Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Nadja Kouchi
Nadja Kouchi

O Persona em Foco desta semana recebe uma personalidade cujo trabalho nas artes cênicas carrega profundamente as marcas de uma história intensa. Nesta quarta-feira (16/5), a atriz Bárbara Paz conta aos entrevistados e ao público do programa sua trajetória de vida e sua carreira no teatro, cinema e televisão. Vai ao ar às 23h15, na TV Cultura, YouTube e aplicativo Cultura Digital.

Entrevistada pelo ator e produtor do grupo Parlapatões, Raul Barreto, e pelo diretor teatral Roberto Lage, Bárbara inicia o programa contando um pouco de sua essência, formada por uma história dura, mas ao mesmo tempo regada à fantasia. Quando ela nasceu, sua mãe ficou muito doente e, entre noites de insônia causadas pela dor, contava à filha ainda criança memórias que despertavam sua imaginação. Por isso, embora triste, para a atriz sua infância “foi uma preciosidade”.

Após a morte da mãe, e tendo em mente seus ensinamentos de que valia a pena gostar da vida e pensar no futuro, ela decidiu deixar sua cidade Natal – Campo Bom (RS) – para se aventurar em São Paulo, que a abraçou com todos os seus encantos e fascínios. É nessa grande metrópole, precisamente na Escola de Teatro Macunaíma, que ela encontrou os palcos pela primeira vez e descobriu o seu lugar.

No mesmo ano em que se inscreveu na Escola, em 1992, a atriz sofreu um acidente de carro trágico, que lhe rendeu quase 500 pontos na face. No Persona em Foco, ela conta esse episódio com mais detalhes, e outros que aconteceram neste marcante período de sua vida.

O programa ainda relembra os importantes grupos de teatros do cenário paulista dos quais ela participou, a grande oportunidade que recebeu ao participar do reality show Casas do Artistas, sua ida a TV Globo, a relação que teve com o cineasta Hector Babenco e seu projeto no cinema.