Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Neste domingo (6/5), o psicanalista italiano Contardo Calligaris discute a civilização brasileira no Café Filosófico. Ao longo programa, ele discorre sobre as particularidades de cultura e comportamento da sociedade, abordando desde a persistência da herança escravocrata até a corrupção política. Apresentada por Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, a edição exibe a palestra Hello, Brasil!, que vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Contardo Calligaris chegou ao Brasil no fim da década de 80. Na época, começou a fazer uma série de anotações pessoais a fim de descobrir porque tinha sido seduzido pelo País a ponto de se estabelecer aqui.

Ao fazer sua autoanálise para tentar responder à pergunta, Contardo acabou colocando o Brasil no divã. Essa “sessão de psicanálise” trouxe um diagnóstico do comportamento do brasileiro, apontando o fato de que os fantasmas do início da formação de nosso país continuam presentes até hoje em cada um de nós, em nossa personalidade enquanto povo.

Contardo ainda questiona no Café Filosófico se somos de fato um povo cordial e amigável. Também fala sobre a origem do famoso “jeitinho” brasileiro e analisa porque sustentamos a crença de que o Brasil é o país do futuro.