Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Acabou a espera: a partir desta segunda-feira (9/10), a turminha mais querida dos quadrinhos passa a fazer parte da programação da TV Cultura pela primeira vez na história. Com os traços clássicos de Mauricio de Sousa, a animação Turma da Mônica assume duas faixas horárias de segunda a sexta-feira, às 11h30 e às 17h30. Já a série Mônica Toy, composta por pílulas de 30 segundos inéditas na TV aberta, será exibidadurante os intervalos da emissora. A estreia é o principal destaque de uma série de novidades infantis que a TV Cultura está promovendo neste Mês das Crianças.

Presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça relembra a tradição das duas marcas ao tratar da importância desta parceria. “A TV Cultura e a Turma da Mônica estão presentes na infância dos brasileiros há gerações. Agora, a emissora reconhecida internacionalmente por sua premiada programação infantil une forças ao desenhista mais laureado do País para oferecer ao grande público atrações de qualidade, com o compromisso característico das histórias da Fundação Padre Anchieta e da Mauricio de Sousa Produções”, diz ele.

Já Mauricio de Sousa, desenhista e criador da Turma da Mônica, destaca a chegada das animações nacionais à grade infantil da emissora pública: “é uma alegria e grande honra participar da programação da TV Cultura, que sempre é garantia da melhor qualidade para o seu grande público. Uma responsabilidade que adoramos ter pelo lindo histórico dos programas infantis da emissora e para cada vez mais ampliar o espaço para as animações brasileiras na TV”.

Exibida em blocos de 15 minutos, a série animada Turma da Mônica se baseia nos quadrinhos clássicos criados por Mauricio de Sousa, que participam da infância de diversas gerações. A atração é voltada ao público de seis a oito anos, mesma idade dos personagens retratados em cena. Além dos episódios, a emissora também apresenta especiais e histórias comemorativas, como As Doze Badaladas dos Sinos de Natal, Bruxarias de Aniversário, Feliz Natal para Todos, Um Plano Para Salvar o Planeta e Véspera de Natal.

Outra novidade é a chegada da Mônica Toy, uma animação em 2D sem falas, em episódios de até 30 segundos, e disponibilizada no canal oficial da Turma da Mônica no YouTube, onde já ultrapassa a marca de 320 milhões de visualizações mensais. A braveza da Mônica, os planos do Cebolinha e as características marcantes dos principais personagens da Turma ganham vida com uma nova linguagem, repleta de liberdade e bom humor. Será a primeira vez que as pílulas voltadas ao público juvenil e adulto serão exibidas na TV aberta.