Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Muitas mamães e papais têm dúvidas com relação à alimentação de seus bebês e, em momentos de transição, passam por algumas dificuldades. No Momento com o Especialista desta semana, Dr. José Martins Filho e Dr. Roberto Jaguaribe respondem às perguntas do público.

Eu posso já dar mingau pro meu filho? Ele tem 3 meses.

Wanessah Gayatah

RESPOSTA: Não deve dar nenhum mingau com essa idade. A recomendação internacional e da pediatria brasileira é amamentação exclusiva ao peito até 6 meses, quando se começam com as frutas e logo a seguir com as papas de legumes e hortaliças. Nunca dê nenhum papá ou mingau antes dos 6 meses, é muito cedo. Prefira manter a amamentação exclusiva e se, infelizmente, ele não foi ou não está sendo amamentado, mesmo que esteja na fórmula, é melhor esperar os 6 meses de idade.

Dr. José Martins Filho


Minha filha tem sete meses. Aos seis meses comecei a introdução alimentar. Assim que termina suas refeições ou, às vezes, nem come, ela quer mamar. Ai acabo dando para não deixá-la com fome. É o certo? É o normal? O que fazer?

Juliana Jeses

RESPOSTA: Ótima pergunta, Juliana! Isso dá um desespero, né? A criança não come, ou come pouco e já pede o peito. Mas fique tranquila, não é o fim do mundo! Lembre-se que até pouco tempo o peito era a única forma de alimentação dela e que os alimentos que você está introduzindo são novidade pra ela. É normal que ela prefira o que já conhece. Isso não impede de que você continue a introdução alimentar. Pode dar o peito sem medo! Com o passar do tempo, ela vai mudar a preferência para os alimentos e mamar menos. Você pode seguir amamentando até os 2 anos ou mais, sem nenhum prejuízo para o desenvolvimento da sua princesa, ok?

Dr. Roberto Jaguaribe


Bom dia, queria saber quando começo a dar água e sopinha para o bebê?

Renata Carvalho

RESPOSTA: Olá, Renata! O recomendado, caso você não tenha nenhuma contraindicação, é oferecer aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Não é preciso dar nem água neste período, pois o seu leite tem a quantidade que seu bebê precisa. Após este período você pode começar a introdução alimentar e a oferecer água, ok?

Dr. Roberto Jaguaribe

Confira outras dicas sobre como apresentar alimentos ao bebê no Momento Papo de Mãe.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemae.com.br.