Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Neste domingo, o Café Filosófico estreia a série Responsabilidade e Novos Horizontes, com curadoria do filósofo Oswaldo Giacoia Jr. Vai ao ar às 21h, TV Cultura, no canal da atração no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Responsabilidade e Novos Horizontes discute como o modo de produção capitalista vai além da questão econômica de uma sociedade: ele está relacionado com a forma como nos constituímos, tanto individualmente como socialmente. Somos movidos e influenciados pelo contexto de cada época. Estaríamos vivendo uma crise de valores nos dias de hoje, na qual noções de responsabilidade e solidariedade, por exemplo, parecem ter perdido o sentido para muitos de nossa sociedade? E de que forma isto está ligado à filosofia do capitalismo? É essa reflexão que o professor de História da Filosofia Moderna e Contemporânea da Universidade de São Paulo Franklin Leopoldo e Silva traz, conduzindo os espectadores a pensar sobre a importância da ética e a necessidade social e individual de restaurá-la hoje.

Sobre a série

O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante desse excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes do comprometimento. Responsabilidade e Novos Horizontes traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise e da cultura. A série conta com as participações de Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Márcio Seligmann-Silva.