Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Luciano Piva
Luciano Piva

Há pessoas que vivem uma certa plenitude, poucas revelam a plenitude escondida nos outros.

Faro tinha uma vara de condão, não para transformar pó em ouro, mas para revelar o ouro contido no pó da condição humana. Tinha uma percepção que se confundia com seu nome. Onde houvesse um som, uma harmonia uma melodia perdida; onde houvesse um cantor tímido, um violeiro esquecido, um conjunto solto no ar, Faro haveria de encontrá-los.

Descobriu essa forma de esconder-se nas perguntas para melhor recolher os conteúdos. Seus Ensaios se transformaram numa enciclopédia musical para aguçar a memória do que somos.

Sua vida, é difícil descrever, tinha uma singeleza, difícil de se encontrar. Sua fala, seu andar era manso, a esconder uma energia de onça. Seus olhos claros sabiam recolher o que olhava. Pena que gente assim se vá, embora deixando o que deixa. Vivemos um tempo que não se basta com arquivos, precisamos de santos e de pregadores. Nossa generosa mediocridade não é suficiente para compor a sinfonia do mundo.

Precisamos de faro para perceber a inteligência do caminho. Ficamos cada dia mais burros, embora cercados de ciência e tecnologia. As instituições não estão em crise, em nenhuma escala, o que há é uma crise de homens, da criatividade que só provem das pessoas, digamos, dos artistas.

Num recanto humilde do Cemitério do Araçá, a terra se abriu para que Faro depositasse seu último e humilde passaporte. Duas sombras de metal podiam ser vistas a distância: a Torre da Cultura e a outra da Tupy, no alto do Sumaré.

Nenhum dos centenas de artistas que Faro ensaiou esteve presente ao funeral, apenas Toquinho os representava no afeto e na gratidão. Não importa, o legado é sempre mais forte do que as circunstâncias.

Vamos sentir falta do Faro. Quase não escutávamos mais o que ele dizia, mas adivinhávamos.