Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

O Café Filosófico estreia neste domingo (29/10) a série Novos horizontes da responsabilidade, com curadoria do filósofo especializado no pensamento de Friedrich Nietzsche, Oswaldo Giacóia Jr.. O objetivo da nova sequência, que será dividida em três partes com dois programas cada, é debater a ética do agir humano, tendo em vista o cenário contemporâneo. Nele, as pessoas possuem excesso de poder e se tornam capazes, em virtude de sua própria obra, de se destruírem e destruírem também o planeta que habitam. Vai ao ar às 21h, na TV Cultura e no YouTube.

O filósofo Oswaldo Giacóia abre a série com a palestra A ética da responsabilidade. Em sua exposição, o intelectual mostrará ao público que, com a visão antropocêntrica da humanidade e seu consequente crescimento econômico e tecnológico, o ser humano alcançou benefícios, mas também provocou desequilíbrios. Se, por um lado, produziu desenvolvimento e fartura no mundo, por outro trouxe à luz a necessidade e a urgência da sustentabilidade.

Essa discussão está altamente conectada à realidade da sociedade contemporânea, profundamente ancorada na cultura do consumo. O hedonismo (busca constante pelo prazer) atravessa essa sociedade, em que a procura da felicidade está em conformidade com padrões de consumo de entretenimento, diversão, conforto e bem-estar.

Grande conhecedor da filosofia nietzschiana, Giacóia já demonstrou, em outras explanações, que, de acordo com o autor alemão, essa mentalidade consumista do século XX – que agora se estende para o XXI - segue a mesma lógica do pensamento religioso, metafísico e utópico: a da completa emancipação da razão e do esvaecimento de referências fundamentais de valores, que impedem a preservação da essência das coisas.

Contudo, nesse contexto de consumo exacerbado e de extremo controle sobre a produção e a reprodução dos bens e da vida uns dos outros, em que os únicos seres morais são exclusivamente humanos, onde cabem os direitos da natureza? E o das futuras gerações, humanas e não humanas? O programa faz um apelo por uma nova ética na contemporaneidade: a da responsabilidade individual.

O Café Filosófico é uma parceria entre o Instituto CPFL e a TV Cultura para a difusão, pela televisão e por meio do canal do programa no YouTube, de ideias de grandes pensadoras e pensadores contemporâneos sobre temas que resvalam o cotidiano.