Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Próximas atrações ao vivo

JC DEBATE

JC DEBATE - 15/12/2015 - CIDADÃO SALVA

PARA FALAR SOBRE O TREINAMENTO DO CIDADÃO COMUM EM CASOS DE EMERGÊNCIAS, RECEBEMOS SÉRGIO TIMERMAN - DIRETOR DO LABORATÓRIO DE TREINAMENTO EM EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES, DO INSTITUTO DO CORAÇÃO./ E TAMBÉM O CAPITÃO MARCOS PALUMBO, PORTA-VOZ DO CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO./

Conheça o Programa
CASTELO RA-TIM-BUM

CASTELO RA-TIM-BUM 33

NINO A CORDA E NAO SABE QUE FANTASIA VAI USAR NO GRANDE BAI- LE DE FANTASIAS DE CARNAVAL DO CASTELO. DR. VICTOR ESTA PREO CUPADO POIS O LOBO MAU FUGIU MAIS UMA VEZ DO ZOOLOGICO. NINO ESCUTA O TIO FALAR DE LOBO E ACHA QUE ELE VAI SE FANTASIAR DE LOBO. DR. VICTOR SAI. NINO ESTA NERVOSO POIS NAO SABE QUE FANTASIA VAI USAR. AS CRIANCAS CHEGAM E A SENHA E CANTAR UMA MUSICA DE CARNAVAL. NINO NAO QUER IR AO BAILE. O LOBO MAU CHEGA E TODOS ACHAM QUE ELE E O DR. VICTOR. BONGO CHEGA FAN- TASIADO DE SACI. TODOS TENTAM AJUDAR O NINO A ENCONTRAR UMA FANTASIA. AS CRIANCAS LEEM O JORNAL E DESCOBREM QUE O LOBO MAU NAO E O DR. VICTOR. ELE CHEGA E DIZ QUE MAIS TARDE VAI LIGAR PARA O ZOOLOGICO AVISANDO QUE O LOBO MAU ESTA NO CASTE LO, MAS ANTES VAI DEIXAR O LOBO CURTIR O BAILE. O BAILE COME CA. QUADROS: - PORQUE SIM (PESSOAS NAO GOSTAM DE BARULHO) - DIRECAO: NEY MARCONDES, ARCANGELO MELLO E MARCELO TAS / TRILHA: HELIO ZISKIND / TEXTO: MARCELO TAS / ELENCO: MARCELOS TAS; - MUSICA DE TODO O MUNDO (AFRICA) - DIRECAO: FLIP FILMES / TRILHA: ANDRE ABUJANRA; - BRUXA (CARMEM MIRANDA) - DIRECAO: ELIANA FONSECA / TEXTO: FLAVIO DE SOUZA / TRILHA: LULU CAMARGO / ELENCO: ROSI CAM- POS E LUCIANO OTTANI; - COMO SE FAZ (INSTRUMENTOS DE PERCUSSAO) - DIRECAO: RENATO FERNANDES / TRILHA: WANDI DORATIOTTO; - CABINE ( MARCHAS DE CARNAVAL) - DIRECAO: REGINA RHEDA.

Conheça o Programa
COCORICÓ III

COCORICÓ III - 167 - MUITOS CARNAVAIS

JÚLIO TENTA FAZER UM BAILE DE CARNAVAL SURPRESA PARA SEUS AVÓS E, PARA AJUDÁ-LO, CONVOCA SUA TURMINHA. O PATO TORQUATO TENTA ESTRAGAR A FESTA E JÚLIO E SUA TURMA PERCEBEM QUE NÃO SÃO TÃO ESPERTOS COMO IMAGINAVAM.

Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA III

QUINTAL DA CULTURA III - ABERTURA III - 252 - DRIVE THRU

QUINTAL DA CULTURA III - ABERTURA III - 252 - Drive Trhu Ludovico está no drive-thru; Osório faz seu pedido e ganha um controle-remoto para que o Quintal comece. Roteiro: Antonio Arruda e Regina Negrini Personagens: Ludovico e Osório

Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA III

QUINTAL DA CULTURA III - CHÁ COM CHARADAS - III - 18

QUINTAL DA CULTURA III - CHÁ COM CHARADAS - III - 18 Doroteia, Ludovico e Osório tomam chá e contam charadas! CHARADAS O que e o monte de pontinhos coloridos na praia? Um arrastão de jujubas O que é o que é, como é que se pesca peixe pela internet? pela rede O que é o que é, entra na boca da gente todos os dias e a gente não come? a colher

Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA III

QUINTAL DA CULTURA III- LIBRAS III - ESTÁ NA HORA DO JANTAR

QUINTAL DA CULTURA III - LIBRAS III - ESTÁ NA HORA DO JANTAR DORO LUDO, OSÓRIO E A CRIANÇA SURDA ENSINAM COMO FALAR: "ESTÁ NA HORA DO JANTAR" NA LÍNGUA DE SINAIS.

Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA III

QUINTAL DA CULTURA III - RAP DA MINHOCA 05 - BRINQUEDO

QUINTAL DA CULTURA III - RAP DA MINHOCA 05 - BRINQUEDO Sinopse: Mc Minhoquias canta um Rap sobre a importância de doarmos os brinquedos antigos e os que não brincamos mais. Personagens: Minhoquias Roteiro: Elton Mattos

Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA III

ERA UMA VEZ NO QUINTAL - A SUPER VOVÓ - EPISODIO 01 - EP 01

Quintal da Cultura III - Era uma vez no Quintal - A super vovó - Episódio 01 O vilão conhecido como Dr. Espirro se disfarça de cozinheiro e invade a Base Terráquea da Federação Intergaláctica do Bem. Seu objetivo é roubar uma "arma" que está trancada na Sala Blindada. Enquanto isso, uma simpática velhinha chega ao Quintal e comove a todos, pois perdeu a memória e não se lembra onde mora, nem mesmo o próprio nome. O que estas duas histórias têm em comum? Descubra no primeiro episódio de A Super Vovó! ROTEIRO: Elton Mattos PERSONAGENS: DOROTEIA; LUDOVICO; MINHOQUIAS; QUELÔNIO; VOVÓ; HOMEM SONECA; COZINHEIRO(DR.ESPIRRO); COMANDANTE (OFF)

Conheça o Programa
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 08/02/2016

Conheça o Programa
RODA VIVA

FAFÁ DE BELÉM

Conheça o Programa
METROPOLIS

METRÓPOLIS 2016 - DOMINGO 195 - 07/02/2016

SESSÃO DE TERAPIA EM PLENO PALCO. FLÁVIA GARRAFA FAZ UMA PSICÓLOGA CHEIA DE PROBLEMAS NA COMÉDIA "FALE MAIS SOBRE ISSO". VOCÊ TAMBÉM VAI VER AS NOVAS EXPOSIÇÕES DO MUSEU AFRO. E AS ESTREIAS DO CINEMA. O REGRESSO, COM LEONARDO DI CAPRIO E DOZE INDICAÇÕES AO OSCAR É O DESTAQUE.

Conheça o Programa
CULTURA LIVRE

CULTURA LIVRE 223

223 - EMICIDA/ MAGLORE/ BIXIGA70 O Cultura Livre começa 2016 relembrando os melhores momentos da nossa quinta temporada. No quinto programa desta série, Roberta Martinelli recebe Emicida, Maglore e Bixiga70.

Conheça o Programa
JC DEBATE

JC DEBATE - 15/12/2015 - CIDADÃO SALVA

PARA FALAR SOBRE O TREINAMENTO DO CIDADÃO COMUM EM CASOS DE EMERGÊNCIAS, RECEBEMOS SÉRGIO TIMERMAN - DIRETOR DO LABORATÓRIO DE TREINAMENTO EM EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES, DO INSTITUTO DO CORAÇÃO./ E TAMBÉM O CAPITÃO MARCOS PALUMBO, PORTA-VOZ DO CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO./

Conheça o Programa
JORNAL DA CULTURA

JORNAL DA CULTURA - 08/02/2016

Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA

MATÉRIA DE CAPA 180 - ANIMAIS E HUMANOS

AFINAL, OS ANIMAIS TEM SENTIMENTOS, EMOÇÕES, SÃO CAPAZES DE RACIOCINAR E DE DEMONSTRAR AFETO? ATÉ QUE PONTO ELES PODEM TOMAR DECISÕES BASEADAS NO RACIONÍNIO LÓGICO? EM LIVRO RECENTE LANÇADO NOS ESTADOS UNIDOS, O PESQUISADOR CARL SAFINA. DESAFIA CONCEITOS ANTIGOS E DEFENDE QUE O HOMEM NÃO É ASSIM TÃO SUPERIOR AOS ANIMAIS COMO SEMPRE SE ACREDITOU, DESDE OS PRINCÍPIOS DA HISTÓRIA. NESSE LIVRO, ELE LEVANTA QUESTÕES COMO: QUEM TOMA MAIS DECISÕES IRRACIONAIS, QUEM PROMOVE A INSANIDADE E DEIXA DE UTILIZAR O ÓRGÃO MAIS SOFISTICADO PRODUZIDO PELA NATUREZA, QUE É O CÉREBRO. NÃO SÃO OS ANIMAIS, CERTAMENTE. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA À SUPERIORIDADE DOS ANIMAIS SOBRE OS HUMANOS, EM CERTOS ASPECTOS.

Conheça o Programa
ENTRELINHAS

ENTRELINHAS 260

Adriana Falcão: O programa entrevista a escritora carioca, que é roteirista da série A Grande Família, da Rede Globo, e também colaborou na adaptação de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e Comédia da Vida Privada, com versões para a TV da s crônicas de Luis Fernando Verissimo. Nesse bate-papo com o Entrelinhas, Adriana Falcão fala de seu trabalho com cinema e de como se especializou na arte literária de escrever diálogos. Antoine de Baecque: O Entrelinhas exibe entrevista, feita em Paris, com o crítico de cinema que foi editor dos Cahiers du cinéma (célebre publicação dos cineastas da nouvelle vague) e que recentemente esteve no Brasil para lançar o livro Cinefilia – no qual mostra como a paixão pelo cinema marcou gerações de intelectuais e escritores entre o fim da Segunda Guerra e as revoluções contraculturais de maio de 1968. Andrei Tarkovski: Filho do poeta Arseny Tarkovski, o cineasta russo Andrei Tarkóvski adaptou diversos romances para o cinema e criou filmes cheios de metáforas visuais. O programa mostra as relações estreitas do cineasta com a literatura, em matéria que inclui depoimento de Antoine de Baecque, para quem Tarkóvski concebia o cinema com autêntica “lógica poética”.

Conheça o Programa
BRASIL ELEITOR

BRASIL ELEITOR 593 - RETROSPECTIVA 2015 - Nº 04

No penúltimo programa da Retrospectiva 2015 do “Brasil Eleitor” você revê reportagem que explica porque Brasília, a capital do país, não tem prefeito. E as cidades que compõem o Distrito Federal também não têm representantes do executivo. Mesmo assim, nas eleições para prefeito deste ano, os cidadãos do DF vão trabalhar durante o pleito. Entenda o motivo! Tem cidadania! Servidores do TRE de Alagoas participaram de curso para aprender a linguagem dos sinais. O conhecimento vai permitir um atendimento mais eficaz aos eleitores surdos. Tem também solidariedade! Servidores da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte se reuniram em 2015 para ajudar crianças que lutam contra o câncer. Reveja essa mobilização que ajudou tanto as famílias como as crianças doentes. E o passeio na residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília, no quadro “A Palavra É”. Vale a pena rever essa matéria. Confiança! Pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral mostrou que 80% dos entrevistados aprovaram a prestação de serviços do TSE e dos Tribunais Eleitorais dos Estados. Confira outros dados da pesquisa. E o programa encerra com o depoimento do cantor Roger, vocalista do Ultraje a Rigor. O cantor recebeu a equipe do Brasil Eleitor no camarim, minutos antes de subir ao palco em Belo Horizonte. O bate papo foi sobre política, educação e rock brasileiro. Não perca!

Conheça o Programa