Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

É comum que os bebês procurem alguma forma de sucção para se acalmarem, e os pais devem respeitar essa necessidade. Principalmente nos momentos de agitação, a chupeta pode ser uma grande aliada, desde que haja limites quanto ao uso e à idade da criança.

A fonoaudióloga Camila Mercatelli tira dúvidas sobre o assunto no Momento com o Especialista.

Pergunta: Gostaria de saber mais sobre os danos que a chupeta pode causar. Até que idade pode usar? Meu filho tem se acalmado bastante quando apelo para a chupeta.

- Thaynna


Resposta: Thaynna, tudo bem? Deixa eu te contar algo sobre a chupeta. Acredita-se que, além de acalmar os bebês agitados e ser uma aliada para embalá-los na hora do sono, ela também possa prevenir a Síndrome da Morte Súbita do Bebê.

Ademais, trata-se de um utensílio a ser usado com sabedoria para não se tornar indispensável. É importante oferecê-la somente em momentos em que os pequenos precisam ser confortados.

Sabemos que os bebês instintivamente irão usar alguma forma de sucção para buscar tranquilidade - a chupeta, a mamadeira, o peito materno ou até o paninho. Cabe aos pais respeitar essa necessidade dos filhos, mas dosá-la na medida certa para não estimular dependências.

A partir dos dois anos, a chupeta tem de ser desestimulada para que, aos três anos de vida, a criança não se lembre mais. O bico errado ou sua utilização por mais tempo que o necessário pode causar danos, como alterações no padrão respiratório, na força muscular dos lábios, na língua e nas bochechas, no formato das arcadas dentárias e da face, na mordida, entre outros prejuízos.

Confira mais sobre os prós e contras do uso da chupeta na edição do programa Momento Papo de Mãe que aborda o tema.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemãe.com.br.