Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Adriane Sanseverino
Adriane Sanseverino

O Roda Viva desta segunda-feira (6/8) entrevista o escritor e cartunista Ziraldo. Na edição já gravada, ele fala sobre sua carreira, seus vários livros de literatura infantil e os personagens ilustres que criou, como O Menino Maluquinho. Com apresentação de Ricardo Lessa, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Ziraldo é cartunista, jornalista, escritor, desenhista, chargista, pintor, cronista e dramaturgo brasileiro. Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, sua trajetória teve início no jornal Folha da Manhã, passando depois para a revista O Cruzeiro – trabalho que obteve grande prestígio na época. Em 1960, lançou a revista em quadrinhos A Turma do Saci Pererê, a primeira com uso de cores no Brasil.

Entre seus grandes trabalhos está o lançamento da revista O Pasquim, obra que fazia forte crítica à ditadura militar. Teve tiragem inicial de 20 mil exemplares, passando a 200 mil em seu auge. Ziraldo também é reconhecido internacionalmente pelo livro O Menino Maluquinho, lançado em 1980. O trabalho teve tanto sucesso que foi adaptado para cinema, quadrinhos, teatro e televisão, além de ter sido traduzido para outras línguas, tornando-se um dos maiores fenômenos literários do Brasil.

Em 2008, o cartunista recebeu o VI Prêmio Ibero Americano de Humor Gráfico Quevedos, concedido devido à sua importância social e artística.

Na bancada de entrevistadores estão Alcy Linares, cartunista; Carlos Ruas, cartunista; Paulo Ramos, jornalista e professor de letras da Unifesp; Claudius Ceccon, cartunista, arquiteto e diretor-executivo do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP); e Ricky Goodwin, jornalista e especialista em desenho de humor. Nesta edição, além de ficar responsável pelas tradicionais charges do programa, o cartunista Paulo Caruso também faz suas perguntas ao entrevistado.