Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Bastidores de reportagem do programa nas Ilhas Galápagos em 1995

No dia 10 de fevereiro de 1992, a TV Cultura lançava o Repórter Eco, primeiro telejornal brasileiro especializado em meio ambiente e qualidade de vida. O objetivo do projeto pioneiro no País era antecipar os temas principais que seriam debatidos quatro meses depois, na 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, sediada na cidade do Rio de Janeiro - a Eco 92 ou Rio 92.

Após o encontro ambiental mais importante do século XX, que reuniu representantes de 175 países, o projeto se manteve. Contudo, de telejornal, o Repórter Eco passou a adotar o formato de uma revista semanal, com a produção de grandes reportagens, que abordavam com profundidade projetos, ações e pesquisas científicas voltadas à conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida.

As belas imagens captadas por todo o Brasil e pelo mundo para reportagens especiais cativaram o público, que encontrou no programa uma fonte rica de informações não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre povos e culturas brasileiras e estrangeiras.

Aos poucos, o Repórter Eco se consolidou, alinhando-se ao objetivo do tripé da sustentabilidade: conservação do meio ambiente, compromisso social e eficiência econômica, e passou a ser respeitado por pesquisadores, ONGs ambientalistas, universidades, centros de estudos e o público no geral. O programa também já recebeu diversos reconhecimentos, como o Prêmio Ford de Conservação Ambiental e o ONG Conservação Internacional.

Nessas mais de duas décadas e meia, a atração teve a oportunidade de cobrir grandes acontecimentos históricos ambientais do Brasil e do mundo. Preparamos uma lista de momentos memoráveis noticiados pelo programa. Confira!

O discurso histórico da adolescente canadense Savern Suzuki, de 13 anos, que marcou a ECO 92.


Os preparativos para a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu no Rio de Janeiro, 20 anos após a Rio 92.


A Carta da Terra - documento aprovado pela ONU em 2000 com princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Ano Internacional de Cooperação pela Água (2013). A data foi escolhida pela Unesco -Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Desenvolvimento de uma nova tecnologia verde – o LED orgânico, à base de carbono (2015).


Ano Internacional do Entendimento Global (2016).


25 anos de Greenpeace (2017).


O registro, pela primeira vez na história, da colisão de estrelas de nêutrons por ondas gravitacionais e pela luz emitida. O fato, que aconteceu em 2017, abre portas para o avanço do conhecimento do universo.