Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Acervo
Acervo

Há exatamente um ano, o mundo perdia um dos maiores diretores de teatro e provocadores. Há um ano, o mundo perdia Antônio Abujamra.

Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, estudou filosofia e história na década de 1950, época em que começou a fazer suas primeiras incursões teatrais com a faculdade em que estudava.

Após se formar, Abu, como era chamado, decidiu ir à Europa buscar novos conhecimentos. Após se desiludir com seus estudos, optou por viajar pelo norte da África por terra, onde ficou sem dinheiro e precisou ficar na casa do embaixador e poeta João Cabral de Melo Neto, que conseguiu uma bolsa para que estudasse na França, lugar onde conheceu os trabalhos de Bertolt Brecht e Roger Planchon. De volta ao Brasil, ficou conhecido justamente por introduzir esses dramaturgos no teatro brasileiro.

Já na televisão, trabalhou em quase todas as emissoras, ganhando destaque com o programa Provocações, transmitido pela TV Cultura. Nele foram entrevistadas, ou melhor, provocadas, mais de 700 pessoas em quase 15 anos.


Todo esse trabalho foi reconhecido de inúmeras formas: além de ser considerado gênio por muitos, título que ele sempre negou, recebeu diversos prêmios, como o Juscelino Kubitschek de Oliveira pela direção de A Cantora Careca, de Eugène Ionesco, em 1959; Melhor Ator por O Contrabaixo, de Patrick Suskind, em 1987; Melhor Ator de TV por sua participação como Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, de Cassiano Gabus Mendes, na TV Globo, em 1989, e o Lifetime Achievement, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami, nos Estados Unidos, em 1996.

Para assistir aos vídeos do Provocações, acesse o canal do programa no YouTube.