Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

O jornalista Marcelo Tas participa do Momento Papo de Mãe nesta segunda-feira (10/9) para falar sobre o tema Meu Filho é Trans. Uma vez que o assunto ainda é tido como tabu principalmente devido à falta de informações, as apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem também o psicólogo e psicanalista Reinaldo Lobo para esclarecer dúvidas. A atração vai ao ar em dois horários, às 11h45 e às 17h45, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Digital e no YouTube.

Marcelo Tas é pai de Luc, que é transexual, e conta como foi esse processo: “é uma coisa que acontece ao longo do tempo. Então, a primeira questão foi a homossexual. Ela começou a ter relações com pessoas do mesmo sexo e também com meninos (...) Depois chegou a questão da identidade, que pra mim, a questão trans ela não tem nada a ver com sexualidade - é bom a gente entender isso -, mas ela tem a ver com identidade, com a pessoa se identificar com outro gênero”. Tas também comenta de que forma lidou com a situação da transição: “é bom dizer que isso não é fácil. É uma grande transformação, uma notícia importante na vida da gente, que eu procurei tratar de um jeito muito simples, que é através do afeto. Que é olhar para o seu filho e perceber que ele é a mesma pessoa. E quem me deu essa dica foi a minha filha mais nova, a Clarice”.

O psicólogo e psicanalista Reinaldo Lobo também fala sobre a questão da identidade. O médico explica que, muitas vezes, a pessoa se sente presa em uma representação dela mesma, que é falsa. E que seu desejo é apenas se tornar quem ela é por dentro. No programa, Tas e Reinaldo também falam sobre outros assuntos relevantes, como preconceito, violência, os conflitos psicológicos e a importância do apoio dos pais.