Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Nesta segunda-feira (6/10), o Roda Viva recebe em seu centro Rubens Ricupero, embaixador, ex-ministro da Fazenda e professor de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Na entrevista transmitida ao vivo, às 22h15, na TV Cultura, na página do programa no Facebook e no canal do YouTube, ele aborda o atual momento político e econômico do Brasil e seu mais recente livro.

Rubens Ricupero esteve presente em grandes momentos da diplomacia e da política brasileira. Ainda muito jovem, em 1962, era o terceiro secretário do Itamaraty e o único em Brasília para receber Robert Kennedy antes de uma tensa conversa com o então presidente do Brasil, João Goulart. Além disso, foi ministro da Fazenda durante o processo de implementação do Plano Real, em 1994. Toda sua experiência está retratada no livro “A diplomacia na construção do Brasil – 1750-2016”, lançado no dia 3 de outubro de 2017.

Na obra, a principal tese do autor é a de que, acima do poder político, militar e econômico, foi a diplomacia que contribuiu para “dar forma e identidade ao País” e permitiu que o Brasil mantivesse suas fronteiras. É a partir desse olhar que ele traz como exemplo diversos episódios históricos das relações internacionais brasileiras, em um trabalho que promove o encontro da história da diplomacia nacional com questões políticas e sociais.

Apresentado por Augusto Nunes, o programa conta com uma bancada de entrevistadores e a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.