Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

O desfralde pode ser um drama para os pequenos, por isso é importante que os pais tenham muita paciência e carinho durante o processo. Conseguir tirar definitivamente a fralda da criança é uma verdadeira conquista. Cada uma delas reage de forma variada e os pais às vezes ficam sem saber o que fazer. A pediatra Denise Lellis dá dicas sobre o tema no Momento com o Especialista da semana.

Pergunta: Minha filha Ana Clara tem 1 ano e 6 meses e há um mês está em processo de desfralde. Agora ela começou a segurar o xixi. É normal?

- Andrea

Resposta: Oi, Andrea. O desfralde é uma conquista muito importante para as crianças e deve ser visto como muito cuidado mesmo. Sim, é normal segurar o xixi e o cocô durante esse processo. Inclusive, esse é um risco para infecção urinária e constipação intestinal.

Uma ideia é levá-la ao banheiro a cada uma hora, mesmo que ela não peça e que não faça nada. Isso ajudará para que a criança desenvolva esse ritmo sozinha depois.

Lembre-se: paciência e carinho são suas ferramentas mais importantes. Algumas crianças precisam de mais tempo para o desfralde, e tudo bem!

Confira ainda como saber se já está na hora de ensinar o filho ou a filha a ir ao banheiro, em uma das edições do programa Momento Papo de Mãe.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemãe.com.br.