Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Nesta quarta-feira (26/9), o De Olho na Educação aborda o tema Transição Município Estado. Um dos principais problemas encontrados na Educação é a passagem do Ensino Fundamental I para o II. Isso acontece porque a maioria dos alunos deixam as escolas municipais e entram na rede estadual. De acordo com educadores, essas são instituições com culturas totalmente diferentes, o que deixa os estudantes desnorteados. Outra mudança é a do professor. Agora, não existe apenas um mentor para lecionar todas as matérias, mas sim um para cada disciplina. Para falar sobre o assunto, a edição recebe Francisco Carbonari, membro do Conselho Estadual de Educação. O programa vai ao ar antes do Jornal da Cultura, às 20h55, na emissora, no site, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Sobre o programa

Exibida de segunda a sexta-feira, logo antes do Jornal da Cultura, a faixa segue a cada dia uma pauta, com reportagens especiais e entrevistas mostrando especificidades das questões que envolvem o ensino no País. Os aspectos abordados vão desde a pré-escola até as universidades, incluindo a capacitação dos professores, as avaliações estudantis, a Base Nacional Comum Curricular, a infraestrutura, o suporte para pesquisas científicas e tecnológicas e o retrato do ensino técnico. O objetivo é despertar no eleitor a atenção para o tema e disponibilizar à população informações necessárias para compreender e analisar as propostas dos candidatos para a área, considerada essencial para o desenvolvimento nacional. Com a presença na bancada de um especialista por edição, o programa também aborda exemplos internacionais de países que superaram crises investindo pesadamente na estruturação das escolas, na transferência de conhecimento e na criatividade de sistemas modernos de aprendizado.