Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

A chegada de um novo bebê em casa provoca preocupação em muitos pais, que não sabem como o irmão mais velho irá reagir ao perceber que não é mais o centro das atenções. Às vezes, o ciúme pode ocorrer até mesmo entre gêmeos, na disputa pelo tempo dos adultos. Como enfrentar essa situação? No Momento com o Especialista da semana, a psicanalista Mira Wajntal tira dúvidas sobre o tema.

Como lidar com a chegada do irmão mais novo?


- Susen Renara

Resposta: Eu acho que a conversa é a base de tudo. A gente precisa conversar muito com os filhos mais velhos durante a gestação, envolvê-los nesse processo de alguma maneira, levando-os para o ultrassom, por exemplo, ou, se ele preferir, pode até falar com o irmão na barriga. Aí, ele automaticamente entende que vai chegar um novo morador na casa e irá encarar melhor a vinda do irmão.

O que fazer com o ciúme entre os filhos gêmeos?

- Evandra Pontes

Resposta: Os filhos gêmeos também têm ciúmes, porque entram em uma dinâmica de perceber que um não tem o que o outro tem, que não recebe algo que gostaria de receber. A dica é: deixe as crianças falarem sobre isso para elas poderem lidar com o ciúme sem achar que é um horror, uma coisa proibida.

O programa Momento Papo de Mãe exibiu uma edição dedicada ao tema. Veja aqui mais dicas de como superar o ciúme entre os filhos.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemae.com.br.