Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Nas primeiras semanas depois do parto, algumas mulheres se sentem desanimadas e tristes. Esse tipo de situação costuma passar com o tempo – mas, quando se trata de depressão pós-parto, a história é outra. Os momentos de alegria e prazer da mãe tornam-se cada vez mais raros, sendo preciso procurar ajuda e recorrer a um acompanhamento médico. Por isso, o Momento com o Especialista desta quarta-feira traz dicas sobre o assunto com a psicóloga Renata Yamasaki.

Pergunta: Depois que tive minha filha, fiquei muito estressada e com queda de cabelo. Não tenho ânimo, não sei o que faço e as atividades de casa tornam-se mais impossíveis a cada dia.

– Larissa

Resposta: Pense em um dia de cada vez. Estabeleça as prioridades e não esqueça de se incluir nessa lista. Faça uma rotina semanal e a cumpra diariamente. Assim, as atividades não se acumularão. É preciso fazer alguma atividade que te dê prazer. Reserve uma hora do seu dia apenas para você. Pode parecer muito, mas é necessário, e você irá se sentir muito melhor! Peça ajuda de familiares ou amigos. Isso é fundamental.


Pergunta: Tenho uma menina de 21 anos, um menino de 16 e agora gêmeos de 2 anos. Achei que conseguiria dar conta, mas minha vida está uma loucura! Tenho muitos momentos de nervoso ao extremo. Qual a dica para me ajudar?

– Regina

Resposta: Pedir a ajuda de todos. Inclusive do marido. Faça uma reunião em família e estabeleça regras e limites. Se necessário e possível, contrate uma funcionária para te ajudar com os trabalhos domésticos. Atualmente, todos têm que colaborar. Os adolescentes arrumando o quarto deles, cuidando das roupas e ajudando a colocar e tirar a mesa das refeições já ajuda muito. Vamos lá! Coloque todos em suas funções. Isso ajuda no amadurecimento e proporciona experiência.

Pergunta: Tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses e, desde que eu a tive, não sinto mais aquela vontade de ter relação sexual como antes. Gostaria de saber se é normal e se tem alguma forma de mudar isso.

– Sabrina

Resposta: Sim, é normal! A mulher fica muito sobrecarregada e cansada. É preciso ter uma rotina com horários fixos para o bebê dormir, mamar e brincar. Com isso, você consegue ter ânimo e tempo para estar bem e disposta com o marido. Peça ajuda a um familiar pelo menos uma vez por semana, para você continuar tendo tempo para o casal!