Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Seu bebê já vai para a creche ou para a escolinha? Você notou alguma mudança no comportamento dele? No Momento com o Especialista desta semana, o doutor José Martins Filho responde a dúvida de uma telespectadora e dá dicas sobre como lidar com esta situação.


Tenho um bebê de 2 anos, o Eduardo. Ele começou a ir à creche e teve mudanças no seu comportamento, agora ele está mais agressivo, chora por tudo e só quer ficar no colo, tudo dele agora é "não quero". O que devo fazer nesta situação?

- Nathalia Monique

RESPOSTA: Esta reação pode ser normal. Deve ter um bom apego com você e com a família e estranha a creche. Isto é transitório e deve fazer uma transição suave e progressiva. Eu recomendo conversar, mostrar que você vai estar lá na hora da saída e também, muitas vezes, ajuda um começo suave, indo à creche nos primeiros dias e semanas, ficando com ele, saindo um pouco e dizendo que vai voltar logo e voltar, para ele começar a confiar que não vai ser abandonado. É comum que crianças fiquem agressivas e com medo de serem abandonadas e reajam. Faça essa progressiva adaptação e não perca a calma e nem a paciência.

- Dr. José Martins Filho


Confira outras dicas sobre a relação família/creche no Momento Papo de Mãe.