Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Neste domingo (9/9), o Café Filosófico recebe o historiador Leandro Karnal para finalizar a série Grandes Intérpretes para questões do século XXI. Na palestra, ele fala sobre o diálogo da segurança e do efêmero, presente nos estudos de Bauman. O encontro reflete sobre o pensador e a releitura do mal estar da civilização de Freud. Entre os pensamentos dos autores, Karnal aborda o poder destruidor da guerra e o de um novo ethos dado pela internet. O programa vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Nascido na Pôlonia, Zygmunt Bauman utiliza-se do conceito de Modernidade Líquida em sua filosofia como forma de explicar os processos das relações sociais na atualidade. Em meio a tantos caminhos possíveis, a vontade da segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do individualismo que se exibe a todo instante em redes.

Como pensar o instantâneo que aspira ao total e à permanência do efêmero? Como repensar a memória da barbárie declarada e objetiva das guerras em meio à sutileza de outra destruição, a do homem individual e livre? É sobre isso que fala o historiador Leandro Karnal nesta edição do Café Filosófico, e afirma que a vontade de segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do nosso individualismo.

Sobre a série

A realidade parece ter se agigantado e proliferado por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos e estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isso, sob a curadoria do historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, a série traz especialistas como Leandro Karnal, Vladimir Safatle e Renato Janine Ribeiro para nos ajudarem a observar os impasses contemporâneos a partir dos olhares de grandes intérpretes.