Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Próximas atrações ao vivo

TÁ CERTO? - II

TÁ CERTO? - II - 96

Warley recebe GEISINHA, VALÉRIO e EDWIRGES, que fazem muita trapalhada junto com Tosco, Dante e Stela enquanto tentam acertar as respostas do game.

Conheça o Programa
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 17/12/2018

Conheça o Programa
RODA VIVA

SÉRGIO SÁ LEITÃO (2018)

Conheça o Programa
CAFÉ FILOSÓFICO 2018

A NEUROLITERATURA

Série Emblemas literários do presente CF 29: A Neuroliteratura O crítico literário Paulo Werneck nos mostra como na produção literária contemporânea os temas da medicina capturaram os romances, produzindo escritores que se apropriam dos saberes médicos, como também relatos médicos passaram a ser romanceados. Esta tendência o crítico norte-americano Marco Roth denominou de neuroliteratura ou neuroromance, que trazem narrativas de personagens com algum distúrbio neuropsiquiátrico, patologias da mente precisamente descritas. Mas se a literatura expressa tensões e crises de cada tempo, o que este casamento entre a ciência médica e a literatura nos revela de nossos dias?

Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 306 - BEM ESTAR E FELICIDADE

A PERGUNTA COMEÇOU A SER FEITA NA ANTIGUIDADE E O FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES FOI UM DOS PRIMEIROS A SE DEBRUÇAR SOBRE A QUESTÃO: O QUE TRAZ FELICIDADE ÀS PESSOAS? MAIS TARDE, AO LONGO DOS SÉCULOS, PENSADORES FRANCESES, ALEMÃES E OUTROS TAMBÉM TRATARAM DO ASSUNTO, COMO DESCARTES E KANT. NO MUNDO ATUAL, COM OS DADOS DAS PESQUISAS, PSICÓLOGOS E FILÓSOFOS DISPÕEM DE MAIS RECURSOS PARA SABER O QUE SE PASSA NA CABEÇA DAS PESSOAS E O QUE AS FAZ MAIS FELIZES. ALGUNS ACREDITAM QUE A FÓRMULA MÁGICA ESTÁ EM TRÊS FATORES: DINHEIRO, AFETO E SAÚDE. PARA OUTROS, O IMPORTANTE É A RELIGIÃO E AS AMIZADES. AO LONGO DESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VAMOS TRATAR DE TODOS ESSES PONTOS DE VISTA E ESPERAMOS APRESENTAR ALGUMAS CONCLUSÕES.

Conheça o Programa
ENSAIO

GONZAGUINHA

ACOMPANHADO DE FUBA' NO TRIANGULO, E NENE NA ZABUMBA, GONZA- GUINHA CONVERSA COM FERNANDO FARO E APRESENTA ALGUNS DE SEUS SUCESSOS, COMO "GRITO DE ALERTA" E "LINDO LAGO DO AMOR", ALEM DE GRANDES SUCESSOS CLASSICOS DE SEU PAI, GONZAGAO, CO- MO "BAIAO", "RESPEITA JANUARIO" E "QUI NEM JILO". GONZAGUINHA RELEMBRA SUA INFANCIA NO MORRO DE SAO CARLOS, EPOCA EM QUE OUVIA MUSICAS DE NOEL ROSA, LUPICINIO RODRIGUES E JAMELAO. FALA DE SEUS PAIS ADOTIVOS, DO PAI "REI DO BAIAO" E DE SUA MAE, QUE ERA CROONER DE ORQUESTRA E TEVE UMA TRAGI- CA MORTE. PARTICIPACAO NOS FESTIVAIS, A GRAVACAO DO PRIMEIRO DISCO, EM 1966, E OS PROBLEMAS QUE TEVE COM A CENSURA, QUAN- DO VARIAS DE SUAS MUSICAS FORAM VETADAS, TAMBEM SAO CITADOS NO PROGRAMA. “No dia 29 de abril de 2012 completam 21 anos do dia de sua morte. Em lembrança a este grande nome da MPB o Ensaio reprisa o programa gravado em 1990, 6 meses antes do seu falecimento. Nesta ocasião o artista lembra o início da carreira, o tempo da ditadura, a censura e seus grandes sucessos como “Explode Coração” e “Começaria Tudo Outra Vez”. Lembra a relação com o pai Luiz Gonzaga, relembra sua infância no Morro de São Carlos, época em que ouvia Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa e Jamelão. Participação nos Festivais, a gravação do primeiro disco em 1966 e os problemas que teve com a censura, quando várias de suas músicas foram vetadas, também são assuntos citados no programa.”

Conheça o Programa
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 17/12/2018

Conheça o Programa
PROGRAMA PANORAMA

PROGRAMA PANORAMA - 17/12/2018

Conheça o Programa
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 344 - 16/12/2018

NO METRÓPOLIS DE HOJE, A ESTREIA DE MOGLI, NOVO FILME DE ANDY SERKIS, NA NETFLIX. MAIS UM HERÓIS DOS QUADRINHOS CHEGA AOS CINEMAS: AQUAMAN. E TAMBÉM UMA ENTREVISTA COM O DIRETOR M.NIGHT SHAYAMALAN. TEM LITERATURA, COM O FENÔMENO DA AUTOPUBLICAÇÃO. TEATRO, COM A NOVA MONTAGEM DE RODA VIVA, DO GRUPO OFICINA. E A EXPOSIÇÃO DE ROSANA PAULINO NA PINACOTECA. PRA COMPLETAR, MÚSICA AO VIVO NO ESTÚDIO COM TOM ZÉ E BANDA, COMEMORANDO 50 ANOS DO ÁLBUM "GRANDE LIQUIDAÇÃO".

Conheça o Programa