Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Neste domingo (24/6), a TV Cultura continua a série Pílulas e Palavras, do Café Filosófico, com a palestra Os sócios de Deus. Na atração, o psicólogo e psiquiatra Alfredo Simonetti fala sobre os tratamentos médicos e a relação do profissional da saúde com os pacientes no mundo atual. Apresentado por Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, o programa vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no app Cultura Digital.

O avanço da tecnologia contribui consideravelmente com os tratamentos da medicina. Entretanto, tanta evolução também faz com que as relações entre médicos e pacientes sejam cada vez mais impessoais e, até mesmo, desumanizadas.

“A posição do médico em relação ao paciente já não é mais a mesma”. A frase de Alfredo Simonetti significa que o paciente também é protagonista na evolução das relações com o médico. Segundo o psiquiatra e psicanalista, as pessoas têm muito mais informações e chegam preparadas a uma consulta médica nos dias de hoje, o que colabora para a mudança de relacionamento entre profissional e paciente. Como resolver, então, essa questão paradoxal? Na palestra, Simonetti procura fazer reflexões sobre esse e outros pontos.

Sobre a série Pílulas e Palavras

Parece inegável que há uma “vivência contemporânea” das velhas angústias humanas. Mais inegável ainda é a existência de “remédios contemporâneos” para essas vivências. Quem se coloca na posição de paciente, se debatendo com os sintomas do nosso tempo, delega aos clínicos a responsabilidade pela “cura“ de seu sofrimento. Mas o que podem a psiquiatria, a psicanálise e as psicoterapias com suas pílulas e palavras? Refletir sobre isso é a proposta desta série do Café Filosófico.