASP PIETRO MARIA BARDI FALA SOBRE O INCENTIVO DO MASP AOS ESCULTORES;PERGUNTA DA ESTUDANTE MARCELA SION SOBRE OS MOMENTOS MARCANTES NA CARREIRA;PERGUNTA DO MARCHAND DE ARTE JOAO.C.DOVICCHI SOBRE RECONHECIMENTO;PERGUNTA DO ENGENHEIRO RONALDO MATTAR SOBRE A CARREIRA DE ARTISTA PLASTICO;PERGUNTA DA ESTUDANTE RENATA AMORIM SOBRE AS PEDRAS BRASILEIRAS PARA O TRABALHO DE ESCULTURA; 2.PARTE DO PROGRAMA N.311 ENTREVISTA COM O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE A FAMILIA,IMIGRACAO; 3.PARTE DO PROGRAMA N.311 ENTREVISTA COM O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE GRANDES TRABALHOS;PERGUNTA DO CRITICO DE ARTE JACOB KLINTOWITZ SOBRE O TRABALHO METORO QUE ESTA EXPOSTO EM BRASILIA;PERGUNTA DE SONIA SCAFF SOBRE AS ARTES PLASTICAS NO BRASIL; PERGUNTA DO ESTUDANTE PAULO.A.DIEBE FILHO SOBRE A PRISAO NA ITALIA; APRESENTACAO HERODOTO BARBEIRO
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A PAUTA ESQUECIDA - PRIMEIRA PAGINA

Para Jorge da Cunha Lima, a pressa que caracteriza o mundo moderno contamina as instituições, entre elas a imprensa. Com a velocidade imprimida aos processos de informação, é natural que o formato e a ética das notícias sofram mutações consideráveis. A imprensa escrita foi influenciada pela velocidade com que as notícias transitam, mas ainda conserva um caráter analítico e investigativo que exige dos repórteres e dos editores o exercício do pensamento, para analisar, e o exercício do trabalho, para investigar. Mesmo quando o noticiário é prejudicado pelo imediatismo e pela emoção, causa de tantos equívocos, os editoriais e as dezenas de artigos publicados por dia nos remetem a uma interpretação, justa ou injusta, bem elaborada ou mal composta, das notícias. Já a imprensa eletrônica, cujo modelo foi criado e expandido pelos telejornais da NBC, em seu começo, e pela cobertura contínua da CNN, mais recentemente, submete-se incondicionalmente à velocidade sem reflexão. Por duas razões. Primeiro, porque a notícia está aí, acontece. Onde quer que aconteça, a câmera digital está presente para colher o instante. E como colhe o que importa e o que não importa, fica ao arbítrio do editor pôr no ar o que lhe parece mais interessante. Mas o que o editor põe no ar não é necessariamente o que interessa à sociedade, em geral, ou ao telespectador, em particular. Vai para o ar o que o mercado exige, o que produz emoção e o que produz audiência. Vai para o ar o que interessa ao poder. Esse mérito de informar o tempo todo o que acontece em toda parte acaba prejudicado pelo fato de que o noticiário empanturra o cidadão de meias informações, meios conhecimentos e meias verdades, fazendo com que o pobre telespectador desista de qualquer reflexão. Não há proposição reflexiva, há imposição cognitiva. Por isso mesmo os telejornais são tão parecidos uns com os outros em sua característica comum de informar muito, muito depressa e sem deixar espaço para a compreensão.
livre