Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Muitas mulheres que amamentam têm dúvidas sobre o banco de leite e até gostariam de doar, mas nem sempre sabem como isso pode ser feito. A doação pode sim salvar vidas, principalmente de bebês prematuros que estão internados. No Momento com o Especialista desta semana, o Dr. Roberto Jaguaribe fala sobre o assunto.


Tive minha primeira filha especial, o que dificultou a amamentação. Hoje tenho mais uma princesa de 1 ano e 3 meses que mama no peito alternando com a alimentação. Nesta fase, o banco de leite aceita doações ou apenas nos primeiros meses da criança? O leite permanece com a mesma porção de nutrientes durante todo o período de amamentação?

- Mariana Lopes

Resposta: Olá, Mariana! Os bancos de leite aceitam doações em qualquer fase. O leite materno é ideal para alimentação do bebê até os 2 anos de vida. Por isso a Organização Mundial de Saúde recomenda o Aleitamento Materno Exclusivo até os 6 meses de vida e a amamentação associada a alimentos até os 2 anos ou mais. Você pode encontrar a lista de bancos de leite aqui: https://goo.gl/oJe8VE.

É importante que você esteja saudável, não use medicamentos que contraindiquem a doação e esteja disposta a ordenhar e doar o excedente. Neste último ponto irei me deter um pouco mais. Deve-se doar o excedente! Caso a sua princesinha esteja com ganho de peso adequado e crescendo bem, mantenha a amamentação! Oferecer menos leite materno não é a melhor forma de estimular a alimentação dela e muitas vezes a percepção da “quantidade ideal” de alimento é superestimada. Se ela estiver crescendo bem e lindamente, peito nela!

- Dr. Roberto Jaguaribe