Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Muitas vezes, a dificuldade de lidar com o desconforto dos pequenos prejudica os cuidados diários com os dentes. Por isso, é fundamental prezar pela manutenção da saúde bucal das crianças e encontrar as melhores formas de realizar o tratamento adequado. Para responder às dúvidas de mães que acompanham o Momento com o Especialista, o dentista Eduardo Jallas traz dicas sobre o assunto.

Pergunta: Meu bebê tem um ano e quatro meses e não tem nenhum dente. É normal?

– Jéssica

Resposta: Oi, Jéssica, tudo bem? Isso não é comum, normalmente os dentes começam a nascer aos 6 meses de idade e com 1 ano e 4 meses ele já deveria ter por volta de 10 dentes. Mas pode ser uma característica dele ter um desenvolvimento e a vinda dos dentes mais tardiamente. Recomendo que você o leve ao odontopediatra para uma avaliação, para ver se está tudo bem ou se tem algo causando esse atraso.

Pergunta: Meu filho tem 2 anos e desde os 6 meses usa sulfato ferroso. No entanto, os dentes dele parecem estar podres, escuros e quebrando. Queria saber se há relação, pois eu sempre escovo os dentinhos dele.

– Palomma

Resposta: Olá, Palomma, tudo bem? Essa medicação pode sim manchar os dentes, principalmente quando usada continuadamente. Porém, o que é mais comum são manchas na placa bacteriana, que está "grudada" nos dentes. Mas ele não estraga os dentes, nem causa cáries. Precisamos ver o que está causando esse aspecto e as quebras, que não são por causa da medicação. E parabéns, continue escovando bem os dentinhos dele.